“Reality is that which, when you stop believing in it, doesn't go away.”- Philip K. Dick
01. Primer (Shane Carruth, 2005)
Shane desmonta o Cinema-Como-Quebra-Cabeça, depois reconstrói como Realidade e se perde nele, etc. O filme mais perfeito de todos os tempos.
02. Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2005)
O toque de ouro do filme é que a primeira metade é tão mágica quanto a segunda. A dúvida é se o Joe está mostrando o formigamento do começo de uma paixão pra explicar o desconhecido, ou o contrário.
03. Embriagado de Amor (P.T. Anderson, 2002)
Toda vez que eu lembro desse, minha mente automaticamente o associa com Tati. Não só o olho fantástico para espaço e arquitetura nas composições, ou as cores vibrantes, mas a perfeição que o PTA alcança, ainda assim fazendo parecer algo totalmente acidental (randômico), escrito numa empolgação de cocaína e café.
04. Código Desconhecido (Michael Haneke, 2001)
Ajude seu vizinho? Calma aí.
05. Contato (Robert Zemeckis, 1997)
A equipe da Ellie descobrindo o primeiro sinal alienígena = Mini-Primer (e também uma das minhas cenas favoritas do cinema).
06. Spartan (David Mamet, 2004)
Esse filme é importante. Não me lembro de nenhum outro que consegue maximizar economia cinematográfica e transformar numa arma tão brutal (não nesse nível).
07. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (Irmãos Coen, 2000)
Pomade Vendor: I can get the part from Bristol. It'll take two weeks, here's your pomade.
Ulysses Everett McGill: Two weeks? That don't do me no good.
Pomade Vendor: Nearest Ford auto man's Bristol.
Ulysses Everett McGill: Hold on, I don't want this pomade. I want Dapper Dan.
Pomade Vendor: I don't carry Dapper Dan, I carry Fop.
Ulysses Everett McGill: Well, I don't want Fop, goddamn it! I'm a Dapper Dan man!
Pomade Vendor: Watch your language, young feller, this is a public market. Now if you want Dapper Dan, I can order it for you, have it in a couple of weeks.
Ulysses Everett McGill: Well, ain't this place a geographical oddity. Two weeks from everywhere!
08. Roger, O Conquistador (Dylan Kidd, 2002)
Campbell Scott = Deus.
09. O Rio (Tsai Ming-Liang, 1997)
Michael Haneke decide fazer um filme sobre repressão sexual em Taiwan, Michelangelo Antonioni visita o set e decide ficar pra dar "dicas" de como "melhorar o filme". Nasce uma obra-prima. Os dois não se falam mais.
10. Safe (Todd Haynes, 1995)
Veja acima (substitua "Taiwan" por "EUA").