• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Continua a duvida..quem eh mais velho???

Eothain

Usuário
Em um topico anterior foi perguntado sobre os Ents e Gandalf e chegou-se a conclusão que Gandalf foi criado antes mesmo da criação do universo, portanto antes de Barbarvore.

Porém...em As Duas Torres, na ultima página do capitulo "A estrada para Isengard" Gandalf diz:
"- Quando vir Barbavore aprenderá muito. Pois Barbarvore é Fangorn, o mais velho e chefe dos ents, e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de todas as criaturas vivas.(...)"

Fica ae o dilema....quem realmente eh mais velho... Olorin ou Barbarvore??
Seria esse um equivoco de Gandalf...???
 
Eu acho que o Gandalf estava falando que ele é a mais velha criatura viva, não um espírito ou coisa assim... ele é mais velho que os Valar????

Deixa eu ver ele falando isso em Inglês...
 
Tá, mas o Gandalf não conta como uma criatura viva, porque ele é um Ainur, mais especificamente um Maia. Eles não são exatamente criaturas vivas, já que apareceram no Começo e vão morrer somente no Fim.

E com certeza absoluta Gandalf é mais velho, e de longe. Fangorn foi somente o primeiro dos ents que Yavanna criou com seu pensamento, ele só apareceu antes de elfos, anões, homens, etc.
 
Primeiro de tudo Eothain, acho que não era necessário criar outro tópico :wink:

De qualquer maneira, não chegamos a conclusão de que Gandalf foi criado antes de Arda, isso é fato, citado nos livros, não fomos nós que concluímos, foi dito pelo próprio Tio Tolkien.

Mas, em relação a sua pergunta, vale lembrar que Gandalf era um Maia, e os Maiar, assim como os Valar, não estão realmente vivos. Eles são espíritos que podem tomar uma forma. Gandalf, assim como os outros Istari, foi um dos poucos casos em que um Maia se manifestou em um corpo vivo, de carne, realmente.

Barbárvore, logo que surgiu, já estava "preso" a seu corpo vivo, e por isso talvez Gandalf tenha dito isso. Apesar de que possivelmente os primeiros elfos que surgiram e ainda vivessem poderiam ser até mais velhos que Barbárvore, ou ao menos da mesma idade.
 
Soh que o ent é tao imortal quanto o mago Gandalf...sei lá
Ainda acho que foi um equivoco do sabio...
Afinal ele foi criado por um Deus que eu naum sei quem pois ainda naum li o Silmarilion

Logo é uma criatura...
 
Uma coisa: Gandalf, assim como os outros Ainur, ou seja, os Maiar e Valar foram criados por Eru Ilúvatar, o único, o "Deus Supremo".
Os ents foram criados por Yavanna, uma Vala, ou seja, de grau beeeeem menor que Ilúvatar.

Mithquendu disse:
Acho que o corpo vivo de Gandalf era mais novo que Barbárvore.

Com certeza, o corpo vivo Gandalf só adquiriu no ano 1000 da Terceira Era.
 
Oh disculpe...naum havia lido o topico de Fearuin...
Mas jah foi esclarecido...e assim, se naum tivesse que criar outro topico como que eu ia saber???

:-)
 
Gandalf nasceu junto com todos os outros Ainur. Barbarvore eh a mais velha criatura de Arda. Alguem disse ai que alguns elfos poderiam ser mais velhos que Barbarvore isso nao pode ser pois eles acordaram em um mundo jah pronto que possuia todas as outras criaturas. Os elfos ensinaram as arvores a falar. Agora e Tom Bombadil? Acho ele anterior a Barbarvore, mas assim como os Ainur surgiram junto com o universo, Tom Bombadil surgiu junto com Arda. Alguem discorda?
 
Tom não deve ter surgido junto com Arda. Pra mim ele tem mais chances de ser um desses espíritos que entraram em Eä e em Arda antes mesmo dos Valar chegarem e "semearem" Arda. Eu considero Barbárvore como serndo o ser consciente, "pensante", nascido em Arda, mais velho de todos. Mas não o mais velho ser vivo, pois o próprio Barbárvore diz que algumas árvores da Floresta são mais velhas que ele!
 
Tom não deve ter surgido junto com Arda. Pra mim ele tem mais chances de ser um desses espíritos que entraram em Eä e em Arda antes mesmo dos Valar chegarem e "semearem" Arda.
eu fico muito confusa com esse assunto de espiritos e seres que entraram em Ëa antes dos Valar... eu nao lembro onde mas eu li que seres fantasticos como leprechauns :P tambem habitavam ëa no inicio...se eu estiver falando bobagem, me avisem.
 
Tá, a gente sabe que o Gandalf é mais velho q o Fangorn.... Mas e agora, quem é mais velho: O Círdan ou a Galadriel ? n criei outro topico, ms n me ignorem... :osigh:
 
**Anarya** disse:
Tá, a gente sabe que o Gandalf é mais velho q o Fangorn.... Mas e agora, quem é mais velho: O Círdan ou a Galadriel ? n criei outro topico, ms n me ignorem... :osigh:

Nunca ignoraria-te minha cara.

Círdan é mais velho, e bem mais velho, diga-se de passagem, que Galadriel. Círdan provavelmente despertou em Cuiviénen, enquanto Galadriel nasceu depois dos elfos irem para Valinor, sob a Luz das Árvores.
 
Pera aí moça, o que concluímos foi que o corpo de Gandalf é mais novo do que o de Fangorn, mas que Olórin é mais velho claro, seu espírito existia antes de Eä!

Mas ainda Fangorn é meio que uma incógnita de idade indeterminada, pois elfos acordaram os ents, porém Yavanna falou deles, e isso fica ainda meio confuso, pelo menos para mim. Em minha opinião foi criação de Yavanna, e os elfos apenas acordaram os outros, talvez por terem conversado com Fangorn e ter vontade de conversar com mais ents! :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Mas não o mais velho ser vivo, pois o próprio Barbárvore diz que algumas árvores da Floresta são mais velhas que ele!

Acho que temos que rever o conceito de o que é "CRIATURA".
Me surgiram várias duvidas agora...pois me recordei que uma vez Fangorn disse que foi os elfos que despertaram os Ents
Logo os elfos seriam mais velhos nãum???

Ou há um equivoco no dialógo de Gandalf (um erro do sábio mago ou até mesmo de Tolkien) ou entaum Gandalf se referiu com um certo preconceito em relação aos ents. Como se eles naum fossem um povo entendem???
 
Eu acho que os ents devem ter acordados um pouco antes dos elfos. Nao sei, pq nao olhei nenhum livro aki. Mas essa fala de Gandalf, as vezes nao tem que ser levada tao ao pé da letra. As vezes é só querendo dizer que Barbavore era realmente velha.
 
Eu acho que os primeiros elfos eram, de fato, mais velhos que Fangorn.
Mas, como eu já disse, Gandalf poderia estar se referindo ao mais velho da Terra-média naquele momento. Dificilmente algum dos primeiros elfos a despertar ainda viviam na Terra-média à época da Guerra do Anel.
 
Eh acho que a solução de Fearuin parece a mais acertada...
Gandalf se referiu ao mais velho naquele momento...faz mais sentido.

Eu acho que os ents devem ter acordados um pouco antes dos elfos.

Sei lá...no encontro de Fangorn com Merry e Pippin ele diz que foi os elfos quem acordaram as arvores de seu sono é uma coisa assim...
Mas ae tem aquele discussão que já teve nesse forum sobre quem criou os Ents e parece que foi uma valar...com inveja de não sei quem que criou os anões...

Ah naum sei..essa parte do Silmarilion eh muito confusa pra mim...
 
Eh verdade Alcarintur
Citação de um dialogo de fangorn

"... foram os elfos que nos curaram do adormecimento há muito tempo, e essa foi uma grande dádiva que naum pode ser esquecida..."

Pg. 69
as duas torres
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo