• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Começando no Jogo [Como jogar de noob pra noob]

Galera, primeiro post no tópico e vou explicar como jogar no MUD do principio.

Quem quiser conver sar comigo no jogo meu nick está como: Elandroin ou Elandorin (guerreiro e clerigo meus)
Vai ser realmente um post enorme esse, mas espero ajudar os iniciantes que assim como eu estão tendo algumas dificuldades ou podem vir a ter. E mostrar meu desenvolvimento e como se joga de um iniciante para outro.

Primeiro passo criar um char ou logar com seu char já criado, para criar um Char novo ele vai pedir para digitar NOVO na barra de comandos (atenção ao detalhe que nas ajudas e no tutorial os comandos estão em maiuscula, mas não há necessidade de usar eles assim.).

Primeiro passo vai ser escolher um nome para seu personagem, que também será o seu login, então nunca esqueça o nome do seu personagem (já fiz isso), leve em conta na hora de escolher o nome, a raça que pretende escolher mais a frente, pra nao ter um nome elfico em um anão :P

Depois eh simples, digitar a senha 2 vezes, o e-mail para recuperação da senha, e o sexo que terá seu personagem.

Sua próxima escolha é a raça de seu personagem, esta escolha irá afetar a cidade onde o jogo começa. (ire fazer um elfo, pois conheço valfenda melhor para dar as explicações, mas por favor fiquem a vontade para escolher outra raça pois o básico será igual até o level 5-6 mais ou menos).

Altura, idade e local de nascimento são as proximas escolhas, nada que vá alterar o modo de jogo.

A próxima escolha eh crucial, será sua classe, ela afeta suas habilidades e o modo de jogar, em vista que algumas classes são mais agressivas, enquanto outras jogam de modo mais defensivo, mas isso é coisa pra aprender com o tempo também. Para saber sobre cada classe basta digitar: help <classe> (irei fazer um guerreiro, por ser mais agressivo, e de certo modo mais facil de jogar no inicio).
 
Última edição:
Oh, legal continue porque eu quero continuar a jogar. Só que não faço a mínima ideia pra onde eu vou! D:
 
Comecamos com um tela explicativa com um texto muitooo longo, sobre o MUD que muita gente não se dá ao trabalho de ler. O que você deve prestar atenção é na parte de baixo do texto onde mostra

Isto mostra que na sala onde você está a saida possivel fica ao norte

Para seguir adiante basta digitar N que você irá nessa direção.

A movimentação do jogo se baseia em pontos cardeais: N, E, S, W (norte, leste, sul, oeste) e as combinações dos mesmos: NE, NW e assim por diante.

Na proxima sala ele vai pedir pra você aceitar as politicas do jogo, digite POLICY (pode ser em minuscula) depois de ler ou não, digite
say eu li e aceito as regras

vai aparecer um texto novo, dizendo que você pode proseguir agora, como somos novatos vamos em direção a unica saida que aparece na parte de baixo do texto. (se não for tão novato assim pode pular esta parte com o comando: say eu não preciso de ajuda (e depois pular para o post abaixo desse onde será a parte pós tutoria))

Na proxima sala aparece um texto explicando sobre a sala, logo abaixa aparece uma lista de objetos que se destacam e as vezes aparece as pessoas que estão na sala. Neste caso mostra que tem um pedestal com um pergaminho em cima do mesmo. No texto explicativo temos o comando LOOk que significa OLHAR
para usa-lo basta digitar
LOOK <OBJETO>
look pergaminho
ou apenas
L pergaminho

Seguimos para oeste agora em uma sala explicando sobre movimento que eu já expliquei anteriormente, pois é bom entender, saimos para norte

Proxima sala é sobre HELP comando que vai acompanhar todos para o resto da vida, já que irá nos dar muitas dicas sobre como funciona o jogo e nunca tenha medo de usar. Seguimos para o norte novamente.

Nesta sala aprendemos o basico sobre objetos, inventorio e equipamento.
Inventory ou Inv - mostra seus itens que está carregando
Equipament ou Eq - mostra os itens que está usando em você no momento
Na sala em questão tem um pedestal com o pergaminho como antes, e uma segunda linha falando sobre um guardiao, este guardiao eh um NPC, NPCs sao complicadinhos de interagir, mas a grande maioria te diz o que da pra fazer só olhando para eles, ou seja
vocé achara em seu inventorio alguns itens que serão uteis logo.

Proxima sala, nos deparamos com o mesmo pedestal de sempre com um pergaminho, o bom e veio guardiao e uma estante
de uma olhadinha no guardiao e depois olhe seu inventorio, vc ganhará uma boa e linda bolsa, para ver os conteudos de uma bolsa ou qualquer outro container, basta usar o comando:
Examine ou exa <container>
dentro da tua bolsa voce tera varios itens, que usará em sua aventura no futuro, aproveita pra treinar como usar alguns comandos e a usar suas bolsa, nesse caso vamos colocar o pão que está em seu inventorio dentro de sua bolsa
put <item> <container>
put pao bolsa
para retirar um item de dentro dela, caso de fome por exemplo, basta usar o seguite comando:
get <item> <container>
get pao bolsa
aproveita pra guardar seu pao devolta na bolsa, e examine a estante que tem na sala, dentro dela tem uma lamparina que pode ser util para enxergar em locais escuros (passaremos por um mais pra frente). Para pegar a lamparina eh soh usar os comandos que acabamos de falar usando a estante como container

proxima sala eh chata, sobre comunicacao, saiba o seguinte, say e whisper eh pra falar com npcs e pessoas que estao no mesmo lugar que voce, e falar sobre coisas do jogo, chat eh para falar com a galera que esta on.

proxima sala vai te mostrar 2 comandos uteis, score e level, score eh muito util, level nem tanto, de uma olhada no perga e siga norte

proxima sala eh sobre abrir portas e objetos, para abrir uma porta basta digitar
open <direçao ou objeto>
abra a porta a leste e siga por ela, resto tudo trancado mesmo.

aqui vem a sala da pegadinha do malandro, temos apenas uma saida nela que foi de onde vc veio, mas no meio do texto sobre a sala, ele fala sobre uma TAPECARIA, que eh uma porta por um acaso e esta fechada, abra a tapecaria e ira abrir uma saida nova nas opcoes de saida (para ver as saidas basta digitar L para ver a descricao da sala novamente). seguimos a leste.

proxima sale eh a preparacao pra combate, de uma olhada no guardiao que ele te da uma espada bem maneira (nem tao maneira assim, mas ja ajuda) para equir algum item, basta usar o comando
wear <item>
wear espada
se por um acaso um item nao puder ser utilizado ele te dirá o level que precisa pra usar o mesmo, quando pegar outro item e quiser ver se o mesmo é melhor que o seu, basta usar o comando
compare <item1> <item2> - comparara os 2 itens mencionados
compare <item> - compara o item mencionado com o que vc tem equipado
equipa a espada e vamos para o norte

nesta sala temos um rato nos esperando, antes de um combate contra um bixo novo sempre verifique a dificuldade dele com o comando
consider <monstro>
e depois pode descer a lenha nele com o comando
kill <monstro>
Uma dica, equipe a lamparina que você pegou antes também para ganhar um bonus de 10 de vida ;)

volte pra sala anterior e vamos para oeste, na proxima sala, o pergaminho fala sobre habilidades, mas por hora ignore já que nao tem utilidade até o level 2.

e praticamente com isso acaba o tutorial, siga até chegar na academia, onde encontrará uma fonte, 2 npcs e talvez outros jogadores.

e com isso encerramos a parte do tutorial e seguimos para o jogo mesmo.

- - - Updated - - -

Estamos na entrada da academia agora, e vamos ver como começar a evoluir nosso char e aprender o suficiente pra se aventurar no jogo.

primeira coisa, quando tiver um item inutil em sua mochila venha aqui na fonte, onde esta a tal de Narinë, pra ela vc pode tentar dar seus itens em troca de dinheiro, tente por exemplo
give guia narine
voce ganhara 1 gold e se livra de algo inutil em seu inventorio, que tem uma capacidade bem pequena de inicio e cada espaço é precioso.
nossas saidas aqui são as seguintes:
Saídas: n e !w u
Oeste ésqueca para sempre, é o tutorial e não queremos mais passar por isso.
Oeste fica a lojinha o que a Narine não aceitar de item, você tenta vender pra ela. Mas para comprar não tem nada no inicio. Para interagir com vendedores, basta digitar
List - mostra os items a venda
Buy <nº item> - comprar o item
Sell <item> - vender o item
HELP lojas - ajuda bastante

seguindo a norte, temos 2 opçoes novamente, a oeste (w) temos uma sala com uma estante e um mural, o mural ainda não sei pra que serve direito, mas na estante temos alguns itens incluindo uma lamparina que sempre é util carregar umas extras (coloque ela na sua bolsa com o comando PUT), depois de guardar a lamparina faça o seguinte
get all estante - pega todos os itens da estante até ficar com teu inventorio cheio.
depois que estiver com um monte de coisas inuteis por hora no inventorio volta na fonte de entrega tudo pra narine pra ganhar mais um dinheiro :D

Voltando ao corredor anterior a leste (e) temos a cozinha, que eh onde vamos passar um bom tempo. aqui temo uma fonte, uma fornalha e nosso querido amigo Zurg
ele irá conversar com você quando entrar na sala, preste atenção no que ele fala, e lembre de guardar os itens que pegar dele na sua bolsa. Aqui temos uma saida fechada, para baixo (d - down), zurg tambem é um vendedor, então caso precise comprar comida, basta usar os comandos para interegir com vendedores que mostrei anteriormente, vamos voltar ao corredor e seguir ao norte para nos preparar pro combate

no corredor que estamos vamos passar reto e seguir ao norte novamente, agora iremos achar o itens que precisamos pra tentar sobreviver as proximas lutas que teremos, a oeste temos o deposito de armaduras com uma estante, pegue todos os itens que tiver nela e equipe tudo
get all estante
wear all
caso algum item não possa ser equipado jogue ele pra sua bolsa para equipar quando passar de level, e vai repetindo o processo de pegar os itens da estante e equipar eles, no final voce estara equipado mais ou menos assim:
<como luz> (Brilhando) uma lamparina
<no corpo> uma camisa de linho branco
<sobre o corpo> uma túnica élfica de linho branco
<nos braços> um par de mangas de couro
<empunhando> uma pequena espada
<na cintura> um cinto de couro
<nos pés> um par de botas élficas, bastante leves

agora vamos a luta, volte pra cozinha e vamos descer no porao pra conhecer nossos oponentes.
se estiver com fome, pegue algo de sua bolsa e coma (eat <comida>)

- - - Updated - - -

O porão tem duas partes, mas só iremos ficar na primeira por enquanto abaixo um mapa do porão, onde tem um + é as salas, e onde ta o X é e saida pra cozinha

+-+-+-+-+
+-+-+-+-+
+-+-+-+-+
+-+-+-x-+
+-+-+-+-+

se não tiver nada de monstro na saida de uma andada pros lados que já encontra
comece a luta com (não mate bezerros por enquanto)
kill <monstro>
nao se preocupe que no primeiro level você não morre de modo algum pra monstro na academia. Apos matar o monstro pegue o corpo do bicho do chão
vá até a cozinha e entregue o corpo para o zurg
give corpo zurg
repita essa parte de matar, pegar e entregar até chegar no level 2.

- - - Updated - - -

Chegamos ao level 2, aqui o jogo começa ficar mais com a cara de cada jogadore.

Primeiro vamos nos equipar novamente com os itens que estão em nossas bolsas.

Seu equipamento ficar mais ou menos assim:
<como luz> (Brilhando) uma lamparina
<no pescoço> um resistente colarinho metálico
<no pescoço> um resistente colarinho metálico
<no corpo> uma camisa de linho branco
<sobre o corpo> uma túnica élfica de linho branco
<nos braços> um par de mangas de couro
<no pulso> um atrativo bracelete
<no pulso> um atrativo bracelete
<nas mãos> um par de luvas de couro
<empunhando> uma pequena espada
<como escudo> um pequeno escudo
<na cintura> um cinto de couro
<nas pernas> fortes perneiras de couro
<nos pés> um par de botas élficas, bastante leves

percebam que o colarinho e o bracelete são equipados 2 vezes, caso só tenha 1, volte na estante de armaduras e pegue outro de cada para equipar

Após nos equiparmos vamos para a parte de habilidades a parte mais importante do nosso tutorial certamente é esta.
Para vermos nossas habilidades basta digitar
As pericias são mostradas da seguinte forma:
<nome> [ lvl] %
para descobrir o que faz uma habilidade, e como utilizar a mesma sempre use o comando:
prac info <nome da habilidade>
prac info 'estilo defensivo' - use sempre as aspas para habilidades com mais de 1 nome

embaixo dos idiomas falados vai ter uma linha escrito:
Você tem direito a mais X sessões de prática
cada sessão normalmente é o suficiente para treinar uma habilidade 1 vez e o numero ganho por level varia a cada classe (guerreiro é 2, clerigo é 3)
Vamos agora encontrar um treinador para aprender uma de nossas habilidades, temos 3 treinadores na academia:
- Zurg na cozinha
- Dominick e Harinvaldo nas salas de treinamento
Até o level 15, habilidades mágicas podem ser aprendidas com Harinvaldo, habilidades de combate com Dominick, e habilidades de sobrevivencia com Zurg
No meu caso de guerreiro irei aprender 2 habilidades que posso devido meus 2 pontos de pratica do level 2, irei aprender 'Ataque aprimorado' e 'Laminas longas' já que pretendo jogar com escudos e uma arma do tipo espada ganhando mais dano assim.
Algumas habilidades são passivas, vc aumenta elas normalmente, durante o combate, outras tem que ser utilizadas, como o exemplo da pericia 'Causar ferimentos leves' do clérigo, estas pericias que devem ser utilizadas normalmente tem no seu help o modo de utilizar as mesmas

Apos estes preparativos vamos voltar ao porão e colocar nossas habilidades novas em pratica e matar mais uns bixinhos.
 
Após pegar um estilo, não esqueça de ativar o mesmo, usando o comando:
style <estilo>
style evasivo

outra dica importante, é o comando ALIAS este é um comando um pouco mais avançado, mas muito util especialmente para magos e clérigos.

ALIAS - comando utilizado para criar atalhos no jogo para alguns comandos

Vou mostra alguns exemplos de como utilizar alias para facilitar a vida de todos

alias cfl cast 'curar ferimentos leves'
neste caso estou criando um atalho chamado: CFL
Ao digitar este atalho ele executa o comando CAST 'CURAR FERIMENTOS LEVES'
este atalho não tem alvo algum, ou seja, ele ira curar seus ferimentos quando for usado

alias cmm cast 'missil magico' $1
agora criei um atalho chamado: CMM
Este atalho tem uma variavel nele que aparece por $1, que quer dizer variavel 1, como funciona isso, para usar este atalho devo digitar:
cmm rato
ao digitar isto ele irá interpretar o seguinte comando CAST 'MISSIL MAGICO' RATO

Aqui vou mostrar um atalho mais elaborado que utilizo para cozinhar e treinar meu cook, precisa ter 2 bolsas pra esse alias, mas voces podem modificar a vontade, eu prefiro com 2 bolsas para ele nao ficar pegando carne já cozida ou queimada e tentar cozinhar novamente.
alias cozinhar get $1 2.bolsa $; cook $1 $; put $1 bolsa
para utilizar você deve escolher o que quer cozinhar no meu caso é CARNE
cozinhar CARNE
Ao digitar este atalho ele faz os seguintes comandos:
get CARNE 2.bolsa
cook CARNE
put CARNE bolsa
o simbolo $; significa um outro comando sempre. Atente ao detalhe que no meu caso eu guardo as carnes cruas na segunda bolsa, e as cozidas na primeira, caso queiram inverter fiquem a vontade para mudarem o alias a vontade.

Outro exemplo de alias que pode vir a ser util, é para quem utiliza armas que não sejam cortantes, como no caso de meu clérigo que usa uma maça, ou um cajado, um arco, ou outra arma qualquer que não seja cortante, e precise de uma adaga para fatiar sua carne dos animais que matar.
alias fatiar wear adaga $; slice $1 $; wear maca $;
neste caso temos apenas 1 variavel que eh o que será fatiado, exemplo FATIAR CORPO ou FATIAR URSO
O atalho citado irá equipar uma adaga que esteja em seu inventorio, fatiar o CORPO ou URSO e em seguida equipar novamente sua arma de uso, ao trocar de armas, sempre atualize este atalho

Para verificar seus atalhos já configurados, basta digitar ALIAS e verificar todos.

Logo posto mais algumas dicas importantes para nós noobs :D
 
Mais uma dica legal pro pessoal que ta comecando:
digite os seguintes códigos:

prompt <&r%H&whp/&R%h&whp &b%M&wmana/&B%m&wmana &g%V&wmov/&G%v&wmov &c%X&wxp/&C%x&wxp>
fprompt <&r%H&whp/&R%h&whp &b%M&wmana/&B%m&wmana &g%V&wmov/&G%v&wmov &c%X&wxp/&C%x&wxp>

ele irá mudar seus dados que aparecem durante o jogo e em combates para que tenha uma visualização melhorada das suas informações, de uma olhada também em:
HELP PROMPT
HELP CORES

Assim você pode alterar o prompt para ficar com a sua cara literalmente :D

- - - Updated - - -

Até que a morte nos separe, mas não nos pare...

Morreu de alguma maneira? Não entre em paranóia, faça o seguinte:

Primeiro digite stand (ficar de pé), pois você vai estar deitado, em seguida siga norte, até não poder mais, e espere alguns minutos até ressucitar.

Após um tempo, você irá aparecer no seu ponto de retorno, e ali estará seu corpo também caido no chão, vamos agora pegar nossos itens, para nao perder nada.

Primeiro, retire o manto que está usando e coloque ele no chao
remove manto
drop manto

após isso vamos tratar de nos equipar.

get all corpo
wear all

vá fazendo isso até estar com todos seu itens devolta.

:mrgreen:
 
E agora, o que fazer? eu recomendo que upe no porão até um level 4 ou 5 mais ou menos, pra ir juntando uma grana.

Chegando no level 5 vamos atras de mais emoção, chega de lesmas e baratas, vamos atras de um oponente mais digno de bater :D

Para isso vamos até a floresta que tem proximo de falvenda matar ursos, morcegos e repteis, vou guiar voces ateh a entrada, dali vcs vao se virar.

Antes de se aventurar aqui vai uma dica muito importante, carregue no minimo os seguintes itens com você sempre:
- Cantil (vc ja tem)
- 2 pergaminho de retorno (vendedor ao lado da entrada da academia)
- 3 - 5 pergaminhos de identificacao (vendedor ao lado da entrada da academia)
- 4 carnes cozidas (zarg no refeitorio)

caminho até a floresta:
U, E, S, SE, SE, SW, S, W, S, S, W, W, S

Welcome to the jungle, daqui pra baixo agora eh mato :P

Código:
          +-+ +
          | | |
          1-+ +-+ 4-+
          | | | |   |
      2-+-+ +-+ +-+-+
          |   | |   |
          | +-+-+-+-+
	  | |  
        +-+ +        
        | |/    
      +-+-+            
      | |  \
      +-3   +
1 morcego (folha + osso + ouro)
2 reptil (perola)
3 morcego (canino)
4 urso (garra (arma) + bastante carne pra fatiar)

Aproveite seu tempo e vá matando os bixos ai e ganhando uns equips novos, e melhorando teu level.
 
dei minha bolsa pro Zurg. tentei subornar ele pra me devolver mas ele criou um certo apego a ela, alguém tem alguma ideia de como posso recuperar ela?
 
Ajudou bastante esse topico, no inicio de como começar no Valinor.
Gostaria de uma parte 2.
** Posts duplicados combinados **
alguns alias que uso e recomento:
alias acordar stand $;get colchonete $; put colchonete bolsa
alias comer : get cozido mochila $; eat cozido $;
alias dormir : get colchonete bolsa $;drop colchonete $; sleep colchonete
alias sair : chat Até logo, Povo de Valinor! $; QUIT
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo