• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consenso: 1995 - 2005

Status
Fechado para novas mensagens.
01. Os Demônios Batem À Porta (Wen Jiang, 2000)
02. O Grande Lebowski (Coen, 1998)
03. De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick, 1999)
04. Dogville (Lars Von Trier, 2003)
05. Primer (Shane Carruth, 2004)
06. O Homem Que Não Estava Lá (Coen, 2001)
07. Irreversível (Gaspar Noé, 2002)
08. Terra e Liberdade (Ken Loach, 1996)
09. Dead Man (Jim Jarmusch, 1995)
10. Amnésia (Christopher Nolan, 2001)
 
“Reality is that which, when you stop believing in it, doesn't go away.”- Philip K. Dick

01. Primer (Shane Carruth, 2005)
Shane desmonta o Cinema-Como-Quebra-Cabeça, depois reconstrói como Realidade e se perde nele, etc. O filme mais perfeito de todos os tempos.

02. Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2005)
O toque de ouro do filme é que a primeira metade é tão mágica quanto a segunda. A dúvida é se o Joe está mostrando o formigamento do começo de uma paixão pra explicar o desconhecido, ou o contrário.

03. Embriagado de Amor (P.T. Anderson, 2002)
Toda vez que eu lembro desse, minha mente automaticamente o associa com Tati. Não só o olho fantástico para espaço e arquitetura nas composições, ou as cores vibrantes, mas a perfeição que o PTA alcança, ainda assim fazendo parecer algo totalmente acidental (randômico), escrito numa empolgação de cocaína e café.

04. Código Desconhecido (Michael Haneke, 2001)
Ajude seu vizinho? Calma aí.

05. Contato (Robert Zemeckis, 1997)
A equipe da Ellie descobrindo o primeiro sinal alienígena = Mini-Primer (e também uma das minhas cenas favoritas do cinema).

06. Spartan (David Mamet, 2004)
Esse filme é importante. Não me lembro de nenhum outro que consegue maximizar economia cinematográfica e transformar numa arma tão brutal (não nesse nível).

07. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (Irmãos Coen, 2000)
Pomade Vendor: I can get the part from Bristol. It'll take two weeks, here's your pomade.
Ulysses Everett McGill: Two weeks? That don't do me no good.
Pomade Vendor: Nearest Ford auto man's Bristol.
Ulysses Everett McGill: Hold on, I don't want this pomade. I want Dapper Dan.
Pomade Vendor: I don't carry Dapper Dan, I carry Fop.
Ulysses Everett McGill: Well, I don't want Fop, goddamn it! I'm a Dapper Dan man!
Pomade Vendor: Watch your language, young feller, this is a public market. Now if you want Dapper Dan, I can order it for you, have it in a couple of weeks.
Ulysses Everett McGill: Well, ain't this place a geographical oddity. Two weeks from everywhere!

08. Roger, O Conquistador (Dylan Kidd, 2002)
Campbell Scott = Deus.

09. O Rio (Tsai Ming-Liang, 1997)
Michael Haneke decide fazer um filme sobre repressão sexual em Taiwan, Michelangelo Antonioni visita o set e decide ficar pra dar "dicas" de como "melhorar o filme". Nasce uma obra-prima. Os dois não se falam mais.

10. Safe (Todd Haynes, 1995)
Veja acima (substitua "Taiwan" por "EUA").
 
Última edição:
01. Os Demônios Batem À Porta (Wen Jiang, 2000)
02. O Grande Lebowski (Coen, 1998)
03. De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick, 1999)
04. Dogville (Lars Von Trier, 2003)
05. Primer (Shane Carruth, 2004)
06. O Buraco (Tsai Ming-Liang, 1998)
07. O Homem Que Não Estava Lá (Coen, 2001)
08. Irreversível (Gaspar Noé, 2002)
09. Terra e Liberdade (Ken Loach, 1996)
10. Dead Man (Jim Jarmusch, 1995)
 
attachment.php


Even though it's difficult to be a human being... let's not turn into monsters, ok?
 

Anexos

  • bscap017.jpg
    bscap017.jpg
    44,1 KB · Visualizações: 372
Minha listinha modesta, raramente vejo filmes "não comerciais", não necessariamente nessa ordem, tenho problemas com ela:

Requiém para um sonho
Virgens Suicidas
Encontros e Desencontros
Seven
Miss Simpatia
O Tigre e o Dragão
Amnésia
Antes do amanhecer
A Bruxa de Blair
Meninas não choram
 
01. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)
02. Tropical Malady (Apichatpong Weerasethakul, 2004)
03. Primer (Shane Carruth, 2004)
04. Kill Bill (Quentin Tarantino, 2003/04)
05. The Big Lebowski (Joel Coen, 1998)
06. Dogville (Lars von Trier, 2003)
07. The Blair Witch Project (Daniel Myrick & Eduardo Sanchez, 1999)
08. Before Sunset (Richard Linklater, 2004)
09. 2046 (Wong Kar Wai, 2005)
10. Happy Together (Wong Kar Wai, 1997)

Sinto muito Fincher, mas você precisa de mais pra superar o melhor filme gay de todos os tempos.
 
01 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Michael Gondry, 2004)
02 - Antes do Pôr-do-Sol (Richard Linklater, 2004)
03 - Kill Bill (Quentin Tarantino, 2003/04)
04 - Embriagado de Amor (Paul T. Anderson, 2002)
05 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (Peter Jackson, 2003)
06 - Dogville (Lars von Trier, 2003)
07 - IA – Inteligência Artificial (Steven Spielberg, 2001)
08 - De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick, 1999)
09 - Primer (Shane Carruth, 2004)
10 - A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001)

Adaptação, Boogie Nights e Amor a Flor da Pele não entraram por muito pouco.
Fazendo isso eu percebi como minnha lista de 2004 está incoerente.
 
Se você está se referindo a Happy Together, não seria o segundo melhor?
Até seria, mas é que eu considerei o Mal dos Trópicos não como um filme realmente homossexual. Ele ganha no conjunto e tal, mas Felizes Juntos retratou melhor a questão do homossexualismo, imo. Aliás, esse filme de metade em diante é uma obra prima pura.
 
Adaptação, Boogie Nights e Amor a Flor da Pele não entraram por muito pouco.
Fazendo isso eu percebi como minnha lista de 2004 está incoerente.

2004 foi um ano bom, eu fui procurar meu top daquele ano e li (o que eu mesmo escrevi) que o ano tinha sido chato, e agora me toquei que realmente eu tinha que esperar 2005. De qualquer forma olhando o top daquela época, os dez mais tinham e tem filmes realmente fodas.
 
Até seria, mas é que eu considerei o Mal dos Trópicos não como um filme realmente homossexual. Ele ganha no conjunto e tal, mas Felizes Juntos retratou melhor a questão do homossexualismo, imo. Aliás, esse filme de metade em diante é uma obra prima pura.

Eu não lembro direito de Felizes Juntos, mas eu também não lembro de ter pensando nele como um filme sobre homossexualismo. Como eu não confio na minha memória, eu chequei alguns reviews, e até o MDA diz: "this is a rare "gay film" in which the characters' sexual preference is simply taken for granted, and what a breath of fresh air it is". Em outras palavras, dava pra arrancar um dos protagonistas e colocar a Susan Sarandon ali que não ia fazer uma grande diferença.

Enquanto isso, eu lembro em Mal dos Trópicos que um dos personagens ainda sente insegurança em entrar num relacionamento homossexual, e a segunda metade pode ser interpretada como uma metáfora para essa apreensão, já que ela funciona inclusive na forma de uma "perigosa caçada", com suspense e tudo (e uma luta desengonçada que lembra mais sexo do que qualquer outra coisa). Vendo desse jeito MDT é muito mais sobre homossexualismo do que FJ.
 
Folco, foi bom você ter usado esse argumento. Olha só, se o casal fosse Tony Leung e Maggie Cheung o filme perderia várias características, como a questão da aceitação da homossexualidade por parte do personagem de Leung (ainda que ele se entregue no começo, ficou nítido pra mim que ao longo do filme ele teve problemas com isso), que também procurou ocultar sua sexualidade dos colegas de trabalho, além da questão da solidão (oh, estou numa cultura completamente diferente da minha, longe de casa, etc) ganhar uma dimensão bem maior.
E como você disse em relação ao MDT, é tudo questão de interpretação. Por isso também acho que ambos os filmes sejam fantásticos, por abrirem margens a interpretações e etc.
 
01. Primer (Shane Carruth, 2004)
02. Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2004)
03. Embriagado de Amor (P.T. Anderson, 2002)
04. Windowlicker (Chris Cunningham, 1999)
05. Código Desconhecido (Michael Haneke, 2001)
06. Contato (Robert Zemeckis, 1997)
07. Spartan (David Mamet, 2004)
08. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (Irmãos Coen, 2000)
09. Roger, O Conquistador (Dylan Kidd, 2002)
10. O Rio (Tsai Ming-Liang, 1997)
 
THE HEART OF THE WORLD entra na minha. Eu só não vou colocar uma foto e uma citação porque é difícil achar fotos e o filme é mudo.
 
The Heart of the World é muito bom mesmo, só não acho que alcançará o top10. A trilha do filme todo numa animação experimental que eu vi no Anima Mundi desse ano. Por sinal, bem foda também.
 
edit:

01. Primer (Shane Carruth, 2004)
02. Donnie Darko (Richard Kelly,2001)
03. Punch-Drunk Love (Paul Thomas Anderson, 2002)
04. Artificial Intelligence: AI (Steven Spielberg, 2001)
05. Mononoke-hime (Hayao Miyazaki, 1997)
06. Adaptation (Spike Jonze, 2002)
07. Seven (David Fincher, 1995)
08. Waking Life (Richard Linklater, 2001)
09. Ghost World (Terry Zwigoff, 2003)
10. Before Sunrise (Richard Linklater, 1995)

ainda não consegui ver Mal dos Trópicos.. essa semana comprarei no eMule
 
  1. Clube da Luta (Fincher)
  2. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Gondry)
  3. Réquiem para um Sonho (Aronofsky)
  4. Dogville (von Trier)
  5. Senhor dos Anéis: Retorno do Rei (Jackson)
  6. Beleza Americana (Mendes)
  7. Mononoke Hime (Miyazaki)
  8. Matrix (Larry e Andy Wachowski)
  9. Kill Bill (Tarantino)
  10. Seven (Fincher)
Acho que é isso.
 
uhum.

1. Eureka (Shinji Aoyama, 2000)
2. Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2004)
3. O Vento nos Levará (Abbas Kiarostami, 1999)
4. A Professora de Piano (Michael Haneke, 2001)
5. O Rio (Tsai Ming-Liang, 1997)
6. Fogo Contra Fogo (Michael Mann, 1995)
7. Rosetta (Luc e Jean-Pierre Dardenne, 1999)
8. O Pântano (Lucrecia Martel, 2001)
9. Ônibus 174 (José Padilha, 2002)
10. Além da Linha Vermelha (Terrence Mallick, 1998)
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo