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Criatividade... onde diabos?!?

Primula disse:
Comics idem: dá pra citar fácil Moore, Miller, Morrison (minha especialidade são roteiristas. Ash indica os desenhistas)
Seu desejo é uma ordem, Pri.
E ainda completo os quadro dos roteiristas p/ vc. :wink:
Roteiristas: Garth Ennis e Neil Gaiman e mais uma porrada
Desenhistas: Quitely, Carlos Pacheco, Larroca, Romita Sr., Romitinha e mais um monte.

Detalhes que esses foram os que vieram na cabeça sem precisar pensar nem um pouco... posso sitar mais uma penca deles depois.
 
bem, eu já havia ouvido falar desta reportagem, ela mostra q ee esta muito pessimista...

com certeza, a animação japonesa esta com uma grande quantidade de sexo e violencia, mas olhem o seguinte... oq dá mais audiencia hj...

Não são brigas na televisão ou sensualismo barato com mulheres semi-nuas, onde mulheres com roupas sexys apresentam programas infantis...

então faço até uma piada q meu amigo fez referente ao AF...

Shisui- Porra meu, vc ve as apresentações de cosplay, oq faz mais sucesso ou são lutas ou são cosplays de meninas semi nuas...pocha, etão oq ira vencer são oq..meninas seminuas lutando?

Dilandau (eu)-pior q sim, na midia nacional pelo menos é assim...

Pior q isso é a nossa realidade... os animes são feitos para o comercio, não mais para divulgar o concervadorismo e tal, o comercio de animação esta crescendo cada vez mais, melhores animação estão chegando e oq mais facina op publico mais atual são as acrobacias...exemplo claro...Matrix, ou guerras, a violencia hj faz parte de nossa vida...como já fazia na idade media, mas faz parte de uma forma diferente, na ficção...já qdo aconetece na realidade é um deus nos acuda...XD
 
Ilpalazzo-sama disse:
Não são brigas na televisão ou sensualismo barato com mulheres semi-nuas, onde mulheres com roupas sexys apresentam programas infantis...

Eu diria que a coisa realmente dificil de ser ver aí, em animes, são as apresentadoras. :P

Lord Ashram disse:
Roteiristas: Garth Ennis e Neil Gaiman e mais uma porrada

Warren Ellis, J. Michael Straczinsky, Kurt Busiek, Jeph Loeb...

Ashzinhu disse:
Desenhistas: Quitely, Carlos Pacheco, Larroca, Romita Sr., Romitinha e mais um monte.

Eric Powell, Steve Purcell, David Mack, Sam Kieth...

Ashzão disse:
Detalhes que esses foram os que vieram na cabeça sem precisar pensar nem um pouco... posso sitar mais uma penca deles depois.

Eu também posso citar mais. Taí ótimos exemplos de vários artistas promissores e originais, dentor do que se propõem a fazer. E são apenas a ponta do iceberg.

Realmente, o contingente de bons artistas dentro do mercado de mangás e animes é pequeno, em relação aos medíocres. Não tenho como não concordar com a Pri nessa.

Nada de errado em fazer histórias só pra divertir. O próprio Alan Moore faz isso, tanto com 1963 quanto com A Liga dos Cavalheiros Extraordinários (minha atual história favorita dele).

O que há de errado com muitos mangás por aí é a idiotização desse tipo de histórias. Não é porque é só pra divertir que possa se usar isso como pretexto pra fazer uma baboseira qualquer, Washu.
 
O problema de postar depois da Primula é que sobra pouca coisa pra dizer, a não ser que vocês discorde. :?

Mas eu vou ajudar a colocar lenha na fogueira ( :mrgreen: ):

Fox disse:
Lord Ashram disse:
Roteiristas: Garth Ennis e Neil Gaiman e mais uma porrada

Warren Ellis, J. Michael Straczinsky, Kurt Busiek, Jeph Loeb...

...Brian Azarello, Peter David, Alan Grant, Mark Millar, Pat Mills, Mark Waid, Andrew Helfer, Michael Avon Oeming, Bruce Jones, Brian Michael Bendis, Peter Milligan, Keith Giffen, Paul Jenkins, Brian K. Vaughan, Greg Rucka, Bill Willingham, etc, etc, etc.

Fox disse:
Ash disse:
Desenhistas: Quitely, Carlos Pacheco, Larroca, Romita Sr., Romitinha e mais um monte.

Eric Powell, Steve Purcell, David Mack, Sam Kieth...

... Mike Mignola, Neil D. Vokes, Brian Hitch, Alex Maleev, Eduardo Risso, Mike Allred, Chris Bachalo, David Mazzucchelli, Kyle Baker, Alex Ross, Jae Lee, Kevin O'Neill, Simon Bisley, Steve Dillon, Steve Sckroce, família Kubert, George Perez, Gene Ha, John Cassaday, Joe Quesada, Adam Hughes, etc³.

Uma observação, eu só citei roteiristas e artistas que trouxeram algo de novo e criativo para os comics. A grande maioria desses fez pelo menos uma coisa muito boa recentemente (muitos fizeram mais), ou nos últimos anos. Muitos continuam produzindo (boas) séries regulares, e alguns são revelações que estão ganhando notoriedade agora.

A diferença é gritante. Quando se trata de mangá e anime, fazer uma lista dessas é impossível. Pouca coisa (tanto em termos de arte quanto de história) não é reciclagem de idéias notoriamente bem-sucedidas e/ou propaganda descarada (com Pokémon sendo o ápice da propaganda descarada).

Anyway, Miyazaki está pensando nas criancinhas.

Eu falo por mim. Sexo e violência rlz, desde que sejam conseqüências de uma boa história.
 
Primula disse:
Se vocês não perceberam, poucos tópicos aqui são interessantes. A maioria dos posts ENCHE O SACO.
Isso eu assino embaixo!!!Aliás, esse tópico é um dos poucos que me inspira :roll: junto com o de RK e de Ha também...mas é impossível levar para caminhos interessantes muitos tópicos aqui ¬¬

Fox disse:
O que há de errado com muitos mangás por aí é a idiotização desse tipo de histórias. Não é porque é só pra divertir que possa se usar isso como pretexto pra fazer uma baboseira qualquer, Washu.

Eu sei, aliás fazer uma coisa simples sem ser idiota não é nada fácil :mrgreen:[/quote]
 
Gaaaahhhh!!! Eu fico um dia sem ver isso aqui e sai uma porrada de post!!! 8O

(até o V postou aqui!!! 8O )

Ilpalazzo-sama disse:
bem, eu já havia ouvido falar desta reportagem, ela mostra q ee esta muito pessimista...

Eu diria realista.

(De repente veio esta imagem à cabeça: eu não páro de pensar que quem pensa o contrário é como o Iwanbou - sorrindo até quando desgraça acontece)

com certeza, a animação japonesa esta com uma grande quantidade de sexo e violencia, mas olhem o seguinte... oq dá mais audiencia hj...

Cidade Alerta? Aqui e Agora? Eu SEI que esse tipo de coisa dá audiência. :roll:

Pior q isso é a nossa realidade... os animes são feitos para o comercio, não mais para divulgar o concervadorismo e tal, o comercio de animação esta crescendo cada vez mais, melhores animação estão chegando e oq mais facina op publico mais atual são as acrobacias...exemplo claro...Matrix, ou guerras, a violencia hj faz parte de nossa vida...como já fazia na idade media, mas faz parte de uma forma diferente, na ficção...já qdo aconetece na realidade é um deus nos acuda...XD

Que deus ME acuda! o que você quis dizer com a segunda frase?!?!? Deus, que coisa mais conservadora você queria do que PÃO E CIRCO? (violência e sexo)

Onde as obras clássicas que mencionei são conservadoras? Rosa de Versailles é conservador (no dia que vir um pai chamar uma filha de Oscar eu digo aleluia)? Discutir sobre teatro (Garasu no kamen - máscara de vidro)? O tema da mãe de sair do próprio país e trabalhar em outro (dos Apepinos aos Andes - Marco) e quando Marco finalmente encontra a mãe ela morre?

Conservador a meu ver tem a ver com usar algo porque todo mundo usa. É como moda. Os primeiros que usaram piercing para contestar algo é uma coisa. Só porque achou legal e choca as pessoas (mesmo porque o choque inicial já foi) resolver usar não é nada.

Mas vocês não me responderam: como é que de 1000 artistas de mangá sobressai apenas um gênio, enquanto em mais de 100 artistas de comics (como Ash e V citaram) aparecem mais de 20??? Tipo, rola o mesmo esquema comercial de prazos, competição ferrada para entrar no mercado (até pior a meu ver), os que não funcionam são descartados...

V disse:
O problema de postar depois da Primula é que sobra pouca coisa pra dizer, a não ser que vocês discorde. :?

Eu te mato :twisted:

Ainda não esgotei a discussão. :grinlove:

(Depois de um monte de citação generosamente feita por Raposinha Meiga, Lord de Marmo e um terrorista sádico)

V disse:
Uma observação, eu só citei roteiristas e artistas que trouxeram algo de novo e criativo para os comics. A grande maioria desses fez pelo menos uma coisa muito boa recentemente (muitos fizeram mais), ou nos últimos anos. Muitos continuam produzindo (boas) séries regulares, e alguns são revelações que estão ganhando notoriedade agora.

Exatamente o que eu quis dizer... não é preciso fazer uma Capela Sixtina a toda hora, mas dá pra notar que CADA um desses artistas está AMADURECENDO com o passar do tempo. Eles estão estudando a linguagem dos quadrinhos, e também estudando outras coisas que a cultura (ciência, filosofia, romance, etc) oferece para voltar a ter a inquietação de "ter algo a dizer"

A diferença é gritante. Quando se trata de mangá e anime, fazer uma lista dessas é impossível. Pouca coisa (tanto em termos de arte quanto de história) não é reciclagem de idéias notoriamente bem-sucedidas e/ou propaganda descarada (com Pokémon sendo o ápice da propaganda descarada).

Zillion entraria nessa também... :grinlove: (mas eu gosto de Zillion)

Mas quando eu penso que nada mais pode aparecer para estragar, surge algo pior! Yuh-Gi-Ou!!

Anyway, Miyazaki está pensando nas criancinhas.

Aqui acho que ele por falar ao público tem de usar certos elementos de identificação com o mesmo. Não ia adiantar nada ele falar "porra, cadê o pessoal criativo! Quero competição!"

Eu falo por mim. Sexo e violência rlz, desde que sejam conseqüências de uma boa história.

E dá pra fazer boas estórias sem sexo e violência. O ponto de Miyazaki é que usam sexo e violência apenas para dizer que é uma estória para adultos :roll: (o mesmo erro que usam para classificar filmes aqui no ocidente)

O segundo ponto que estou começando a abordar é o público que consome anime e mangá.

Eu não sei quanto a vocês. Sempre fui de opinião que um consumidor cansa de consumir carne de vaca depois de um tempo.

Comics sofreu uma crise com seus heróis que nunca morrem em seus universos perfeitos (onde o Mal só existe com supervilões). E isso deve-se ao amadurecimento de seus leitores (que podemos personificar nas pessoas de Fox, V, eu mesma e Ashram)

Ficou um pé no saco ver que as comics não nos ofereciam nada de novo. Então as vendas caíram.

Eu sempre pensei que no Japão, como o índice de leitura de quadrinhos é absurdamente maior que nos EUA e Brasil (aqui quem lê quadrinhos é taxado de imbecil para baixo, e a gente sofre para mostrar o contrário), como resultado final teríamos um público mais exigente.

Não está havendo no entanto a mesma crise que as Comics sofreram: queda nas vendas por que o público ficou mais exigente.

É um assombro para mim que sempre acreditou que o público lá fosse mais exigente que o daqui. Tá continua sendo porque a gente só recebe shounen (yuri) e shoujo (yaoi), enquanto lá ainda vai ter os "underground" que não é tão underground assim (para conseguir qualquer coisa antiga é muito mais fácil por lá... se quiser algo de algum artista desconhecido você só tem de ligar para a gravadora. Aqui temos de rezar para encontrar em algum sebo :disgusti:)

(depois continuo!)
 
Primula disse:
É um assombro para mim que sempre acreditou que o público lá fosse mais exigente que o daqui.

Eu diria que é uma questão cultural essa "falta" de exigência. O povo japonês (atual) tem como uma de suas características marcantes (e gritantes) o consumismo... mais especificamente o consumismo por supérfluos. Delimitando isso na área dos mangás e animes, a não exigência pode ser explicada pelo fato de que, se temos fórmulas constantemente repetidas, é porque as mesmas dão um lucro absurdo, na forma de bugigangas de infinitas espécies relacionadas com os personagens das histórias que vendem como água.

O leitor japonês médio, desejoso por um garage kit de uma deusa gostosa ou pelo jogo de um monstrinho cuspidor de raios, continuará a apoiar o tipo de história em que aparecem tais figuras, pois ele próprio sabe da relação autor-revista-leitor-bugiganga-fabricante-editora-autor e, ao continuar sendo um comprador assíduo, mais o mercado lhe disponibilizará trecos para serem comprados e saciarem (até que surja uma série "kawaii" nova) sua fome material.

Resumindo: "por que eu exigiria uma história mais complexa se há a possibilidade da mesma não me proporcionar coisas interessantes para comprar, ao contrário das que fazem uso de fórmulas repetidas?"

Infelizmente, esse é o pensamento do leitor japonês atual. É um ciclo vicioso sem solução aparente: faço uma história kawaii fácil com a certeza de que produtos serão fabricados a partir dela; tais produtos invariavelmente serão comprados (aos milhares); o dinheiro das vendas dos produtos me propicia a fabricação de mais histórias kawaii fáceis que darão origem a mais produtos, que me darão mais dinheiro, etc, e por aí vai... :osigh:

E a criatividade nisso tudo? Ora, como se eles se importassem com um detalhe pouco lucrativo como esse. :tsc:
 
Primula disse:
Mas vocês não me responderam: como é que de 1000 artistas de mangá sobressai apenas um gênio, enquanto em mais de 100 artistas de comics (como Ash e V citaram) aparecem mais de 20??? Tipo, rola o mesmo esquema comercial de prazos, competição ferrada para entrar no mercado (até pior a meu ver), os que não funcionam são descartados...
Nem sempre...
Ainda existe gente que gosta do Liefield ( :puke: )... e o pior, as editoras ainda o chamam p/ fazer alguma coisa. :lol: :lol: :lol:
 
Lord Ashram disse:
Primula disse:
Mas vocês não me responderam: como é que de 1000 artistas de mangá sobressai apenas um gênio, enquanto em mais de 100 artistas de comics (como Ash e V citaram) aparecem mais de 20??? Tipo, rola o mesmo esquema comercial de prazos, competição ferrada para entrar no mercado (até pior a meu ver), os que não funcionam são descartados...
Nem sempre...
Ainda existe gente que gosta do Liefield ( :puke: )... e o pior, as editoras ainda o chamam p/ fazer alguma coisa. :lol: :lol: :lol:

:roll:

Ainda não consegui arranjar explicação lógica para essa aberração da natureza. 8O
 
Primula disse:
Ainda não consegui arranjar explicação lógica para essa aberração da natureza

Sempre tem uma macã podre na cesta. E sempre tem um idiota que compra. :lol:

O que leva um idiota a comprar uma maçã podre? Falta de discernimento.

É como dizem, Shakespeare é foda, mas pode ser arruinado pela inexperiência. Isso funciona dos dois jeitos. Coisas boas podem ser rejeitadas por quem não tem uma base cultural pra entender. Esses beócios então vão procurar algo mais condizente com o seu nível intelectual.
 
bem... sera que eu posso me defender da primula??? eu fiquei um tempo sem postar e quando volto pra ver os posts eu vejo um muito interessante que a primula escreveu, ñesse tal "post" eu vejo apenas um monte de agreçoes a minha gramática(eu entendo é ruim mesmo), a minha opinião(isso é um forum de discussoes não é) até ai tudo bem mas atacar a minha pessoa é algo inadimissivel eu acho que até hoje eu naum tinha visto um post tão agressivo :x , e foi ai que eu comecei a prestar mais atençao no meio daqueles montes de frases que a primula escreve(foi difícil pq eu naum sei gramática né), pô isso é um forum, e forums são para se discutir, mas de vez em quando um pouco de respeito ou pelo menos consideraçao ia cair bem. eu naum quero falar mal da primula até pq eu nem conheço ela assim como ela naum me conhece o suficiente para escrever um post daqueles.
bem voltando ao assunto da originalidade eu apenas disse que sempre existirao cópias em qulaquer tipo de mercado seja em filmes desenhos ou qualquer outra coisa, mas isso não significa que naum existem bons mangás(e originais)como eu disse boms mangás existem no mercado underground agora se as editoras querem publicar eles já é outro problema, pois todo mundo sabe que elas estão apenas pensando no lucro. outra coisa que eu vi que escreveram foi de que não mais se pode ler mangás para se divertir pq eles são apenas novelinhas, ai de mim se eu naum pudesse mais rir com comédias besteirol(que eu adoro), e não podemos esquecer que grandes obras da literatura como gargantua e pantagruel c fossem lançados hoje em dia iam ser taxados como besteirol por um bando de críticos metidos a intelectualóides :D ufaa.. só temos que tomar cuidado para que as pessoas só lessem ou vessem esses tipos de coisas
 
Eu ainda defendo a teoria: Se não tem mangás bons aparecendo no mercado eh pq ning os compra.

O mesmo acontece nos filmes... os filmes idiotas sempre tem um espaço enorme e os bons de verdade pouquíssimas pessoas conhecem.

Obvio q as vezes aparece um mangá ótimo, que consegue espaço e cativa o público facilmente..
Agora o q dah pra fazer se os mangás com pouca história, cópias uns dos outros saum os mais vendidos?

Em todo lugar eh assim: música, cinema, etc.
Se nos comics vc acha coisa muito melhor eh pq o povo tah sabendo o q eh bom.
Pq acho q eh óbvio pra todo mundo q as editoras querem mesmo eh vender... e eles prefrem as coisas certas (daih q vem as cópias...)
 
VihVs_ disse:
Eu ainda defendo a teoria: Se não tem mangás bons aparecendo no mercado eh pq ning os compra.

Isso é óbvio.

Mas também ninguém se arrisca a lançar algo diferente, fora do âmbito comercial.

No mercado de animes isso está muito raro, hoje em dia. Culpa de todo mundo, claro. Editoras, público e autores.

Mas como a criação está na mão dos autores, cabe a eles correr atrás de vias alternativas (já que as principais não dão vazão à diversidade artística no momento) pra divulgarem seus trabalhos mais pessoais.

O problema é que esse esforço está quase nulo nos dias de hoje.

O mesmo acontece nos filmes... os filmes idiotas sempre tem um espaço enorme e os bons de verdade pouquíssimas pessoas conhecem.

Não tanto quanto mangás. Ainda lançam-se dezenas de ótimos filmes por ano, tanto no mercado mainstream quanto no circuito independente.

E quando um diretor se mostra de qualidade, lhe é dada chances no mercado mainstream sim, o que é muito diferente do mercado de mangás.

Obvio q as vezes aparece um mangá ótimo, que consegue espaço e cativa o público facilmente..

Bem às vezes, né. :?

Agora o q dah pra fazer se os mangás com pouca história, cópias uns dos outros saum os mais vendidos?

Dá pra se divulgar trabalhos mais originais e dar força a eles, comprando tais trabalhos.

Japonês é tão inteligente quanto qualquer outra pessoa no planeta, então algo de original deve ter lá naquela ilha, mesmo que bem escondidinho nos cafundós. :wink:

Em todo lugar eh assim: música, cinema, etc.

Não, não no nível atual dos mangás. O comercialismo domina 90% (no mínimo) de tudo que sai hoje em dia. E de uma péssima forma.

O valor dado aos enlatados está muito acima do que é diferente e minimamente inteligente/criativo.

Pq acho q eh óbvio pra todo mundo q as editoras querem mesmo eh vender... e eles prefrem as coisas certas (daih q vem as cópias...)

Claro, nenhuma editora quer tomar prejuízo.

Só que as editoras japonesas erram feio, porque com aquele marketing monstruoso que elas fazem, poderiam ganhar muita grana divulgando trabalhos bons, ao invés de tanta tranqueira.

E depois, não precisa ser coisa idiota só porque é pra entreter, né. As editoras empurram demais justamente essas coisas...
 
Como disse o Sr. Raposa, tem algo errado quando 90% é puro lixo.

Não é possível que o exemplo das outras indústrias de entretenimento que citei não tenham feito cair a ficha em vocês. :roll:

Será isso um processo de burritização? Eu pensava que com o processo de leitura as pessoas ficassem mais críticas... mas se fizermos novelinhas de propósito para manter o público estável (de forma que sempre saibamos o que ele quer: o casal de namorados casando no final por exemplo) não é mais interessante economicamente falando?
 
Ler sempre o mesmo tipo de coisa não ajuda muto a aumentar o senso crítico. :mrgreen:

Primula disse:
mas se fizermos novelinhas de propósito para manter o público estável (de forma que sempre saibamos o que ele quer: o casal de namorados casando no final por exemplo) não é mais interessante economicamente falando?

Sem dúvida que é.

O povo não nega sua veia noveleira. E depois, coisas mastigadas sempre acabam prendendo a atenção de alguns.
 
Vamos lá! Como já disse meu professor de arte o processo criativo depende de referências..... Na minha opinião não é só o público que está "emburrecendo" e se viciando em mesmices. Os mangakás na hora de criar além de ir pelo caminho do CERTO (arriscar numa história inovadora p/ que? eu copio um pouco dali um pouco de lá e blz vamos conseguir comer no fim do mês! :roll: ) ainda estão com tesão de copiar seus ídolos......
Um bom exemplo é o fanzineiro de primeira viajem, vamos fazer uma história shojo: garotinha, bichinho, 'varinha-de-condão', heroi-bonitão-que-dá-bola-p/-a-garota-rejeitada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pô........ (eu não posso falar muito pois meu zine saiu algo no estilo, embora seja uma zoeira propozital com esse tipo de história.....)
Os autores de mangá estão se referenciando SOMENTE em mangás, não estão buscando referências nos livros, filmes....
Como já me disseram o bom roteirista lê de tudo, revista de econômia, sobre animais, música, biblia, etc..... e é isso ai!
Se o mangaká só pensa em vender e só se baseia nos outros mangás.....
Uma boa história não surge do nada se os mangakás emburrecerem e os leitores também............
 
Ai, que vontade de escrever um post enorme aqui... Mas não tenho tempo. :osigh:

Bom, quero discutir de forma mais apronfundada mais tarde, mas a princípio gostaria de colocar uma teoria básica pro tópico.

Eu estava lendo o Globo quando me deparei com um artigo sobre o rumo da novela de Manoel Carlos, na tão badalada cena da morte da Fernanda. Ela não teria morrido não fosse isso fundamental para a trama, mas todos já vimos destinos como esse serem mudados de última hora...

Bom, em resumo, quero dizer que os autores de novela se baseiam em uma sinopse rasa, mas tudo pode ser mudado de acordo com as vontades do público.

Mangá é isso. É folhetim na forma de quadrinhos.

Eu andava pasma com a opinião de Nobuhiro Watsuki (autor de Rurouni Kenshin) nesses últimos dias que tirei para ler os 10 volumes JBC mais recentes. O destino de um certo personagem foi mudado pela vontade dos fãs, assim como muitos outros fatores nesse e em outros mangás.

Não só nesses casos, mas tudo ali parece ter sido feito de última hora. E ele chegou a colocar na composição de um personagem que "gastou neurônios demais fazendo a aparência e acabou não sobrando criatividade pro desenvolvimento da personalidade, então decidiu simplesmente fazê-lo um completo idiota". Quando li foi meio inacreditável, mas era isso mesmo.

Que diabos de "criação" é essa? "Não sobraram neurônios"? É uma vergonha que esse tipo de afirmação vindo de um mangaka famoso seja aceito com normalidade pelos fãs. Nos fazem de idiotas, sim senhor.




PS: Acabou meu tempo aqui no PC... Té amanhã. :?
 
Naum acho q o Watsuki seja um mau magaka.
Ele fez personagens ótimos, Kenshin, Tomoe, Yume.... (esses saum meus prediletos, hehe)

E se vc perceber bem, esses personagens q ele diz serem completos babacas, que ele naum pode desenvolver, foram todos criados durante o mangá, provavelmente sobre pressão.

E aih que eu penso.... os mangakas que são ruins ou é a indústria que os faz piorarem?
Eu ainda to tentando responder isso...
 
VihVs_ disse:
Naum acho q o Watsuki seja um mau magaka.
Ele fez personagens ótimos, Kenshin, Tomoe, Yume.... (esses saum meus prediletos, hehe)

Watsuki, um bom mangá-ka?

Não, graça sobre pressão não é o que ele mostrou em Rurouni Kenshin. Apenas conseguiu cumprir o prazo, com histórias e diálogos muito furrecas, além da grande maioria dos personagens muito mal desenvolvidos, dentro de um contexto abobalhado.

E se vc perceber bem, esses personagens q ele diz serem completos babacas, que ele naum pode desenvolver, foram todos criados durante o mangá, provavelmente sobre pressão.

E o resultado prestou muito pouco.

E aih que eu penso.... os mangakas que são ruins ou é a indústria que os faz piorarem?
Eu ainda to tentando responder isso...

As duas coisas.

É um ciclo. Os manga-kas obedecem às exigências do mercado sem tomarem riscos e o mercado continua a exigir isso mesmo deles, por comodidade financeira.
 
Na boa.... acho q o Watsuki tem o minimo de capacidade pra fazer personagens não taum podres como aqueles vilões que ele arranja....

O que to querendo dizer eh q acho q nem apoio daum aos caras sabe? Eles mal tem chance de fazer um bom mangá. Eles podem até ter uma boa idéia na cabeça mas na hora de executá-la eles sofrem tanta pressão por causa de grana (sempre por causa de grana) que acaba saindo uma porcaria.

E nem adianta aparecerem uns novos, eles não tem chance nem de crescer, de fazer seus primeiros trabalhos.... eles tem q fazer o q mandam.

Acho q desse jeito ning, por melhor ou pior que seja, naum faz um bom trabalho. E nem tem opcão...
 

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