• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compra de livros: internet ou livraria?

Fernando Giacon

[[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]
Compra de livros: internet ou livraria?
morumbi-conta-ate-com-livraria-1328101209634_615x300.jpg


Preços, comodidade, e variadas opções. Tudo isso a internet pode nos oferecer, e com alguns clicks abrimos um leque alternativo de sites especializados em vendas de livros e materiais didáticos. Mais saem eles mais em conta do que ir à uma livraria? As promoções são as mesmas, ou pelo menos conseguem ser tão atraentes? Sim e não. Já vi ambos os casos, casos de informações desencontradas que leva o consumidor a se perguntar sempre de qual seria a melhor escolha. Embora alguns domínios existam apenas na internet, cabe a dúvida sobre a confiabilidade e seguridade. Sobre as livrarias, algumas realizam verdadeiros festivais de preços, onde varia muito de unidade para unidade. E você membro do Meia Palavra, o que têm a dizer sobre esse assunto? Deixe nesse tópico suas experiências e opinião.

Por Fernando Giacon

-Outros Tópicos no Fórum Generalidades Literárias:
Páginas dos livros: brancas ou amarelas?
 
Na Internet costuma ser mais barato e ter melhores promoções, mas não há o contato com o livro para aquela folheada básica! Por esse motivo prefiro comprar na livraria, mas quando o livro é um pouco caro, gosto de ver a edição na livraria e depois comprar pela Internet nessas promoções que surgem por aí!
 
livraria só vou p olhar as novidades mas comprar mesmo só pela internet. já fazem uns bons 3 anos q ñ consigo encontrar preços melhores nas lojas físicas, até mesmo nas mesmas lojas online e física a diferença costuma ser 30% ou +.

sei q isso acaba sendo 1 tiro no pé: se eu q sou leitor e comprador assíduo d livros ñ contribuo com as livrarias físicas como posso esperar q elas sobrevivam? mas há tb o lado dq comprando pela internet o meu $ rende + e posso comprar + livros, e isso costuma ser incentivo suficiente p mim. além dq, ñ tô tão bom d situação p praticar filantropia com empresas privadas, mesmo q estas sejam livrarias.

sem falar q ñ me considero como o público-alvo das livrarias físicas, este é + o leitor esporádico ou ocasional ou q ñ acessa mto a internet. eu sou livreiro e ciente dos valores dos livros q quero. assim, se eu ver 1 livro a 80 dilmas na loja física sabendo q o mesmo tá sendo oferecido a 30 na internet, ñ vou nem passar perto do caixa. e se o mesmo livro seminovo sai por 23 em sebos online, além d comprar na hora ainda acabo revendendo por + q isso e no final o saldo da minha leitura acaba sendo positivo.
 
Também faço que nem o JLM, sempre olho os livros nas livrarias físicas e compro pela internet. Simplesmente não tem sentido pagar mais caro pela mesma mercadoria. O único problema é que os livros que vem pelo correio podem vir meio destruídos, mas se for da Saraiva é só trocar na loja.
 
Já aconteceu comigo isso também - dos livros virem meio destruídos. Mas ao menos vc pode pedir pra trocar sem problemas!

Em loja física só compro se o preço já for barato mesmo... tipo uns 20 reais... ou se for numa promoção batuta à la Bienal :dente:
 
Se as atendentes fossem mais inteligentes (e bonitinhas, por que não?), eu iria mais às livrarias.
Tipo a Cultura: uma colega de faculdade trabalhava lá uns anos atrás, e daí eu ia com mais frequência. XD
(Nunca me rendeu nada; mas a livraria ganhou um bocado comigo...)

Mas enfim. Às vezes também eu quero comprar pouco, e na Internet cobram frete quando a compra é pouca.
E pelo tempo de espera, etc. Nesses casos, dou um pulinho à livraria e volto de lá com alguma coisa na sacola.
Foi como eu fiz com o "Policarpo Quaresma" e o "Dorian Gray" esses dias.
 
Esse negócio do atendimento valeria pra mim se os atendentes fossem entendidos. Aqui a Livraria Curitiba é a cadeia que tem mais lojas, mas seus atendentes são um pé no saco, à exceção de uma moça da loja da Rua XV que é bem gente fina e realmente entende de livros, que foi para a parte dos livros técnicos, então quase nunca vou lá mais.

O atendimento da FNAC, quando fui lá há alguns anos também era chato. Agora tem uma Cultura aqui, mas nunca fui lá.
 
O único problema é que os livros que vem pelo correio podem vir meio destruídos, mas se for da Saraiva é só trocar na loja.

Já aconteceu comigo isso também - dos livros virem meio destruídos. Mas ao menos vc pode pedir pra trocar sem problemas!

por eu ser 1 comprador compulsivo d livros, praticamente já tive esse problema como todos as principais lojas online, e em todas consegui resolver. oq acontece é q umas estão bem + preparadas p trocar os livros defeituosos + rapidamente e com menos nhenhenhé q outras. como no submarino, por exe., ond vc nem mesmo precisa enviar o livro d volta, bastou descrever o defeito e mandar uma foto dele q me mandaram outro. e ainda vendi o defeituoso na EV + barato.

e vale lembrar q qq compra feita pela internet ou telefone o código d defesa do consumidor garante o direito ao arrependimento: vc tem 7 dias p desistir da compra assim q receber o produto, pois o comprou sem verifica-lo d perto. ñ precisa nem justificar, só dizer, me arrependi, ñ quero +, devolve a minha dilma!
 
Na Internet costuma ser mais barato e ter melhores promoções, mas não há o contato com o livro para aquela folheada básica! Por esse motivo prefiro comprar na livraria, mas quando o livro é um pouco caro, gosto de ver a edição na livraria e depois comprar pela Internet nessas promoções que surgem por aí!

A folheada é quase que algo obrigatório, né não? Eu nunca fui muito de comprar livros pela internet, gosto mesmo é de ir nas livrarias. Mas é como tu disse, de vez enquando surgem ótimas oportunidades de adquirir pela rede por preços ótimos.

Se as atendentes fossem mais inteligentes (e bonitinhas, por que não?), eu iria mais às livrarias.
Tipo a Cultura: uma colega de faculdade trabalhava lá uns anos atrás, e daí eu ia com mais frequência. XD
(Nunca me rendeu nada; mas a livraria ganhou um bocado comigo...)

Mais olhe, que bandido! :dente:
 
Eu compro meus livros tanto na livraria como na internet, nesta principalmente quando tem promoções. O problema que eu vejo em comprar via internet é o preço do frete que, às vezes, não compensa.
 
Eu simplesmente compro onde for mais vantajoso para mim. Tem vezes que sai barato em livraria física, outras pela internet é melhor mesmo. Tenho sorte de morar no Rio, já que algumas lojas como a Travessa tem para cá frete grátis! \o/ Mas, mesmo quando a entrega é rápida, a espera é chaaata...
 
Eu compro meus livros tanto na livraria como na internet, nesta principalmente quando tem promoções. O problema que eu vejo em comprar via internet é o preço do frete que, às vezes, não compensa.
vc ainda mora em uma região privilegiada, my friend. eu q moro no interior do interior já aprendi a superar a questão do frete: ou descubro o limite mínimo do pedido p ele ter frete grátis e daí faço uma compra maior, ou junto amigos q tb querem comprar e fazemos todos um pedido só, ou então espero as promoções d datas especiais (dia dos pais, das mães, das crianças etc.) ond o frete sempre sai d graça.

pena é só q em algumas lojas eu ñ consigo comprar pq eles ñ tem nem limite mínimo p dar frete grátis nem promoções festivas, como os sites da travessa ou cosac & naify ou de portugal, ond os fretes costumam ser + caros q os livros. aí é caso d raridades mesmo, dae a gente faz o sacrifício e paga o frete.
 
Bom, na minha cidade tem uma livraria e meia.
Uma que era antiga na cidade e foi transformada em nobel. É pequena e parece mais uma banca, é cheia de guias para viagem e revistas da Abril.
E a meia, que é uma livraria espirita que vive as moscas e também não tem muita coisa por lá.
Tirando elas, tem um sebo. Muito bonito,lugar limpo, porém os preços são caros pra caramba e as opções não são lá tão boas.

Então só me resta a internet. Onde já consegui comprar livros por preços que nunca conseguiria em uma livraria fisica.
Como estudo em uma cidade próxima e minha faculdade fica próxima ao shopping, onde tem uma nobel gigante, eu sempre estou andando por lá. Mas confesso que é difícil eu achar um livro com preço compativel lá ou próximo.
Quem acha é minha namorada, que compra romances mel com açucar de umas editoras que eu nem conhecia e os preços de lá e da internet acabam sendo equivalentes.

Então aproveito as promoçoes de descontos progressivos, frete grátis entre outras.
Gosto de comprar bastante no submarino, apesar do catálogo menor doque as outras livrarias.
O bom é que compro e entre 2 e 3 dias, os livros já estão em casa.
E como sempre acabo comprando de bastante, tenho trocentos livros para ler e a espera não me faz falta.
 
Eu compro meus livros tanto na livraria como na internet, nesta principalmente quando tem promoções. O problema que eu vejo em comprar via internet é o preço do frete que, às vezes, não compensa.

O frete é o mais matador, e o que mais pesa na decisão de comprar pela net.

Eu simplesmente compro onde for mais vantajoso para mim. Tem vezes que sai barato em livraria física, outras pela internet é melhor mesmo. Tenho sorte de morar no Rio, já que algumas lojas como a Travessa tem para cá frete grátis! \o/ Mas, mesmo quando a entrega é rápida, a espera é chaaata...

Que lugar do Rio tu mora?
 
Esse ano comprei vários pela internet, aproveitando promoções.

Mas o melhor mesmo é poder tocar o livro e espiar alguma coisa antes de comprar =P
 
Bom, na minha cidade tem uma livraria e meia.
Uma que era antiga na cidade e foi transformada em nobel. É pequena e parece mais uma banca, é cheia de guias para viagem e revistas da Abril.
E a meia, que é uma livraria espirita que vive as moscas e também não tem muita coisa por lá.
Tirando elas, tem um sebo. Muito bonito,lugar limpo, porém os preços são caros pra caramba e as opções não são lá tão boas.

Idem na cidade vizinha onde tem livraria (porque aqui onde moro nem tchum), tem uma que virou Nobel e agora é Clips e a outra é daqui da cidade, mas são muito caras, então só compro pocket e olhe lá (às vezes dá uma loucurinha).
Na maioria das vezes é internet mesmo, espero um tempo para comprar mais livros com frete grátis, desconto progressivo....
 
Para comprar: livraria virtual.
Para bisbilhotar: livraria física.

Tá, vou explicar: só entro em livraria virtual com o título do livro que quero comprar "em mente". Eu vou ao site da livraria e pesquiso um livro, que, antecipadamente, já decidi comprar. Nas livrarias físicas, por outro lado, eu acabo ousando. Entro sempre que passo por uma, porque gosto de ficar em livrarias, folheando livros, aleatoriamente, olhando os títulos (adoro avaliar títulos de livros, vira e mexe eu falo "tal título é lindo", aliás, tem um curioso caso de um título que eu gosto tanto, tanto, tanto, que acho que ele seja infinitamente superior ao livro), lendo sinopses, rindo, internamente, das capas, etc. Passear por livrarias me garante uma "felicidade clandestina". Raramente saio com um livro nas mãos quando passo por livrarias físicas, mas quando saio, é com um que eu não imaginava comprar. Foi assim que conheci o Franzen, que acabou se tornando um dos meus escritores preferidos. Minhas compras premeditadas são feitas via internet.
 
Entro sempre que passo por uma, porque gosto de ficar em livrarias, folheando livros, aleatoriamente, olhando os títulos (adoro avaliar títulos de livros, vira e mexe eu falo "tal título é lindo", aliás, tem um curioso caso de um título que eu gosto tanto, tanto, tanto, que acho que ele seja infinitamente superior ao livro), lendo sinopses, rindo, internamente, das capas, etc.

Sou igualzinho a vc, tudinho - nas livrarias físicas vou só pra ficar xeretando, folheando os livros, às vezes lendo algum trecho, ora apenas pegando num exemplar...

Passear por livrarias me garante uma "felicidade clandestina".

Bem isso :sim:!
 
Às vezes comprar pela internet dá problemas; o mês passado comprei um livro pela Submarino, com cartão de crédito, sendo que eles faturaram de imediato. O prazo para entrega era de 4 dias.

Acontece que no quarto dia acabei descobrindo, através do acompanhamento do pedido, que o mesmo foi cancelado nesse dia devido a indisponibilidade do produto. O pior é que eles ficaram de fazer o estorno do valor somente na segunda ou terceira fatura. Isso é o cúmulo. Fiquei sem o livro e fui descontado do valor no cartão, sendo que terei que esperar por um ou dois meses para reavê-lo.

Pergunto: por que não verificam primeiro se tem o produto, para só depois faturarem o cartão, como faz a Livraria Cultura e a Saraiva. Agora, para mim, Submarino está fora de cogitação.

Desculpem o desabafo.
 
Última edição:
Internet, com certeza. Raramente eu tenho urgência para comprar um livro, de modo que o tempo de entrega não é grande problema, especialmente considerando a vantagem de pesquisar preço primeiro. Já comprei muitos livros pela internet e nunca tive problemas de atraso absurdo ou livros danificados. Como hoje em dia eu tenho lido mais ebooks do livros físicos, então a internet continua nas cabeças. Aliás, eu concordo com o que foi dito aqui: Livraria física é pra ver e internet é pra comprar. As vezes saio do trabalho e dou uma volta na Livraria Cultura, vejo se tem algum livro novo e proveito o wi-fi de graça pra pesquisar na internet onde tá vendendo mais barato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo