• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Alguns levam vantagem, hum... Só os mais neuróticos. Eu nunca fiz cursinho pra vestibular na minha época, e muitos também não.
E o "muitas vezes não são despreparados" é um argumento subjetivo e sem base. Um cara entrou pra UERJ acertando 3% das questões, pra engenharia. Esse cara é bom?

Eru, na realidade q eu vivo, cada vez mais tem esses tipos de preparaçao, soh aqui na minha cidade sao inumeros cursinhos, abarrotados com a classe media dentro... sendo q na Federal passam esses, nao por saber a materia, mas por ter aprendido os macetes... Falo isso pq aqui temos um ensino municipal bom e o fator q faz diferença eh sem duvida esse...

Se o ensino fosse bom a disputa seria pau a pau. Cara, minha mãe teve boa parte da educação dela na rede pública, e passou bem no vestibular. A geração dos meus pais ainda teve ensino público bom. E nem se falava em cotas naquela época, não eram cogitadas. Era ir pra escola e fazer sua parte. Claro, não dá pra por até gente burra na faculdade, mas aí é outra conversa.

mas a realidade eh outra hj... qdu eu falo em cotas eu parto do pressuposto q os melhores, aqueles 10, 20% da rede publica que realmente estudaram q deram duro passem e tenham uma chance de competir com aqueles que tem $ para comprar o preparo... Eu considero esse um meio de fazer esses excluidos terem inserçao no meio social, atraves de profissionalizaçao... O Ensino publico decaiu muito, mas nao a ponto de que 100% de seus alunos estejam em defict... existe uma parcela com ampla capacidade ai no meio... e a essa q tem que ser dada a oportunidade...

Que me desculpe, mas no superior não só impede que aconteça a melhora, como também promove a piora. É o que eu falei: Ponha numa turma de cálculo I um cara que não sabe pitágoras e veja no que dá.

Por isso a prova para os melhores da rede publica... Vestibular... apenas uma cota para esses...

As cotas são nocivas.

Nao enquanto desigualdades existirem...

Uma reforma completa é, mas uma reforma de base. Não um remendo mal feito.

Nao se apega soh na base... mas sim em um planejamento completo.... mesmo q o ensino publico volte a ter força, o cara da classe media tem meios de pagar para se preparar melhor para a prova, de qualquer maneira... entao.. enquanto esta for a realidade, alem da base, aplica-se as cotas...

Citação:
Nao, nao aprendemos muita coisa em 500 anos. Mas tah na hora de começar, nao? Eh o que acontece quando se fika com o conteudo para traz... temos q dar uma corrida, ou nunca vamos alcançar m*rda nenhuma, pois educaçao eh tdu para um pais...


E esse paliativo mal concebido, até onde sei, não vai ajudar em corrida nenhuma. Pelo contrário, vai ajudar a sucatear o ensino superior público, situação que já enfrentam o fundamental e médio.

acredito q como nunca temos q trabalhar para reformar o pais... se tentarmos resolver cada problema de uma vez, vamos continuar atrasados... sempre... para isso sou a favor de reformas completas... se as coisas forem feitas de maneira certa, nada vai ser sucateado... basta bom senso..

Necessárias? Porque?

Jah falei pq acho necessarias, nesse post aqui...

Em relação a política de cotas eu pelo menos não acho válido.


Eu jah acho... privar quem tem capacidade e nao tem condiçoes eu acho errado... as cotas nao podem ser em grandes percentuais, pois dae estariam colocando pra dentro de tudo, mas se forem em valores bem distribuidos, que selecionem os capazes da rede publica, que infelizmente, aqui no meu estado sao muito injustiçados eu sou completamente a favor das cotas... Por motivos q jah disse antes, como por exemplo, inclusao social...

Soh pra deixar completamente claro q eu sou a favor de um ensino publico de melhor qualidade, mas acredito q por um longo tempo as cotas ainda terao de ser usadas devido a tamanha desigualdade em nosso pais...
 
E não adianta nada a base ser boa se também há problemas no ensino superior.

Mas pelo menos se resolve parte do problema. Quando se constrói um prédio primeiro se reforça a estrutura.


Você quer insinuar que a turma toda seria prejudicada pelo aluno que não sabe Pitágoras?

Não. Mas dois ou três e muito participativos já começam a se tornar uma pentelhação pra qualquer professor e resto de turma.


Uma reforma completa não seria um remendo mal feito, seria?

Um remendo mal feito não seria uma reforma completa.



lordpas, cursinhos de vestibular sempre estarão por aí... Aqui na minha cidade, quando fiz vestibular, vi os mais calmos passando e os neuróticos de cursinho tomando bomba... E bom, o ensino municipal e estadual aqui são umas bombas. De escola pública aqui só alivio o Pedro II, os CAPs da UERJ e UFRJ e uma ou outra escola técnica.


mas a realidade eh outra hj... qdu eu falo em cotas eu parto do pressuposto q os melhores, aqueles 10, 20% da rede publica que realmente estudaram q deram duro passem e tenham uma chance de competir com aqueles que tem $ para comprar o preparo... Eu considero esse um meio de fazer esses excluidos terem inserçao no meio social, atraves de profissionalizaçao... O Ensino publico decaiu muito, mas nao a ponto de que 100% de seus alunos estejam em defict... existe uma parcela com ampla capacidade ai no meio... e a essa q tem que ser dada a oportunidade...


Cara, não sei como é aí onde você mora, mas aqui os poucos capacitados nas escolas públicas são aqueles que passam pra cursos de nível superior com ou sem cotas. E os que por uma fatalidade não entram se somam a estatística dos demais esforçados que não entraram.


Por isso a prova para os melhores da rede publica... Vestibular... apenas uma cota para esses...


A própria rede pública é dispar. Aqui temos colégios bons como o Pedro II (que aliás tem muita gente de classe média também) e umas meias bombas que não vou citar por questão de elegância.


Nao enquanto desigualdades existirem...

São sim mesmo com as desigualdades.


Nao se apega soh na base... mas sim em um planejamento completo.... mesmo q o ensino publico volte a ter força, o cara da classe media tem meios de pagar para se preparar melhor para a prova, de qualquer maneira... entao.. enquanto esta for a realidade, alem da base, aplica-se as cotas...

Você não começa a reforma da Torre de Pisa pela decoração ou o telhado, mas pela base. Não adianta jogar despreparados na universidade. Ela não vai fazer milagres e, sinceramente, eu não culparia um aluno que evitasse fazer trabalhos com cotista. Carregar os outros nas costas é chato.



acredito q como nunca temos q trabalhar para reformar o pais... se tentarmos resolver cada problema de uma vez, vamos continuar atrasados... sempre... para isso sou a favor de reformas completas... se as coisas forem feitas de maneira certa, nada vai ser sucateado... basta bom senso..

Sim, e acho que reformas completas começam lá embaixo.


Jah falei pq acho necessarias, nesse post aqui...

Not good enought. :)
 
Você não começa a reforma da Torre de Pisa pela decoração ou o telhado, mas pela base. Não adianta jogar despreparados na universidade. Ela não vai fazer milagres e, sinceramente, eu não culparia um aluno que evitasse fazer trabalhos com cotista. Carregar os outros nas costas é chato.

Mas eh por isso q falo q os dois tem sua funcionalidade... o projeto das cotas e o de recuperar, digamos assim o ensino publico...

Eru "nao foi suficiente" pq vc nunquinha vai me convencer de que as cotas sao nocivas... eu tenho a concepçao de que temos q dar uma porcentagem das vagas aos q nao tem tantas chances, nao sei se eh questao do lugar aonde vivo, como jah falei e citei exemplos do que acontece aqui...

Nao entra na minha cabeça deixar de dar oportunidades, elitizar ainda mais os profissionais, deixar uma parcela da populaçao cada vez mais excluida de um mercado de trabalho competitivo... seria otimo, maravilhoso, fantastico se junto a isso ocorresse uma reforma completa do ensino... mas enquanto nao ocorre eu continuo me posicionando a favor das cotas.... por causa das desiguais situaçoes q a sociedade vive...

obs.: Nenhum professor eh obrigado a passar um aluno q nao tem capacidade, ateh pq atrasados vao existir sempre em qualquer turma, com ou sem cotista... e ninguem eh obrigado a levar ninguem nas costas... :mrgreen:
 
Eru "nao foi suficiente" pq vc nunquinha vai me convencer de que as cotas sao nocivas...

Então tudo bem, é teimosia assumida. É crença e não razão. Não perco mais meu tempo.


eu tenho a concepçao de que temos q dar uma porcentagem das vagas aos q nao tem tantas chances, nao sei se eh questao do lugar aonde vivo, como jah falei e citei exemplos do que acontece aqui...

Temos que dar chances, não vagas.


Nao entra na minha cabeça deixar de dar oportunidades, elitizar ainda mais os profissionais, deixar uma parcela da populaçao cada vez mais excluida de um mercado de trabalho competitivo... seria otimo, maravilhoso, fantastico se junto a isso ocorresse uma reforma completa do ensino... mas enquanto nao ocorre eu continuo me posicionando a favor das cotas.... por causa das desiguais situaçoes q a sociedade vive...

Eu já disse porque acho que isso não dá certo.


obs.: Nenhum professor eh obrigado a passar um aluno q nao tem capacidade, ateh pq atrasados vao existir sempre em qualquer turma, com ou sem cotista... e ninguem eh obrigado a levar ninguem nas costas...

Festival de Jubilações. :roll:
 
lordpas, não é necessário deixar as cotas depois que o ensino público estiver melhor. O melhor seria acabar com os cursinhos (de alguma forma que minha mente não concebeu ainda) e/ou impedir que os alunos criem e compartilhem macetes para passar no vestibular.

Não se pode impedir que alguns mais endinheirados tenham uma suposta vantagem no vestibular. Suposta, porque cursinho não é garantia de ingressar no ensino superior.
 
Com certeza essa cota vai geram mais preconceito , eu sou totalmente contra..
Acho q a unica cota q seria justa é a de 20% de vagas para estudades de escolas publicas ( pq as escolas publicas saum precarias nesse país ) agora dar 20% de vagas para Negros é totalmente ridiculo... :x
E tbem concordo com tdo oq o "Che Guevara" falou na 1ª pagina do topico.. ele está certissimo..
 
Eu me referi ao que o lordpas disse, Bowser. Ele disse que os alunos que tinham mais dinheiro obtinham macetes do vestibular no cursinho, e portanto ficavam em vantagem em relação aos mais pobres, por mais que estivessem no ensino público.

Veja:

lordpas disse:
Um exemplo: eu moro em Caxias do Sul, e vejo muitos que tem $, condiçoes sociais melhores tendo um preparo muito melhor para O VESTIBULAR, principalmente para as concorridas Federais. Ora, se a classe baixa estah em nitida desvantagem perante os outros eu nao vejo o porque de abrir determinado numero de vagas destinados a esses, lembro q muitas vezes nao sao despreparados, mas sim os que fazem cursinhos q custam os olhos da cara, aprendem nele tdo o "macete" do vestibular. Logo levam nitida, clara vantagem.
 
eu sou contra. 1o, pq alguns brancos q tiram melhores notas no vestibular perdem a vaga devido à cota. 2o pq, como mts jah disseram, varios não-negros se declaram negros justamente por causa da cota. :x
 
«Finrod Felagund» disse:
eu sou contra. 1o, pq alguns brancos q tiram melhores notas no vestibular perdem a vaga devido à cota. 2o pq, como mts jah disseram, varios não-negros se declaram negros justamente por causa da cota. :x
essa 1ª defesa eh facilmente contestada.
- O aluno ta concorrendo as vagas universais, a todos, negro, branco, pardo, amarelo, azul, violeta. o q seja. não a de cota.
- O aluno que ta em cotas, caso naum passe, vai concocorrer com o q naum ta participando.
- essa da nota em q universidade?

a dos não negros se declararem negro (pelo menos na UnB)

- O candidato que passou pelas cotas, no ato da matricula será avaliado se está dentro dos parametros que permitem que este seja de cotas. caso não seja, sua vaga é eliminada e sua matricula impossibilitada e sua classificação disconsiderada.

não sou contra as cotas, mas sou contra gerar cotas e mais cotas e não corrigir o erro de base. o brasil tem estudo médio de 7 anos e meio.
se querem cotas, garantam que a qualidade do ensino base melhore.
 
Bowser disse:
- O aluno ta concorrendo as vagas universais, a todos, negro, branco, pardo, amarelo, azul, violeta. o q seja. não a de cota.
- O aluno que ta em cotas, caso naum passe, vai concocorrer com o q naum ta participando.
As vagas das cotas foram criadas? Não, elas foram tiradas do vestibular normal, então quem concorre as vagas honestas está concorrendo a menos vagas do que se não tivesse cotas, portanto é prejudicado.

E o cotista malandro ainda tem duas chances de concorrer? Nossa é pior do que eu pensava então :lol: :lol:
se vc for ver, na UNB tem curso que tem 30 vagas no meio do ano. no fim são 18. o kra vai tar concorrendo com 24 no meio do ano.... se ele quase passou no fim do ano, no meio ele tem de passar

usar disculpa de cotas por não ter passado é falta de vergonha.

a sim
vale lembra q se as cotas não forem preenxidas (nota insastifatoria, eliminação por reprovação na triagem após o vestibulas) ela naum pode ser mais reposta por outro cotista


malandro? vai fundo bowser..... HAIL
 
Quem usou desculpa foi vc: "quem não passa no fim do ano, no meio passa".
notas do meio do ano são estatisticamente inferiores, mtu mais vagas...
E entrar por cotas que é falta de vergonha.
pq? pq boa parte da comunidade negra no brasil eh discriminada taxada como ladrão? ou pq eh a maior parcela q detem a menor renda?
falta de vergonha d+...
 
- O aluno ta concorrendo as vagas universais, a todos, negro, branco, pardo, amarelo, azul, violeta. o q seja. não a de cota.

E assim deveria ser pra todas as vagas.


- O aluno que ta em cotas, caso naum passe, vai concocorrer com o q naum ta participando.

Vamos dar chance pra ele porque ele é café-com-leite... :eek:
Atravessar a rua de braço dado, dar comidinha na boca...
É como o cheque-cidadão... Não vamos dar emprego, vamos dar uma esmola. Não vamos dar educação, vamos dar diplomas.


- O candidato que passou pelas cotas, no ato da matricula será avaliado se está dentro dos parametros que permitem que este seja de cotas. caso não seja, sua vaga é eliminada e sua matricula impossibilitada e sua classificação disconsiderada.

Ele deveria ser avaliado como todo e qualquer aluno. Ou ele é um ser humano de capacidades distintas das dos demais?
 
Ressuscitando a polêmica: Foi anunciado oficialmente pelo presidente um projeto que reserva 50% das vagas de faculdades públicas para estudantes de escolas públicas(destacando que é para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública). Dentro dessa reserva haverá cotas para negros e índios de acordo com o perfil da população local.
O projeto terá que ser encaminhado para o congresso e sancionado pelo presidente, e não será por medida provisória.
Foge um pouco do tema do tópico que são cotas raciais, já que agora elas são destinadas a estudantes de escola pública. Mesmo assim, eu não acho certo. Se eu perder minha vaga por uma diferença absurda, eu dou um jeito de entrar. Nem que seja por medida provisória.
 
Bem, está entrando num caminho mas ainda não é o correto. A alternativa mais racional, efetiva, não-prejudicial aos estudantes em geral e com mais benefícios para todos seria a reforma de rede pública.

Enquanto isso não acontece, o melhor seria reservar algumas vagas para estudantes com menos renda, e oferecer um serviço em que eles obtenham materiais como livros para o ensino superior.
 
O que eu to achando meio estupido pela parte do Lula eh dizer que vai dar subsidios para faculdades particulares para que estas reservem uma certa quantidade de vagas para pessoas que vieram da rede publica e naum podem pagar... mas perai, não são as faculdades publicas as melhores? Então porque ele naum investe na infraestrutura destas, ao inves de investir em faculdades que apresentam um ensino "inferior" e que não estão precisando de dinheiro:?
 
Ancelmo Gois disse:
Nosso apartheid

Sete em cada dez alunos aprovados no vestibular da UFRJ são de escolas particulares (4.239 do total de 6.092).

Em cursos como engenharia de produção, o pessoal que veio da escola pública só ficou com 11,25% das vagas.
Só um dado que acabei ver no jornal hoje...

[]'s
 
Sete em cada dez alunos aprovados no vestibular da UFRJ são de escolas particulares (4.239 do total de 6.092).

Em cursos como engenharia de produção, o pessoal que veio da escola pública só ficou com 11,25% das vagas.


Isso só quer dizer que nosso ensino público é uma droga, o que não é novidade pra ninguém...

Agora... vamos nivelar por baixo o ensino superior também? Por que não criar cursos de reforço para alunos de escolas públicas? Por que não investir MAIS no ensino público? Por que não contratar mais professores, abrir mais escolas?

Vamos dar mais chances a quem realmente precisa sim, é claro! Mas vamos fazer isso de uma forma que seja justa para todos, e não prejudique um lado para beneficiar o outro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo