• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como termina?

De certa forma Tolkien deixou isso em aberto, mas sendo um livro com aspectos medievais e não tendo um apocalipse da a se entender que talvez a Terra-Média tenha vindo a ser a nossa terra de agora, pois muitas tecnologias iriam surgir e tudo seria diferente, imaginem a Terra-Média uns 1000 anos após a 4ª Era
icon_mrgreen.gif
...
 
StatuesArgonath disse:
Digo, que provávelmente existia ladrões em Minas Tirith, assassinos espalhados pela Terra-Média, piratas pelos mares, pessoas loucas, alcólatras, entre outros males do nosso mundo, mas que não foram escritos e mencionados por Tolkien...
Tolkien não criou toda esse emaranhado de informações para ficarmos simplesmente detido nas histórias que ele escreveu... Ele criou e deu características aos seres, e com isso nos podemos deduzir diversos acontecimentos que ele não tenha narrado. A Terra-Média está acima do que Tolkien escreveu!
 
Elrohir Tinúviel disse:
Alguem sabe se Tolkien chegou a planejar os andamentos de Arda depois da guerra do anel e da partida dos elfos? Como todos devem ter ouvidos ele era muito católico....ele chegou a criar algum acontecimento com o fim do mundo...ou simplesmente ligou aquele "passado" até os dias atuais?

Esta é a pergunta do Tópico, se Tolkien havia escrito ou criado algum acontecimento depois do Senhor dos Anéis...

Statues Argonath disse:
A população da Terra-Média não era tão grande quanto a nossa e é claro que devia haver alguns "mals" como o da nossa sociedade lá, mas Tolkien poucas vezes mencionou. Digo, que provávelmente existia ladrões em Minas Tirith, assassinos espalhados pela Terra-Média, piratas pelos mares, pessoas loucas, alcólatras, entre outros males do nosso mundo, mas que não foram escritos e mencionados por Tolkien...

Este é meu antigo post... Respondendo ao tema do tópico e ao questionamento de ROVER*...

ROVER* disse:
Ele criou e deu características aos seres, e com isso nos podemos deduzir diversos acontecimentos que ele não tenha narrado. A Terra-Média está acima do que Tolkien escreveu!

ROVER* concordo com você, quando você diz que a Terra-Média está acima do que Tolkien escreveu... Porém Elrohir Tinúviel queria saber sobre os acontecimentos planejados por Tolkien, ou seja que ele mesmo os criou...
 
Mas... vcs gostaram do texto The New Shadow???? :think:

...pq para falar a verdade, eu não gostei muito não :ahn?: :ahn?: ... aquele negócio de estar na moda entre os jovens de Gondor ficar imitando orcs?!?!?
sei lah...achei meio forçado...

:tsc:
 
*ALMIË*, nossas crianças hoje não brincam de "polícia e ladrão" (com variantes de nomenclatura, de acordo com a região)?

Imagino o seguinte: os orcs deviam já ser bem raros (se já não extintos, não sei se há algo a respeito publicado) e as histórias das batalhas mexiam com a imaginação das crianças (como até hoje ocorre). Talvez algumas crianças, em suas brincadeiras, quisessem recriar essas batalhas e sobraria para alguém (ou o mais fraco, ou o que mais gostasse do papel) representar um orc.

Ok, é uma viagem, mas não creio que seja forçado demais... :)
 
Em nenhum momento da "Segunda Profecia de Mandos" é citado o Apocalípse de Arda. Como já foi dito, o que se dá a entender é que ocorrerá uma transformação.

Se é pra pensar que o nosso mundo um dia foi a Terra-média, então a "trasformação", tavez, tenha sido uma "separação": o fim daquele mundo misto, com elfos, humanos, hobbts, etc., para aquilo que é a Terra hoje: o mundinho dos humanos por excelencia.

E a história de Eriol seria a prova dessa separação. Vejam que Eriol (humano, terráquio) achou o Caminho Reto para Valinor e não para o restante de Arda, o que indica que, na Mitologia de Tolkien, Valinor (e talvez algo mais de Arda) ainda existe.



Eer... conseguiram captar o que eu quis dizer?!



Lúthien Númenessë disse:
Ps.: Ei _x_fairy_x_, você deixou de lado sua crença na mitologia tolkieniana?!

Também achei estranho ver a Fairy falando que Tolkien "criou" Eriol. :ahn?:



Vale lembrar que os textos "Uma Nova Sombra" e "A Segunda Profecia de Mandos" já foram discutidos no Artaqueti Valinórëo e seus tópicos ainda estão abertos:



Tópico de discussão de "Uma Nova Sombra"



Tópico de discussão de A "Segunda Profecia de Mandos"
 
Salve meu caro Snaga, na verdade é citado sim como um Apocalipse.
Tolkien diz numa Carta que seria algo como Ragnarök.

Mundo Antigo, o mundo da longa Primeira Era. As jóias são recuperadas (pela intervenção final dos deuses) apenas para se perderem dos elfos eternamente, uma no mar, uma nas profundezas da terra e uma como estrela do firmamento. Este legendário termina com uma visão do fim do mundo, sua ruptura e reconstrução, e a recuperação das Silmarilli e da "luz antes do Sol" – após uma batalha final que, suponho, deve mais à visão nórdica de Ragnarök que a qualquer outra coisa, apesar de não se parecer muito com ela.

Isto é dito por Tolkien na Carta 131 a Milton Waldman, esplicando sobre como terminaria o Legendárium.

Abraços.
 
Desde o SdA eu comecei a suspeitar que o Tolkien poderia ter pensado em fazer uma continuação. A primeira suspeita foi quando ele se referiu a destruição do Senhor dos Nazgûl dizendo que nunca mais se ouviu aquele grito NAQUELA ERA da Terra-Média. Pelo que eu lembre foi algo assim. Daria para fazer uma possível continuação (apesar de que eu creio que os Nazgûl iriam sumir devido a destruição dos anéis). Mesmo assim, só esses livros são capazes de nos entreter por séculos (eu, como um meio-elfo, não terei problemas para sobreviver por séculos, já que eu escolhi a imortalidade :lol: ).

Eu comentei que eu havia desanimado de ler Contos Inacabados e vocês me reanimaram a ler? Por isso agradeço a todos :mrgreen: . Que suas barbas nunca fiquem ralas!!! :cerva:
 
Não quero nem saber de final *tampando os olhos para não ler 'Uma nova sombra'*
acho q se o Professor abandonou é porque ele não achou legel e preferiu dar a idéia de que tuod continuou até chegar a atualidade!! e eu gosto dessa teoria e não quero destruir meu sonho de encontrar um elfo por ai!! XD
Hehehe me empolguei, :D
saber que existe um fim me deixa mal T.T (não gistei nem quando acabei o Sda)

salve salve todos os sábios! E que para vocês a vida seja um caminho calmo e feliz! :cerva:
 
Erulasto disse:
*ALMIË*, nossas crianças hoje não brincam de "polícia e ladrão" (com variantes de nomenclatura, de acordo com a região)?
(...)
Ok, é uma viagem, mas não creio que seja forçado demais... :)

Talvez eu tenha me expressado erroneamente, "forçado" não foi bem o que eu quis dizer... o que eu acontece é que depois de queda de Sauron, teria um inimigo forte o suficiente para quebrar a paz??? Acho que não!!
Claro que sempre haveria "orcs" e "Shelobs" para matar, mas esses serviriam de lembrete para raça humana não esquecer as dificuldades que passaram, as guerras..e talz... e acho que seria meio estranho os adolescentes ficarem imitando os inimigos que deram tanto trabalho para serem derrotados... :think:

Lessandri disse:
acho q se o Professor abandonou é porque ele não achou legel

:yep: eu também penso assim... quer dizer, acho que ficaria meio sem sentido, e por isso, talvez ele tenha abandonado a idéia...
 
*ALMIË* disse:
Talvez eu tenha me expressado erroneamente, "forçado" não foi bem o que eu quis dizer... o que eu acontece é que depois de queda de Sauron, teria um inimigo forte o suficiente para quebrar a paz??? Acho que não!!
Claro que sempre haveria "orcs" e "Shelobs" para matar, mas esses serviriam de lembrete para raça humana não esquecer as dificuldades que passaram, as guerras..e talz... e acho que seria meio estranho os adolescentes ficarem imitando os inimigos que deram tanto trabalho para serem derrotados... :think:
Eu não sei exatamente o que seria essa "nova sombra", mas poderia ter uma força suficiente para quebrar a paz dos homens por um tempo sim. Infelizmente, não saberemos porque o professor abandonou o texto. Por muito tempo, imaginei que pudesse ser o próprio Saruman, que por ser um maia, poderia reconstruir seu corpo após um tempo (como Sauron já havia feito antes). Mas fica apenas no campo das especulações, infelizmente.

Quanto ao termo, sim, eu diria estranho também, mas não tão difícil. Veja o meu post anterior:
Talvez algumas crianças, em suas brincadeiras, quisessem recriar essas batalhas e sobraria para alguém (ou o mais fraco, ou o que mais gostasse do papel) representar um orc.
Eu imagino que nessas brincadeiras das crianças, que sempre ouviram histórias de guerra, as mais fortes forçariam as mais fracas (ou menores) a representarem os orcs. Poderia haver um grupo também que gostasse de "ser orc", mas creio que seria muito reduzido. De certa forma, isso ocorre até hoje entre as crianças, basta observar um pouco.
 
Pelo que eu entendo da Segunda Profecia de Mandos, Arda seria totalmente destruida com a Última Batalha e depois reconstruída pelos Valar e os Filhos de Ilúvatar. Como é dito no Silmarillion, até os anões iriam ajudar Aulë na reconstrução de Arda.
Então, me parece que não é uma simples transformação como ocorreu com o fim da Guerra da Ira, onde Beleriand foi coberta pela água e Arda se torna curva. Mas sim uma total destruição que faria Arda voltar a ser mais ou menos parecida como era antes da descida dos Ainur, então uma reconstrução começaria e daria origem ao que é a Terra hoje.
 
Erulasto disse:
Eu não sei exatamente o que seria essa "nova sombra", mas poderia ter uma força suficiente para quebrar a paz dos homens por um tempo sim. Infelizmente, não saberemos porque o professor abandonou o texto. Por muito tempo, imaginei que pudesse ser o próprio Saruman, que por ser um maia, poderia reconstruir seu corpo após um tempo (como Sauron já havia feito antes). Mas fica apenas no campo das especulações, infelizmente.

Quanto ao termo, sim, eu diria estranho também, mas não tão difícil. Veja o meu post anterior:

Eu imagino que nessas brincadeiras das crianças, que sempre ouviram histórias de guerra, as mais fortes forçariam as mais fracas (ou menores) a representarem os orcs. Poderia haver um grupo também que gostasse de "ser orc", mas creio que seria muito reduzido. De certa forma, isso ocorre até hoje entre as crianças, basta observar um pouco.

Relembrando que a Terra-Média ficou com os homens após a Guerra do Anel. Os homens são facilmente corrompidos como a própria Galadriel disse no filme do SdA (não me lembro de ter lido o mesmo no livro :eek: ). A nova sombra que cresceria poderia ser muito bem a sombra dos homens que, em sua maldade, iriam começar a fazer um bom "serviço de orc". E como nós podemos ver atualmente, o mundo foi inclusive coberto pela sombra... da poluição. :blah:
 
Cálion_Erupoldon disse:
Relembrando que a Terra-Média ficou com os homens após a Guerra do Anel. Os homens são facilmente corrompidos como a própria Galadriel disse no filme do SdA (não me lembro de ter lido o mesmo no livro :eek: ).

Isso também é dito nos livros. Só não me pergunte página, capítulo e quem disse.

A nova sombra que cresceria poderia ser muito bem a sombra dos homens que, em sua maldade, iriam começar a fazer um bom "serviço de orc". E como nós podemos ver atualmente, o mundo foi inclusive coberto pela sombra... da poluição. :blah

Aqui vamos entrar no mundo do SE.

A primeira tese é de que Saruman ressurgiu, reconstruindo seu corpo como qualquer Maia pode fazer (Sauron é um bom exemplo). Ter Saruman no poder de algo e de volta a Terra-média seria um grande risco, mas ele teria muito mais poder se uníssemos essa tese com a segunda tese.

A segunda, mais racional se seguirmos o pensamento de que nosso mundo tem um paralelo com o de Tolkien, é de que os homens teriam inciado essa tal Nova Sombra. E exemplos de como isso poderia ter acontecido não faltam: alguém sobe no poder e se torna um tirano, sedento por poder, terras e riquezas, que começa não somente a entrar em conflito com reinos vizinhos, até mesmo a invadir esses reinos; daí vêm conflitos, guerras e tudo o que se pode acontecer numa situação como essa.

Tanto na segunda tese quanto na primeira, teríamos um grande paralelo com as duas Guerras Mundiais. Porém, pode surgir também o fato de que esse paralelo está em constante repetição....
 
Tudo isso, Idril, além de ser possível, também poderia ter sido o motivo de desistência do Professor. Imagine como a história ficaria "comum"! Nada daquela coisa mítica, com as diversas raças lutando umas contra as outras, nada de magos e demônios, nada daquilo que difere a obra do Professor do restante das histórias de fantasia e aventura. Apenas humanos contra humanos. Ou seja, totalmente fora do "Padrão Tolkien".

Acho que isso foi suficiente pra Tolkien ter desistido.
 
Concordo. Além disso, o Tolkien não precisava de mais do que aqueles livros, já que o SdA tem um fim onde possibilita criar ou não uma continuação. E, afinal, a Terra-Média não precisava de uma Nova Sombra para destrui-la agora que os elfos estavam a abandonando. Bastariam os homens para trazer de volta a sombra. Ainda assim seria legal uma continuação, se pudesse fugir dessa idéia das Grandes Guerras. E mais ainda, seria ótimo se Saruman reconstruísse seu corpo quando os homens de Gondor estivessem em seu auge.
 
Snaga disse:
Tudo isso, Idril, além de ser possível, também poderia ter sido o motivo de desistência do Professor. Imagine como a história ficaria "comum"! Nada daquela coisa mítica, com as diversas raças lutando umas contra as outras, nada de magos e demônios, nada daquilo que difere a obra do Professor do restante das histórias de fantasia e aventura. Apenas humanos contra humanos. Ou seja, totalmente fora do "Padrão Tolkien".

Acho que isso foi suficiente pra Tolkien ter desistido.


Sim, pode ter sido um dos grandes motivos para Tolkien desistir.

Outro também pode ser o fato de essa tal Nova Sombra acabar dando descrédito a tudo o que veio antes. Ia ficar algo meio sem sentido, talvez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo