1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A volta do hobbit indonésio

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil, 7 Mai 2009.

  1. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    <p>
    Quem acompanha a Valinor h&aacute; algum tempo deve se lembrar da saga do hobbit da Indon&eacute;sia -- um homin&iacute;deo de 1,10 m que viveu na ilha de Flores, no Sudeste Asi&aacute;tico, h&aacute; 18 mil anos. Alguns antrop&oacute;logos prop&otilde;em&nbsp; que se trata apenas de um humano moderno com defici&ecirc;ncia f&iacute;sica, mas novos estudos publicados hoje defendem que se trata mesmo de um &quot;hobbit&quot; -- de um parente do homem pertencente a uma esp&eacute;cie &uacute;nica. Eu escrevi sobre isso para o G1 hoje. Confira a reportagem na &iacute;ntegra abaixo.
    </p>
    <p>
    -------------------------&nbsp;
    </p>
    <p>
    &nbsp;&Eacute; um novo cap&iacute;tulo na saga do hobbit, e n&atilde;o estamos falando de Frodo, do cl&aacute;ssico &quot;O senhor dos an&eacute;is&quot;. Duas an&aacute;lises publicadas hoje na prestigiosa revista cient&iacute;fica &quot;Nature&quot; refor&ccedil;am a tese de que o hobbit em quest&atilde;o, cujos restos de 18 mil anos de idade foram achados na ilha indon&eacute;sia de Flores, &eacute; mesmo uma esp&eacute;cie bizarramente &uacute;nica de homin&iacute;deo (grupo a que pertencem os parentes primitivos do homem e os pr&oacute;prios seres humanos). E, a julgar pelos p&eacute;s da criaturinha de 1,10 m de altura, ele pode ter sido um homin&iacute;deo ainda mais primitivo e estranho do que imagin&aacute;vamos.<br />
    <br />
    A pol&ecirc;mica nunca se afastou muito da misteriosa criatura desde que um grupo de pesquisadores indon&eacute;sios e australianos anunciaram sua exist&ecirc;ncia para o mundo em 2004, tamb&eacute;m nas p&aacute;ginas da &quot;Nature&quot;. O homin&iacute;deo foi batizado como <i>Homo floresiensis</i> e, por causa de caracter&iacute;sticas espec&iacute;ficas de seu cr&acirc;nio e esqueleto, foi considerado um descendente do <i>Homo erectus</i>, que j&aacute; habitava o Sudeste Asi&aacute;tico h&aacute; cerca de 1,7 milh&atilde;o de anos.<br />
    <br />
    A ideia &eacute; que alguns <i>H. erectus</i> teriam ficado isolados em Flores e simplesmente encolhido -- um fen&ocirc;meno que, por incr&iacute;vel que pare&ccedil;a, &eacute; comum com mam&iacute;feros isolados em ilhas. (Para efeito de compara&ccedil;&atilde;o, elefantinhos extintos das ilhas europeias de Sic&iacute;lia e Malta chegavam, quando adultos, ao tamanho de um filhote de elefante africano de hoje.)<br />
    <br />
    O problema &eacute;, que desde ent&atilde;o, outros pesquisadores contestaram o status do hobbit, afirmando que se trataria apenas de um humano moderno com defici&ecirc;ncias f&iacute;sicas e presumivelmente mentais, por conta do cr&acirc;nio e c&eacute;rebro diminutos. Os cr&iacute;ticos argumentavam que o c&eacute;rebro de um homin&iacute;deo jamais encolheria tanto assim, mesmo preso numa ilha, onde o &oacute;rg&atilde;o diminui pela falta de amea&ccedil;as e predadores. <br />
    <br />
    As an&aacute;lises de hoje, por&eacute;m, mostram que o hobbit, seja l&aacute; quem ele for, talvez seja realmente uma esp&eacute;cie bizarra e primitiva, diferente da nossa. A equipe liderada por William Jungers, da Universidade de Stony Brook (EUA), fez uma an&aacute;lise anat&ocirc;mica detalhada dos pezinhos do principal exemplar hobbit, uma f&ecirc;mea conhecida pelo c&oacute;digo LB1. <br />
    <br />
    O que acontece &eacute; que, embora o ded&atilde;o da criatura tivesse a mesma posi&ccedil;&atilde;o do nosso, diferentemente do dos chimpanz&eacute;s, o p&eacute; como um todo &eacute; um bocado comprido em termos relativos, em especial quando comparado com os ossos da perna. Trata-se de uma caracter&iacute;stica t&atilde;o estranha que sugere que a criatura provavelmente n&atilde;o conseguia correr pelas mesmas dist&acirc;ncias ou com a mesma velocidade que um ser humano moderno. <br />
    <br />
    Essa caracter&iacute;stica, ao lado de algum detalhes mais t&eacute;cnicos, s&atilde;o mais primitivas do que se v&ecirc; entre os Homo erectus, o que pode indicar que o verdadeiro ancestral do <i>Homo floresiensis</i> &eacute; um homin&iacute;deo mais antigo que j&aacute; tinha passado antes pela &Aacute;sia, sem deixar vest&iacute;gios detectados at&eacute; hoje. Por enquanto, os antrop&oacute;logos n&atilde;o arriscam dizer quem seria esse ancestral. &nbsp;<br />
    <br />
    Em outro artigo cient&iacute;fico na mesma edi&ccedil;&atilde;o da &quot;Nature&quot;, Eleanor Weston e Adrian Lister, do Museu de Hist&oacute;ria Natural de Londres, estudaram outros mam&iacute;feros f&oacute;sseis que viviam em ilhas para entender a misteriosa redu&ccedil;&atilde;o cerebral do hobbit. As contas que eles fizeram mostram que outros animais, como hipop&oacute;tamos e elefantes an&otilde;es, passaram por redu&ccedil;&otilde;es cerebrais compat&iacute;veis com as do hobbit ao viver ilhados. Resta saber se esse argumento calar&aacute; os cr&iacute;ticos.
    </p>
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Outra coisa que eles analisaram com relação ao pé do H. florensis foi o fato de o pé dele, diferentemente do nosso, não apresentar uma curvatura. ou seja, se ele fosse mesmo um humano moderno com deficiências mentais ele teria de ter, também, pé chato :dente:
     
  3. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    É, é isso, hehehe... ademais, é uma fêmea. Deve ser a Lobélia.

    Abraço,
     
  4. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Na Folha tava escrito "Pé-Soberbo" :dente:
     
  5. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    lol Que interessante!
    Hobbits!
     
  6. Herr Bauer

    Herr Bauer Filho de Aulë

    Hobbit indonésio? :lol: :lol: :lol:
    Qual será o próximo achado, um anão escocês? :lol:

    Interessante a notícia, mas não acho que seja um hobbit não... :dente:
     
  7. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Lógico que não é! :rofl:
    Eles só batizaram de hobbit por causa do tamanho do esqueleto encontrado. E pelo que soube ele já se distanciou do ciclo evolutivo do Homo sapiens.
     
  8. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Muito interessante! Não conhecia esta história!

    Realmente é interessante que exista esta discussão sobre a origem de um ser tão estranho e porém tão familiar para nós! Curioso que apareça um ser semelhante aos Hobbits que conhecemos.

    Quanto à parte científica. Acho que terá sido como foi dito um ramo da evolução dos ancestrais do Homo Erectus que terá se isolado naquela ilha e ter sofrido uma evolução diferente dos seus familiares. É uma daquelas pérolas da ciência, na minha opinião!

    Uma pergunta fica no ar: é este espécime único?

    ;D
     
  9. JPHanke

    JPHanke Usuário

    É realmente muito intrigante essa história do "hobbit" encontrado na Indonésia!!
    Pelo visto a estrutura óssea deste indivíduo é bem diferente das dos nossos ancestrais primatas. O negócio agora é saber como esta história será concluída: seria ele um ancestral do Homo erectus ou apenas uma espécie mais recente com porte menos devido ao seu isolamento geográfico?

    Teria ele pés peludos?? :mrgreen:


    Hmm :think:
    Escocês creio que não, quem sabe um escandinavo?? :obiggraz:
     
  10. Curunír 'Lân

    Curunír 'Lân Mensageiro do Rei enviando um

    Gostei bastante da reportagem... Quer dizer então que Tolkien sabia do segredo o tempo todo? xD

    Gosto desse tipos de artigos, sobre achados de fosséis e arqueológicos, são bem legais.
    É muito bom conhecermos o passado de várias formas.
    Realmente os indícios apresentados nos levam mesmo a crer em uma seleção natural e que somente eles, os pequeninos, sobreviveram ou se adaptaram.

    Coitados! Eles não conseguiam correr direito... Fico imaginado aquela cena cômica...

    Acho que os anões seriam primos dos Leprechauns Irlandeses (Será?)
    E os elfos? De onde seriam?
     
  11. Failivrin

    Failivrin Entenda, eu não irei me render

    Muito interessante, hobbits!! hehehe =D
    Mas ela é uma espécime única?

    Eu tb fiquei imaginando, é inevitável! :dente:
     

Compartilhar