• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desempenho do Brasil no Pan (Quadro de medalhas)

Tem que se dar por satisfeito em terminar a frente do Canadá, pois o normal se não jogasse em casa seria ficar entre 4° e 5° lugar.

Esse pan não pode e jamais deve ser usado como parâmetro pra análise. Só saberemos se o Brasil evoluiu de verdade em 2011 em Guadalajara. O resto é conto do vigário.
 
Critiquei demais, e ainda se pode criticar algumas coisas, mas a seleção masculina de basquete se superou, jogou demais, e trouxe esse ouro para o Brasil, estou muito feliz com essa seleção, jogou na garra, com força, vontade e determinação. As bolas de 3 do Marcelinho, o trabalho de garrafão do JP, as cestas do Murilo, as assistências do Valtinho, as faltas cavadas pelos dois Marcus, e também as entradas de Nezinho, Caio, Paulão, Marcelinho Huertas e a justa homenagem a Alex.

É muito difícil jogar Pré-Olímpico em Las Vegas com os EUA tendo Kobe Bryant e LeBron James no seu plantel. Mas porque não uma vaga olímpica que esse basquete brasileiro tanto necessita?

Vamos pra lá com Nenê, Varejão, Marquinhos, Marcelinho e Leandrinho como quinteto titular e brigar por essa vaga.

E de novo digo: DA-LHE OSCAR!!!
 
Tem que se dar por satisfeito em terminar a frente do Canadá, pois o normal se não jogasse em casa seria ficar entre 4° e 5° lugar.
Sei não, o Brasil tá vindo numa melhora. Tipo, em Santo Domingo empatou em ouro com o Canadá. Em Atenas, nas Olimpíadas, o Brasil já havia ficado na frente do Canadá, Brasil em 18º e o Canadá em 21º. Então acho que é uma tendência mesmo. :obiggraz:
 
Sim, e mesmo tendo o fator casa, não dá pra ignorar a melhora.


De 29 Ouros pra 54!!!! Só 4 abaixo do DOBRO.

Ser em casa ajudou, mas houve evolução SIM.
 
Essa debandada de cubanos na reta final, desmerecendo essa competição que já não é lá grande coisa até facilitou um pouco o caminho do Brasil também.

Então repito usar esse Pan como parâmetro de comparação com o anterior é precipitado.

Veremos se o Brasil evoluiu mesmo só em 2011 na beliissima e muito mais animada Guadalajara. E o México hoje com mais dinheiro que o Brasil deverá fazer um Pan melhor sem precisar superfaturar ou usar muito dinheiro público. Não tenho a menor duvida.
 
Última edição:
Foi muito bom, achei que o Brasil fez valer o fator em casa, medalhas de Frank Caldeira, Mosiah Rodrigues, Pedro Lima, foram decididas totalmente no apoio da torcida e na vontade de subir no topo do pódio diante dos brasileiros.
Thiago Pereira, grande esperança, pena que nas Olimpíadas é muito mais concorrido, mas mesmo assim, ainda lá, tem chances de medalhas, não digo de ouro, porque tem o Micheal Phelps, mas medalhas sim.
E para variar, o futebol masculino foi o único esporte coletivo que não ganhou medalha pelo Brasil, no resto, de todos esportes coletivos (times), o Brasil só teve de prata para cima.
Eu gostei muito do PAN, organização, dedicação, e principalmente, gostei de torcer pelo Brasil.
 
A debandada foi faltando 12 horas pro fim do Pan.


E em todo pan tem deserção de cubanos.



E de qualquer forma, o Fúria se afundou de vez quando chamou Guadalajara de belíssima.
 
Não só no Pan, como na Copa Ouro, enfim, em todas as competições fora eles arrumam coisas do tipo.

Não é de se estranhar, já que jogar nas ligas estrangeiras de seus esportes é muito rentável, somando-se ainda a vontade que muitos cubanos tem de dar o pé do país deles.

Quanto ao Brasil, prefiro aguardar Pequim, e principalmente Guadalajara, para falar se houve progresso. O problema é que por aqui esses atletas são formados em poucos centros multiesportivos. E quando o Brasil se destaca em uma modalidade, eles não aproveitam o sucesso para aplicar mais receita ou icentivar mais jovens a fazer o mesmo.
 
Acho que o Brasil fica em terceiro daqui pra frente. Vai ganhar no próximo Pan, umas 43 medalhas de Ouro, por ai, e a tendência é crescer, assim como a tendência é de Cuba e EUA cairem um pouco.
 
Há a tendência do Brasil aumentar sua produção mesmo. Por fatores econômicos, o Brasil ainda tem mais potencial de crescimento que o Canadá, e a tendência é que com o crescimento, mesmo que muito lento, de investimentos no esporte, o Brasil com seus 190 milhões de habitantes ultrapasse o Canadá com seus trinta e poucos milhões, já que teríamos um grupo maior de atletas, do qual provavelmente surgiriam mais estrelas. Claro, não dá para fazer a mesma comparação com Cuba, já que é um país com um governo socialista, e como tal, dedica uma parte do orçamento para esporte impensável numa nação como a nossa. Ou com o Paraguai, que parece ser o contrário, dando descaso total ao esporte, e não conseguindo alcançar sequer as republiquetas do Caribe.

Só não sei se vale a pena confirmar que, daqui pra frente, o Brasil vai ficar sempre em terceiro, já que o Pan foi em casa.
 
E de qualquer forma, o Fúria se afundou de vez quando chamou Guadalajara de belíssima.

O projeto do Pan de Guadalajara é muito mais organizado com a iniciativa privada bancando forte, empresas sólidas investindo pesado como acontece no futebol em que eles tem um campeonato nacional bem mais rico que o nosso.

Não será surpresa alguma ver o Brasil em 4° atrás do México perdendo por uns 2 ou 3 ouros a menos. Já é meu palpite antecipado. Em 2011 se esse tópico ainda estiver no Banco de Dados, volto aqui e levanto com o maior prazer!
 
Veremos se o Brasil evoluiu mesmo só em 2011 na beliissima e muito mais animada Guadalajara.

"Belíssima" não sei, pode ser mesmo. Mas "muito mais animada" aí foi o fim da picada.

Bom, com exceção de alguns problemas, que foram o campo da Cidade do Rock para o beisebol e o softbol, o lixo e poluição na Marina da Glória, e as vaias constantes da torcida brasileira, estes Jogos Pan-Americanos foram excelentes.

Instalações de primeira (excetuando as já citadas), organização jamais vista num evento esportivo no Brasil, abertura e encerramento espetaculares (com exceção das vaias e do Cordel do Fogo Encantado, que achei nada a ver), e a transmissão televisiva esportiva brasileira, que é a melhor do mundo quanto a imagens e ângulos de câmera (já as narrações... bom, deixa pra lá).

Enfim, o Rio está de parabéns, para mim foi um Pan ainda mais belo do que Winnipeg foi.

Sobre a evolução brasileira, é evidente que ser o país-sede colaborou para o acréscimo de medalhas, mas também dá pra sentir que houve uma evolução independente disso, pois os investimentos no esporte olímpico aumentaram consideravelmente nos últimos 4 anos. Não acho que seja necessário esperar até 2011 para sabermos nossa atual evolução, isso já será testado nas Olimpíadas do ano que vem, vamos ver se conseguimos superar as 4 medalhas de ouro (de Atenas-2004) e 15 medalhas no total (de Atlanta-1996).
 
Quadro final de medalhas:

http://pan2007.globo.com/PAN/Medalhas/0,,QQU962-8877,00.html

Agora vamos partir pra ignorância:
Estados Unidos

Das 97 Medalhas de Ouro, 21 foram na Natação. É mais do que 20% meus amigos!
O Brasil até que não foi mal, conquistando 12 de Ouro, mas vamos botar os pés no chão, a estimativa é que o Brasil conquiste menos de Ouro no próximo Pan.
A equipe Brasileira é basicamente formada por clubes como o Pinheiros.

Com um pouco mais de investimento, nós podemos tirar algumas medalhas de Ouro dos EUA e equilibrar a disputa. Nas olímpiadas, as coisas ficam mais dificeis, eles mandam os titulares, e tem também os Australianos, chineses, etc... Nesse caso, 3 de Ouro seria excelente.

Além disso, EUA conquistaram 6 Ouros na Ginástica Artística e mais 6 na Luta Greco - Romana.
Talvez a segunda maior diferença deles seja o Tiro Esportivo. Das 14 Medalhas, eles conquistaram 10. Taí um esporte que poderiamos investir muito mais.

O Atletismo americano conseguiu 6 medalhas de Ouro, contra 9 do Brasil (um investimento que deu certo) e 12 de Cuba. Investimento com retorno garantido nesse campo para o Brasil, já temos a base, falta um pouco mais de publicidade e os resultados da próxima geração (daqui a 5 anos), garotos e garotas de 12 a 18 anos que estão treinando forte e bem, com patrocínio da Caixa.


Cuba conseguiu 5 medalhas de Ouro no Boxe, menos do que o esperado (houveram 2 deserções, os dois favoritos). E a grande diferença foram os 9 Ouros de Luta. Cuba também é boa no Judô, Remo, Levantamento de Peso, todos com 5 ouros.

Fora isso,

Podemos investir em
Canoagem: 12 Medalhas de Ouro Disponíveis
Boxe - 11 Medalhas de Ouro
Levantamento de Peso: 15 medalhas de Ouro disponíveis
Karatê - 9 medalhas de Ouro
Esgrima - 10 medalhas de Ouro
Esqui Aquático - 7 medalhas de Ouro
Hipismo - 6 medalhas de Ouro
Patinação de Velocidade - 4 medalhas de Ouro
Remo - 13 Medalhas de Ouro
Luta - 18 Medalhas de Ouro
Saltos Ornamentais - 8 medalhas de Ouro
Squash - 4 medalhas de Ouro
Tae Kwon Do - 8 medalhas de Ouro
Tiro com arco - 4 medalhas de Ouro
Tiro Esportivo - 15 medalhas de Ouro
Tênis de Mesa - 4 medalhas de Ouro

A primeira vista, dessas 148 medalhas que eu coloquei acima, o Brasil não conquistou mais do que 8 medalhas de Ouro :/
Destaque para a luta greco-romana, e o tiro esportivo, com um numero enorme de medalhas, dominadas por EUA e Cuba, competição sem nenhum ouro para nós, além da queda das medalhas no Tênis de Mesa (só 1) e Levantamento de Peso (já tivemos pesos pesados nessa área) e Arremesso de Peso, que não entrou neste Pan.
 
Sei não, o Brasil tá vindo numa melhora. Tipo, em Santo Domingo empatou em ouro com o Canadá. Em Atenas, nas Olimpíadas, o Brasil já havia ficado na frente do Canadá, Brasil em 18º e o Canadá em 21º. Então acho que é uma tendência mesmo. :obiggraz:
Aliás, uma correção, o Brasil conseguiu 5 medalhas de ouro em Atenas e ficou em 16º, na frente de Noruega, Holanda, Suécia, Espanha e Canadá.

É que teve aquela decidida depois e tals, se não me engano no hipismo, que havia ficado com a prata mas com a desclassificação do primeiro lugar, o ouro ficou com o Pessoa.
 
"Belíssima" não sei, pode ser mesmo. Mas "muito mais animada" aí foi o fim da picada.

Só a título de informação, a Copa do Mundo 70 no México é considerada até hoje pela grande maioria da imprensa mundial o evento esportivo mais animado de toda a história do esporte. Se a organização do evento nem de longe teve instalações de primeiro mundo, por outro lado animação e excelente receptividade aos visitantes por parte do país anfitrião foi o que mais se destacou.

Nunca é demais lembrar que a famosa "ola" copiada por todo mundo vem de lá e a cidade que mais praticou foi justamente Guadalajara que foi sede da seleção brasileira a mais badalada pela torcida mexicana.

Por isso aguardo com muita ansiedade o proximo pan, pois o México pra mim é o pais que mais gosto de ver abrigando eventos esportivos internacionais. Torço até que volte a receber uma Olimpiada. Eles merecem e hoje tem muito mais condições financeiras pra isso que o Brasil onde será necessário gastar algumas "Brasilias" em obras hiperfaturadas pra acontecer.
 
O comitê brasileiro está esperando que o Brasil consiga 8 medalhas de ouro ano que vem, ficando aí entre os 15 primeiros países.
 
Aliás, uma correção, o Brasil conseguiu 5 medalhas de ouro em Atenas e ficou em 16º, na frente de Noruega, Holanda, Suécia, Espanha e Canadá.

É que teve aquela decidida depois e tals, se não me engano no hipismo, que havia ficado com a prata mas com a desclassificação do primeiro lugar, o ouro ficou com o Pessoa.

È verdade, também não lembrei daquele ouro do Rodrigo Pessoa que veio depois.


A transmissão do Pan não foi brasileira, foi espanhola, da ISB, responsável pela maioria dos últimos Pans e Olimpíadas.

Nossa, sério mesmo? Mas por que isso?


Só a título de informação, a Copa do Mundo 70 no México é considerada até hoje pela grande maioria da imprensa mundial o evento esportivo mais animado de toda a história do esporte. Se a organização do evento nem de longe teve instalações de primeiro mundo, por outro lado animação e excelente receptividade aos visitantes por parte do país anfitrião foi o que mais se destacou.

Nunca é demais lembrar que a famosa "ola" copiada por todo mundo vem de lá e a cidade que mais praticou foi justamente Guadalajara que foi sede da seleção brasileira a mais badalada pela torcida mexicana.

Por isso aguardo com muita ansiedade o proximo pan, pois o México pra mim é o pais que mais gosto de ver abrigando eventos esportivos internacionais. Torço até que volte a receber uma Olimpiada. Eles merecem e hoje tem muito mais condições financeiras pra isso que o Brasil onde será necessário gastar algumas "Brasilias" em obras hiperfaturadas pra acontecer.


Bem lembrada a invenção da "ola". Mas você não pode dizer que o Pan no Rio não teve animação, ou que Guadalajara terá mais. Não passa de suposição.

Eu não me lembro da Olimpíada no México, nunca cheguei a ler sobre ela. Bom, das que eu vi a que eu mais gostei em termos da animação foi a de Sydney-2000, mas eu sou suspeito pra falar, sou um grande fã do povo australiano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo