1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

D&D teve como base Tolkien?

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Senhor_de_Gondor, 7 Fev 2007.

  1. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Estou abrindo esse tópico para comentar o fato de q os jogos de rpg D&D se basearam em Tolkien e vários outro RPGs atualmente: Warcraft III, dentre outros, vcs concordam?
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu concordo, já ouvi falar que os dois criadores do D&D, (não lembro os nomes deles...), se inspiraram 90% no SdA, para criar sua linha de jogos de RPG, (pois o rpg já existía na época, apenas como um exercício do exército dos EUA, e estes caras passaram ele para o público... Com pequenas modificações...
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Argh :eek: O RPG é uma "adaptação" dos chamados wargames, jogos de tabuleiros, mas não tem nada a ver com exército nem nada. E o D&D foi o primeiro RPG sim.

    Os autores já admitiram que, embora eles não quisessem por muito de Tolkien, os jogadores "exigiram" que assim fosse, tanto que qualquer um que abrir um livro dos monstros ou ver o D&D original saca de cara.

    Só não entendi a parte do Warcraft. Você tá dizendo que D&D se baseou em warcraft?
     
  4. Parisio

    Parisio Usuário

    creio q ele tá dizendo que warcraft se baseou em Tolkien. A influência de Tolkien nos Dungeons & Dragons é clara.
     
  5. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Puxa vida, justo voce falando uma coisa dessas! O RPG (Rolle Playing Games, ou seja "jogo de interpretação de papéis", surgíu durante a época da guerra fria, criado pelo EXERCITO dos eua, para que seus soldados, mais especificamente os fuzileiros navais, pudessem fazer exercicios de simulação sem ter que deixar o quartel, e desenvolver sua capacidade de tomar decisões própias e escolhas rápidas. Portanto o RPG SURGIU SIM NO EXERCITO, e foi adaptado para os tabuleiros como um jogo lúdico de interpretação de personagens... Se você conhece a revista "O Universo fantástico de Tolkien", mais precisamente a edição "Ano I, Número 4", observe a reportagem feita por Guilherme Schick & Rogério Mendes, sobre como o SdA influenciou a criação do D&D, e como em 1974, Dave Arneson e Gary Gygax (para quem não sabe, a dupla que criou o D&D), trabalhavam no desenvolvimento de jogos estratégicos, e inspirada no "O Hobbit" & no "SdA", adaptaram um jogo de tabuleiro, utilizando uma mecânica de funcionalidade semelhante aquela dos rpgs do exercito americano, (que por sinal, a utiliza até hoje, é só voce pesquisar mais sobre treinamento deles, antes de criticar com tanta severidade)... O nome da reportagem é "Masmorras & Dragões", vai das páginas 20 -21, a revista foi publicada pela editora Martins Fontes, (bem conceituada), cujo site é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Então, meu caro amigo, educadamente (como sempre), lhe recomendo informar-se melhor, antes de criticar... eu sei perfeitamente o que é RPG, conforme já expliquei acima, joguei durante muitos anos, e portanto, (respeitando a sua opinião), sei do que estou falando. E nenhuma opinião é argumento melhor do que os fatos... a não ser uqe voce esteja chamando a revista e os reporteres de "mentirosos", ou suavizando, dizer que eles se enganarm terrivelmente na reportgem de uma revista especializada lida por milheraes de fãs em todo Brasil...:blah: :blah:
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Se incomodaria em indicar a fonte dessa inforação? Com links, por favor

    Opa! Você vai encontrar meu nome em praticamente todas as edições :D Era uma boa revista

    Eu acho que você está confundindo "wargames" com algo do exército


    A Universo Fantástico não é da Martins Fontes. Inclusive a revista parou de circular por pressão e processos nos quais a Martins Fontes esteve envolvida

    Ad hominem. Você jogar RPG há anos é irrelevante. Trocentas pessoas aqui também jogam (inclusive eu).

    E você tá levando muito a sério. Você faz uma afirmação incomum (de que o RPG veio do exército) e portanto precisa indicar fontes pra isso (que não sejam suas opiniões). Simples e direto. E, acima de tudo, impessoal.
     
  7. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Tudo bem, mas como voce pode me provar com links, e não sua opinião, que o rpg não surgiu no exército, mas sim dos wargames (que, sim eu sei que não são do exército apenas por se chamarem wargames, que traduzido é jogos de guerra, o mais popular wargame é o jogo de tabuleiro "War")? Sería apenas alegando que D&D foi o primeiro rpg (ele realmente foi o primeiro comercializado, pois os do exercito eram diferentes), isto não prova a origem do rpg...
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Veja, o ônus da prova é seu, uma vez que foi você quem fez a afirmação.

    Anyway, fica um link, o qual possui as devidas referências.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu ainda acho que tá rolando uma confusão entre wargames com exército. O RPG surgiu dos "wargames" de tabuleiro, que já existiam desde o início do século XX, mas não diretamente dos "war games" do exército, as simulações de combate que todo e qualquer exército faz desde o século XVII.

    Achei uma boa
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e um bom artigo sobre o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 8 Fev 2007
  9. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Não a confusão alguma, apenas um debate construtivo ("e impessoal"), os war games do exercito que voce falou, são manobras e simulações em locais de treinamento, ou seja sería mais semelhante a modalidade "live action" dos rpgs atualmente, e os wargames de tabuleiro, como eu deixei bem claro em meu post anterior, são jogos estratégicos, como famoso "war", um jogo onde o objetivo é a conquista global. quanto a wikipédia, eu não a considero o melhor link de referência, não a considero totalmente confiável, o que ela apresenta são versões resumidas, e que não mostram todos os fatos... quando eu achar links confiáveis, vou postar aqui, para esclarecermos nossas dúvidas... e obrigado por compartilhar suas opiniões...
     
  10. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Mas voltando ao assunto de q formas vcs acham q os jogos de D&D se inspiraram em Tolkien? Assim como disse Lobo Nobre q 90% foi inspirado em Sda exemplos plz...

    OBS.: postem por favor em ''J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)>As cores de Gondor'' isso é muito importante pra mim thx.
     
  11. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Bom, eu penso que os tais "Halflings" foram muito inspirados nos hobbits, em questão de aparêncis físicas, (biótipo) e comportametos ou "cultura"... os orcs, goblins, anões, mas em especial os elfos, (pois vejam que quem criou a imagem dos elfos como altos, arqueiros, sábios, etc, foi o Tolkien, nas mitologias e sagas nórdicas, os elfos, divididos em "Ljosalfhar" (elfos da luz) e os elfos-sombrios (não me lembro a palavra nórdica do antigo idioma Bokmael para eles), eram ambos pequenos como os hobbits e anões, semelhantes a crianças...
    Já os "Kobolds", são mais baseados nos gnomos do folclore germânico, ("kobold" significa apenas duende ou gnomo em alemão), portanto, extraídos de uma fonte não-tolkeniana, por isto definí como 90%, algumas pouquíssimas coisas saíram sim de outras fontes,e com bastante originalidade, como podemos constatar...
     
    Última edição: 10 Fev 2007
  12. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Após um átimo sobre a origem do RPG...

    Acho 90% uma porcentagem muito alta de influência de Tolkien no RPG. É inegável as semelhanças claro, mas não são tantas como fazem parecer. Quem conhece mitologia sabe que todo um estereótipo D&D poderia muito bem ter sido tirado de algum mito mediante algumas adaptações.

    Além disso, características históricas também são marcantes (ouvi falar que a dupla criadora do D&D era estudante de História, o que afinal é irrelevante). As classes por exemplo são óbvias. Mas talvez sejam esses adendos posteriores. A primeira edição do D&D era mais fortemente baseada em Tolkien, mas recebeu adições com o passar do tempo.
     
  13. Elminster

    Elminster Usuário

    Até hoje eu agradeço a vinda de Tolkien para este mundo, imaginem se ele não tivesse existido... Os cenários produtivos como Forgotten Realms não sairiam e o rpg nasceria de uma outra forma bem diferente.
     
  14. cortesfsa

    cortesfsa Usuário

    Mas não foi só o RPG, foi também Harry Potter, Star Wars (em pouquissimas coisas mas foi), etc...
     
  15. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Não posso falar por D&D, nem que eu jogo RPG, pois dormi na primeira vez que tentei imaginar que eu era o Barney (o dinossauro roxo, não o bêbado dos Simpsons), mas Warcraft eu posso dizer que teve influência de Tolkien e de muitas outras mitologias além da nórdica (minotauros da grega e nagas da hindu, por exemplo).
     
  16. LordNetuno

    LordNetuno Usuário

    Acredito SIM que o D&D tenha muito do universo do mestre Tolkien. Não sou nenhum perito em RPG, sei apenas o que li no manual do D&D (Ganhei no meu aniver ha 10 anos atras, ta intacto, nunca joguei por falta de pessoas que quisessem jogar... sniff), mas pelo que li e pelo pouco que conheço sobre a terra-média, posso afirmar que muita coisa foi por influência de tolkien!
     
  17. Taverneiro

    Taverneiro Old school

    A influencia de Tolkien é inegável, mas o próprio autor original do D&D já disse que a principal referencia literária é de autores da era pulp (como Robert E. Howard e outros) que já apresentavam obras de fantasia antes mesmo da publicação do "O Hobbit". Vejam um trecho de uma entrevista ao site GameSpy:
    Ou seja, existiam outros movimentos da literatura de fantasia nos EUA que influenciaram bem mais a criação do D&D. Não que Tolkien não tivesse sua parcela de contribuição.

    Veja a entrevista na integra em:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Quanto à origem do jogo em si, eu nunca ouvi falar que originaram do exercito e não há nada que sustente essa afirmação. O que sim é que eles originaram dos wargames, famosos entre os gamers dos anos 60 e 70.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Tolkien foi de certa importância para a origem do D&D, mas beeeeem menos que 90% do jogo em si.

    É interessante dar uma lida neste artigo (em inglês), que é bastante esclarecedor em relação às fontes do D&D:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . (eu me impressiono com as coisas que se encontra digitando D&D sources no google. Instrumentozinho fantástico, diria eu!)

    Sobre o RPG ser de domínio do exército no tempo da guerra fria, nunca ouvi nada a respeito disso, muito pelo contrário. É notório que o RPG foi criado pelo Gygax e pelo Arneson, baseando-se em wargames. Com certeza existe uma grande semelhança entre os RPGs (especialmente live-action) e as manobras de simulação do exército. Agora, dizer que isso era o RPG que depois veio a ser comercializado é totalmente equivocado.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é um site muito bom e conta bem direitinho a história do jogo.

    Eu acabei de reler a matéria. Em momento algum fala que o RPG vem do exército americano, sequer fala na guerra fria. Aconteceu exatamente o que eu achava: tu leu errado.

    Vou até citar o trecho da matéria que eu tenho certeza que tu entendeu mal:

    Existe uma diferença abissal entre "trabalhavam no desenvolvimento de jogos de estratégia" e "trabalhavam no desenvolvimento de jogos estratégicos , e inspirada no "O Hobbit" & no "SdA", adaptaram um jogo de tabuleiro, utilizando uma mecânica de funcionalidade semelhante aquela dos rpgs do exercito americano". Creio que solucionamos o problema, não? :think:
     
    Última edição: 1 Mar 2007
  19. Taverneiro

    Taverneiro Old school

    Ao menos que alguém traga algum link de fonte confiável sustentando tal afirmação, o que acho meio dificil de se achar (na verdade impossível).

    A coisa mais parecida que ouvi foi que o RPG é o unico jogo permitido para os astronautas passarem o tempo na estação espacial, pois é um jogo cooperativo e não competitivo, evitando assim gerar tensões entre os tripulantes.

    Mesmo assim, nada a ver com simular táticas ou operações do exército. Se fosse assim eu e muitos nerds mundo afora seriam agentes da SWAT, se contarmos com nossa "experiência" em operações táticas no RPG XD.
     
  20. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Olha só... Fiz uma busca rápida no Google e, digitando RPG + army encontrei matérias sobre o uso do RPG no exército através da história. Mas não os Role Playing Games, mas sim os Rocket Propelled Grenade :g: Além de reviews do Army of Darkness RPG.

    Daí eu mudei. Coloquei D&D + army e abriram artigos sobre combate em massa no D&D. Daí eu mudei de novo, coloquei RPG + cold war e abriram reviews de jogos que se passavam durante a guerra fria.

    Enfim, creio que o Lobo Nobre leu errado mesmo...
     

Compartilhar