• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Continua a duvida..quem eh mais velho???

Eru disse:
Não sei se ele chegou a por os pés em Valinor, mas já ouvi rumores de que, antes de cair e se debandar para o lado de Melkor, Saurou era um maya a serviço de Ulmo (não sei se vi essa hipótese ser levantada no Silmarillion ou nos Contos Inacabados). Seria possível, nesses anos obscurecidos pela falta de informação sobre ele, que Sauron tenha conhecido Valinor.

Sauron era um dos Maiar de Aulë, mas ele foi corrompido por Melkor antes da fundação de Valinor. Na época em que os Valar viviam na ilha de Almaren, na época das Duas Lamparinas, Illuin e Ormal.
Assim sendo, ele nunca pôs os pés em Valinor.
 
Sauron era um dos Maiar de Aulë, mas ele foi corrompido por Melkor antes da fundação de Valinor. Na época em que os Valar viviam na ilha de Almaren, na época das Duas Lamparinas, Illuin e Ormal.
Assim sendo, ele nunca pôs os pés em Valinor.


Ok, vivendo e aprendendo... :D
 
Esse topico começpu com um discussão e acabou desenvolvendo varias....

Em geral isso seria uma coisa ruin, mas um assunto levava a outro e eu achei q tudo correu (na medida do possivel) de maneira organizada.


E qto essa questão de Sauron ter sido um maia de Aulë é interessante... pq Sarumam tb era... e foi Aulë que pediu q Sarumam fosse enviado a TM...

Não sei exatamente que tipo de crítica (se eh q há mesmo) Tolkien quis fazer com isso, já que Aulë foi quem criou os Anões.

Talvez dessa forma ele enfatizasse que as pessoas que se ligam mt nas coisas materias (Aulë e seus maiar tinham gosto pelo trabalho manual de materiais) e se apega mt a elas pode acabar se corrompendo, sucumbindo a tentação de possuir algo cada vez melhor e maior, independente do custo.
 
Levantou um bom ponto, Carcharoth. Inclusive os anões, cuja forma fora Aulë quem criou, era um tanto quanto gananciosos em relação aos tesouros.

No próprio Silmarillion é dito que Aulë tinha o pensamento que mais se aproximava do de Melkor: de criar coisas novas, criadas totalmente por ele. Mas Aulë não era mesquinho e mantinha-se fiel a Eru e aos Poderes de Arda. Mas talvez essa disposição de pensamento como de Melkor tenha passado um pouco aos seus servos.
 
Mas Aulë não era mesquinho e mantinha-se fiel a Eru e aos Poderes de Arda. Mas talvez essa disposição de pensamento como de Melkor tenha passado um pouco aos seus servos.

Caramba!!!!! Achei que somente eu tinha percebido isso> :mrgreen:
Pode ser que Aulë tinha os pensamentos mais parecidos com Melkor, mas tb acho que tudo isso foi conhecidencia.
Aulë gostava de construir, fazer, e não deturpar ou corromper.
 
Giliath disse:
Aulë gostava de construir, fazer, e não deturpar ou corromper.

Exatamente!
Mas assim como Melkor, ele também gostaria de poder criar coisas que fossem somente criadas por ele, mas nunca se desviou dos ideais dos Valar.
 
O Fëaruin lembrou bem a semelhança entre Aulë e Melkor. Os dois tinham vontade de criar coisas novas. A diferença entre eles é que Aulë não queria ser o senhor das coisas que ele criava, ao contrário de Melkor. Ou seja, Aulë podia ser falho em ter uma ponta de orgulho (já que o poder criador é de Eru) e até mesmo em ter posto a boa vontade de Eru à prova (com a feitura dos Anões), mas ele não chegou no ponto de querer ser deus, como Eru.
 
mas ele não chegou no ponto de querer ser deus, como Eru.

Certo, mas quase se deu mau com a estória dos anões. Claro que Eru viu que só tinha bondade naquela criação e como já estava na musica, Eru só terminou o trabalho de Aulë.
 
Esse tópico tá esquecido a muito tempo mas eu quero revivê-lo. Eu considero os elfos inclusive, mais velhos que os Ents

Pag 43 do Silmarillion

"(...)quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna tb despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar"

Tudo bem, vc pode considerar os Espíritos mais velhos que os elfos, mas eles só são Ents qdo misturados entre os kelvar não?

Qdo Gandalf diz que Fangorn era o mais velho, isso não quer dizer que Gandalf tava certo.
Olha, Barbávore diz que os Trolls são como ents corrompidos e Tolkien em uma de suas cartas diz que Barbárvore era personagem fictício e sujeito a pensamentos que não eram necessariamente o verdadeiro dentro da mitologia.

O mesmo pode ter acontecido com Gandalf, embora ele seja mais "sábio" que Barbávore, ele tb tá sujeito a ter informações erradas, ou apenas usou uma metáfora.
 
Fangorn mesmo não disse que os ents foram despertados pelos elfos? E Eru não fez questão que os elfos fossem os primeiros a despertar? Assim, obviamente os elfos seriam mais velhos.
 
Riff disse:
Os anões são mais velhos, eles acordaram primeiro, só q dormiram de novo

Quando os anões foram criados por Aulë, Eru ja havia criado os elfos e os havia colocado em Cuiviénen para dormir até a hora designada do seu despertar. Não fosse assim, não teria sentido chamá-los de Primogênitos. (O mesmo ocorreu com os homens, de modo que os anões são o terceiro povo em ordem de criação, mas o segundo em ordem de despertar.)
 
Mas ae tem aquele discussão que já teve nesse forum sobre quem criou os Ents e parece que foi uma valar...com inveja de não sei quem que criou os anões...

Bom, só a título de curiosidade:
Quem criou os Anões foi Aulë, o ferreiro dos Valar, e os fez a partir da rocha, mas quem deu à eles a chama foi Eru, que era o único capaz de dar vida.
Não acho que Yavanna tenha criado os Ents por inveja de Aulë, mas sim por causa de seu gde amor pelas árvores a pela vontade dela de que as árvores podessem partilhar melhor do mundo criado pelas canções.
 
Tá, e o Tom Bombadil?
Ele é mais velho do que os ents e talvez até mais velho que o Gandalf, mas não sei se podemos considerar ele uma criatura viva.
 
Tá, e o Tom Bombadil?
Ele é mais velho do que os ents e talvez até mais velho que o Gandalf, mas não sei se podemos considerar ele uma criatura viva.

Ele era um mentiroso, se Magote dissesse q estava no Condado desde o inicio faria sentido? O msmo vale pra tom.
 
Era outro anel, ele era um grande ilusionista e trocou os aneis sem os hobbits perceberem
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo