• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Continua a duvida..quem eh mais velho???

E o Tom? Ele não está em Arda desde sempre?

Exatamente isso q eles estavam discutindo... :roll:

Na minha mente...
é uma hipotese q estou formulando
Bom tem aquela hipotese, q eu acho mais provavel :| , de que o Tom é Aüle na TM e Fruta d'ouro é a Yavanna...sei lá, talvez o Tom seja apenas mais um "erro" de proposito no livro, como o Círdan...
 
.:Gandalf:. disse:
E o Tom? Ele não está em Arda desde sempre? :o?:

O que veio primeiro? A velha questão!
TUDO isso é contraditório no próprio livro a meu ver.
Gandalf diz sobre Barbávore (Fangorn): "... o ser mais velho que ainda caminha sob o sol, nesta Terra-Média."
Elrond diz sobre Tom Bombadil: "Ele foi o primeiro, e será o útimo"
Barbávore sobre si mesmo: "Os elfos começaram tudo, é claro, despertando as árvores e ensinando-as a falar e aprendendo sua fala-de-árvore. Eles sempre desejaram conversar com tudo, os velhos elfos."

Quem realmente veio primeiro? Quem é quem? Tom é o próprio Eru? Barbávore é tão velho assim? Barbávore é mais velho que os elfos, ou realmente foram os elfos que despertaram Barbávore? (Pois ele mesmo fala que ele era uma árvore).
 
A questão é: em quê confiar?

Entre a narrativa do Silmarillion, impessoal, e a da trilogia SDA, do ponto de vista dos hobbits, com essas contradições, acho que deve-se dar mais credibilidade ao primeiro.

Ou seja, lá é dito que os elfos são os primogênitos, os primeiros a despertar na Terra-Média. Então eles seriam os mais velhos.
 
Curunír disse:
A questão é: em quê confiar?

Entre a narrativa do Silmarillion, impessoal, e a da trilogia SDA, do ponto de vista dos hobbits, com essas contradições, acho que deve-se dar mais credibilidade ao primeiro.

Ou seja, lá é dito que os elfos são os primogênitos, os primeiros a despertar na Terra-Média. Então eles seriam os mais velhos.

Não é assim tão fácil, uma vez q o SDA tem a vantagem de ter sido escrito e publicado por Tolkien enquanto o Silmarillion foi pelo seu filho com base nas idéias e textos do pai, mas é sabido q o Christopher chegou a fazer algumas adaptações... Existe até um tópico sobre isso no Textos & Ensaios - Sobre a mão pesada de Christopher Tolkien no Silmarillion.
 
Bem bem, vamos ver. Eu não estou a fim de ficar procurando as páginas no Silma agora mas a história é mais ou menos a seguinte:
Eru Criou o Mundo;
Os Valar Moldaram o mundo para que os filhos de Eru o habitassem;
Aule com Pressa criou os anões achando que despertaria os filhos de Eru com isso;
Eru Adota os anões e os põe para "dormir".
Yavanna com ciúmes cria os ents e pede que Eru os adote;
Os Ents ficam "dormindo";
Surgem os Elfo;
Os elfos acordam os ents;
Os anões despertam;
Ou os Pais anões despertaram antes do Ents, tanto faz;
Uns 400 anos depois dos pais dos anões despertarem, eles morrem;
Os ents continuam vivos (Barbarvore até a época posterior aguerra do anel);

Nota-se Facilmente que Barbarvore era o mais velho. Apesar de ser mais novo que os pais dos anões, estes morreram. E como já existia antes dos Elfos ele continua sendo o mais velho.
 
Eothain disse:
Em um topico anterior foi perguntado sobre os Ents e Gandalf e chegou-se a conclusão que Gandalf foi criado antes mesmo da criação do universo, portanto antes de Barbarvore.

Porém...em As Duas Torres, na ultima página do capitulo "A estrada para Isengard" Gandalf diz:
"- Quando vir Barbavore aprenderá muito. Pois Barbarvore é Fangorn, o mais velho e chefe dos ents, e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de todas as criaturas vivas.(...)"

Fica ae o dilema....quem realmente eh mais velho... Olorin ou Barbarvore??
Seria esse um equivoco de Gandalf...???

Gandalf, pois ele tem todos os anos e mais um pouco! :D

E Barbarvore foi criado, sem duvidas, depois da criação de Eä
 
Eu vi em algum lugar que os elfos se desenvolveram no chao até atingir o que seria adulto...perto do lago Ciuniévien
entao pode ser que os ents e os elfos sao igualmente velhos
só q os elfos ficaram crescendo enquanto os ents já estariam lá
 
Os Istari creio eu, pois eles são Maiar (logo Ainur) e estes surgiram antes de Arda, durante a canção de Eru...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo