• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa do Mundo a cada dois anos?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Troféu da Copa do Mundo, torneio de seleções que pode ocorrer a cada dois anos - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Troféu da Copa do Mundo, torneio de seleções que pode ocorrer a cada dois anos Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

O projeto para que a Copa do Mundo seja realizada a cada dois anos, e não quatro como é desde a primeira edição em 1930, será analisado por uma comissão a ser criada pela Fifa, mas já teve um efeito prático: colocou em banho-maria o plano da federação internacional de um Mundial de Clubes turbinado, com 24 times e periodicidade a cada quatro anos.

A ideia do torneio com ao menos oito europeus, e seis sul-americanos, não está descartada, mas a coluna apurou que esfriou com a possibilidade de uma Copa do Mundo bianual. A primeira edição da competição de clubes deveria ter ocorrido entre junho e julho de 2021, mas a pandemia atrapalhou. Como a Eurocopa e a Copa América tiveram que ser adiadas de 2020 para 2021, elas ocuparam o espaço que seria do Mundial que tinha até sede definida, a China

Em entrevistas recentes, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, insistiu que o calendário precisa ser modificado, para acomodar torneios de clubes e de seleções que desgastem menos os atletas e atraiam novos torcedores.​


Se o futuro parecia levar a investimentos maiores nas competições de clubes, o presente trouxe outro cenário: a chance de organizar a Copa a cada dois anos poderia elevar muito a receita da Fifa. A entidade manteria um Mundial anual, como é feito atualmente, sem bater de frente com a Liga dos Campeões da Uefa, que continuaria sendo o principal torneio de clubes do mundo.

A Fifa criou um grupo liderado pelo ex-técnico do Arsenal Arsene Wenger que discute novos formatos para o calendário mundial. Entre as ideias está deixar um ou dois meses anuais exclusivos para jogos de seleções e o restante para competições nacionais e continentais de clubes, além das férias. Seriam menos datas-Fifa, hoje distribuídas em 10 dias por cinco meses ao ano, mas que seria compensada com a Copa do Mundo a cada dois anos.

Quem apresentou a proposta da Copa bianual foi a federação da Arábia Saudita, no Congresso realizado virtualmente no fim de maio. Na verdade um ato burocrático, já que o movimento para se analisar a ideia partiu do grupo liderado por Wenger, mas que precisava de uma federação bancando. Caso a comissão criada dê o parecer positivo será preciso a aprovação via Congresso, com voto das 211 federações filiadas — são encontros anuais, realizados entre maio e junho e o próximo será em 2022. Na última semana, a Confederação Africana de Futebol (CAF) demonstrou apoio à ideia — como as entidades costumam votar em bloco, já seriam 56 favoráveis.

O Mundial de Clubes, no formato atual com sete participantes (os seis campeões continentais, mais um indicado do país-sede), terá uma edição em dezembro de 2021, no Japão, o que se imaginava que poderia ser a última com esse regulamento. Como a coluna revelou, a Fifa deixou de fora o torneio de seu orçamento de 2022, e ele não deverá ser realizado pela primeira vez desde 2005. O ano que vem terá um calendário diferente porque a Copa do Mundo do Qatar será entre novembro e dezembro, e não no meio do ano, para minimizar o calor do Oriente Médio.

Mas caso a Copa do Mundo ocorra a cada dois anos, provavelmente depois da edição de 2026, que será nos EUA, Canadá e México e pela primeira vez com 48 concorrentes, o Mundial de Clubes anual pode até ser mantido. Sem, contudo, reunir as principais forças do planeta como sonha Infantino.

 
Última edição por um moderador:

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
que lixo... copa eh de 4 em 4 anos caramba :raiva: :disgusti:

Pois é..
Podiam adotar outro nome e ter feito que nem a Europa que criou a Liga das Nações com divisões de acesso e rebaixamento.

Ficaria ao menos um torneio com uma cara um pouco diferente e que teria grandes jogos na primeira divisão.
 

Béla van Tesma

I’m hoping to do some good in the world!
Se a Copa for de 2 em 2, vai ficar bem zoado. Um ano de eliminatórias, outro de torneio, alternando ad infinitum. E Copa América que se lasque disputando a atenção. :lol:
Sem falar que banaliza demais, né? Ah, perdemos a Copa nas oitavas? Amanhã tem outra...
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Ano bisexto tem Euro e a própria Olimpíada que é outro megaevento. Se a Copa do Mundo ir pra esse ano, eles assinam o atestado de burrice diminuindo a importância dela.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
esse pra mim é o grande problema. Olimpiadas e Copa é tão bom pois são de 4 em 4 anos e tem todo um ciclo envolvendo pra dar mais valor ainda... tomara que vetem essa ideia ridicula..

O pior é que pelo visto ninguém se importa mais com toda essa mística e tradição. Federações com elevado número de países como a africana e a asiática que são menos expressivas, tem direito a muitos votos e quando eles resolvem votar qualquer proposta nova da FIFA, acabam votando em massa e conseguindo maioria em qualquer proposta que dê mais visibilidade pra eles.
 

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
Existem esportes onde vários confrontos entre os melhores são o que deixam ele legal, como o basquete, Surf, Tênis.

No futebol é o oposto. É a escassez que o deixa emocionante. Se tivermos duelos gigantes várias vezes, eles deixam de ser especiais. Seria o que aconteceria com a Copa. Ela só é o maior torneio esportivo do mundo por ser escassa, rara. Se aumentar as edições só vai banalizá-la.
 

fcm

Guerreiro Solitário
acabam votando em massa e conseguindo maioria em qualquer proposta que dê mais visibilidade pra eles.
além da corrupção que todos sabem que quando tem fifa e confederações ela é gigante... a grana que rola para trasmissão de uma copa do mundo é fora do comum
 

Turgon

ワンピース

Turgon

ワンピース
O mercenarismo subiu demais a cabeça desse italiano.
De fato. Mais sedes, mais dinheiro, mais visibilidade, mais festa, mais aglomeração, mais grana no bolso da FIFA e por aí vai. Para eles é bom, mas para o futebol e o espetáculo da Copa do Mundo, não sei.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O calendário pras eliminatórias ficará ainda mais apertado. Vai sobrecarregar vários torneios. Não sei pensaram nisso.
 

Eriadan

Usuário
Usuário Premium
Ridículo. A Copa do Mundo vai deixar de ser um grande evento. Cada edição vai deixar de ter o seu quê de especial e ser memorável como o são todas as passadas.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Fora que todo o esforço que vários jogadores tiveram pra buscar uma artilharia seria pulverizado facilmente em 4 ou 5 edições. A Copa ficaria praticamente com a mesma importância dos mundiais Subs da FIFA que são bienais, mas que pouco são lembrados.
 

fcm

Guerreiro Solitário
será que as confederações irão aprovar? acho que não... tomara que isso seja barrado e essa ideia absurda não saia do papel do infeliz que inventou
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
será que as confederações irão aprovar? acho que não... tomara que isso seja barrado e essa ideia absurda não saia do papel do infeliz que inventou
O problema é se Ásia e África que tem muitos países aprovarem. Geralmente a FIFA sempre seduz os que dão mais votos.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo