• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[COLUNA] Ateísmo, um caso de polícia

E, Paganus. Você me deu uma resposta histórica que eu já conheço. Quero a sua opinião como praticante que foi católico e agora é Ortodoxo. E que a defendeu com a mesma intesidade de agora. O que mudou?
Doutrinariamente:
-Escrituras
-Tradição
-Concílios e seus cânones
-Santos Padres
-o que foi crido integral e igualmente em todo lugar

Filosoficamente: a fé não é mais submissa à razão, mas anda de mãos dadas com ela

Espiritualmente: séculos de uma profunda espiritualidade monástica, abnegadora, profunda

Teologicamente: teologia = espiritualidade. E isso é maravilhoso.
 
Como não? Se ele necessita da concordância da mente? De alguém para transmitir algo abstrato como a verdade? O vento não transmite nada além da sensação onipresente ao seu redor.
Você que está supondo que ela necessita de algo, o vento é o vento e sempre será o vento, ninguém precisa senti-lo, entende-lo ou defini-lo para tal, a verdade absoluta é o que é; da forma que fala parece que se não existir nenhuma mente entendendo a pedra ela deixaria de ser uma pedra. Nada precisa da nossa compreensão para existir.
 
Só o fato de conciliar fé e razão já é um excelente argumento. De minha parte, já estou satisfeito Paganus :joinha:

PS: Mas vou ficar de olho no senhor!
 
Você que está supondo que ela necessita de algo, o vento é o vento e sempre será o vento, ninguém precisa senti-lo, entende-lo ou defini-lo para tal, a verdade absoluta é o que é; da forma que fala parece que se não existir nenhuma mente entendendo a pedra ela deixaria de ser uma pedra. Nada precisa da nossa compreensão para existir.

Entender a pedra é facil. Então, as coisas existem por si só. Estão aleatoriamente diante de nós, sem significado. Ou seja, nenhum Deus está por trás de suas criações.
 
Entender a pedra é facil. Então, as coisas existem por si só. Estão aleatoriamente diante de nós, sem significado. Ou seja, nenhum Deus está por trás de suas criações.
1º - Entender a pedra é fácil, sim, porém o nosso entendimento não influencia em nada a existência da pedra.
2º - Tudo existe por si só, não dependem de nenhuma compreensão externa para existir.
3º - Se estão diante de nós elas acabam tendo um significado, porém um significado que varia de acordo com o ponto de vista de cada um.
4º - Separar a nossa compreensão daquilo que as coisas são não tem nada a ver com Deus ou deuses, nada disso fala sobre a criação do ser, mas sobre a sua existência.
 
Entender a pedra é facil. Então, as coisas existem por si só. Estão aleatoriamente diante de nós, sem significado. Ou seja, nenhum Deus está por trás de suas criações.

Não entendi. Para Deus ter dado existência às coisas elas precisam ter sido pensadas por nós? o_O

Que eu entenda, Ele as tem no pensamento e as cria na realidade. Seu ser depende do Ser de Deus, não do ser do homem ou da mente humana.

O que nossa mente tem é uma correspondência com a mente divina, que nos capacita a apreender as imagens das coisas e conhecer sua essência. A esse processo dá-se o nome de conhecimento. O que é a verdade? A relação entre o objeto real e o objeto apreendido.
 
Filosoficamente: a fé não é mais submissa à razão, mas anda de mãos dadas com ela

Eu penso que esse é um dos pilares principais da realidade. O mundo foi feito também com o objetivo de que a fé existisse (não existe apenas a dúvida) em que uma das características do criador é a impenetrabilidade de certos desígnios para que a fé seja também provada e os caminhos para que isso aconteça são intensos e não medem recursos.

Quando falamos em projetar ou planejar algo o máximo que a maioria das pessoas faz é pensar num sistema inteligente humano, quando fazem muito imaginam apenas que uma inteligência sobre-humana se pareça com os X-Men o que é muita pobreza e subestima demais a inteligência da realidade. Segundo alguns cosmologistas o contato com seres extra-terrestres inteligentes abalaria enormente a noção equivocada de realidade que existe. Uma mente alienígena é só o começo na abordagem da inteligência. Os hindus costuma dizer que a experiência com Deus é o maior abalo nas estruturas que uma pessoa pode ter. Ela é tão profundamente perturbadora que a maioria escolhe ignorar e banaliza a realidade.

A problemática da negação da fé como característica humana coloca um vazio no centro de todos os sistemas e ignora que ele continua atuando, continua eterno (infinito organizado e orientado encaixando com precisão todas as peças). Quando essa perturbação é ignorada se cria um despreparo que revela a insegurança atual da humanidade. Tem um trecho interessante do Kevin Kelly sobre isso:

"Cosmicism is not merely the idea that there is no meaning in the universe. It’s far worse. Instead, the argument is that there is meaning, but it is so far above and beyond human understanding that we can never attain meaningful existence."

http://www.kk.org/thetechnium/

Para se preparar diante de um sistema mais inteligente o primeiro passo é a própria inteligência, o segundo passo é a misericórdia. Atualmente as duas qualidades andam em falta e isso gera intolerância.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo