Mas o que vai rolar aqui? O Kabral vai dar uma entrevista?

Peço então permissão para começar os trabalhos.
Pq não começa falando o que te levou a estudar as culturas africanas e talz?
Eu por exemplo comecei a me interessar por causa do candomblé. E hoje em dia admiro o lance como um todo (além da religião).
Eu comecei por causa do... RPG. Ou melhor, o RPG me levou às mitologias grega, nórdica, egípcia, celta, hindu, etc.
Aos 13 anos eu já tinha decorado o panteão grego.
Inicialmente minha família era toda cristã, mas devagarinho foram todos ou pro candomblé ou pra umbanda.
Já eu nunca tive religião real.
Certo, estou divagando. O que me levou às culturas da África Subsaariana - ou seja, a África abaixo do Saara, a "África Negra" - foi meu incômodo durante a criação do meu cenário de RPG (!!); muitas influências europeias, mas onde estavam os negros na parada? Na escola não me ensinaram porra nenhuma; tive de ir atrás por conta própria. Mas carecia de fontes.
Os livros de Umbanda e Candomblé me irritavam, em geral eram escritos por pais-de-santo que escreviam mais com o coração do que com a cabeça

- ou seja, careciam de fontes, e chegou-se ao absurdo de se dizer que a crença de orixás se estendia por toda África, quando na verdade era restrito ao reino Iorubá no que hoje é chamado de Nigéria.
Aí tudo mudou quando entrei na faculdade de Letras e tive às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Aí surtei bonito na batatinha quando li este livro:
Aí o cenário de RPG digievoluiu para uma série de romances (!!) cujo primeiro livro ainda está em andamento e cujos capítulos iniciais vocês podem conferir aqui:
primeiro,
segundo,
terceiro,
quarto,
quinto e
sexto.
Acho que publicarei nas internetz só até o 9. Aqui comigo já tenho mais de 50.
Mas então. Meu enfoque maior são os países africanos lusófonos, em especial Angola. A religião original de lá é diferente do que estamos acostumados com o estereótipo de África - ou seja, nada de orixá, etc.
Eu tenho interesse nas entidades espirituais. Tem como?
Vou falar o que sei, que é da religião original de Angola. Entidades de Umbanda e Candomblé não sei tanto, outros poderão falar melhor por mim, creio eu.
As etnias do que hoje é Angola e Congo - quiocos (tchokwe), umbundos, quicongos, lundas, lubas, etc., eram
animistas - i.e., a crença de que existem espíritos em todas as coisas, do menor pedregulho à maior montanha, no Sol (
Tangwa), na Lua (
Kakueje) e na própria Terra -
Tchyanza Ngombe, a Grande Mãe Serpente Criadora de Todas as Coisas.
Os lubas e outros na verdade acreditam em
Nzambi (Deus) como Espírito Supremo e criador do Mundo - deste e de outros mundos.
Nzambi criou o Mundo e tudo o que nele existe. E depois pôs-se a dormir. E nunca mais se interessou por sua Criação. Por isso a crença de que os homens devem completar a Obra de
Nzambi - para o bem ou para o mal.
Já a crença de
Tchyanza Ngombe, Grande Mãe Serpente, é semelhante, com o adendo de que ela é a própria Terra - por isso não pode "partir", como fez
Nzambi. E todos nós nascemos de seu ventre e somos seus filhos.
Existem dois mundos: este mundo visível sob o Sol e o mundo invisível, lar dos espíritos. Embora entre algumas etnias se digam de outras dimensões e mundos.
A hierarquia dos espíritos é simples: primeiro, os Grandes Espíritos da Natureza - a Terra, o Sol, a Lua e os demais; depois, os heróis fundadores de linhagem. Cada etnia tem o seu.
Por exemplo, entre os humbe e ambo há a crença de Nambalisita, o primeiro homem, que nasceu dum ovo, partindo a própria casca; na cultura umbundo, o primeiro homem é Feti, nascido da Serpente das Águas; entre os lundas e quiocos, os primeiros humanos são Namutu e Samutu, os gêmeos de sexo diferente, que nasceram da Grande Mãe Serpente e deram origem ao país lunda (Império Lunda-Quioco [Tchokwe], já chego lá.
Acreditava-se que a hierarquia do mundo visível se mantinha no mundo invisível - por isso, eram mais importantes os espíritos de ancestrais da classe nobre - reis, sobas (chefes), kimbandas (sacerdotes), etc - do que espíritos de plebeus.
Ah sim, as entidades. Eram várias.
Assim como nem todas as coisas que existem possuem inteligência, nem todos os espíritos possuem intelecto real - alguns não passam de instintos selvagens, forças naturais, imprevisíveis e dignos de temor. Os homens prestavam reverências de respeito, sempre que abatiam um animal ou cortavam uma árvore, por exemplo - para que o espírito destes não retornassem para os incomodar à noite.
Hm. Algumas etnias reverenciavam a mulemba, a Árvore Sagrada dos Deuses. É que se acredita que quando a pessoa falece seu espírito sobe lentamente, até alcançar as camadas superiores do mundo invisível e então repousar ao lado dos grandes ancestrais do passado. Nas mulembas eles acreditavam que repousavam por ora, seus entes nobres falecidos mais recentemente.
Por isso, havia um tipo de punição que era considerado cruel: arremessar os condenados num abismo profundo. Acreditava-se que a alma do criminoso demoraria mais para subir e dessa forma sofreria mais neste mundo visível sob o Sol.
Ah, por último e nem de longe menos importante: os
cazumbis, os malignos espíritos dos mortos. Era consenso geral que pessoas verdadeiramente monstruosas e feiticeiros viraram cazumbis após a morte e permaneciam no mundo dos homens causando o caos: invocando a fome, nuvens de insetos, ondas de azar ou mesmo sugando energia vital das pessoas durante a noite. Aliás,
Kakueje (Lua) era considerada a Rainha dos Espíritos Malignos. Há uma estória (machista) por detrás disso. contarei resumidamente.
Entre os que creem em
Nzambi, diz que quando desceu à Terra criou uma mulher para lhe fazer companhia. Transou com a mulher e tiveram uma filha. Um dia,
Nzambi saiu pra caçar e quis levar apenas a filha. A esposa foi contra, mas a vontade de
Nzambi era soberana. A filha voltou grávida do próprio pai. A esposa acabou se enforcando, dominada por um misto de horror, ciúme e desespero. E seu espírito desencarnado se tornou o primeiro cazumbi e subiu além dos céus. E seu nome é Kakueje, a Pálida.
O que mais falo de espíritos?
Eu só entrei pra ver se o Cabral ja tinha postado... só estranhei ele ainda num ter feito um post repleto de informações.
Num é? Vamos encham aqui de informações sobre Mama África.
Tá bom um post desse tamanho aí? Duvido que vocês leiam essa porra toda.