• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dior era mesmo fodão?!

Também pode ter havido outro motivo para a vitória de Dior, além dos prováveis "raiva, sorte e habilidades".

Os três C's podem ter subestimado Dior por este também ter sangue mortal (ignorando que o cara era filho de Beren, um dos maiores Edain da 1ª Era), evidenciando um pouco da arrogância (possivelmente) herdada de Fëanor.

Somando isso com os três fatores acima, até que não é tão difícil vencer um elfo de alta linhagem. Pelo menos na minha opinião.
 
Também pode ter havido outro motivo para a vitória de Dior, além dos prováveis "raiva, sorte e habilidades".

Os três C's podem ter subestimado Dior por este também ter sangue mortal (ignorando que o cara era filho de Beren, um dos maiores Edain da 1ª Era), evidenciando um pouco da arrogância (possivelmente) herdada de Fëanor.

Somando isso com os três fatores acima, até que não é tão difícil vencer um elfo de alta linhagem. Pelo menos na minha opinião.

É isso mesmo, afinal, os 3 C ou qualquer outro elfo não era melhor do que um "humano" como Dior...
 
Eu ia comentar mais cuidadosamente o post, mas vejam o que eu achei aqui:

"Assim sucedeu a segunda chacina de elfos por elfos. Nela caiu Celegorm, pela mão de Dior, bem como Curufin e Celegorm, o Moreno"

There fell Celegorm by Dior's hand, and there fell Curufin, and dark Caranthir; but Dior was slain also, and Nomloth his wife (...)

Tipo, está meio dúbio se Dior matou Curufin e Celegorm na versão portuguesa. Esse "bem como" pode referir-se a "nela caiu" [na segunda chacina, etc] e não "pela mão de Dior".

Na versão inglesa parece-me mais claro que Dior matara apenas Celegorm, e no wikipédia inglês, o único que diz explicitamente que fora morto por Dior fora Celegorm: Dior and Celegorm slew each other in the halls of Menegroth. Os outros dois apenas fala-se que cairam na Second Kinslaying.

Posso estar errado, mas então Dior matara apenas um filho de Fëanor.
 
Eu ia comentar mais cuidadosamente o post, mas vejam o que eu achei aqui:

"Assim sucedeu a segunda chacina de elfos por elfos. Nela caiu Celegorm, pela mão de Dior, bem como Curufin e Celegorm, o Moreno"

There fell Celegorm by Dior's hand, and there fell Curufin, and dark Caranthir; but Dior was slain also, and Nomloth his wife (...)

Tipo, está meio dúbio se Dior matou Curufin e Celegorm na versão portuguesa. Esse "bem como" pode referir-se a "nela caiu" [na segunda chacina, etc] e não "pela mão de Dior".

Na versão inglesa parece-me mais claro que Dior matara apenas Celegorm, e no wikipédia inglês, o único que diz explicitamente que fora morto por Dior fora Celegorm: Dior and Celegorm slew each other in the halls of Menegroth. Os outros dois apenas fala-se que cairam na Second Kinslaying.

Posso estar errado, mas então Dior matara apenas um filho de Fëanor.


Bom, devemos confiar no que está escrito em inglês então...tá aí a resposta do tópico...ele não era fodão!
 
Eu suspeitei desde o princípio. :dente:

Se a tradução é dúbia até em termos que resultam em fatos no mínimo suspeitos, como é esse, imagina o que ela não faz nos detalhes sem tanto importância.
 
Eu suspeitei desde o princípio. :dente:

Se a tradução é dúbia até em termos que resultam em fatos no mínimo suspeitos, como é esse, imagina o que ela não faz nos detalhes sem tanto importância.

Pois é...o negócio é ler em inglês pra não surgir dúvidas como essa.O duro é ter paciência nas aulas de inglês...:lol:
 
Assim como muitos acham que Eärendil foi bonzão, nada mais justo do que acreditar que seu progenitor e muito mais próximo à ascendência dos poderosos entre Edain, Eldar e Maiar, também era.

Então acredito que independente do poder do inimigo, Dior era um adversário à altura.
Menos experiente, mas de grande valor, de grande poder e de grande resistência.
 
Quer dizer que teve essa discussão toda por causa da ambigüidade de uma tradução?

Caramba. Se eu conhecesse o tradutor eu pediria mais cuidado da próxima vez.
 
Na verdade não. O fato de Dior ter matado um dos Filhos de Fëanor era, sim, um grande feito, que não é desmerecido por tradução nenhuma. Mesmo as mais ambíguas.
 
Foi um grande feito sim, mas não foi algo impossivelmente grande como seria o caso que ele matasse os três.
 
Dior, de qualquer forma, tinha sangue de Maia, elfo e edain. Tolkien dizia que quando colocava a Silmaril, nem maia, nem elfo e homem superavam Dior em beleza e majestade.
Os filhos de Fëanor também, principalmente depois da 5° batalha, já tinham seus poderes muito caídos, desanimados. A condenação de Mandos já se agravara profundamente sobre eles. Andavam como folhas ao ventos, como Tolkien dizia.
Enfim, não me supreendo tanto com este feito de Dior e creio que muitos outros homens tiveram melhores feitos, vendo sua limitação.

EDIT: Opa, não tinha lido todo o tópico. Me impressiona ainda menos, então.
Malditas traduções ambíguas.
 
Última edição:
Dior matou os 3, mas não é dito que ele fez isso sozinho. Foi uam guerra em Doriath, elfos de ambos os lados lutando. Dior muito provavelmente teve ajuda de outros elfos para lutar contra os Cs, e talvez tenha desferido o golpe final em cada.

Ou Tolkien simplesmente quis mostrar que Dior era realmente fodão, por ter sangue das 3 raças de Ilúvatar
 
Elwë_Singollo, pelo que parece Dior matou apenas Celegorm, e não os três. Dê uma olhada no trecho ali em cima, de O Silmarillion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo