Gaaaahhhh!!! Eu fico um dia sem ver isso aqui e sai uma porrada de post!!!
(até o V postou aqui!!!
)
Ilpalazzo-sama disse:
bem, eu já havia ouvido falar desta reportagem, ela mostra q ee esta muito pessimista...
Eu diria realista.
(De repente veio esta imagem à cabeça: eu não páro de pensar que quem pensa o contrário é como o Iwanbou - sorrindo até quando desgraça acontece)
com certeza, a animação japonesa esta com uma grande quantidade de sexo e violencia, mas olhem o seguinte... oq dá mais audiencia hj...
Cidade Alerta? Aqui e Agora? Eu SEI que esse tipo de coisa dá audiência.
Pior q isso é a nossa realidade... os animes são feitos para o comercio, não mais para divulgar o concervadorismo e tal, o comercio de animação esta crescendo cada vez mais, melhores animação estão chegando e oq mais facina op publico mais atual são as acrobacias...exemplo claro...Matrix, ou guerras, a violencia hj faz parte de nossa vida...como já fazia na idade media, mas faz parte de uma forma diferente, na ficção...já qdo aconetece na realidade é um deus nos acuda...
Que deus ME acuda! o que você quis dizer com a segunda frase?!?!? Deus, que coisa mais conservadora você queria do que PÃO E CIRCO? (violência e sexo)
Onde as obras clássicas que mencionei são conservadoras? Rosa de Versailles é conservador (no dia que vir um pai chamar uma filha de Oscar eu digo aleluia)? Discutir sobre teatro (Garasu no kamen - máscara de vidro)? O tema da mãe de sair do próprio país e trabalhar em outro (dos Apepinos aos Andes - Marco) e quando Marco finalmente encontra a mãe ela morre?
Conservador a meu ver tem a ver com usar algo porque todo mundo usa. É como moda. Os primeiros que usaram piercing para contestar algo é uma coisa. Só porque achou legal e choca as pessoas (mesmo porque o choque inicial já foi) resolver usar não é nada.
Mas vocês não me responderam: como é que de 1000 artistas de mangá sobressai apenas um gênio, enquanto em mais de 100 artistas de comics (como Ash e V citaram) aparecem mais de 20??? Tipo, rola o mesmo esquema comercial de prazos, competição ferrada para entrar no mercado (até pior a meu ver), os que não funcionam são descartados...
V disse:
O problema de postar depois da Primula é que sobra pouca coisa pra dizer, a não ser que vocês discorde.
Eu te mato
Ainda não esgotei a discussão.
(Depois de um monte de citação generosamente feita por Raposinha Meiga, Lord de Marmo e um terrorista sádico)
V disse:
Uma observação, eu só citei roteiristas e artistas que trouxeram algo de novo e criativo para os comics. A grande maioria desses fez pelo menos uma coisa muito boa recentemente (muitos fizeram mais), ou nos últimos anos. Muitos continuam produzindo (boas) séries regulares, e alguns são revelações que estão ganhando notoriedade agora.
Exatamente o que eu quis dizer... não é preciso fazer uma Capela Sixtina a toda hora, mas dá pra notar que CADA um desses artistas está AMADURECENDO com o passar do tempo. Eles estão estudando a linguagem dos quadrinhos, e também estudando outras coisas que a cultura (ciência, filosofia, romance, etc) oferece para voltar a ter a inquietação de "ter algo a dizer"
A diferença é gritante. Quando se trata de mangá e anime, fazer uma lista dessas é impossível. Pouca coisa (tanto em termos de arte quanto de história) não é reciclagem de idéias notoriamente bem-sucedidas e/ou propaganda descarada (com Pokémon sendo o ápice da propaganda descarada).
Zillion entraria nessa também...
(mas eu gosto de Zillion)
Mas quando eu penso que nada mais pode aparecer para estragar, surge algo pior! Yuh-Gi-Ou!!
Anyway, Miyazaki está pensando nas criancinhas.
Aqui acho que ele por falar ao público tem de usar certos elementos de identificação com o mesmo. Não ia adiantar nada ele falar "porra, cadê o pessoal criativo! Quero competição!"
Eu falo por mim. Sexo e violência rlz, desde que sejam conseqüências de uma boa história.
E dá pra fazer boas estórias sem sexo e violência. O ponto de Miyazaki é que usam sexo e violência apenas para dizer que é uma estória para adultos
(o mesmo erro que usam para classificar filmes aqui no ocidente)
O segundo ponto que estou começando a abordar é o público que consome anime e mangá.
Eu não sei quanto a vocês. Sempre fui de opinião que um consumidor cansa de consumir carne de vaca depois de um tempo.
Comics sofreu uma crise com seus heróis que nunca morrem em seus universos perfeitos (onde o Mal só existe com supervilões). E isso deve-se ao amadurecimento de seus leitores (que podemos personificar nas pessoas de Fox, V, eu mesma e Ashram)
Ficou um pé no saco ver que as comics não nos ofereciam nada de novo. Então as vendas caíram.
Eu sempre pensei que no Japão, como o índice de leitura de quadrinhos é absurdamente maior que nos EUA e Brasil (aqui quem lê quadrinhos é taxado de imbecil para baixo, e a gente sofre para mostrar o contrário), como resultado final teríamos um público mais exigente.
Não está havendo no entanto a mesma crise que as Comics sofreram: queda nas vendas por que o público ficou mais exigente.
É um assombro para mim que sempre acreditou que o público lá fosse mais exigente que o daqui. Tá continua sendo porque a gente só recebe shounen (yuri) e shoujo (yaoi), enquanto lá ainda vai ter os "underground" que não é tão underground assim (para conseguir qualquer coisa antiga é muito mais fácil por lá... se quiser algo de algum artista desconhecido você só tem de ligar para a gravadora. Aqui temos de rezar para encontrar em algum sebo
)
(depois continuo!)