1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Coraline, de Neil Gaiman

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por JLM, 24 Jan 2009.

1. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Fábula juvenil gótica. Ninguém sabe combinar estas 3 palavras tão bem quanto
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Em Coraline (e não Caroline, por favor!), ele revela as influências de Alice no País das Maravilhas e Crônicas de Nárnia, mas com o seu toque pessoal de Sandman. Coraline é uma menina que, ao explorar a nova casa velha em que mora descobre uma porta que conduz a outro mundo, onde as pessoas tem botões no lugar de olhos, os animais falam e outras coisas estranhas acontecem. Mas, à medida que Coraline percebe que lá não é tão legal quanto parece, ela (e o leitor) sentem-se cada vez mais como que fugindo dentro de um pesadelo. E você conhece essa sensação, não é? Muitos criticam o livro como sombrio demais para os jovens, mas para quem curtia
    ,
    ,
    & companhia (isso na MINHA adolescência, hoje os jovens bocejam com esses caras), um livro infanto-juvenil, mesmo com um certo terror, mas com uma lição no final, é algo importante e que falta atualmente. Além de estimular mais a leitura daqueles que cada vez menos ligam para ela. Em fevereiro de 2009, estréia a animação baseada no livro, que pelo
    promete. Lido em
    .

ficha técnica
    obra: Coraline de Neil Gaiman, com ilustrações de Dave McKean
    tradução: Regina de Barros Carvalho
    edição: 1ª, Rocco Jovens Leitores (2003), 159 pgs
    compare os preços:
    -

2. Anica

Anica Usuário

Eu escrevi sobre o livro no ano passado lá no meu blog ( http://www.anica.com.br/2008/05/14/coraline/ ), vou copiar e colar aqui:

3. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Parece legal, a estória me lembrou um pouco a daquele desenho A Viagem de Chihiro. Quando puder vou dar uma conferida.

4. Alisson P.

Alisson P. Usuário

Foi o único livro do Neil Gaiman que li, faz um bom tempo, e não me lembro de muita coisa que eu possa comentar. No início, eu achei muito estranho. A figura de uma mulher com botões no lugar dos olhos parecia mais bizarra do que assustadora para mim. ¬¬
    Mas a história segue um curso interessante, e aos poucos vamos nos situando no mundo sombrio e esquisito por trás da porta de Coraline . "A Outra Mãe" se revela uma vilã à altura da Rainha Vermelha e da Feiticeira Jádis. É um bom livro, no final das contas, se nós considerarmos que se destina ao público infantil. Pretendo ler novamente antes de assistir o filme.

5. mitsuki

mitsuki Usuário

Para falar a verdade, assustador não é. Mas o autor sabe construir uma trama de suspense, fazendo com que o leitor realmente fique grudado no livro.
    Como livro infantil é uma ótima leitura, o jeito de escrever é simples, bem próprio para crianças, porém o texto como um todo se revela envolvente, mexendo com alguns dos medos e angústias comuns aos pequenos. Coraline é uma personagem com que os pequenos leitores - e os grandinhos também - se identificam: pais que vivem ocupados com o trabalho, vontades que nem sempre são realizadas, adultos que nem sempre a compreendem. O livro conquista justamente porque todos já passaram por essa fase mágica que é a infância.

6. Chay

Chay Usuário

Esse é aquele tipo de livro de criança que adulto adora ler.
    Na verdade pode ser até mais adulto do que infantil, pois há coisas (principalmente subentendidas) que crianças não conseguem captar. Não mexe apenas com o imaginário infantil.. ou adulto também não sonha?

7. Liv

Liv Visitante

Chay explicou pq adultos gostam de filmes e livros "infantis". =}

E aí, alguém já viu? Eu ainda não tive tempo, infelizmente.

8. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

O filme? Eu vi, mas esse tópico é só sobre o livro, não?

9. Liv

Liv Visitante

Também serve. Foi uma boa adaptação?

10. Anica

Anica Usuário

Gente, vamos deixar os comentários sobre o filme no tópico do filme. Se ficarmos misturando as coisas os fórum cinema perde a razão de ser.

11. lukazmenezes

lukazmenezes Usuário

O livro realmente tem uma narrativa perfeita e envolvente como muito dos livros do Neil.
    O livro mexe com muito da infância, principalmente, como a questão citada, a fuga de um sonho de infância comum de todos, como já dito varias vezes, Coraline é um livro de adultos para crianças, o que realmente poucas obras conseguem ser. O que não gostei muito do filme, foi não passar a imagem do que o livro era realmente, prefiro o livro por mexer mais com o imaginário, mas n descarto o filme por ser uma das mais belas obras de arte gótica, que é a parceria entre Henry Selick e Tim Burton

12. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Eu tenho medo daqueles olhos de botão...

13. lukazmenezes

lukazmenezes Usuário

eu tenho medo de muita coisa la (citando parte do encontro a sós com o outro pai), tanto é que um mês depois de ler o livro tive um pesadelo que até hj estou traumatizado XD

14. Felipe Sanches

Felipe Sanches Usuário

eu tenho medo de muita coisa la (citando parte do encontro a sós com o outro pai), tanto é que um mês depois de ler o livro tive um pesadelo que até hj estou traumatizado
    [/quote]

Foi o da big vagina?
    aushushuahsuahsuahsuha,raxei quando vc me contou isso...

A parte do outro pai no porão foi a mais assustadora do livro,pq eu consegui imaginar todos os malditos detalhes!Outra parte medonha é a das Srtª's Spink e Forcible quando elas duas são aquela quimera maluca segurando a bolinha de gude...

15. *Artanis*

*Artanis* Siga as borboletas!

Gostei de Coraline. A simplicidade nem um pouco me decepcionou, na verdade achei encantadora essa forma simples e clara que Gaiman deu a história. Coraline é como a maioria das crianças, super curiosa querendo ‘explorar’ por ai, o que a leva para suas aventuras um pouco sombrias.

Achei a outra casa bem assustadora, principalmente levando em conta de que é um livro infantil. Para uma criança a imagem da outra mãe, que é identica a mãe de Coraline, mas com botões no lugar dos olhos e com uma falsa bondade pode causar alguns arrepios.

Único livro de Gaiman que li, vou procurar por mais.

16. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Eu adorei Coraline, o meu piá quer ouvir uma história de terror, vou ler esse pra ele, é como a Anica disse é um ótimo livro infantil, e quase não existem bons livros infantis dedicados ao terror! Eu tenho medo dos olhos de botão :sim:

estrelinhas coloridas...

Compartilhar