• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como termina?

Depois dos eventos narrados em SdA, acontece mais alguma coisa importante?
Alguem sabe se Tolkien chegou a planejar os andamentos de Arda depois da guerra do anel e da partida dos elfos? Como todos devem ter ouvidos ele era muito católico....ele chegou a criar algum acontecimento com o fim do mundo...ou simplesmente ligou aquele "passado" até os dias atuais?

Perguntas de mais... :cerva: :grinlove:
 
Re: Como terminaa?

Sim, Tolkien chegou a criar o Apocalipse, narrado em algum artigo aki da Valinor, q já cheguei a ler, mas agora não sei onde localizar... :mrgreen:
 
Re: Como terminaa?

Ele começou um texto, acho que sua intenção era um outro livro, mas ele por algum motivo desistiu. O título do texto é A Nova Sombra. Dá uma procurada aqui no site, que você acha. Vale a pena. :)
 
Re: Como terminaa?

Elrohir Tinúviel disse:
Depois dos eventos narrados em SdA, acontece mais alguma coisa importante?
Alguem sabe se Tolkien chegou a planejar os andamentos de Arda depois da guerra do anel e da partida dos elfos? Como todos devem ter ouvidos ele era muito católico....ele chegou a criar algum acontecimento com o fim do mundo...ou simplesmente ligou aquele "passado" até os dias atuais?

Perguntas de mais... :cerva: :grinlove:

A Nova Sombra (The New Shadow)

A Segunda Profecia de Mandos
 
Re: Como terminaa?

Eu li o texto The New Shadow e confesso que gostei muito...acredito quer se nosso mestre tivesse vivido mais teria nos contemplado com uma maravilhosa continuação do mundo pós Anéis.


ate mais...
 
Re: Como terminaa?

Isso é verdade, A Nova Sombra é um belo texto, pena que o mestre Tolkien não está mais entre nós, seria muito interessante acompanhar o reinado de Eldarion na Quarta Era bem de perto, a derrubada de Gundabad e de Gram, "últimos" redutos de Orcs na Terra-Média, o fim dos poucos seguidores que restavam a Melkor, se é que teria fim. Acho que ver o fim de tudo, numa espécie de "Ragnarök" seria um pouco demais. =]

Abraços.
 
Re: Como terminaa?

Vale lembrar que "A Nova Sombra" não tem um fim não por Tolkien ter morrido, mas por ele ter desistido do texto.
 
Re: Como terminaa?

Pois é, mesmo que Tolkien ainda estivesse vivo, ele provavelmente não continuaria A Nova Sombra.
 
Re: Como terminaa?

Então ele não teve "tempo" de narrar um final da terra-média, ele simolesmente decidiu por não o fazer.Talvez isto tenha sido realmente melhor, assim tendo espaçe para que os fãs pudessem imaginar os fatos sucedentes.

Agora sobre as profecias, qual é a primeira profecia de Mandos? E sobre essa segunda profecia, ela fala do fim do mundo, quando Melkor irá se libertar de sua prisão, e irá travar uma última batalha contra Turin, o qual irá vencer e por fim ao "mal". Sendo assim, não terá um "fim do mundo", já que tudo irá melhorar, certo?Sem a existência do mal. E esse Turin é Turin, escudo de carvalho?Um anão?
 
Re: Como terminaa?

Turin Turambar é humano, não o Thorin (anão). Seu pai (Hurin) foi capturado por Morgoth, que amaldiçoou sua família e tudo deu errado para eles (de loucura a suicídio, passando por incesto, etc.).
 
nao tenho certeza se é essa maldicao , mas olha o q tah escrito no silmarillion :

... e de uma ponte a a outra das hostes dos noldor ouviu-se a voz que proferiu a maldicao e a profecia que e chamada de Profecia do Norte, e a Condenacao dos Noldor ... ( p100 - Da fuga dos noldor)

Mas esse relato chega ateh os noldor em nome de todos os valar e nao sei se pode ser entendido como a primeira profecia de Mandos.

desculpem caso tenha falado besteira....
espero ter ajudado.
 
acho que sim, a primeira profecia de Mandos é a maldição do Noldor, quando Mandos previu que teria muita traição entre os Noldor.
 
...então...ele acertou as duas profecias...e conseqüentemente o "mal" teria fim ...já que Túrin irá por fim a este mal....
Então não terá o dito..."fim do mundo"....já que a tendência é melhorar...sem este mal sobre a terra? :cerva:
 
Elrohir Tinúviel disse:
...então...ele acertou as duas profecias...e conseqüentemente o "mal" teria fim ...já que Túrin irá por fim a este mal....
Então não terá o dito..."fim do mundo"....já que a tendência é melhorar...sem este mal sobre a terra? :cerva:

Eu não vi nada sobre o fim do mundo, mas posso estar interpretando errado.

"Então as Silmarilli serão recuperadas do mar, da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse. Então Feanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir todo o mundo. Naquela luz os Deuses novamente sentir-se jovens, e os Elfos despertão e todos os mortos levantarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. (...)"

Isso me leva a crer que o mundo não acabou após a destruição de Melkor, ele só mudou mais uma vez. Para melhor.
 
Sem pensar muito na obra, mas na mente de nós humanos... Porque o fim daquele poder central do mal deve designar simplesmente o fim do mal? Afinal, se o mal estivesse concentrado em alguns poucos, mesmo que sejam eles poderosos, seriam mais fáceis as coisas... O mal está inserido em todos, e é isso que torna as coisas tão complexas...
Bem, o que eu acho é que não se deve pensar só nas coisas grandes, mas nas pequenas coisas que estão espalhadas por aí... Não quero ser filosófico, nem tenho moral pra isso, mas tô simplesmente partindo da observação daquele fato de que foi um pequeno, um hobbit, que destruiu o Um Anel.
Eu gosto da idéia de que a Terramédia é a nossa Terra algumas eras atrás, e que nós somos aqueles homens que continuaram vivos, enquanto elfos, anões e hobbits foram sumindo, mas de vez em qdo aparecem por aí (certeza que minha namorada é uma elfa!)... O que acontece é que o mal permaneceu, e está aí, espalhado, sem precisar de nenhum Melkor para existir!

Apesar de minha opinião ter sido um parênteses na discussão do tópico, espero que tenha valido a pena!
 
O fato é que na Terra-Média o grande vilão era Morgoth e depois Sauron, se o mal está inserido em todos como você disse, então não seria a Terra-Média, seria algum outro lugar distante... A população da Terra-Média não era tão grande quanto a nossa e é claro que devia haver alguns "mals" como o da nossa sociedade lá, mas Tolkien poucas vezes mencionou. Digo, que provávelmente existia ladrões em Minas Tirith, assassinos espalhados pela Terra-Média, piratas pelos mares, pessoas loucas, alcólatras, entre outros males do nosso mundo, mas que não foram escritos e mencionados por Tolkien...
 
Creio que Tolkien ao criar seu mundo, o coloca num período histórico antecedente ao que estariamos vivendo aqui, ou seja o passado da terra, desde sua criação até um determinado período. Tanto é que quando ele cria Eriol para dar um ar de realidade a obra, ele cita que o que aconteceu na terra-média já não era mais lembrado pelos humanos que nela habitavam.
Assim como o paralelo que ele faz com Atlântida e Númenor é para relacionar a isso, pois se Atlântida tivesse existido seria antes das civilizações que conhecemos.
Portanto o possível futuro da terra-média seria a terra de agora.
 
Statues Argonath

Acho que o que ROVER* quis dizer é que o Mal pode não ter sido criado pelo homem, mas, o homem o alimenta e o torna mais forte.
Afinal, Morgoth venceu a Nirnaeth porque os homens que se diziam do lado dos elfos, na hora da batalha mostraram-se traidores, e é dito que se não fosse a traição dos homens, os elfos teriam ganho.
Da mesma forma, se os homens não tivessem se aliado a Sauron, tudo teria sido mais facil para a Sociedade do Anel, e também para a Terra-média.

Mas, voltando ao assunto inicial do tópico, creio que o que aconteceu durante, e depois da 4ª Era seja o que está disponível para nós na história global, em especial européia.
Talvez, por isso Tolkien resolveu deixar de lado o apocalipse que tinha em mente, para, de certa forma, nós relacionarmos o mundo dele, com a nossa realidade.
É o que eu penso... (:

Ps.: Ei _x_fairy_x_, você deixou de lado sua crença na mitologia tolkieniana?! oO *risos*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo