• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa do Mundo a cada dois anos?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Troféu da Copa do Mundo, torneio de seleções que pode ocorrer a cada dois anos - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Troféu da Copa do Mundo, torneio de seleções que pode ocorrer a cada dois anos Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

O projeto para que a Copa do Mundo seja realizada a cada dois anos, e não quatro como é desde a primeira edição em 1930, será analisado por uma comissão a ser criada pela Fifa, mas já teve um efeito prático: colocou em banho-maria o plano da federação internacional de um Mundial de Clubes turbinado, com 24 times e periodicidade a cada quatro anos.

A ideia do torneio com ao menos oito europeus, e seis sul-americanos, não está descartada, mas a coluna apurou que esfriou com a possibilidade de uma Copa do Mundo bianual. A primeira edição da competição de clubes deveria ter ocorrido entre junho e julho de 2021, mas a pandemia atrapalhou. Como a Eurocopa e a Copa América tiveram que ser adiadas de 2020 para 2021, elas ocuparam o espaço que seria do Mundial que tinha até sede definida, a China

Em entrevistas recentes, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, insistiu que o calendário precisa ser modificado, para acomodar torneios de clubes e de seleções que desgastem menos os atletas e atraiam novos torcedores.​


Se o futuro parecia levar a investimentos maiores nas competições de clubes, o presente trouxe outro cenário: a chance de organizar a Copa a cada dois anos poderia elevar muito a receita da Fifa. A entidade manteria um Mundial anual, como é feito atualmente, sem bater de frente com a Liga dos Campeões da Uefa, que continuaria sendo o principal torneio de clubes do mundo.

A Fifa criou um grupo liderado pelo ex-técnico do Arsenal Arsene Wenger que discute novos formatos para o calendário mundial. Entre as ideias está deixar um ou dois meses anuais exclusivos para jogos de seleções e o restante para competições nacionais e continentais de clubes, além das férias. Seriam menos datas-Fifa, hoje distribuídas em 10 dias por cinco meses ao ano, mas que seria compensada com a Copa do Mundo a cada dois anos.

Quem apresentou a proposta da Copa bianual foi a federação da Arábia Saudita, no Congresso realizado virtualmente no fim de maio. Na verdade um ato burocrático, já que o movimento para se analisar a ideia partiu do grupo liderado por Wenger, mas que precisava de uma federação bancando. Caso a comissão criada dê o parecer positivo será preciso a aprovação via Congresso, com voto das 211 federações filiadas — são encontros anuais, realizados entre maio e junho e o próximo será em 2022. Na última semana, a Confederação Africana de Futebol (CAF) demonstrou apoio à ideia — como as entidades costumam votar em bloco, já seriam 56 favoráveis.

O Mundial de Clubes, no formato atual com sete participantes (os seis campeões continentais, mais um indicado do país-sede), terá uma edição em dezembro de 2021, no Japão, o que se imaginava que poderia ser a última com esse regulamento. Como a coluna revelou, a Fifa deixou de fora o torneio de seu orçamento de 2022, e ele não deverá ser realizado pela primeira vez desde 2005. O ano que vem terá um calendário diferente porque a Copa do Mundo do Qatar será entre novembro e dezembro, e não no meio do ano, para minimizar o calor do Oriente Médio.

Mas caso a Copa do Mundo ocorra a cada dois anos, provavelmente depois da edição de 2026, que será nos EUA, Canadá e México e pela primeira vez com 48 concorrentes, o Mundial de Clubes anual pode até ser mantido. Sem, contudo, reunir as principais forças do planeta como sonha Infantino.

 
Última edição por um moderador:
que lixo... copa eh de 4 em 4 anos caramba :raiva: :disgusti:

Pois é..
Podiam adotar outro nome e ter feito que nem a Europa que criou a Liga das Nações com divisões de acesso e rebaixamento.

Ficaria ao menos um torneio com uma cara um pouco diferente e que teria grandes jogos na primeira divisão.
 
Se a Copa for de 2 em 2, vai ficar bem zoado. Um ano de eliminatórias, outro de torneio, alternando ad infinitum. E Copa América que se lasque disputando a atenção. :lol:
Sem falar que banaliza demais, né? Ah, perdemos a Copa nas oitavas? Amanhã tem outra...
 
Ano bisexto tem Euro e a própria Olimpíada que é outro megaevento. Se a Copa do Mundo ir pra esse ano, eles assinam o atestado de burrice diminuindo a importância dela.
 
esse pra mim é o grande problema. Olimpiadas e Copa é tão bom pois são de 4 em 4 anos e tem todo um ciclo envolvendo pra dar mais valor ainda... tomara que vetem essa ideia ridicula..

O pior é que pelo visto ninguém se importa mais com toda essa mística e tradição. Federações com elevado número de países como a africana e a asiática que são menos expressivas, tem direito a muitos votos e quando eles resolvem votar qualquer proposta nova da FIFA, acabam votando em massa e conseguindo maioria em qualquer proposta que dê mais visibilidade pra eles.
 
Existem esportes onde vários confrontos entre os melhores são o que deixam ele legal, como o basquete, Surf, Tênis.

No futebol é o oposto. É a escassez que o deixa emocionante. Se tivermos duelos gigantes várias vezes, eles deixam de ser especiais. Seria o que aconteceria com a Copa. Ela só é o maior torneio esportivo do mundo por ser escassa, rara. Se aumentar as edições só vai banalizá-la.
 
acabam votando em massa e conseguindo maioria em qualquer proposta que dê mais visibilidade pra eles.
além da corrupção que todos sabem que quando tem fifa e confederações ela é gigante... a grana que rola para trasmissão de uma copa do mundo é fora do comum
 
O mercenarismo subiu demais a cabeça desse italiano.
De fato. Mais sedes, mais dinheiro, mais visibilidade, mais festa, mais aglomeração, mais grana no bolso da FIFA e por aí vai. Para eles é bom, mas para o futebol e o espetáculo da Copa do Mundo, não sei.
 
O calendário pras eliminatórias ficará ainda mais apertado. Vai sobrecarregar vários torneios. Não sei pensaram nisso.
 
Ridículo. A Copa do Mundo vai deixar de ser um grande evento. Cada edição vai deixar de ter o seu quê de especial e ser memorável como o são todas as passadas.
 
Fora que todo o esforço que vários jogadores tiveram pra buscar uma artilharia seria pulverizado facilmente em 4 ou 5 edições. A Copa ficaria praticamente com a mesma importância dos mundiais Subs da FIFA que são bienais, mas que pouco são lembrados.
 
será que as confederações irão aprovar? acho que não... tomara que isso seja barrado e essa ideia absurda não saia do papel do infeliz que inventou
 
será que as confederações irão aprovar? acho que não... tomara que isso seja barrado e essa ideia absurda não saia do papel do infeliz que inventou
O problema é se Ásia e África que tem muitos países aprovarem. Geralmente a FIFA sempre seduz os que dão mais votos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo