1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Desempenho do Brasil no Pan (Quadro de medalhas)

Tópico em 'Esportes' iniciado por Ana Lovejoy, 14 Jul 2007.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Bão, achei que seria interessante criar um tópico do tipo aqui, até para o pessoal que não quer sair garimpando informações sobre como está o Brasil e de lambuja já dá para ir comentando o desempenho do Brasil no Pan.

    http://pan2007.globo.com/PAN/Medalhas/0,,QQU962-8877-166|0,00.html
     
    Última edição: 28 Jul 2007
  2. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Eu só acho que foi muito injusto o Márcio levar a prata no Tae kwon do. Ele merecia o ouro. Seu adversário, o dominicano Gabriel Mercedes, não devia ter chegado nem nas semi-finais, pois foi beneficiado por um erro de arbitragem (aliás, erros constantes). E na final, ao meu ver, a medalha do brasileiro foi praticamente "roubada".
     
  3. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Discordo. O brasileiro não fez sequer 1 ponto. O dominicano mereceu a medalha.
     
  4. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Em comparação com os PANs anteriores, como foi nosso desempenho até agora?
     
  5. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu acho que ainda é cedo demais para ter alguma idéia, mas aparentemente estamos pegando medalhas em tudo por enquanto, o problema é que para o quadro de medalha não vale quantidade geral, mas quantas de ouro, quantas de prata e quantas de bronze. De qualquer forma, essas são as classificações do Brasil nos outros anos:

    São Domingo 2003 - Brasil em 4º com 123 medalhas
    Winnipeg 1999 - Brasil em 4º com 101 medalhas
    Mar del Plata 1995 - Brasil em 6º com 82 medalhas
    Havana 1991 - Brasil em 4º com 79 medalhas
    Indianápolis 1987 - Brasil em 4º com 61 medalhas
    Caracas 1983 - Brasil em 4º com 57 medalhas
    San Juan 1979 - Brasil em 5º com 39 medalhas
    Cidade do México 1975 - Brasil em 5º lugar com 44 medalhas
    Cali 1971 - Brasil em 4º lugar com 40 medalhas
    Winnipeg 1967 - Brasil em 3º lugar com 26 medalhas
    São Paulo 1963 - Brasil em 2º lugar com 52 medalhas
    Chicago 1959 - Brasil em 3º lugar com 22 medalhas
    Cidade do México 1955 - Brasil em 7º lugar com 17 medalhas
    Buenos Aires 1951 - Brasil em 5º lugar com 32 medalhas
     
  6. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Desde o PAN de 1979 o número de medalhas que ganhamos aumenta, espero que este ano prossigamos com isso.
     
  7. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Sim, além dessa melhora ano após ano, ainda tem o lance de estarmos em casa. Não é só a torcida que favorece, mas o fato de termos conseguido vagas em esportes que normalmente não conseguiríamos.

    E ó, medalha de bronze na Esgrima (florete) para João Souza. Primeiro brasileiro a conquistar medalha nessa categoria, e também primeiro a ganhar medalha na esgrima desde 1975 ( :susto: )
     
  8. Phantom Lord

    Phantom Lord London Calling

    Espero que esse ano o Brasil faça valer o fator casa e possa ficar em terceiro lugar,superando o Canadá.

    Só lembrando que nos Jogos de Havana de 1991,Cuba fez valer o fato de estar em casa e conseguiu superar até os EUA,ficando em primeiro lugar.
     
  9. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Na verdade, os árbitros não computaram alguns pontos. Mas não foi apenas nessa luta que isso aconteceu. Por exemplo: na luta das quartas-de-final, o dominicano Gabriel Mercedes enfrentou um mexicano. Eles empataram nos três rounds e foram para o "ponto de ouro". Aconteceu que o mexicano foi o primeiro a acertar o oponente, porém os árbitros não computaram o ponto legítimo que daria a ele a vitória. E, logo após, o dominicano acertou-o, e os fiscais legitimaram o golpe. Resultado: O dominicano avançou - injustamente, diga-se de passagem - para as semi-finais.
    Esse é apenas um exemplo. Mas esse tipo de erro de arbitragem existe, e poderia ser diminuído com a adesão de um tipo de sistema eletrônico, assim como na esgrima, mas que não foi adotado no Pan.
    No critério de desempate, caso o "ponto de ouro" não der em nada, a arbitragem elege o vencedor de acordo com seu nível de competitividade na luta. Por exemplo, se um lutador estava fugindo da briga ou dando golpes baixos, é menos provável que ele ganhe no final. E eu me lembro muito bem do dominicano virando as costas para o brasileiro e saindo correndo, no fim do terceiro round...
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só que nessa competição mediana que não representa nem 25% dos paises do mundo nunca se esqueça que os EUA disputam muitas modalidades com seu segundo escalão. Pra eles o panzinho é só um treino de luxo, não mais do que isso. Se eles levassem a sério não teria essa do Brasil ter chance de ser tricampeão no basquete, modalidade em que eles são os melhores.

    Quanto ao Brasil o fator casa em parte vai ajudar, mas outros vão sentir a pressão e vários vão peidar como o caso daquela levantadora de peso que se empolgou pulando no colo do treinador, machucou o joelho e perdeu uma medalha de prata praticamente garantida.
     
    Última edição: 14 Jul 2007
  11. Tapio

    Tapio Usuário

    Acontece que, se for assim, qualquer competição é mediana para eles. Mesmo na Olimpíada, onde tinham condições de enviar outro "Dream Team" no basquete, não fizeram, e quem levou foi a Argentina. Se fosse uma competiçãozinha de segundo escalão, eles não levariam o primeiro lugar em número de medalhas, acho.
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eles levam porque o segundo escalão deles não são refugos e sim atletas jovens, futuras promessas visando futuras olimpiadas a médio e longo prazo. Mesmo assim essa delegação "B" em várias modalidades é superior a muitos paises com seus times completos.

    Quanto ao basquete eles não levaram ouro em Antenas, não por ausência de Dream Team e sim porque eles simplesmente não tinham e passaram por um perídodo de reformulação, tanto que antes da Olimpiada no mundial de basquete eles ficaram em 6° lugar, mas logo voltarão com força total.
     
  13. Tapio

    Tapio Usuário

    Passaram não, estão passando ainda. Falta um pouco de humildade para os americanos admitirem que apenas prestigiando a competição elevam o nível dela. Falta eles tirarem o olho do próprio umbigo e perceberem que não é só lá dentro que se faz esporte, ou qualquer outra coisa.
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Brasil em oitavo, 7 medalhas (2 de prata e duas de bronze), e melhor chegar um ourinho logo pra garantir umas colocações
     
  15. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Boa parte dos nossos ouros vão vir com esportes coletivos (chances no futebol masculino e feminino, certeza no futsal, favoritíssimo no volei masculino e feminino, grandes chances nos voleis de praia, Basquete....) ou com esportes que ainda não começaram (hipismo, salto triplo, natação, judô, etc).
     
  16. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Apesar do Brasil ser superfavorito no vôlei masculino, não ficarei surpreso se novamente não chegar a final e não vier o ouro.

    A seleção ainda está na Polônia pra disputa da final da liga Mundial que é um título que embora seja o 3° em importância, por ser uma competição em nivel mundial ainda trás um retorno financeiro e de prestigio muito grande.

    Eles farão uma longa e cansativa viagem pra logo em seguida ter que rapidamente se adptar ao fuso brasileiro e jogar partidas com curto intervalo de tempo entre elas. Por isso pode acontecer aquele mesmo problema de fadiga vista no Pan de St. Domingo.
     
  17. Tonho Hammond

    Tonho Hammond Molusco

    os EUA, único adversário com alguma - pequena - chance de bater a seleção brasileira - venezuela e argentina apenas em um acontecimento caótico e improvável - tbm estão.
     
  18. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Lembro que em Santo Domingo foi a mesma coisa. Um começo cheio de medalhas de prata. As medalhas de ouro chegam mais pro meio da semana, mas chegam.
     
  19. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Precisamos de duas de ouro para bater Canadá e México e ficar em segundo lugar. No momento estamos em 9º.
     
  20. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    O diogo do taekwondo tá na final.

    Chance de ouro... e garantia de pelo menos a prata.

    EDIT: Ganhou! É ouro!
     
    Última edição: 15 Jul 2007

Compartilhar