• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

Muito bonito e histórico. Emocionante. Fiquei arrepiada.

E hoje começam a pipocar os primeiros boatos de que os baderneiros dentro das manifestações são, na verdade, são policiais à paisana.
Ah, gente... Policiais à paisana é quem estão depredando patrimônio público e iniciando os tumultos para 'desestabilizar as manifestações'? Faizfavor, né?

Vândalos não precisam de partido, ou de causa. Eles vão onde a aglomeração está, e só esperam o momento certo para alimentar o caos. Seu objetivo não é protestar, mas simplesmente encontrar um pretexto para alimentar a violência e o desejo de destruição em suas almas: é o que foi documentado ontem, frente à Alerj e frente à sede do Governo. Parem de procurar pretextos para acusar os policiais, cujo comportamento, ontem, foi tão exemplar quanto o dos verdadeiros manifestantes. O que aconteceu em BH foi uma triste exceção. :no:

Outro detalhe: tudo começou por causa de R$ 0,20, mas um ato tão grandioso não pode se limitar a isso. Como Grimnir disse, seria interessantíssimo pautar as causas, e cobrar soluções firmes para antes das eleições.

Algo assim já está sendo feito?
 
Re: [Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

A populacao ta sendo extremamente inocente com esse papo de rejeitar qualquer exaltacao por parte dos manifestantes.

As acoes de bh foram sim ocultadas na midia. Eu tava falando com um pessoal de la, de sp, do rj e de porto alegre. O unico local que aparentemente foi isento de confrontos foi sp - mas tinha muita gente disposta a mudar a postura no caso de qqer intervencao esquisita da policia.

A imagem midiatica eh que os manifestos foram so bonitas caminhadas na rua, mas ate no congresso teve alguma depredacao e quase estourou com um ataque ao vice sergio.

Seria ruim uma intervencao violenta? Essa eh a pergunta inocente. A pergunta correta eh: seria necessaria uma intervencao violenta?

Hoje vao rolar negociacoes entre estado e representantes. Se as negociacoes nao favorecerem o povo, eh legal manter o apoio ao movimento, mesmo que ele tenha que assumir uma postura mais incisiva.

Esse papo de: "po, q pena que teve o pequeno grupo do rj que foi violento" eh papo de desinformado, ate q provem o contrario.
 
Eu estava la no fim Thor.
Os manifestantes tentaram furar um cerco para entrar numa área que segundo a polícia é "Território FIFA", e foi aí que a coisa descambou.
A polícia parecia ter ordens diretas para que ninguém passasse a UFMG e foi o que aconteceu, nesse momento o pau quebrou com força.
Teve um menino que despencou de um viaduto e levou mais de 40min pra ser atendido, parece que rachou o crânio, mas ta fora de risco se recuperando no hospital.

Sabadão tem mais e a concentração é na igreja da pampulha, convoco a todos os belohorizontinos do fórum e das redondezas que se juntem a gente, vamos encher as ruas.
 
Ranza disse:
A polícia parecia ter ordens diretas para que ninguém passasse a UFMG e foi o que aconteceu, nesse momento o pau quebrou com força.

Dá até para entender porque. Além de ser território federal, é o caminho mais curto/livre até o mineirão. Mas na confusão toda eu ouvi falar de pessoas perseguidas, presas ou desaparecidas dentro da UFMG.

Amon disse:
Hoje vao rolar negociacoes entre estado e representantes. Se as negociacoes nao favorecerem o povo, eh legal manter o apoio ao movimento, mesmo que ele tenha que assumir uma postura mais incisiva.

Eu ouvi falar em uma reunião com o Movimento Passe Livre. Vai ser ótimo se alguma ação concreta por parte do poder público em atender a reinvidicação do movimento. Mas... o movimento passe livre tem uma cara, mas agora a manifestação está muito além desse movimento.

Por falar em diminuição de passagem acabei de ler sobre isso:

Você está aqui: Portal de notícias › Matérias › Comissões
18/06/2013 - 09h55 Comissões - Assuntos Econômicos - Atualizado em 18/06/2013 - 10h13
CAE analisa projeto que reduz preços de passagens


Da Redação

O projeto de lei da Câmara PLC (310/2009) que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) é um dos 11 itens da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que deu início à reunião deliberativa desta terça-feira (18).
A iniciativa tem como meta diminuir os preços das tarifas cobradas dos usuários por meio da redução da carga tributária incidente sobre esses serviços.
Presidente da CAE, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) decidiu, num momento em que manifestantes protestam contra o aumento no preço dos ônibus, principalmente em São Paulo, incluir o projeto na pauta de votações da Comissão.
Lindberg é o relator da matéria e, há um mês, concedeu entrevista dizendo que a redução do preço das passagens de ônibus e metrô pode colaborar para a queda da inflação.

Acho que a pressão está começando a dar frutos. Veremos.
 
Última edição:
Re: [Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

Sim, mas eh interessante manter o foco no que temos de "concreto" ate agora: reducao de lucro do transporte publico (ou melhorias que justifiquem os precos)
 
Começa a vazar vídeos das atrocidades cometidas pela Polícia Militar de Minas Gerais na noite de ontem:

[video=youtube_share;QV9cb6JBaRQ]http://youtu.be/QV9cb6JBaRQ[/video]
 
Sinceramente, tem muita gente no meio desses protestos que nem sabem porque estão protestando.
Estão lá no meio só por conta da baderna. Infelizmente.

E uma fatia gorda de público, convenhamos. :tsc:

Tem de ser muito iludido pra não acreditar na existência de um grupinho escroto e razoavelmente grande de gente que não tá nem aí para o protesto em si e tá lá só de arroz de festa, ou pra badernar, vandalizar e depredar.
TODA manifestação, infelizmente, é contaminada por gente desocupada que só quer causar, infiltrada no contingente.

Obs: este post não está relacionado a este video postado pelo Thor. É um comentário aleatório.
 
Re: [Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

A populacao ta sendo extremamente inocente com esse papo de rejeitar qualquer exaltacao por parte dos manifestantes.

As acoes de bh foram sim ocultadas na midia. Eu tava falando com um pessoal de la, de sp, do rj e de porto alegre. O unico local que aparentemente foi isento de confrontos foi sp - mas tinha muita gente disposta a mudar a postura no caso de qqer intervencao esquisita da policia.

A imagem midiatica eh que os manifestos foram so bonitas caminhadas na rua, mas ate no congresso teve alguma depredacao e quase estourou com um ataque ao vice sergio.

Seria ruim uma intervencao violenta? Essa eh a pergunta inocente. A pergunta correta eh: seria necessaria uma intervencao violenta?

Hoje vao rolar negociacoes entre estado e representantes. Se as negociacoes nao favorecerem o povo, eh legal manter o apoio ao movimento, mesmo que ele tenha que assumir uma postura mais incisiva.

Esse papo de: "po, q pena que teve o pequeno grupo do rj que foi violento" eh papo de desinformado, ate q provem o contrario.

Cara, na boa. Ja q faco parte do grupo dos supostamente desinformados, compartilhe essa informacao q mudara a perspectiva sobre o q aconteceu na alerj e no paco imperial.
 
Muito bonito e histórico. Emocionante. Fiquei arrepiada. (...)

Outro detalhe: tudo começou por causa de R$ 0,20, mas um ato tão grandioso não pode se limitar a isso. Como Grimnir disse, seria interessantíssimo pautar as causas, e cobrar soluções firmes para antes das eleições.

Algo assim já está sendo feito?

O que falta um pouco nessas manifestações é a figura de algum líder. Um rosto para dialogar com o governo e definir, de forma concreta e objetiva, quais serão as melhorias que ocorrerão para que as manifestações terminem. Não será aumentado os R$0,20 centavos? Haverá o "PasseLivre"? Como funcionará esse passelivre? É para todos? Somente para estudantes? Quem vai pagar esse passelivre para as empresas de ônibus? O governo?

E também já aproveitar e falar das outras questões que perturbam a sociedade. Porque, penso, não é só por transporte público de qualidade que essa manifetação se formou. Pode ter começado assim, mas já vi inúmeras reivindicações sobre as inúmeras injustiças desse país: falta educação, falta saúde e principalmente falta segurança. Todo dia vemos pessoas morrendo nesse país e os assassinos deixam a cena do crime andando tranquilamente como se nada tivesse acontecido. Porquê? Por quê ninguém fica preso nesse país.

O Marcelo Rezende disse que desde o começo do ano foram presas 156 mil pessoas no estado de São Paulo. Sabe quantas, dessas, que continuam presas? 6 mil. Sabe o que isso significa? Que ninguém fica preso nesse país. Pode-se matar, roubar, estuprar, que nada ocorrerá. Só não pode fazer protesto. O criminoso de verdade é preso e logo em seguida é libertado por um juizinho qualquer. E o dinheiro que a população paga para prover armas e munições para a polícia, viaturas, combustíveis, alimentos para presos, força elétrica, etc? Ou seja, depois que o povo paga a conta, o Sistema liberta o assassino, o sequestrador, o que for. Falta justiça. Falta segurança.

E falta um rosto para dialogar com o governo e acertar as melhorias. Antes que a manifestação disperse e esses dias de glória e revolta que estamos vivendo deixem de ser de fato um marco importante na história desse país, para ser apenas mais um fato a ser engolido pela Copa do Mundo, Copa das Confederações, ou qualquer outra política de pão e circo que possa surgir. Não podemos perder esse momento. Antes dele acabar, temos que ter acertado as melhorias do sistema com o governo. De forma concreta e objetiva. Nada para o futuro. Tem que ser já!
 
Última edição:
Re: [Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

Cara, na boa. Ja q faco parte do grupo dos supostamente desinformados, compartilhe essa informacao q mudara a perspectiva sobre o q aconteceu na alerj e no paco imperial.
A informacao esta no post, lol.

Nao foi somente um grupo isolado que reproduziu violencia para macular a beleza do movimento. A violencia estava e esta ali, latente, tanto na pm quanto na populacao.

BH eh o exemplo, para nao ficar so na teoria ;)
 
Honestamente não encontrei nada no seu post que legitimasse os atos de violência dos manifestantes.
 
Sou só eu que estou pessimista com essas manifestações?

Vejo muita animação, alegria, excitação , o pessoal pensando que tá fazendo uma revolução, mudando o Brasil. Mas falta foco e objetivo comum a todo mundo. A galera diz que está protestando contra a corrupção e o descaso do governo. Putz, quer dizer que se nós irmos pras ruas e ficarmos algumas semanas, logo depois os políticos vão começar a se comportar direitinho?


Acho que esses objetivos pelos quais as manifestações estão lutando - saúde, combate á corrupção, etc - são MUITO amplos e não vão ser resolvidos com só umas semanas ou meses de manifestação. Aposto que se a gente pegasse um manifestante qualquer e perguntasse para ele: "Ok, você está protestando contra a corrupção e o descaso do governo com o Brasil. Agora, o que você especificamente QUER que seja feito?"


Objetivos como melhor saúde ou educação ou moralização na política são alcançados de pouco em pouco, de manifestação em manifestação com objetivos menores e definidos, e em pequenas ações tendo consciência no voto, por exemplo. Deviam escolher objetivos menores, ter mais foco. Tirar o Renan Calheiros, por exemplo.

Resumindo, acho que os protestos são simplesmente uma explosão coletiva de raiva/insatisfação que não vai ter resultados duradouros ou significativos.
 
Última edição:
Re: [Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

Mas meu velho, eu nao tentei legitimar os atos isolados na ALERJ, lol. Estou alertando que este nao foi um pequeno ato isolado no meio de flores e beleza. A desinformacao em questao eh dizer que foi.

Qualquer ato publico eh sim um movimento entropico (salvo excecoes como na india, por exemplo).

Pra discutir se o suposto vandalismo foi positivo ou negativo, precisamos assumir premissas e criterios. Ainda nao entramos neste escopo de discussao - e sinceramente, nao tenho a intencao de entrar.
 
ONU pede ‘diálogo aberto’ com manifestantes no Brasil e investigação de uso excessivo da força policial

Escritório de direitos humanos das Nações Unidas pediu que Brasil tome “todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional da força durante os protestos”.

O porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Rupert Colville, afirmou nesta terça-feira (18), em uma coletiva de imprensa em Genebra, que as Nações Unidas receberam relatos sobre “uma série de danos, ferimentos, prisões e detenções, incluindo o de jornalistas que cobrem os eventos”.

Citando as manifestações populares no Brasil, Colville afirmou que “algumas organizações da sociedade civil têm também denunciado a arbitrariedade de algumas dessas detenções”.

O escritório da ONU pediu que o Brasil tome “todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional da força durante os protestos”, além de solicitar às autoridades a realização de “investigações imediatas, completas, independentes e imparciais sobre o alegado uso excessivo da força”.

“Instamos todas as partes envolvidas a se envolver em um diálogo aberto para encontrar soluções para o conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência”, acrescentou Colville, lembrando que estão programadas novas manifestações em todo o país.

Aqui no site da ONU, pode-se ler a declaração na íntegra, em português e inglês.
 
UOL disse:
"Como cidadão, acho que quem deveria financiar o transporte público é o transporte individual. Além de melhorar a mobilidade, incentivando quem tem carro a usar o transporte público, já que a gasolina seria mais cara e as tarifas mais baratas, ainda existem os benefícios ecológicos do processo", disse Haddad sobre a proposta.
Fonte: UOL

Aumentar IPTU, aumentar imposto sobre a gasolina... Sério que eles estão propondo aumentar ainda mais os impostos?
 
Fonte: UOL

Aumentar IPTU, aumentar imposto sobre a gasolina... Sério que eles estão propondo aumentar ainda mais os impostos?

Que a gasolina deveria ser mais cara, eu até concordo, mas por outros motivos.

Agora convenhamos: Se esses movimentos em parte são motivados por ninguém aguentar mais o "politics as usual", como é que o Haddad propõe mais impostos? Isso é totalmente mais do mesmo. Ou então é melhor os manifestantes assumirem de uma vez que eles concordam com o Wagner Moura.
 
Que a gasolina deveria ser mais cara, eu até concordo, mas por outros motivos.

download.gif


E por que será... Hein? Nem desconfio.

:lol:
 
Nem é por ambição, a empresa precisa mesmo. Não precisa aumentar na bomba, basta reduzir os impostos e/ou aumentar o preço na refinaria. Enfim, offtopic. :obiggraz:
 
Sobre a galera que está preocupada com o foco e com os resultados:

Em âmbito nacional, ou mesmo estadual, eu não posso afirmar nada sobre os resultados dos protestos da semana passada e dessa. Mas em âmbito municipal, o protesto aqui de Viçosa já parece surtir algum efeito. Como cidade universitária, nos últimos meses a tensão entre 'nativos' e 'estudantes' vinha crescendo, devido a políticas idiotas da prefeitura e atos idiotas de alguns estudantes. O protesto de ontem, apesar de composto em sua maioria por estudantes, foi importante pra unir todos sob uma causa comum: a melhoria das condições de vida na cidade, que passa por sérios problemas de saúde (um dos dois hospitais da cidade está a míngua por falta de profissionais: médicos, enfermeiros...), segurança pública (assaltos ocorrendo nos alojamentos, casos de estupro na cidade e na dentro do Campus), educação (escolas com péssima infra-estrutura, reformas que gastam milhares de reais e não fazem efetivamente nada) e transporte público (trânsito caótico, ônibus com poucos horários, lotados em horários de pico e tarifa alta).

Além de juntar todos sob a mesma bandeira, o protesto teve o efeito de escrachar todos esses problemas aqui presenciados para uma galera que ou sequer sabia da existência de alguns deles ou, se sabia, até então não tinha feito absolutamente nada sobre. Bom, mas efeito prático mesmo nenhum, certo? Errado. O protesto foi ontem à noite e hoje à tarde o presidente da Câmara já contatou um amigo meu querendo conversar com a galera sobre as reivindicações e nos orientar 'legalmente' sobre quais são os meios que temos para realizar uma mudança de fato.

Pelo menos uma parte da galera está consciente que o protesto por si só não é capaz de realizar as mudanças que tanto desejamos e já foi proposta a criação de um grupo forte que lutará por todas essas causas (saúde, educação, segurança, transporte) e, dentro desse grupo, a criação de forças-tarefa responsáveis por tomar melhor conhecimento dos problemas e trazer pra discussão pra que melhorias possam ser sugeridas e aplicadas.

É como eu disse, só posso falar de Viçosa que é o caso que eu vi e vivi, mas tô botando fé SIM no movimento da galera. Acordamos, agora é a hora de debatermos, nos organizarmos e levar toda essa vontade, essas ideias pro mundo real. Espero que isso aconteça não só aqui em Viçosa, mas no Brasil inteiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo