• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cyborg 009 (idem, 1964)

Angelo Melo disse:
O traço idêntico se justifica pelo fato de que Shotaro Ishinomori era o principal discípulo de Tezuka. Ele não foi só mais um, na verdade ele foi um dos primeiros a desenhar mangá moderno.

Se ele estudou sob a tutela de um artista e no fim só conseguiu copiar ele em todos os aspectos, então é sim só mais um mangaka como o resto que só copia.

Heruost disse:
Com todo o respeito que o Tezuka merece (e merece muito), esse estilo de desenho está, um tanto quando, ultrapassado :roll:

Isso é problema de um traço copiado à exaustão. Cansa, sem excessão.

Se o que identificasse o mangá fosse só a nacionalidade, esse tipo de exaustão no traço e história num ia acontecer de forma tão geral.

Angelo Melo disse:
É um estilo de 40 anos atrás, é meio difícil achá-lo moderno.

Tem estilo de 80 anos atrás que ainda é moderno hoje em dia.

Só que ainda o é porque não rolou tanta cópia descarada quanto influência propriamente dita.
 
Fox, então você não pode gostar de nada... As coisas vão se aperfeiçoando como passar do tempo, o que, no seu conceito, chama-se copiar.
Isto é a evolução, tudo no mundo se move assim!

Ora, Tezuka teve várias influências para ele criar o mangá.
 
Phik Fëanor disse:
Fox, então você não pode gostar de nada...

Eu gosto de muita coisa. Inclusive excessões boas de mangá e animes.

Mas no geral, mangá é quase tudo merda porque é quase tudo igual.

As coisas vão se aperfeiçoando como passar do tempo, o que, no seu conceito, chama-se copiar.
Isto é a evolução, tudo no mundo se move assim!

Não é evolução pegar o traço de outra pessoa e usar como o seu próprio sem acrescentar ou inovar nada.

Não houve aperfeiçoamento nenhum no mangá, só cópias de cópias de cópias. E às vezes uma tentativa de inovação copiando um estilo de fora do Japão.

Evolução é quando o traço muda, se aprimora, vai adquirindo mais caracteristicas harmoniosas das belas artes e muitas vezes uma estilização pessoal no traço, não quando só vão xerocando uns dos outros e fingindo que não tem nenhum problema nisso.

Ora, Tezuka teve várias influências para ele criar o mangá.

É impressionante como otaku cita influência que nem troca de roupa.

Influência é assimilar aspectos daquele artista e usar na sua própria arte, mas ainda criando algo próprio. E ele fez isso, pegou influências ótimas e criou algo seu, realmente foi autor.
 
Fox disse:
Eu gosto de muita coisa. Inclusive excessões boas de mangá e animes.

Fox disse:
Não houve aperfeiçoamento nenhum no mangá, só cópias de cópias de cópias. E às vezes uma tentativa de inovação copiando um estilo de fora do Japão.

Evolução é quando o traço muda, se aprimora, vai adquirindo mais caracteristicas harmoniosas das belas artes e muitas vezes uma estilização pessoal no traço, não quando só vão xerocando uns dos outros e fingindo que não tem nenhum problema nisso.

Não entendi seu ponto de vista. Você quis dizer que mesmo as exceções são também cópias das cópias, só que com algum diferencial, ou que, apesar das cópias existem exceções que são trabalhos originais?

Você pode citar alguns autores de mangá que você considera exceções?
 
Angelo Melo disse:
ou que, apesar das cópias existem exceções que são trabalhos originais?

Isso.

Você pode citar alguns autores de mangá que você considera exceções?

Osamu Tezuka porque sempre teve estilo próprio e muito cinematográfico.

Katsuhiro Otomo que tem um senso de movimento absurdamente apurado além de uma habilidade pra narrar situações impressionante de uma forma bem simples e prática.

Goseki Kojima pelo traço extremamente original e dinâmico baseado na arte antiga japonesa.

Shirow Masamune pelo senso especial em ambientações urbanas (os personagens eu já não falo tanto porque ele não consegue se decidir bem entre o realista ou o estilizado) e a contrução de um universo rebuscado e plausível sem necessidade de explicações massivas e fajutas.

Kazuo Koike pela capacidade literária de ser extremamente lírico relatando as coisas mais frias e realistas, além de ao mesmo tempo relatar com apuro a história japonesa com imparcialidade.

Esses são aqueles consagrados que tiveram algum impacto importante na arte sequencial no mundo.

Não digo que só só eles, claro, porque não conheço tudo que existe, simplesmente. Sempre espero encontrar mais algum artistas com criações originais e criativas no ramo, mas é bem raro.

Digo isso simplesmente porque você não vê um contingente tão ralo desses em outras vertentes das artes. Ou mesmo em outras vertentes de revistas em quadrinhos.
 
As duas coisas, com exceção do Kazuo Koike que só roteiriza.
 
Phik Fëanor disse:
Então, me diga de quem, citando autores recentes, Nobuhiro Watsuki e Eiichiro Oda copiaram seus traços? :roll:

Watsuki não passa de um mangaka tão igual quanto quaisquer outros recentes, com uma singular exceção de colocar mais rugas na cara do que a idade da pessoa permitiria.

E vez ou outra copiar visuais toscos de gibis de super-heróis. :?

O rosto do protagonista do One Piece é uma estilização levemente comum pra traços de mangá, mas fora ele, o resto só tem um arredondamento simples do rosto e distorção maior (mas pelo menos d'eu pra ver que é intencional) da anatomia.

Eu até curto, foi o que me fez comprar o primeiro número quando vi a caoa, mas não é nada demais visto o que existe por aí há muito tempo no mundo.

Essas estilizações nunca deixaram de ser variante da estilização mais forte do Tezuka, onde aumentar o tamanho dos braços e pernas e nunca rebuscar nos detalhes era a alma do negócio. Variação do mesmo num é nada demais.

Um exemplo (meio forte, mas serve) é da Naoko Takeuchi, criadora da Sailor Moon. Eu tinha lido uns anos atrás sobre as influências delas, com direito a gravuras das principais desenhistas que ela se baseou pra criar o traço dela.

Honestamente, ela num criou muita coisa ali, só viu o traço e fez praticamente igual, uma misturinha não muito desenvolvida do traço das duas principais influências dela, que também não eram lá essas coisas.

Se você procurar fora do âmbito estagnado dos mangás, dá pra achar coisa muito mais criativa.
 
Bom, a maioria dos novatos não lê as regras. Mas já que sou boazinha vou postar aqui pra vocês.


Regras fo Fórum Valinor disse:
8 - Regra de conduta

O nosso Fórum se destina a discussões dentro dos diversos temas existentes, e pedimos aos nossos usuários que mantenham sempre um comportamento educado e cordial com os demais.

A partir desta data, quaisquer posts ou tópicos criados apenas para discussões, agressões ou xingamentos pessoais entre membros do fórum serão imediatamente apagados e o usuário agressor será advertido. Em caso de reincidência, será suspenso por 10 dias. Mais uma vez reincidente, será banido do Fórum.
 
Finalmente falou direito, Fox.

Ah, antes de tudo, lembrei de uma coisa: não sou otaku.

Concordo com algumas coisas q vc disse referentes aos autores.

E de Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam?

Penso que, mesmo, segundo seu ponto de vista, os artistas fazendo variações de Tezuka, muitos merecem mérito. Como, usando o meu exemplo anterior, Eiichiro Oda é ótimo em perspectiva, fazendo algumas de tirar o fôlego.

Aliás, creio que há evolução, sim. É impossível que não haja, mesmo sendo em pequenos detalhes.
 
Phik Fëanor disse:
Finalmente falou direito, Fox.

Pois é, era só perguntar direito. =P

E de Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam?

Eu num li ou vi tudo de Gundam, sei que é bastante coisa.

Só vi até o momento o que passou na Cartoon, acho que você deve saber de qual eu falo.

A primeira impressão foi de que seria algo bem original, mas observando direito depois de um tempo, vi que só mudava o modo externo como reagiam aos acontecimentos.

Ao contrário de energia excessiva e muitas bravatas, rolou muita apatia beirando à letargia.

Mas as bravatas continuaram.

Não que eu esperasse demais também, mas alguma coisa né. :|

Penso que, mesmo, segundo seu ponto de vista, os artistas fazendo variações de Tezuka, muitos merecem mérito. Como, usando o meu exemplo anterior, Eiichiro Oda é ótimo em perspectiva, fazendo algumas de tirar o fôlego.

Num é que todos deveriam ser descartados sme uma análise justa, eu nem aprovaria esse tipo de atitude.

Mas teriam muito mais mérito se desenvolvessem algo próprio ao invés de se limitarem só à uma cópia com um retoque aqui e ali.

Não sei e nem me interessa saber se eles são incapazes (o que é meio impossível) ou se é por preguiça, adoração à Tezuka ou o que for.

Até porque cada caso é um caso.

Mas o mérito é cem vezes maior se o artista chega e cria algo verdadeiramente próprio, não importando quais as influências.

Porque aí teria acontecido a verdadeira criação.

Aliás, creio que há evolução, sim. É impossível que não haja, mesmo sendo em pequenos detalhes.

Ah, com certeza que tem.

O lance do uso de ângulos com visão distorcida, como de câmeras, creio que realmente começou nos mangás em algum ponto. Pelo menos é a impressão que eu tenho, posso tar viajando.

Mas é aquela coisa, a essência continua muito a mesma.

Foi como eu disse, uns retoques aqui e ali podem ser válidos por si só, mas não causa uma evolução notável.
 
Obrigado pela resposta, Fox :D

Agora, vejo q você é bem sensato!

Só vi até o momento o que passou na Cartoon, acho que você deve saber de qual eu falo.

Sim, sei. Gundam Wing.


A primeira impressão foi de que seria algo bem original, mas observando direito depois de um tempo, vi que só mudava o modo externo como reagiam aos acontecimentos.

Como é a idiossincrasia dos personagens (isso q vc quis dizer, né?) dos animes normais?

Eu gostei muito de Gundam Wing, porque não era maniqueísta, mostrava o mundo como ele é, neste sentido. Não havia o Bem e o Mal, apenas os desejos, sensações, ponto de vista, etc dos personagens.

Ao contrário de energia excessiva e muitas bravatas, rolou muita apatia beirando à letargia.

Mas as bravatas continuaram.

Não que eu esperasse demais também, mas alguma coisa né

Não consegui compreender esse trecho. Explique-me-o, por favor.
 
Phik Fëanor disse:
Como é a idiossincrasia dos personagens (isso q vc quis dizer, né?) dos animes normais?

Rivalidades insanas entre personagens que não tem tremendos motivos pra serem inimigos, como irmãos ou membros do mesmo reino ou sociedade qualquer.

Bravatas do tipo que eu falei, bem inflamadas e exagerdas.

Discursos melodramáticos falando dos princípios dos protagonistas heróis (se for o caso, o que geralmente é) enquanto estão numa luta mortal contra um inimigo supostamente superior (que no fim eles acabam derrotando sumariamente :lol: ).

Ah, aqueles papos longos no meio de uma luta são uma das maiores tosqueiras. Nego explica exatamente como vai dar o golpe e porque o adversário não vai conseguir se defender, ao invés de simplesmente calar a boca e atacar logo. Isso eu curto ver porque é engraçado pra burro. :mrgreen:

Mas é tosco de qualquer jeito.

Tem as coisas mais simples também, tipo os olhos tremendo, as malditas gotas atrás da cabeça, esse olhos aqui ( ¬¬ ), as quedas toscas no chão...

Inda bem que tem anime que aboliu isso, por mais que ainda mantenha aquelas piadas totalmente fora de hora que quebram a tensão.

Eu gostei muito de Gundam Wing, porque não era maniqueísta, mostrava o mundo como ele é, neste sentido. Não havia o Bem e o Mal, apenas os desejos, sensações, ponto de vista, etc dos personagens.

Foi por isos aí que eu tinha alguma expectativa pra Gundam, essa abordagem mais complexa já é algo menos usado, mas ainda assim no fim todos tinham desejos meio doentes e simplistas demais pra levar a sério.

É aquela coisa, ficou meloso demais.

Fox disse:
Ao contrário de energia excessiva e muitas bravatas, rolou muita apatia beirando à letargia.

Mas as bravatas continuaram.

Não que eu esperasse demais também, mas alguma coisa né

Não consegui compreender esse trecho. Explique-me-o, por favor.

Foram as idiosincrassias de sempre.

Exceto que em vez de enérgicos, os personagens eram sempre apáticos, quase nunca estouravam ou sequer mostravam raiva ou irritação. No máximo era uma indignação e olhe lá.
 
Bom, quem começa a série Gundam por G-Wing realmente não começou bem. Pelo menos é o que dizem os fãs da série, que se pudessem varriam essa fase de suas vidas.

Segundo um amigo mecha-maníaco meu, Gundam Wing é uma das séries que não obedecem a cronologia "oficial", ou seja, são histórias à parte do mundo Gundam. Apesar de os produtores terem conseguido boas fases em universos paralelos (como Gundam Seed), G-Wing foi mais um apelo às fangirls do que um presente para os antigos seguidores.

Eu particularmente acho que G-Wing ganharia muito sem os mechas, enquanto muitos pensam que o que estraga o anime são justamente os personagens. O que houve foi uma discrepância enorme entre os dois elementos. Fizeram garotos bonitinhos e superficiais com pares tantos femininos como masculinos (agradando tantos os fãs yaoi/yuri como o restante), e uma enredo político envolvendo os mechas totalmente à parte.

...

Quanto ao traço de Osamu Tezuka, acho certa falta de respeito copiarem o seu traço a essa altura do campeonato. Ele foi o grande idealizador do que hoje conhecemos como mangá, porém, acho que a geração posterior não chegou criar algo tão original a partir dele.

Existe sempre aquele que foi o precursor de certos estilos consagrados que estão em voga neste momento. O criador de Bubblegum Crisis foi um dos principais responsáveis pelo traço hoje vigente, por exemplo.

Mas quantos são os artistas que se fazem reconhecer em meio a tantos outros? Os mais famosos com certeza têm algo de único, mas se fôssemos analisar tudo o que o mercado de mangá oferece daríamos de cara com uma massa homogênea e completamente indistinta. Desenhistas e mais desenhistas que copiam uns aos outros, milhares de mangás iguais tanto na falta de qualidade de seus desenhos quanto na falta de originalidade.

O que chega aqui é muito pouco. Compre qualquer mangá menos famoso como "Margaret" e verá quantas histórias e desenhos idênticos surgem nesse meio, a ponto de não conseguirmos mais identificar quem é o autor daquilo.

Mesmo os mangakas mais famosos não são lá muito criativos, embora pareçam ser dentro de tanta coisa parecida.

O fato é que Osamu Tezuka criou algo novo e não souberam o que fazer com isso.
 
Estou viciado em Cyborg 009 e gostei pra caramba de Astro Boy... Só falta o Cartoon tirar aquela (censurado) daquele Pokémon! Toda hora que eu ligo a TV tá passando essa (censurado)!
Indentifiquei-me tanto com o 004 que talvez o use como avatar...
Até
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo