Comecamos com um tela explicativa com um texto muitooo longo, sobre o MUD que muita gente não se dá ao trabalho de ler. O que você deve prestar atenção é na parte de baixo do texto onde mostra
Isto mostra que na sala onde você está a saida possivel fica ao norte
Para seguir adiante basta digitar N que você irá nessa direção.
A movimentação do jogo se baseia em pontos cardeais: N, E, S, W (norte, leste, sul, oeste) e as combinações dos mesmos: NE, NW e assim por diante.
Na proxima sala ele vai pedir pra você aceitar as politicas do jogo, digite POLICY (pode ser em minuscula) depois de ler ou não, digite
say eu li e aceito as regras
vai aparecer um texto novo, dizendo que você pode proseguir agora, como somos novatos vamos em direção a unica saida que aparece na parte de baixo do texto. (se não for tão novato assim pode pular esta parte com o comando: say eu não preciso de ajuda (e depois pular para o post abaixo desse onde será a parte pós tutoria))
Na proxima sala aparece um texto explicando sobre a sala, logo abaixa aparece uma lista de objetos que se destacam e as vezes aparece as pessoas que estão na sala. Neste caso mostra que tem um pedestal com um pergaminho em cima do mesmo. No texto explicativo temos o comando LOOk que significa OLHAR
para usa-lo basta digitar
LOOK <OBJETO>
look pergaminho
ou apenas
L pergaminho
Seguimos para oeste agora em uma sala explicando sobre movimento que eu já expliquei anteriormente, pois é bom entender, saimos para norte
Proxima sala é sobre HELP comando que vai acompanhar todos para o resto da vida, já que irá nos dar muitas dicas sobre como funciona o jogo e nunca tenha medo de usar. Seguimos para o norte novamente.
Nesta sala aprendemos o basico sobre objetos, inventorio e equipamento.
Inventory ou Inv - mostra seus itens que está carregando
Equipament ou Eq - mostra os itens que está usando em você no momento
Na sala em questão tem um pedestal com o pergaminho como antes, e uma segunda linha falando sobre um guardiao, este guardiao eh um NPC, NPCs sao complicadinhos de interagir, mas a grande maioria te diz o que da pra fazer só olhando para eles, ou seja
vocé achara em seu inventorio alguns itens que serão uteis logo.
Proxima sala, nos deparamos com o mesmo pedestal de sempre com um pergaminho, o bom e veio guardiao e uma estante
de uma olhadinha no guardiao e depois olhe seu inventorio, vc ganhará uma boa e linda bolsa, para ver os conteudos de uma bolsa ou qualquer outro container, basta usar o comando:
Examine ou exa <container>
dentro da tua bolsa voce tera varios itens, que usará em sua aventura no futuro, aproveita pra treinar como usar alguns comandos e a usar suas bolsa, nesse caso vamos colocar o pão que está em seu inventorio dentro de sua bolsa
put <item> <container>
put pao bolsa
para retirar um item de dentro dela, caso de fome por exemplo, basta usar o seguite comando:
get <item> <container>
get pao bolsa
aproveita pra guardar seu pao devolta na bolsa, e examine a estante que tem na sala, dentro dela tem uma lamparina que pode ser util para enxergar em locais escuros (passaremos por um mais pra frente). Para pegar a lamparina eh soh usar os comandos que acabamos de falar usando a estante como container
proxima sala eh chata, sobre comunicacao, saiba o seguinte, say e whisper eh pra falar com npcs e pessoas que estao no mesmo lugar que voce, e falar sobre coisas do jogo, chat eh para falar com a galera que esta on.
proxima sala vai te mostrar 2 comandos uteis, score e level, score eh muito util, level nem tanto, de uma olhada no perga e siga norte
proxima sala eh sobre abrir portas e objetos, para abrir uma porta basta digitar
abra a porta a leste e siga por ela, resto tudo trancado mesmo.
aqui vem a sala da pegadinha do malandro, temos apenas uma saida nela que foi de onde vc veio, mas no meio do texto sobre a sala, ele fala sobre uma TAPECARIA, que eh uma porta por um acaso e esta fechada, abra a tapecaria e ira abrir uma saida nova nas opcoes de saida (para ver as saidas basta digitar L para ver a descricao da sala novamente). seguimos a leste.
proxima sale eh a preparacao pra combate, de uma olhada no guardiao que ele te da uma espada bem maneira (nem tao maneira assim, mas ja ajuda) para equir algum item, basta usar o comando
se por um acaso um item nao puder ser utilizado ele te dirá o level que precisa pra usar o mesmo, quando pegar outro item e quiser ver se o mesmo é melhor que o seu, basta usar o comando
compare <item1> <item2> - comparara os 2 itens mencionados
compare <item> - compara o item mencionado com o que vc tem equipado
equipa a espada e vamos para o norte
nesta sala temos um rato nos esperando, antes de um combate contra um bixo novo sempre verifique a dificuldade dele com o comando
e depois pode descer a lenha nele com o comando
Uma dica, equipe a lamparina que você pegou antes também para ganhar um bonus de 10 de vida
volte pra sala anterior e vamos para oeste, na proxima sala, o pergaminho fala sobre habilidades, mas por hora ignore já que nao tem utilidade até o level 2.
e praticamente com isso acaba o tutorial, siga até chegar na academia, onde encontrará uma fonte, 2 npcs e talvez outros jogadores.
e com isso encerramos a parte do tutorial e seguimos para o jogo mesmo.
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Estamos na entrada da academia agora, e vamos ver como começar a evoluir nosso char e aprender o suficiente pra se aventurar no jogo.
primeira coisa, quando tiver um item inutil em sua mochila venha aqui na fonte, onde esta a tal de Narinë, pra ela vc pode tentar dar seus itens em troca de dinheiro, tente por exemplo
voce ganhara 1 gold e se livra de algo inutil em seu inventorio, que tem uma capacidade bem pequena de inicio e cada espaço é precioso.
nossas saidas aqui são as seguintes:
Oeste ésqueca para sempre, é o tutorial e não queremos mais passar por isso.
Oeste fica a lojinha o que a Narine não aceitar de item, você tenta vender pra ela. Mas para comprar não tem nada no inicio. Para interagir com vendedores, basta digitar
List - mostra os items a venda
Buy <nº item> - comprar o item
Sell <item> - vender o item
HELP lojas - ajuda bastante
seguindo a norte, temos 2 opçoes novamente, a oeste (w) temos uma sala com uma estante e um mural, o mural ainda não sei pra que serve direito, mas na estante temos alguns itens incluindo uma lamparina que sempre é util carregar umas extras (coloque ela na sua bolsa com o comando PUT), depois de guardar a lamparina faça o seguinte
get all estante - pega todos os itens da estante até ficar com teu inventorio cheio.
depois que estiver com um monte de coisas inuteis por hora no inventorio volta na fonte de entrega tudo pra narine pra ganhar mais um dinheiro
Voltando ao corredor anterior a leste (e) temos a cozinha, que eh onde vamos passar um bom tempo. aqui temo uma fonte, uma fornalha e nosso querido amigo Zurg
ele irá conversar com você quando entrar na sala, preste atenção no que ele fala, e lembre de guardar os itens que pegar dele na sua bolsa. Aqui temos uma saida fechada, para baixo (d - down), zurg tambem é um vendedor, então caso precise comprar comida, basta usar os comandos para interegir com vendedores que mostrei anteriormente, vamos voltar ao corredor e seguir ao norte para nos preparar pro combate
no corredor que estamos vamos passar reto e seguir ao norte novamente, agora iremos achar o itens que precisamos pra tentar sobreviver as proximas lutas que teremos, a oeste temos o deposito de armaduras com uma estante, pegue todos os itens que tiver nela e equipe tudo
caso algum item não possa ser equipado jogue ele pra sua bolsa para equipar quando passar de level, e vai repetindo o processo de pegar os itens da estante e equipar eles, no final voce estara equipado mais ou menos assim:
<como luz> (Brilhando) uma lamparina
<no corpo> uma camisa de linho branco
<sobre o corpo> uma túnica élfica de linho branco
<nos braços> um par de mangas de couro
<empunhando> uma pequena espada
<na cintura> um cinto de couro
<nos pés> um par de botas élficas, bastante leves
agora vamos a luta, volte pra cozinha e vamos descer no porao pra conhecer nossos oponentes.
se estiver com fome, pegue algo de sua bolsa e coma (eat <comida>)
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O porão tem duas partes, mas só iremos ficar na primeira por enquanto abaixo um mapa do porão, onde tem um + é as salas, e onde ta o X é e saida pra cozinha
+-+-+-+-+
+-+-+-+-+
+-+-+-+-+
+-+-+-x-+
+-+-+-+-+
se não tiver nada de monstro na saida de uma andada pros lados que já encontra
comece a luta com (não mate bezerros por enquanto)
nao se preocupe que no primeiro level você não morre de modo algum pra monstro na academia. Apos matar o monstro pegue o corpo do bicho do chão
vá até a cozinha e entregue o corpo para o zurg
repita essa parte de matar, pegar e entregar até chegar no level 2.
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Chegamos ao level 2, aqui o jogo começa ficar mais com a cara de cada jogadore.
Primeiro vamos nos equipar novamente com os itens que estão em nossas bolsas.
Seu equipamento ficar mais ou menos assim:
<como luz> (Brilhando) uma lamparina
<no pescoço> um resistente colarinho metálico
<no pescoço> um resistente colarinho metálico
<no corpo> uma camisa de linho branco
<sobre o corpo> uma túnica élfica de linho branco
<nos braços> um par de mangas de couro
<no pulso> um atrativo bracelete
<no pulso> um atrativo bracelete
<nas mãos> um par de luvas de couro
<empunhando> uma pequena espada
<como escudo> um pequeno escudo
<na cintura> um cinto de couro
<nas pernas> fortes perneiras de couro
<nos pés> um par de botas élficas, bastante leves
percebam que o colarinho e o bracelete são equipados 2 vezes, caso só tenha 1, volte na estante de armaduras e pegue outro de cada para equipar
Após nos equiparmos vamos para a parte de habilidades a parte mais importante do nosso tutorial certamente é esta.
Para vermos nossas habilidades basta digitar
As pericias são mostradas da seguinte forma:
<nome> [ lvl] %
para descobrir o que faz uma habilidade, e como utilizar a mesma sempre use o comando:
prac info <nome da habilidade>
prac info 'estilo defensivo' - use sempre as aspas para habilidades com mais de 1 nome
embaixo dos idiomas falados vai ter uma linha escrito:
Você tem direito a mais X sessões de prática
cada sessão normalmente é o suficiente para treinar uma habilidade 1 vez e o numero ganho por level varia a cada classe (guerreiro é 2, clerigo é 3)
Vamos agora encontrar um treinador para aprender uma de nossas habilidades, temos 3 treinadores na academia:
- Zurg na cozinha
- Dominick e Harinvaldo nas salas de treinamento
Até o level 15, habilidades mágicas podem ser aprendidas com Harinvaldo, habilidades de combate com Dominick, e habilidades de sobrevivencia com Zurg
No meu caso de guerreiro irei aprender 2 habilidades que posso devido meus 2 pontos de pratica do level 2, irei aprender 'Ataque aprimorado' e 'Laminas longas' já que pretendo jogar com escudos e uma arma do tipo espada ganhando mais dano assim.
Algumas habilidades são passivas, vc aumenta elas normalmente, durante o combate, outras tem que ser utilizadas, como o exemplo da pericia 'Causar ferimentos leves' do clérigo, estas pericias que devem ser utilizadas normalmente tem no seu help o modo de utilizar as mesmas
Apos estes preparativos vamos voltar ao porão e colocar nossas habilidades novas em pratica e matar mais uns bixinhos.