• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise na América do Sul

Eu comentei sobre isso no Blog do Lukas.. mas aqui vai algo parecido:

O Hugo Chávez gosta de brincar de guerrinha. O conflito maior é entre Equador e Colombia, e Chávez já falou em ataques à Venezuela.

Concordo com o Neithan, não vai ter guerra. Se houver, Brasil não fica do lado da Venezuela. Brasil não fica do lado de ninguém. E os EUA vão meter o nariz por aqui.
 
Eu quase surtei com algumas opiniões aqui, mas vamos lá, ainda estou bem calmo. :-)

O Senhor do Escuro governa em Washington, não em Caracas.
Concordo que Chávez deveria cuidar mais dos problemas em seu próprio país, mas o cachorrinho colombiano do Bush chamado Álvaro Uribe vem provocando há tempos. Para mim a relação que citou da onça cutucada com vara curta está invertida, para o sentido de Uribe.

Não precisa surtar não... não vale a pena.

Você acha que só existe um senhor do escuro, o Sauron Bush?
Nossa, Hugo Chavéz então é o senhor da luz e o homem que vai trazer uma grande revolução a Venezuela e América Latina. Vamos ficar livres do império Bush...
A Venezuela, A Colombia, O Equador, os EUA não tem nada de bonzinho nisso aí.... As ideologias esquerdistas não são a soluções para a liberdade da América Latina.

Nossas revoluções acontecem quando investimos vilentamente na base, na saude e na educação. Seja isso um governo de esquerda, de direita ou de centro esquerda.
 
Na realidade não é "vão", os EUA já começaram a meter o nariz: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL336580-5602,00.html

Pois é, o faro de guerra dele alcança longe. E ainda tem nove meses pra esse louco sair. :disgusti:


Não precisa surtar não... não vale a pena.

Você acha que só existe um senhor do escuro, o Sauron Bush?
Nossa, Hugo Chavéz então é o senhor da luz e o homem que vai trazer uma grande revolução a Venezuela e América Latina. Vamos ficar livres do império Bush...
A Venezuela, A Colombia, O Equador, os EUA não tem nada de bonzinho nisso aí.... As ideologias esquerdistas não são a soluções para a liberdade da América Latina.

Nossas revoluções acontecem quando investimos vilentamente na base, na saude e na educação. Seja isso um governo de esquerda, de direita ou de centro esquerda.

Foi modo de falar. :lol:

Não tenho essa ilusão sobre Hugo Chávez. Mas, pelo menos para mim, muitas idéias dele me soam mais coerentes do que as de Uribe (nem vou citar Bush, a idiotice dele já e notória). Tem seus defeitos e erros? Claro que sim. Mas a reconstrução que ele promoveu e promove na Venezuela é notória.

Já sobre sua conclusão, inquestionável.
 
Pois é, o faro de guerra dele alcança longe. E ainda tem nove meses pra esse louco sair. :disgusti:

Foi modo de falar. :lol:

Não tenho essa ilusão sobre Hugo Chávez. Mas, pelo menos para mim, muitas idéias dele me soam mais coerentes do que as de Uribe (nem vou citar Bush, a idiotice dele já e notória). Tem seus defeitos e erros? Claro que sim. Mas a reconstrução que ele promoveu e promove na Venezuela é notória.

Já sobre sua conclusão, inquestionável.

Pois é! Eu me esqueci de dizer: Eu não estava nervoso não viu?!!!! :lol::lol::lol:
 
O bush é louco por guerras, e se tiver riqueza em jogo como petróleo ele fica com mais olho gordo ainda, mas como falaram aqui, não haverá guerra, isso se resolverá diplomaticamente, e outra, o Brasil não precisa com urgência comprar aviões, helicopteros e armamentos pesados, sequer tem ameaça de qualquer tipo a nós, porém caso isso começe a surgir, sem dúvida o Brasil investirá.

As farcs são sim, um grupo terrorista e o que o Uribe fez foi em parte correto, porém, ele deveria pedir permissão a venezuela ou ao equador para investir contra esses terroristas em qualquer desses territorios que eles estejam assim sim, caso fosse negado, ficaria mais do que claro que equador e venezuela apoiam as farcs, disso eu não tenho dúvida, em parte eu apoio o uribe, mas acho que ele devia agir com mais cautela.
 
Eu até entendo que o Equador não gostou nada dessa história de atacar seu território. Realmente foi uma invasão e tal. Mas engraçado que isso não se aplica às Farc? Eles podem ficar no Equador o quanto quiserem sem serem incomodados?
Não duvido muito dessa ligação Equador - Farc.
Pois é! Acho que esse é um ponto importante. O Chavez já disse que tem muito em comum com as ideologias das Farc, tanto que havia pedido pra eles serem retirados da lista de terroristas, lembram? A Colômbia não deve gostar nada de uma eventual ajuda que a Venezuela e o Equador dão às Farc.

Olha o contrasenso: o Correa está aqui hoje no Brasil tentando convencer o Lula de que "as Farc são uma ameaça pro Brasil também, caso haja agitos naquela região, já que eles poderiam fugir pra cá." Mas oras, o Equador sabia que haviam acampamentos das Farc em seu território. Por que não agiu?

O Uribe disse que conseguiu provas da ligação das Farc com o alto escalão do governo equatoriano e com o venezuelano. Então tem alguma coisa que não tá encaixando nessa história.

O fato do Bush apoiar o governo colombiano fere um pouco o orgulho dos países contrários aos Estados Unidos, especialmente à Venezuela. Acho que o Chavez tomou o Uribe como um inimigo, o que foi seguido pelo Morales e agora, pelo Correa. Consequentemente, qualquer coisa vai ser motivo pra acirrar os ânimos.

Agora, olhando o ponto de vista do Uribe, não deve ser fácil ter que lidar com uma guerrilha dentro do seu próprio país, né gente? Sequestrando e praticando atendados e ainda por cima, com a possibilidade de estar sendo ajudada por governos de países vizinhos.
 
Agora, olhando o ponto de vista do Uribe, não deve ser fácil ter que lidar com uma guerrilha dentro do seu próprio país, né gente? Sequestrando e praticando atendados e ainda por cima, com a possibilidade de estar sendo ajudada por governos de países vizinhos.
você falou um ponto que meio mundo tem ignorado.
A colombia enfrenta sozinha (com uma ajuda pifia dos EU & A) as FARC, e ainda tem de enfrentar esse apoio da venezuela e do equador.

Eu, particularmente, achei valida a atitude da Colombia, e tem mais de denunciar o Equador e a Venezuela como países que financiam o terrorismo e o tráfico de drogas internacional.
 
você falou um ponto que meio mundo tem ignorado.
A colombia enfrenta sozinha (com uma ajuda pifia dos EU & A) as FARC, e ainda tem de enfrentar esse apoio da venezuela e do equador.

Eu, particularmente, achei valida a atitude da Colombia, e tem mais de denunciar o Equador e a Venezuela como países que financiam o terrorismo e o tráfico de drogas internacional.

Eu diria que a Colômbia foi afoita. Ela viu a possibilidade de matar o nº 2 das farc e foi pra cima com tudo. Ela podia ter rastreado um pouco mais, esperado um pouco, avisado o Equador e ai sim, ido pra cima. Atravessar divisas é uma atitude complicada normalmente, para fazer manobras militares então, muito mais.

No caso do Equador realmente estiver ajudando as FARC, É só eles mostrando as provas pra ONU e ver no que dá. Será que o Chavez vai ir contra até a ONU?
 
É, vamos avisar o equador.
ai seria repetir as 190285189024819084 tentativas dos EU & A de usar misseis balisticos de cruzeiro para tentar matar Usama Bin Laden no afeganistão antes do 11/09.
Para evitar um mal-entendido entre a India e o Paquistão, os EU & A avisavam os paquistaneses sobre o horario do lançamento do missil, e pá. O paquistão informava os Talebans que informavam o bin laden, que simplesmente fugia.

Realmente Lukaz, deveriam ter avisado o equador e terem deixado um terrorista e traficante internacional a solta pelas florestas da amazonia equatorial/venezuelana.

No caso do Equador realmente estiver ajudando as FARC, É só eles mostrando as provas pra ONU e ver no que dá. Será que o Chavez vai ir contra até a ONU?
E tu acha que o Chavez da alguma bola a ONU.
ele quer mostrar ao papai Fidel que é um bom revolucionário e irá peitar o "capeta" bush e suas marionetes na ONU.

Só lembrando que a FARC é considerado um grupo terrorista pela OEA, UE, ONU...
 
Última edição:
É, vamos avisar o equador.
ai seria repetir as 190285189024819084 tentativas dos EU & A de usar misseis balisticos de cruzeiro para tentar matar Usama Bin Laden no afeganistão antes do 11/09.
Para evitar um mal-entendido entre a India e o Paquistão, os EU & A avisavam os paquistaneses sobre o horario do lançamento do missil, e pá. O paquistão informava os Talebans que informavam o bin laden, que simplesmente fugia.

Realmente Lukaz, deveriam ter avisado o equador e terem deixado um terrorista e traficante internacional a solta pelas florestas da amazonia equatorial/venezuelana.

Era só avisar uns 5 minutos antes do ataque ué.

- Olha, nos estamos preparando um ataque na sua fronteira que pode dar problemas com as nossas divisas.
- Quando?!
- Vai ser daqui a... espera... hm... Já foi! Desculpe, o fuso horário me confundiu. Tchau!

Pronto. :g:
 
Eu tô começando a pegar mais raiva desse Rafael Correa do que do Chavez. Veio aqui no Brasil dar uma de coitadinho pro Lula e esse abaixa a orelha, dizendo que manifesta solidariedade ao Equador.
Tá, tudo bem, houve invasão. Mas ninguém toca no assunto dessa possível ajuda financeira do Chavez e nem desse acobertamento do governo equatoriano em relação às Farc.
Vai ver ninguém falou nada a respeito disso porque ainda não foi provado. O que se tem de concreto é o Uribe dizendo que possui os tais documentos. Mas prova concreta ninguém viu ainda.

E o Lula não abaixou a orelha pro Correa. Ele só está sendo coerente com a postura do Brasil de não-interferência nesse tipo de assunto, a não ser como papel de mediador. Que houve uma invasão territoria, nem você nega. Mas se formos levar em consideração que os países que condenam essa invasão abaixam a orelha pro Equador, então todos os países da América do Sul abaixaram, inclusive o Peru que é inimigo histórico do Equador. O único que bateu palmas foi o Bush.

Mas enfim, o Uribe foi precipitado nisso eu acho. Tudo bem que era o nº2 das FARC e tudo o mais, mas invasão de território, mesmo que "justificada" é um crime bem grave, mesmo que o outro lado esteja dando cobertura pras FARC e etc. Seria melhor uma operação na surdina, pára-militares, comandos ou o escambau.

E o que me parece é que quem tá mais interessado nisso é o Chávez, mais que o próprio Correa.
 
Última edição:
Você queria que Chávez fizesse o que "pra ajudar"? E queria o que, que ele falasse bem da Colômbia?
Infelizmente as Farc são muito vinculadas ao tráfico (coisa que não acontece com, por exemplo, o Ejército Zapatista de Liberación Naconal, de Chiapas, no México, outra famosa guerrilha latino-americana), mas a intransigência do governo colombiano ao longo dos anos é indecente.


Bom... eu sei... infelizmente Hugo Chavez é um caso perdido nessa história, se ele tomar uma ação vai provavelmente beneficiar direta ou indiretamente As FARC.


Também imagino que eu tenha me precipitado dizendo que apoiariamos o Chavez, provavelmente não nos involveremos diretamente em conflitos mesmo... apenas ( no máximo ) como mediadores.
 
Tirando as ideologias políticas:

Hugo Chaves acha que seu exército é mais poderoso do que o da Colômbia.

Eu sei que ele comprou milhares de fuzis de guerra da Russia, bem como uma fábrica da mesma será implantada na Venezuela. Também sei que ele comprou 4 submarinos e alguns caças de guerra.
Mas isso não quer dizer nada. Se esse maluco fizer guerra com a Colombia ele vai perder feio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo