Fúria da cidade
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Antes do lançamento: críticas e revolta. Depois: jogos incríveis que entraram para a história.
Xenoblade Chronicles
Anunciado na E3 2009 para Wii, o jogo que conta a história do protagonista Shulk e sua espada Monado acabou se tornando um dos melhores e mais incríveis RPGs japoneses daquela geração. O sucesso foi tanto que gerou dois novos títulos baseados no universo da franquia: "Xenoblade Chronicles X" (Wii U) e "Xenoblade Chronicles 2" (Switch).
Until Dawn
Muitos esperavam que esse fosse somente mais uma aventura repleta de "quick-time events" (QTE), que acabaria caindo no esquecimento pouco tempo depois. Felizmente, graças a uma excelente história com desfechos que mudam seu andamento, bons atores e narrativa envolvente, "Until Dawn" agradou muito além do previsto.
Doom (2016)
É compreensível a falta de ânimo dos jogadores quando "Doom" foi anunciado, já que "Doom 3" tinha ficado abaixo das expectativas. Mas tudo mudou depois do lançamento. Com uma jogabilidade frenética e níveis complexos, o novo "Doom" acabou se tornando um modelo de jogo de tiro em primeira a pessoa a ser seguido, representando um muito bem-vindo alívio dos "shooters de corredor" como Call of Duty.
Metroid Prime
Samus Aran em 3D e em primeira pessoa? Como isso pode dar certo? Alguns jogadores não acreditavam no sucesso do jogo, já que a mudança era muito drástica em comparação com "Super Metroid". Para nossa alegria, "Metroid Prime" foi um jogo tão incrível que acabou se tornando o título favorito de muitos fãs. O sucesso veio acompanhado de duas sequências, e um quarto jogo já está no forno.
Batman: Arkham Asylum
Jogos baseados em super-heróis estavam em completo descrédito, então muita gente não botava a mão no fogo por essa nova aventura do Homem-Morcego. A competente Rocksteady, no entanto, mostrou ao mundo que era possível criar jogos memoráveis inspirados nos heróis dos quadrinhos. "Arkham Asylum" redefiniu a maneira de se desenvolver títulos do gênero.
Wolfenstein: The New Order
A série Wolfenstein estava um tanto apagada por causa do fraco lançamento de 2009. Esse reboot da franquia, situado numa realidade alternativa em que os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial, no entanto, entrega tudo aquilo que um jogo de tiro precisava. Foi um renascimento da franquia em grande estilo.
Titanfall 2
O primeiro "Titanfall" é um ótimo jogo, mas a ausência de uma campanha para um jogador deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Com a sequência, também focada no multiplayer, recebemos o aguardado modo para um jogador, apenas não imaginávamos que seria uma campanha tão boa assim. É uma campanha memorável, que reflete o cuidado que a Respawn teve durante o desenvolvimento.
Sonic Mania
Quem pode culpar qualquer jogador por desconfiar de um novo anúncio de Sonic? O retrospecto recente da Sega com seu mascote fala por si só. "Sonic Mania", porém, chegou para acabar com qualquer pessimismo que ainda existia. O jogo fez uma releitura moderna dos jogos clássicos do ouriço, redesenhando algumas fases de jogos anteriores, e entrando para a história como um dos pontos altos da série.
DmC: Devil May Cry
Mesmo hoje há quem não goste do reboot de Devil May Cry. Embora o design do personagem realmente pudesse ter sido um pouco melhor, o jogo é ótimo, com jogabilidade dinâmica e rápida. Um dos grandes problemas é que quando ele saiu, os consoles não conseguiam rodá-lo direito, ou seja, só no PC era possível aproveitá-lo da forma ideal. Isso foi corrigido nas remasterizações para PS4 e Xbox One.
The Legend of Zelda Wind Waker
Muitos fãs ficaram inconformados no anúncio de "Wind Waker", já que esperavam visuais mais realistas em comparação com "Ocarina of Time" e "Majora", e não gráficos em cel-shading. Quando tiveram a oportunidade de jogar, as críticas negativas sumiram, e hoje em dia ele é considerado um dos melhores Zelda já feitos, tendo ganho inclusive uma versão em HD para Wii U.
Xenoblade Chronicles
Anunciado na E3 2009 para Wii, o jogo que conta a história do protagonista Shulk e sua espada Monado acabou se tornando um dos melhores e mais incríveis RPGs japoneses daquela geração. O sucesso foi tanto que gerou dois novos títulos baseados no universo da franquia: "Xenoblade Chronicles X" (Wii U) e "Xenoblade Chronicles 2" (Switch).
Until Dawn
Muitos esperavam que esse fosse somente mais uma aventura repleta de "quick-time events" (QTE), que acabaria caindo no esquecimento pouco tempo depois. Felizmente, graças a uma excelente história com desfechos que mudam seu andamento, bons atores e narrativa envolvente, "Until Dawn" agradou muito além do previsto.
Doom (2016)
É compreensível a falta de ânimo dos jogadores quando "Doom" foi anunciado, já que "Doom 3" tinha ficado abaixo das expectativas. Mas tudo mudou depois do lançamento. Com uma jogabilidade frenética e níveis complexos, o novo "Doom" acabou se tornando um modelo de jogo de tiro em primeira a pessoa a ser seguido, representando um muito bem-vindo alívio dos "shooters de corredor" como Call of Duty.
Metroid Prime
Samus Aran em 3D e em primeira pessoa? Como isso pode dar certo? Alguns jogadores não acreditavam no sucesso do jogo, já que a mudança era muito drástica em comparação com "Super Metroid". Para nossa alegria, "Metroid Prime" foi um jogo tão incrível que acabou se tornando o título favorito de muitos fãs. O sucesso veio acompanhado de duas sequências, e um quarto jogo já está no forno.
Batman: Arkham Asylum
Jogos baseados em super-heróis estavam em completo descrédito, então muita gente não botava a mão no fogo por essa nova aventura do Homem-Morcego. A competente Rocksteady, no entanto, mostrou ao mundo que era possível criar jogos memoráveis inspirados nos heróis dos quadrinhos. "Arkham Asylum" redefiniu a maneira de se desenvolver títulos do gênero.
Wolfenstein: The New Order
A série Wolfenstein estava um tanto apagada por causa do fraco lançamento de 2009. Esse reboot da franquia, situado numa realidade alternativa em que os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial, no entanto, entrega tudo aquilo que um jogo de tiro precisava. Foi um renascimento da franquia em grande estilo.
Titanfall 2
O primeiro "Titanfall" é um ótimo jogo, mas a ausência de uma campanha para um jogador deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Com a sequência, também focada no multiplayer, recebemos o aguardado modo para um jogador, apenas não imaginávamos que seria uma campanha tão boa assim. É uma campanha memorável, que reflete o cuidado que a Respawn teve durante o desenvolvimento.
Sonic Mania
Quem pode culpar qualquer jogador por desconfiar de um novo anúncio de Sonic? O retrospecto recente da Sega com seu mascote fala por si só. "Sonic Mania", porém, chegou para acabar com qualquer pessimismo que ainda existia. O jogo fez uma releitura moderna dos jogos clássicos do ouriço, redesenhando algumas fases de jogos anteriores, e entrando para a história como um dos pontos altos da série.
DmC: Devil May Cry
Mesmo hoje há quem não goste do reboot de Devil May Cry. Embora o design do personagem realmente pudesse ter sido um pouco melhor, o jogo é ótimo, com jogabilidade dinâmica e rápida. Um dos grandes problemas é que quando ele saiu, os consoles não conseguiam rodá-lo direito, ou seja, só no PC era possível aproveitá-lo da forma ideal. Isso foi corrigido nas remasterizações para PS4 e Xbox One.
The Legend of Zelda Wind Waker
Muitos fãs ficaram inconformados no anúncio de "Wind Waker", já que esperavam visuais mais realistas em comparação com "Ocarina of Time" e "Majora", e não gráficos em cel-shading. Quando tiveram a oportunidade de jogar, as críticas negativas sumiram, e hoje em dia ele é considerado um dos melhores Zelda já feitos, tendo ganho inclusive uma versão em HD para Wii U.