• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise na América do Sul

Tirando as ideologias políticas:

Hugo Chaves acha que seu exército é mais poderoso do que o da Colômbia.

Eu sei que ele comprou milhares de fuzis de guerra da Russia, bem como uma fábrica da mesma será implantada na Venezuela. Também sei que ele comprou 4 submarinos e alguns caças de guerra.
Mas isso não quer dizer nada. Se esse maluco fizer guerra com a Colombia ele vai perder feio.
Principalmente porque o grosso do armamento que ele comprou ainda nem foi entregue.
 
Demorou menos do que eu esperava pra eles resolverem.

OEA vê violação da soberania, mas não condena a Colômbia

Ainda bem que as coisas se acalmaram. Mas essa OEA tá parecendo o STJD, amarelou pra Colômbia.


Tirando as ideologias políticas:

Hugo Chaves acha que seu exército é mais poderoso do que o da Colômbia.

Eu sei que ele comprou milhares de fuzis de guerra da Russia, bem como uma fábrica da mesma será implantada na Venezuela. Também sei que ele comprou 4 submarinos e alguns caças de guerra.
Mas isso não quer dizer nada. Se esse maluco fizer guerra com a Colombia ele vai perder feio.

Não creio que ele faça isso. Seria pedir pro Bush fazer da Venezuela um novo Iraque.
 
Na verdade, agora a atenção da Colômbia vai ficar em cima dela Venezuela. Isso explica as tropas que ele mandou pra fronteira.
Há rumores de que as tropas da Venezuela foram deslocadas pra fronteira, porque o nº 1 das Farc está na região. Mais precisamente em território venezuelano, no Estado onde o Chavez nasceu.
 
Há rumores de que as tropas da Venezuela foram deslocadas pra fronteira, porque o nº 1 das Farc está na região. Mais precisamente em território venezuelano, no Estado onde o Chavez nasceu.
Eggzactly.

E se for isso mesmo, Chávez vai ter enfiado o pé na jaca de uma maneira que eu jamais poderia ter imaginado.
 
O editorial e as cartas dos leitores no Jornal O Globo ontem estavam absolutamente hilárias. As melhores piadas da semana.

De qualquer forma, admiro quem consegue definir as coisas com tanta facilidade e certeza. Fica a lembrança (mas não de autoria dele) do Galloway: "One man’s terrorist is another man’s freedom fighter".
 
Última edição:
Tirando as ideologias políticas:

Hugo Chaves acha que seu exército é mais poderoso do que o da Colômbia.

Eu sei que ele comprou milhares de fuzis de guerra da Russia, bem como uma fábrica da mesma será implantada na Venezuela. Também sei que ele comprou 4 submarinos e alguns caças de guerra.
Mas isso não quer dizer nada. Se esse maluco fizer guerra com a Colombia ele vai perder feio.
equipamento não ganha guerra.
tem de ter treinamento, conhecimento da região e experiência em combate. Coisa que a FA Colombianas tem mais que todos os demais países com o qual faz fronteira.
 
Sim, e o submarino não ajudaria muito na selva. :roll:

Ok, mais uma dúvida: SE a guerra acontecer (coisa que ainda acho difícil), de que lado vocês acham que o Brasil ficaria? Neutro? O Brasil, mesmo não tendo equipamentos, tem tropas de selva MUITO fodas, como eu já li em alguns lugares, e como já foi dito aqui mesmo.......

E os EUA? Acham que entrariam no meio, usando a ONU como disfarce, e derrubariam o Chavez de vez, para ter petróleo? Até que ponto isso seria ruim (a queda de Chavez)? E a Bolivia e Evo, ficaria assistindo?
 
equipamento não ganha guerra.
tem de ter treinamento, conhecimento da região e experiência em combate. Coisa que a FA Colombianas tem mais que todos os demais países com o qual faz fronteira.

Foi por isso que eu escrevi isso, Hugo Chaves fica se armando com equipamentos como forma de querer amedontrar possíveis inimigos. Só que muitas vezes, como você disse; o que vale é a experiência e o conhecimento de campo, tática de guerrilhas e etc.

Agora, eu discordo de você quando diz que FA Colombiana possui mais experiência que todos os países com qual faz fronteiras.

O exército brasileiro é muito forte e muito treinado para lidar com situações de guerrilha em selvas. È um dos países com maiores experiências no ramo de guerras militares na selvas, mesmo o Brasil não participando de nenhum conflito internacional em suas fronteiras. Assim como as Farc faz treinamento, reconhecimento de campos de luta dentro das selvas, os governos dos países da região fazem a mesma coisa.


Sim, e o submarino não ajudaria muito na selva. :roll:

Ok, mais uma dúvida: SE a guerra acontecer (coisa que ainda acho difícil), de que lado vocês acham que o Brasil ficaria? Neutro? O Brasil, mesmo não tendo equipamentos, tem tropas de selva MUITO fodas, como eu já li em alguns lugares, e como já foi dito aqui mesmo.......

E os EUA? Acham que entrariam no meio, usando a ONU como disfarce, e derrubariam o Chavez de vez, para ter petróleo? Até que ponto isso seria ruim (a queda de Chavez)? E a Bolivia e Evo, ficaria assistindo?


O Brasil ficaria neutro, desde que, nenhum país invada seu território, e, se isto acontecer o que ele vai fazer é se defender, somente isto.

O Brasil é um país neutro e não toma partido nenhum e sim preza pela paz e harmonia entre os Estados Nacionais, isto está escrito na Contituição de 1988.

A política externa norte-americana não é mesma em todos os países do mundo. De acordo com a região e sua relação histórica existem as geopoliticas especificas para cada continente. Os EUA nunca vai invadir a Venezuela pois, ele tem quem faça isso por ele.

Outra coisa, os Americanos não são loucos de fazer guerra com a Venezuela em território sul-americano porque eles carregam um peso imenso pela derrota no Vietnan na década de 60. Os americanos não são bons e não possuem experiência para lidar com guerra de guerrilha em selvas, somente em campo aberto, como é o caso do Oriente Médio.
 
Eu vou lançar uma pergunta aqui no ar, para saber a opinião de vocês.
Vocês não acham estranho a Colômbia, aliada ao todo-poderoso EUA ainda não terem dado um jeito na produção e tráfico de drogas? Eu não entendo muito de droga, mas pelo que eu sei as plantações necessárias para a produção de cocaína são bem grandes. Para um governo conhecedor do terreno tendo um aliado com recursos de sobra, isto não deveria ter sido solucionado? Vocês não acham que o governo colombiano-EUA podem estar fazendo vista grossa para o tráfico? Talvez ganhando alguma coisa nisso? E as FARC, o exército do povo, estão atrapalhando a brincadeira deles?

Teoria da conspiração? Será? :/
 
Eggzactly.

E se for isso mesmo, Chávez vai ter enfiado o pé na jaca de uma maneira que eu jamais poderia ter imaginado.
E sabemos que ele não é tão tonto assim.
Percebi que ele tá louco para um conflito, mas não quer que seja desencadeado por ele.
Tipo: "O que eu fiz foi pra ajudar um país vizinho".

Eu só não entendo o porque ele é tão confiante que a Venezuela possa entrar e sair de uma guerra vencedora. Fico com medo desse maluco ter algum trunfo que não sabemos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo