Lista comentada
1.Marillion - Misplaced Childhood (1985)
Neo-Prog-Rock: Um grande álbum do início ao fim, nascido de uma viagem lisérgica do vocalista Fish, tem maturidade musical e o pop típico dos anos 80 (nos dois super famosos singles: Keyleigh e Lavender). Pode haver coisas melhores nos 80, mas esse é meu favorito.
2.Joy Division - Closer (1980)
Post-Punk.: Joy Division, Ian Curtis, originalidade, banda única até os dias de hoje. Precisa dizer mais alguma coisa?
3.Cowboy Junkies - The Trinity Session (1988)
Alternative Pop/Rock? Grande álbum canadense, gravado em uma noite em condições precárias, é uma obra de arte do rock lento (existe tal coisa?). Ouça imediatamente: Sweet Jane (cover do lou reed), Mining for Gold, Misguided Angel e todo resto do disco.
4.Vitor Ramil - Tango (1987)
Nacional: Um dos melhores álbuns de um dos melhores artistas rasileiros. Letras memoráveis, melodias à altura, destaques para: Joaquim (releitura de Bob Dylans Joey) e Loucos de Cara.
5.Talking Heads - Stop Making Sense (1984)
Post-Punk, the new wave: O melhor disco ao vivo da década, imho. O Talking Heads conseguia fazer hits e músicas muito trabalhadas ao mesmo tempo. O show em sí é um filme produzido, vale a pena assistir o DVD. Destaques para: Psycho Killer, Girlfriend is Better e Once in a Lifetime.
6.Tom Waits - Rain Dogs (1985)
ROCK: Meu disco favorito do Tom Waits, é díficil explicar como soa sua música para quem nunca ouviu. Dá pra dizer que é "diferente" (do que? não sei). Escute: Downtown Train, Time, Cemetery Polka e Singapore.
7.Pink Floyd - The Final Cut (1983)
Psychodelia, Prog-Rock, Art-Rock: Último disco do PF com o Waters, foi feito por ele praticamente sozinho. "a requiem for the post war dream" é um daqueles álbuns que deve ser escutado inteiro como uma coisa só.
8.Legião Urbana - Dois (1986)
Nacional: É atualmente meu disco favorito deles na déc. de 80. Grandes músicas, ótimas letras, sonoridade ainda bem crua. Recomendo: Fábrica, Acrilic on Canvas, Tempo Perdido e todo resto ^^.
9.Cazuza - O Tempo Não Para (1989)
Nacional: Melhor álbum ao vivo brasileiro. Escolhi ele pela grande dificuldade de escolher o melhor dos seus discos de estúdio. Representa toda carreira do Cazuza.
10.Sigue Sigue Sputnik - Flaunt It (1986)
New Wave: Uma banda visual e midiática, um pós-punk com ligações ao glam. Citando o allmusic.com "Sigue Sigue Sputnik's first single, "Love Missile F1-11," was unlike anything heard in the 30-plus years of rock & roll.".Eles usam colagens de explosões, tiros e citações à música erudita (sintetizada). Guitarras e muita reverberação ^^. Ouça, você vai se surpreender.
Menções Honrosas:
The Smiths - The Smiths (1984), The Smiths - The Queen is Dead (1986), The Smiths - Strangeways, Here We Come (1987)
The Smiths é minha banda favorita do New Wave, eu gosto tanto que não consegui escolher qual desses discos era melhor. Como punição nenhum deles entrou na lista final, são os 3 estupidamente MUITO BONS, recomendo.
Orange Juice - Rip It Up (1982)
New Wave escocesa, está aqui por que além de ser muito legal, influenciou o belle and sebastian, ehehe.
Cocteau Twins - Treasure e Head Over Heels
Um post-punk mais pop. Com um vocal feminino eles faziam um som etéreo como nenhuma outra banda da época. Os dois discos são muito bons.
Bauhaus - In the Flat Field (1980)
Post-Punk, Goth-Rock: Primeiro disco de uma banda bem original do Post-Punk, criou o rock gótico. A música é desconfortantemente boa, os vocais se encaixam perfeitamente.
Queen - The Game (1980)
O último grande disco do Queen, é muito bom, talvez seja um dos melhores da década, mas atualmente não está entre meus 10 favoritos
R.E.M. - Document (1987)
"R.E.M. mark the point when post-punk turned into alternative rock." Embora eu goste mais do REM nos 90s, esse disco é um dos melhores deles, também é um dos primeiros a atingir o grande público. Você já ouviu: It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine). E deveria ouvir: Finest Worksong e The One I Love.
Pixies - Doolittle (1989)
O melhor disco do Pixies junto com o Surfer Rosa. Conheço eles há pouco tempo, então ficam por aqui mesmo
U2 - The Joshua Tree (1987)
Provavelmente o melhor do U2, só tem sucessos. Já gostei mais no passado, hoje ando meio saturado deles, mas segue sendo um grande disco. Escute mais uma vez: Where the Streets Have No Name, I Still Haven't Found What I'm Looking For, With or Without You, Bullet the Blue Sky e Running to Stand Still.
Lou Reed - New York (1989)
O melhor disco do Lou Reed (Juntamente com Songs for Drella) na déc.. Não são tão bons quanto as coisas mais velhas (principalmente o Velvet), mas ainda assim são grandes trabalhos.
Vitor Ramil - A paixão de V segundo ele próprio (1984)
Outro BAITA disco do Vitor Ramil, tem alguma experimentação, músicas bem fora do comum, é muito bom.
The Jesus and Mary Chain - Psychocandy (1985)
Uma das grandes bandas do post-punk, infelizmente é pouco conhecida. Esse é seu maior trabalho.
The Rolling Stones - Tattoo You (1981)
Última coisa realmente BOA que os stones fizeram. Não chega perto (imo) dos discos dos anos 70 e 60, mas quebra um galho.
Legião Urbana - As Quatro Estações (1989)
Foi meu disco favorito deles durante muito tempo, segue sendo muito bom, mas eu enchi o saco ehehhe.
The Cure - Staring at the Sea: The Singles (1986)
É uma coletânea, não podia entrar na lista mesmo ^^. Tem muita coisa boa aqui, mas eu não gosto tanto de The Cure quanto do resto
Cazuza - Todos
Desde o Barão Vermelho até o fim!
Sugarcubes - Life's Too Good
Primeiro disco da maior banda da islândia na déc. de 80, vivas para björk fazendo um rock/pop alternativo menos alternativo ehehe.