• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coraline, de Neil Gaiman

JLM

mata o branquelo detta walker
coraline.jpg


Fábula juvenil gótica. Ninguém sabe combinar estas 3 palavras tão bem quanto Neil Gaiman. Em Coraline (e não Caroline, por favor!), ele revela as influências de Alice no País das Maravilhas e Crônicas de Nárnia, mas com o seu toque pessoal de Sandman. Coraline é uma menina que, ao explorar a nova casa velha em que mora descobre uma porta que conduz a outro mundo, onde as pessoas tem botões no lugar de olhos, os animais falam e outras coisas estranhas acontecem. Mas, à medida que Coraline percebe que lá não é tão legal quanto parece, ela (e o leitor) sentem-se cada vez mais como que fugindo dentro de um pesadelo. E você conhece essa sensação, não é? Muitos criticam o livro como sombrio demais para os jovens, mas para quem curtia Jason Voorhees, Freddy Krueger, Michael Myers & companhia (isso na MINHA adolescência, hoje os jovens bocejam com esses caras), um livro infanto-juvenil, mesmo com um certo terror, mas com uma lição no final, é algo importante e que falta atualmente. Além de estimular mais a leitura daqueles que cada vez menos ligam para ela. Em fevereiro de 2009, estréia a animação baseada no livro, que pelo trailer promete. Lido em e-book.

ficha técnica
obra: Coraline de Neil Gaiman, com ilustrações de Dave McKean
tradução: Regina de Barros Carvalho
edição: 1ª, Rocco Jovens Leitores (2003), 159 pgs
compare os preços: Buscapé - Cultura
 
Eu escrevi sobre o livro no ano passado lá no meu blog ( http://www.anica.com.br/2008/05/14/coraline/ ), vou copiar e colar aqui:

[align=justify]Eu até poderia escrever um post dizendo que estava decepcionada com o Gaiman ou algo que o valha, mas o fato é que livros para criança são livros para criança e assim devem ser lidos (e criticados). Muito embora a orelha da obra indique que é leitura para todas as idades, simplesmente não é (e aí quem está ‘enganando’ o leitor é a editora, não o autor, que sempre se refere à Coraline como um livro infantil). Então, desde já vamos aos fatos: é um ótimo livro infantil. Mas para quem já leu Anansi Boys e Lugar Nenhum, dá para saber que é a raspinha do que o Gaiman é capaz de escrever (e talvez por isso em um primeiro momento eu tenha me sentido decepcionada).

Um ponto bem interessante são as imagens criadas pelo Gaiman. Aqui é coisa de gente grande mesmo, até porque é Coraline é uma história de terror (na realidade, uma espécie de Alice no País das Maravilhas de terror). A descrição da “outra casa” e as personagens que a habitam são descritos com uma riqueza de detalhes que é admirável porque não faz da narrativa algo chato, mas colabora justamente para o tom de horror (vide o “outro pai” quando chega mais no final do livro).

Outra coisa bacana, só para variar, são as ilustrações do McKean. Infelizmente são poucas, no começo achei que era uma por capítulo mas depois o padrão começa a falhar. Mas o fato é que McKean consegue transpor para o desenho muito do que o Gaiman descreve, também ajudando na construção do tom mais sombrio da história.

No mais, acho bacana o Gaiman ter se aventurado no campo do horror para crianças - até porque quase ninguém o faz. Para quem gostar do livro, ano que vem sairá uma animação baseada na história (e se eu não me engano é em 3D) - já tem teaser rolando na internet e tudo o mais. E se gostar muito muito muito mesmo, assista MirrorMask, que também lida com a idéia de criança indo para um ‘outro mundo’ com uma mãe malvada e blablabla (mas no caso, a parceria Gaiman/McKean rende um filme que no mínimo serve como um colirio para os olhos).[/align]
 
Parece legal, a estória me lembrou um pouco a daquele desenho A Viagem de Chihiro. Quando puder vou dar uma conferida.
 
Foi o único livro do Neil Gaiman que li, faz um bom tempo, e não me lembro de muita coisa que eu possa comentar. No início, eu achei muito estranho. A figura de uma mulher com botões no lugar dos olhos parecia mais bizarra do que assustadora para mim. ¬¬
Mas a história segue um curso interessante, e aos poucos vamos nos situando no mundo sombrio e esquisito por trás da porta de Coraline . "A Outra Mãe" se revela uma vilã à altura da Rainha Vermelha e da Feiticeira Jádis. É um bom livro, no final das contas, se nós considerarmos que se destina ao público infantil. Pretendo ler novamente antes de assistir o filme.
 
Para falar a verdade, assustador não é. Mas o autor sabe construir uma trama de suspense, fazendo com que o leitor realmente fique grudado no livro.
Como livro infantil é uma ótima leitura, o jeito de escrever é simples, bem próprio para crianças, porém o texto como um todo se revela envolvente, mexendo com alguns dos medos e angústias comuns aos pequenos. Coraline é uma personagem com que os pequenos leitores - e os grandinhos também - se identificam: pais que vivem ocupados com o trabalho, vontades que nem sempre são realizadas, adultos que nem sempre a compreendem. O livro conquista justamente porque todos já passaram por essa fase mágica que é a infância.
 
Esse é aquele tipo de livro de criança que adulto adora ler.
Na verdade pode ser até mais adulto do que infantil, pois há coisas (principalmente subentendidas) que crianças não conseguem captar. Não mexe apenas com o imaginário infantil.. ou adulto também não sonha?
 
Chay explicou pq adultos gostam de filmes e livros "infantis". =}

E aí, alguém já viu? Eu ainda não tive tempo, infelizmente.
 
Gente, vamos deixar os comentários sobre o filme no tópico do filme. Se ficarmos misturando as coisas os fórum cinema perde a razão de ser.
 
O livro realmente tem uma narrativa perfeita e envolvente como muito dos livros do Neil.
O livro mexe com muito da infância, principalmente, como a questão citada, a fuga de um sonho de infância comum de todos, como já dito varias vezes, Coraline é um livro de adultos para crianças, o que realmente poucas obras conseguem ser. O que não gostei muito do filme, foi não passar a imagem do que o livro era realmente, prefiro o livro por mexer mais com o imaginário, mas n descarto o filme por ser uma das mais belas obras de arte gótica, que é a parceria entre Henry Selick e Tim Burton
 
kika_FIL disse:
Eu tenho medo daqueles olhos de botão...

eu tenho medo de muita coisa la (citando parte do encontro a sós com o outro pai), tanto é que um mês depois de ler o livro tive um pesadelo que até hj estou traumatizado XD
 
eu tenho medo de muita coisa la (citando parte do encontro a sós com o outro pai), tanto é que um mês depois de ler o livro tive um pesadelo que até hj estou traumatizado
[/quote]

Foi o da big vagina?
aushushuahsuahsuahsuha,raxei quando vc me contou isso...

A parte do outro pai no porão foi a mais assustadora do livro,pq eu consegui imaginar todos os malditos detalhes!Outra parte medonha é a das Srtª's Spink e Forcible quando elas duas são aquela quimera maluca segurando a bolinha de gude...
 
Gostei de Coraline. A simplicidade nem um pouco me decepcionou, na verdade achei encantadora essa forma simples e clara que Gaiman deu a história. Coraline é como a maioria das crianças, super curiosa querendo ‘explorar’ por ai, o que a leva para suas aventuras um pouco sombrias.

Achei a outra casa bem assustadora, principalmente levando em conta de que é um livro infantil. Para uma criança a imagem da outra mãe, que é identica a mãe de Coraline, mas com botões no lugar dos olhos e com uma falsa bondade pode causar alguns arrepios.

Único livro de Gaiman que li, vou procurar por mais.
 
Eu adorei Coraline, o meu piá quer ouvir uma história de terror, vou ler esse pra ele, é como a Anica disse é um ótimo livro infantil, e quase não existem bons livros infantis dedicados ao terror! Eu tenho medo dos olhos de botão :sim:


estrelinhas coloridas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo