• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Direção de Arte em LOTR

Sim, poderia estar no tópico de J.R.R.Tolkien e suas Obras, sim, poderia estar no tópico do filme, mas achei mais prudente postar aqui.

Vou levantar uma questão sobre a obra e o filme, mas que envolve especificamente a questão artística, direção de arte, figurinos, etc...

Já repararam como se faz uma alusão pra modelitos pré-rafaelitas, para o art nouveau e para a arte céltica quando se reconstrói o universo élfico?

As construções de Rivendell e mesmo de Lórien, apesar de um que de bucólico, que remete ao árcade (nesse caso mais no sentido de apego ao ambiente campestre, pastoril), guardam traços de construções célticas e nórdicas, com o refinamento nouveau, da organicidade das fachadas, formas de folhas, etc. Os figurinos remetem a roupas rituais célticas, ou aquelas que figuram em quadros pré-rafaelitas...

E os homens. Gondor alude para a arte romana, na arquitetura de vigas (dóricas, acho), as arcadas circulares (e não ogivais) e na robustez do concreto e mármore. Isso também vale para as indumentárias numenorianas no primeiro filme. Se contrapondo as ornamentadas roupas dos elfos, as forças de Elendil trajavam roupas que pareciam as de centuriões, com escudos quadrados (perfeitos para uma formação "tartaruga") e elmos que lembram a Idade do Ferro. As roupas de Boromir e Faramir, mesmo, cotas de couro reforçadas, conferem um ar mais rústico e meio medieval, que muito lembra a indumentária de alguns emissários de Roma de acordo com a caracterização de filmes como Ben Hur ou Spartacurs... Rohan é toda nórdica. Adornos que aludem para a arte do talho viking em Edoras, com os cavalos tomando o lugar das criaturas mitológicas nórdicas, a madeira em abundância, as edificações robustas, tudo. A indumentária, igualmente, com roupas mais leves do que as que vemos nos gondorianos, ajudam a compor o quadro.

Entre os hobbits, o estilo de vida campestre britânico. Roupas de fazendeiro, construções também de madeira, mas nada rústicas. Um que de vitoriano na decoração das tocas, roupas de linho, em sua maioria quadriculadas, muitos objetos de decoração tipicamente burguesa vitoriana...

Enfim, uma série de sutilezas que me pareceram pertinentes de serem apresentadas aqui...

Alguém concorda, discorda, viu mais coisa?
 
Vigas dóricas?? Isso não existe mocinho...
Apenas colunas podem ser dóricas, são comuns na arquitetura egípcia e romana.
Quanto ao universo élfico e seu estilo, eu achei uma boa analogia sugerirem sua contrução como art nouveau. Os motivos florais, o ferro fundido, os pilares e os frontões detalhados, com ornamentação perfeita... eu achei fantástico. :obiggraz:
Logo que eu vi o filme eu lembrei do meu querido arquiteto belga Victor Horta.
hehehe :grinlove:
 
Vigas, colunas... tudo uma questão de nomenclaturas, senhora Le Fay... :P

Sobre as colunas, não só egípcia e romana como na cultura grega, e até, porque não, nos estilos que ascenderiam inspirados na arte e arquitetura greco-romanas, vide o clássico, o neo-clássico, o rococó... :mrgreen:

Escrevi isso agora.. dá um desconto...
 
Bruxa Morgana disse:
Claro que eu dou... afinal de contas, viga, coluna, laje....
é quase a mesma coisa!! hahaha
Brincadeira mocinho.

:kiss:

Vc é mesmo muito boba... Só não fico nervoso e afundo isso aqui porque gosto muito de você... :mrgreen: :kiss:
 
Ei! conhecem www.icq.com.br ?


La da pra conversar na boa... sem atrapalhar andamento dos tópicos manja? :obiggraz:

Agora sobre o tópico... aff.. desculpem, deu preguiça... jaja eu formulo uma opinião gigantesca e coloco aqui... :twisted:
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Ei! conhecem www.icq.com.br ?


La da pra conversar na boa... sem atrapalhar andamento dos tópicos manja? :obiggraz:

Agora sobre o tópico... aff.. desculpem, deu preguiça... jaja eu formulo uma opinião gigantesca e coloco aqui... :twisted:

Uglúk, porque essa reação extremada rapaz... Não foi um chat, não seja exagerado... Mas peraê, eu devia ter falado isso com vc pelo icq né? ops...

Vamos... quero sua opinião! :mrgreen:
 
Nossa... será que um comentário atrapalha tanto assim no andamento de um tópico??
Ora, por favor senhor Uglúk... poupe-nos disso. :tsc:

Quanto a arquitetura dos elfos... acho que está ligada diretamente ao estilo gótico (francês é claro) onde as construções são leves e bastante ricas de detalhes.
Na verdade é um ecletismo todo especial que o diretor inventou pra demonstrar essa atmosfera. E eu, é claro... achei fantástico. :wink:
 
Bruxa Morgana disse:
Nossa... será que um comentário atrapalha tanto assim no andamento de um tópico??
Ora, por favor senhor Uglúk... poupe-nos disso. :tsc:

:eek:

Como vc ousa falar assim comigo...? :evil:

Ok, vou começar a poupar vcs de de meus avisos ok? Assim eu ja passo pro cartão amarelo... ou quem sabe... algo pior... q eu goste mais...

Uma tortura psicologico do tipo... ediçao de posts... ah ah... oq se acha? :twisted:

Ou vc prefere q eu te de chicotadas na sua bunda gorda e perebenta pessoalmente???? :x


Ok... Eru como eu sei q vc num quiz floodar me cobrando o comentario... vc e num xingo... :anjo:
So essa menina com cara de banana ai... :evil:

E ainda coloco minha opinião.... :obiggraz:


Bem, a direçao de arte da trilogia e um das mais bem elaboradas q eu ja vi, sério, e incrivel como eles usaram os velhos truques de Doug Chiang. Construir e elaborar coisas detalhadas, como descrições nas armas, pequenos detalhes em roupas, para dar verossimidade a cultura apresentada. Eles de certo devem ter trabalhado co Chiang, a maioria dos técnicos e designers da WETTA vieram da ILM.

Pra quem num viu ainda, vale a pena ver no site oficial www.lordoftherings.net os papeis de parede da conceituaçao artistica feita pelos dois velhos amigos lá.

Um lance q eu percebi, q e fora das arquitetuta dos Elfos mas sim na suas vestes e armas.
Eles utilizaram conceitos orientais para elaborar todas elas, percebam as espadas dos Elfos, elas tem caracteristicas nitidas de uma katana, as armaduras deles seguem estilos orgânicos, bem quanto as armaduras samurai e dos guerreiros chineses. E ate a roupa deles em certas ocasioes, como a do Legolas em Lothlorien, aquilo e um Yfu chines. As demais ropuas podem ser comparadas coma cultura grega...
Mas no embalo ate o jeito de luta eles aproveitaram dos orientais, vide Legolas novamente com suas duas adagas.

E ai me aparece no segundo filme os verdadeiros orinetais, e oq me surpreende? Eles tem armaduras totalmente ao estilo Europeu, ate o escudo largo e retangular bem tipoco de guerreiros Romanos. So os q aparece com os olifantes q tem turbante e toda a caracterizaçai indiana mesmo. Como condiz a uma retrataçao de fantasia e valida essas concepçoes de cultura. Mesmo porq a dos elfos cai como um luva, pois a ligaçao coma natureza e tal, não seria diferente as armaduras e demais coisas terem simbologia organica.

Apesar de no livro Tolkien sempre dizer q a cultura era toda Europeia, não consigo ver os elfos com armaduras de algum tipo ocidental.

E bem a confecçao em si, e espetacular. Tudo com seus devidos detalhes. Eu realmente adorei a trabalho de arte da trilogia.
 
Poxa Uglúk, pra que a grosseria com ela? Desse jeito as criancinhas não vão dar bitoquinha no seu nariz... :aham: E definitivamente a descrição que você deu acima sobre a senhorita Le Fay não bate com a verdade, mas não vou entrar no âmago da questão... Ela não floodou... :roll: :|

Voltando a questão do tópico... Sim, os motivos orientais impregnam o meio élfico no filme. Não só as espadas remetem a katanas, mas já entrando no mérito da arte de lutar, é curioso como a forma de combate dos elfos, demonstrada na cena da Batalha da Última Aliança, no início do filme, seja uma clara formação de soldados desembanhando as espadas e imediatamente desferindo o golpe, a maneira do batoujutsu praticado por algumas formas de kenjutsu. As vestimentas dos elfos em batalha me lembram os guerreiros de Terracota (China) e as roupas "civis" remetem as roupas rituais nórdicas, as vestes dos druidas da antiga tradição. Quem viu o filme Excalibur ou mesmo Asterix pode ter um pouco idéia do que estou falando...

Realmente achei admirável o cuidado com figurinos, a arquitetura e as ilustrações no filme. Curiosamente, muito me intrigou aquela pintura da Batalha da Última Aliança em Rivendell, pois era de um estilo mais clássico, lembrava um pouco as pinturas de meados do século XIX, de inspiração romântica e positivista. Seriam elas de criação dos elfos ou um presente dos homens a Elrond?
 
Bom Ugluk... Vou fazer um pequeno comentário quanto ao que você escreveu:
Primeiramente... Se nem em um fórum de Internet, você não consegue manter a ordem e o bom tratamento entre as pessoas, uma boa sugestão... vá procurar outra coisa a fazer. :wink:
Segundo... Eu não fiz flood. Aliás, você sabe o que é isso? Eu explico. São várias (eu disse várias) mensagens de uma mesma pessoa, continuamente, ou seja, seguidas. E pelo que me lembro, não foi isso o que eu fiz.
Terceiro... Por mim você pode passar para o cartão amarelo, verde, roxo, o que você preferir.
Quarto... quanto a história engraçada da bunda gorda, eu não entendo muito bem disso, mas você deve entender... enfim, espero que da próxima vez, você faça o seu papel de moderador, mas conscientemente, ou melhor, educadamente.
Se não gosta de alguma coisa, você não deve destratar as pessoas. Da próxima vez, tente um diálogo... is that ok, mate? :roll:

Bom, agora voltando ao topic...
Realmente eles se basearam na cultura oriental... (só nas armas também).
hehehehe

hugs--
 
Bruxa Morgana disse:
Bom Ugluk... Vou fazer um pequeno comentário quanto ao que você escreveu:
Primeiramente... Se nem em um fórum de Internet, você não consegue manter a ordem e o bom tratamento entre as pessoas, uma boa sugestão... vá procurar outra coisa a fazer. :wink:
Segundo... Eu não fiz flood. Aliás, você sabe o que é isso? Eu explico. São várias (eu disse várias) mensagens de uma mesma pessoa, continuamente, ou seja, seguidas. E pelo que me lembro, não foi isso o que eu fiz.
Terceiro... Por mim você pode passar para o cartão amarelo, verde, roxo, o que você preferir.
Quarto... quanto a história engraçada da bunda gorda, eu não entendo muito bem disso, mas você deve entender... enfim, espero que da próxima vez, você faça o seu papel de moderador, mas conscientemente, ou melhor, educadamente.
Se não gosta de alguma coisa, você não deve destratar as pessoas. Da próxima vez, tente um diálogo... is that ok, mate? :roll:

Bom, agora voltando ao topic...
Realmente eles se basearam na cultura oriental... (só nas armas também).
hehehehe

hugs--


:lol:


Vc floodou... de novo! :aham:


Olha ali... uma linha só pertinente ao tópico... o Resto vc so disse oq esta enfiado no seus intistino e nada a acresentar a ninguem...



E pare de responder assim, sua nanica de bunda gorda...
Num me importa oq vc pensa... eu tomo as atitudes q eu achar cabiveis a situaçao....

E tb num me importa se vc num leva desaforos pra casa... pra mim aqui vc saum tudo mesmo lixo...
E meu serviso aqui é fazer oq estou fazendo, dificultar o caminho para o flood..

Ele eo lado negro sabia, nanica?
E vc devia me agradecer por te tirar desse caminho... :obiggraz:

beije esse paquiderme aqui q ele e seu heroi...


E eu num vou te dar cartão não, vc num merece, ele fasshion de mais pra vc usar. O meu negocio e cara a cara, e tenho certsa q um dia agente vai se encontrar... eu adoro os econtros valinor sabe? E vc num vai ter pra onde correr e tb ninguem pra te defender... :twisted:

E ai os Uruk-Hai experimentaram a carne da tosca!! :mrgreen:


Get a life... pekenina.. :wink:


PS: Se é tosca heim? :eek:
 
Bom... agora que eu saquei que você estava mesmo era brincando com a minha cara eu já até gostei de você.
:kiss:

Espero encontrar com você nos próximos eventos... mas não espere que eu tenha uma bunda gorda, pois eu não tenho.

Ps: Você também floodou.
Ps²: Agora, sem mais essa tosqueirice. basta de offs.
 
Bruxa Morgana disse:
Bom... agora que eu saquei que você estava mesmo era brincando com a minha cara eu já até gostei de você.
:kiss:

Espero encontrar com você nos próximos eventos... mas não espere que eu tenha uma bunda gorda, pois eu não tenho.

Ps: Você também floodou.
Ps²: Agora, sem mais essa tosqueirice. basta de offs.

8O


:|


:disgusti:





Continuem a discuçao do tópico!!! Xooo... circulando cabou... cabou.
 
Cheeeeeeeeega.

Não quero ver chat nesse forum aqui não.

Glu, xispa! :x

E vocês dois, postem legal, porque esse tópico tem potencial pra ser bom e não há razão de estragarem isso.

Hunf.
 
Fox disse:
Cheeeeeeeeega.

Não quero ver chat nesse forum aqui não.

Glu, xispa! :x

E vocês dois, postem legal, porque esse tópico tem potencial pra ser bom e não há razão de estragarem isso.

Hunf.

Então por favor... comente o tópico... de atitudes de moderador aqui ta cheio... :aham:


Vai sua raposa meiga!! :x
Comenta!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo