• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: sobre olifantes e dinossauros

Os dinossauros, como tem sido muito dito, seriam provavelmente aves. Ora, as aves não regulam a temperatura corporal, e se dinossauros eram grandes, e eram aves, então é fácil de deduzir que teriam o mesmo problema que Olifantes gigantescos

No entanto, eles ultrapassaram-no (os dinossauros); provavelmente através das Longas caudas, pescoços e focinhos, que os ajudavam a dispersar e a expulsar calor

Os olifantes, com grandes trombas, devido á escala, grandes caudas e grandes orelhas tambem o poderiam fazer

Apenas vi este ponto, que decidi corrigir (até posso estar errado)

De resto, mais uma excelente análise :D
 
Última edição:
Eu não acredito em Olifantes daquele tamanho mostrado pelo filme. Mas como eram animais utilizados por guerreiros e domesticados acredito que provavelmente foram usados como reprodutores os maiores animais e assim a média geral de tamanho da população aumentou. Claro que não ao ponto mostrado no filme, mas o suficiente para se criar um fantástico animal de guerra
 
Tá vamos lá: Os olifantes do cinema ficaram bem legais, com suas várias presas, todo o seu tamanho e imponência e com as "casas" nas suas costas, mas eles realmente ficaram exagerados, fugindo um pouco da "realidade" da Terra-Média.

Vamos pensar o seguinte: o poema de Sam não parece com um poema de homens (edain, cultura antiga de Númenor...) certo? Parece mais com o quê? Uma daquelas velhas cantigas das cidades do interior e coisa e tal. E o que, na obra de Tolkien, é o mais parecido com as nossas cidadezinhas do interior? Exatamente: o Condado. O mûmak é "grande como uma casa", nos diz o poema. As casas em que nós moramos tem, aproximadamente, 3 metros de pé-direito, onde a altura média de um homem adulto é 1,8 m. Tomadas as mesmas proporções, as casas de hobbits, que podem chegar a medir, vamos chutar alto, 1,2 metros de altura, não devem ultrapassar os dois metros de altura. Considerando que Sam usou o "grande como uma casa" para se referir apenas ao corpo do olifante e, usando as proporções do Homem Vitruviano, supondo que o corpo dele tenha 3/4 do tamanho das pernas, temos um olifante com 4,6 metros de altura, o que não é muito maior que um elefante africano (4 metros). Nessas proporções, sem exagero, acredito que não exista nenhuma dificuldade na "existência" dos olifantes.

O problema, como o Cisne disse, é se ele começar a crescer muito. Vamos nos lembrar que o mamute, embora tenha atingido por volta de 5 metros de altura, viveu na Era do Gelo, quando as temperaturas eram bem menores que as de hoje (sem contar que o mamute ainda tinha uma grossa camada de pelos para suportar o frio).

Já os ossos pneumáticos acredito que possam, sim, serem possíveis, com um único empecilho: o tamanho. A pata de um elefante tem por volta de 20 cm de diâmetro. Considerando que o osso tenha (não tem) o mesmo diâmetro da pata, a área da pata (e, no exemplo, do osso) é de aproximadamente 315 cm². Se considerarmos o osso um tubo com parede de 1 cm e com área o mais próximo possível de 315 cm², teremos o surpreendente diâmetro externo de aproximadamente UM METRO!!!!! Ou seja, essa hipótese dos ossos pneumáticos eu acho que ficaria meio inviável, uma vez que eu fiz esse cálculo contando o peso normal de um elefante (4 toneladas). Imagina se fosse algo ainda maior.

Sem contar que Harad me parece um lugar sem muita comida pra esse povo todo né? Sempre imaginei Harad com um lugar meio ermo, meio deserto...

Por fim, o Cisne mais uma vez tá de parabéns pelo excelente artigo, que mais uma vez nos leva a pensar sobre até que ponto aquilo é fantasia e até que ponto aquilo poderia ter existido, caso a evolução tivesse tomado um outro caminho.
 
Cisne, mais uma vez, parabéns pelo excelente artigo! Aliás, não só pelo artigo e pela série, mas também pela sua dedicação ímpar em pesquisar e aprofundar sobre os temas e traduzir essas várias informações em artigos simples, de fácil entendimento mas que nos passam informações muito bacanas e precisas!

Quando eu falar sobre dragões, a gente vai voltar a esse ponto. Abraço,

E já estou na espera pelos próximos artigos, seja sobre elfos ou dragões!:joinha:
 
Oi de novo, galera,

Só pra ser um pouquinho chato, Nómin, na verdade a relação exata entre dinos e aves é a seguinte: as aves são descendentes diretas de um SUBGRUPO de pequenos dinossauros carnívoros (terópodes e mais precisamente maniraptores). Isso não quer dizer que outros dinos, como os gigantescos saurópodes herbívoros, fossem total ou até parcialmente avianos em sua biologia. Veja um post anterior meu neste tópico a respeito disso.

Abraço,
 
A propósito, as aves regulam SIM a temperatura corporal, ao contrário do que você disse, Nómin.

Abração,
 
Parabêns pela pesquisa!
Seria um Mamute mutante sem pêlos para terras menos geladas.
Existiram 10 espécies de Mamute:

Mammuthus meridionalis - Mamute-ancestral
Mammuthus trogontherii - Mamute-da-estepe
Mammuthus columbi - Mamute-columbiano
Mammuthus primigenius - Mamute-lanoso
Mammuthus exilis - Mamute-pigmeu
Mammuthus imperator - Mamute-imperial
Mammuthus lamarmorae - Mamute-anão-da-Sardenha Mammuthus Mafricanavus - Mamute-africano
Mammuthus jeffersonii - Mamute-de-Jefferson
Mammuthus subplanifrons - Mamute-sul-africano

Fora a mudança da sua biologia (sangue quente) teríamos que rever a sua estrutura óssea e muscular, a sustentação de mais 2 presas de marfim (peso Kg) onde seu pescoço e cabeça teriam que sustentar 4 presas no total.
No filme a cabeça é considerável desproporcional (é pequena) comparando ao restante do corpo, o cineasta deveria ter feito ele mais robusto e com a cabeça maior. Em compensação seu dorso e bacias são curvados para trás com patas traseiras menores, como se fosse um ponte de equilíbrio, mas a estrutura do pescoço não aguentaria 4 presas da mesma forma. (minha opinião).
De um elefante adulto sua presa dominante, chamada a presa mestra, é, em geral, mais curta e mais arredondada na ponta por causa do uso. Tanto os machos como as fêmeas dos elefantes-africanos têm grandes presas que podem chegar até acima dos 3 m em comprimento e pesar mais de 90 kg. Na espécie asiática, só os machos têm presas grandes. As fêmeas asiáticas têm presas que são ou muito pequenas ou que são simplesmente inexistentes. Os machos asiáticos podem ter presas tão longas como os machos africanos, mas são normalmente mais finas e leves; a presa registrada mais pesada de sempre pesava 39 kg.

Então vocês imaginem 39 kg de presa (1 par) de um elefante comum, no filme eles são considerado bem maiores que um mamute, que já é bem maior que um elefante, vamos calcular, digamos que pesam 1 par (presas maiores) de presas de olifante 69 kg, e o outro par menor uns 30 kg, quase 100 kg só de presa!! Nossa, teria que realmente ser um pescoço, coluna e crânios bem reforçados.:blah:
Contribuição de imagens

mamute.jpg

mumakil.jpg

elefante3.jpg
 
Ei Arabael, excelente imagem, a dos mamutes! eu amo Mamutes, dinossauros e tudo o que esteja relacionado com paleontologia :D

É isso que quero seguir

[já guardei a imagem x)]
 
Não sei se isso está claro para o pessoal, acho que para muitos sim, mas acho interessante dizer que aquela "casa" no dorso dos Olifantes é algo bem pertinente. Historicamente está correto. Aquilo chama-se Castelo de Combate e ficava preso às costas dos elefantes de batalha. Eles não foram usados só no Oriente, mas também em batalhas no Ocidente. Os generais sucessores de Alexandre - o Grande trouxeram essa "arma" de guerra para o Mediterrâneo depois das campanhas empreendidas nas regiões orientais, atuais Paquistão e Índia. Há mesmo relatos que indicam seu uso na guerra civil em Roma.
 
Não sei se isso está claro para o pessoal, acho que para muitos sim, mas acho interessante dizer que aquela "casa" no dorso dos Olifantes é algo bem pertinente. Historicamente está correto. Aquilo chama-se Castelo de Combate e ficava preso às costas dos elefantes de batalha. Eles não foram usados só no Oriente, mas também em batalhas no Ocidente. Os generais sucessores de Alexandre - o Grande trouxeram essa "arma" de guerra para o Mediterrâneo depois das campanhas empreendidas nas regiões orientais, atuais Paquistão e Índia. Há mesmo relatos que indicam seu uso na guerra civil em Roma.


É verdade, Anibal usou elefantes nas guerras cartaginesas contra Roma, ou estou enganado?
 
Sim, Aníbal usou elefantes de guerra na Segunda Guerra Púnica, quando passou da Ibéria para o norte da Itália pelos Alpes, com elefantes e tudo, um dos feitos militares mais famosos da História.
 
Não sei se isso está claro para o pessoal, acho que para muitos sim, mas acho interessante dizer que aquela "casa" no dorso dos Olifantes é algo bem pertinente. Historicamente está correto. Aquilo chama-se Castelo de Combate e ficava preso às costas dos elefantes de batalha. Eles não foram usados só no Oriente, mas também em batalhas no Ocidente. Os generais sucessores de Alexandre - o Grande trouxeram essa "arma" de guerra para o Mediterrâneo depois das campanhas empreendidas nas regiões orientais, atuais Paquistão e Índia. Há mesmo relatos que indicam seu uso na guerra civil em Roma.

Exacto Eadsohn, mas nunca daquele tamanhão impressionante O.O
 
Bela abordagem Imrahil! Mas, mesmo que inviável no nosso mundo real, os olifantes ficaram muito bacanas no cinema.
 
Tá vamos lá: Os olifantes do cinema ficaram bem legais, com suas várias presas, todo o seu tamanho e imponência e com as "casas" nas suas costas, ...

Não sei se isso está claro para o pessoal, acho que para muitos sim, mas acho interessante dizer que aquela "casa" no dorso dos Olifantes é algo bem pertinente. Historicamente está correto. Aquilo chama-se Castelo de Combate e ficava preso às costas dos elefantes de batalha. Eles não foram usados só no Oriente, mas também em batalhas no Ocidente. Os generais sucessores de Alexandre - o Grande trouxeram essa "arma" de guerra para o Mediterrâneo depois das campanhas empreendidas nas regiões orientais, atuais Paquistão e Índia. Há mesmo relatos que indicam seu uso na guerra civil em Roma.

Exacto Eadsohn, mas nunca daquele tamanhão impressionante O.O

Exatamente o que eu quis dizer :joinha:
 
Parabéns. Análise simplesmente perfeita. E, além do que foi citado no artigo, está o problema em treinar esses animais. Como homens comuns, sem nada high-tech, poderiam domar e treinar paquidermes do tamanho de saurópodes? Parece irreal, para mim. Sim, é possível treinar elefantes para guerra, como os Persas e os Cartagineses, para citar os famosos, fizeram. E colocar torres com um homem ou dois em suas costas. Mas colocar uma "casa" inteira, com, pelo que pude analisar no filme, quinze para vinte homens, é exagero. Eu diria que PJ fez uma interpretação errada dos animais do filme. No livro, são citados no poema como grandes como casas. Mas, os animais do filme eram grandes como as muralhas de Minas Tirith. Eu acho o Mûmak de Tolkien completamente possível, mas não o dinossauro mamífero do PJ.
 
putz, muito show essa análise. Confesso que nunca me passou pela cabeça essa limitação referente a troca de calor corporal. E me parece fazer sentido, claro!

Só fiquei na dúvida quanto ao argumento de dos ossos pneumáticos. Não sou um expert em biologia, mas pelo que sei os mesmos estariam presentes em dinossáuros voadores ou semi-voadores, bem como nas aves. Ou em alguns casos na cabeça de mamíferos.
Mas me parece dificil tê-los como elementos estruturais('pernas') em animais de grande peso.

Mas é preciso observar que argumentos biológicos não se aplicariam a muitos dos animais e personagens do livro. E partir apenas desse ponto talvez seja descaracterizar o caráter literário da obra. Lembrando que temos desde baurogs, aranhas pensantes, dragões, magos e outros elementos que enriquecem a imaginação ao mesclar o sobrenatural sobre uma base de realidade.

EDIT:
Os dinossauros, como tem sido muito dito, seriam provavelmente aves. Ora, as aves não regulam a temperatura corporal

Uai, pelo que sei, dinossauros eram Repteis!! Alguns deles portavam vantagens evolutivas(como ossos pneumáticos e penas) que culminaram no surgimento das aves, mas isso não os caracterizavam como tais.
 
Última edição:
Interessante esta observação. Eu também jamais pensei em identificar um elefante de tempos mais remoto com as proporções de um dinossauro. Dá para compreender (dentro do que eu entendo) que os Mûmakil do SDA tinham um porte físico bastante considerável sendo até maiores que os elefantes africanos, mas nem tanto.
Preciso ler um pouco mais sobre o assunto bem como dar uma analisada na Geografia das Civilizações para fazer um junção dos estudos ambientais além claro dos processos culturais de ocupação das regiões tidas como quentes que talvez se associem com as terras de Harad.

Realmente os Mûmakil do Retorno do Rei foram bastante forçados em seus tamanhos, mas não deixou de ser bonito e interessante os efeitos especiais destes animais. Forçaram a barra.
 
Como já bem dito, parabéns...
Mas concordo com aistano...
Mas é preciso observar que argumentos biológicos não se aplicariam a muitos dos animais e personagens do livro. E partir apenas desse ponto talvez seja descaracterizar o caráter literário da obra. Lembrando que temos desde baurogs, aranhas pensantes, dragões, magos e outros elementos que enriquecem a imaginação ao mesclar o sobrenatural sobre uma base de realidade.
Ainda assim há algumas perguntinhas::think:
E se os olifantes fossem grandes dinossauros, seriam de sangue frio e não precisariam se preocupar com o calor?

E seria possível um animal do porte dos olifantes correndo como no filme? pq com todo o peso o centro de gravidade do animal estaria em que lugar? e toda a inercia que tal massa provocaria?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo