1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência da Terra-média: Os humanos e os outros 'povos que falam'

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil, 4 Jun 2009.

  1. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    A mitologia criada por Tolkien tem, em comum com outras mitologias do passado remoto ou do presente, a ideia de que a humanidade não está sozinha na Terra. Não estou só falando de criaturas divinas ou semidivinas, como os Valar e Maiar: o ponto aqui é que, na Arda tolkieniana, nossa espécie convive com diversas outras criaturas humanoides inteligentes. Elfos, anões, hobbits e orcs estão aí para não me deixar mentir (assim como os gregos tinham sátiros e centauros e os escandinavos também tinham anões e elfos). Pura viagem, certo?
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Adorável esse artigo, Cisne!
    Sempre gostei do processo evolutivo das espécies, em especial a nossa. Darwin é um dos caras que mais aprecio em toda a História, enfim...
    Os ancestrais de qualquer espécie não dão lugar a outra do dia para a noite: são processos lentos (e bota lento nisso!), graduais e têm muito a ver com as necessidades de cada contexto (pra que nos serve o dente do siso hoje em dia? É notório o número de pessoas que, ou nascem sem eles ou nascem com os mesmos pela metade... ou se nascem inteiros, nós arrancamos!). Um dia eles não existirão mais! Dei um exemplo interno, né? Ainda não pude observar alguma mutação externa nas pessoas, e talvez nunca as veja. Talvez meus tatatatatatatatatataranetos os vejam! :lol:
    Enfim: concordo plenamente que estes exemplares de homininos toparem uns com os outros em algum momento. Como será que foi? Interessantíssimo!
    Parabéns mais uma vez por um artigo tão top como este!
    PS: sou curiosa e esta curiosidade me mata... dá pra dar a prévia do próximo?
     
  3. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Muito bom o artigo! Realmente a obra de Tolkien é totalmente coerente com a existência de outros povos "humanóides" digamos assim. São os povos dos Sul, das Terras Pardas, os do Leste, os Númenorianos que eram mais altos e viviam mais, os Hobbits...

    Era muita gente parecida com a gente! hehehehehe

    Valeu, Imrahil!
     
  4. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Interessante mesmo isto. Já pensou? Sexta a noite, todo mundo sai para os barzinhos com seus amigos e encontram por exemplo, brazileiros "homo outracousus" e não apenas os tradicionais homo sapiens?

    Já pensou se um "homo outracousus" for seu chefe? Espécies diferentes de homens nos dias de hoje? Seria no mínimo, muito interessante.

    Hoje em dia o pau quebra com nacionalidades diferentes, imagina espécies diferentes de pessoas? Raças e diferenças já dão o que falar, mas espécies seria mesmo muito interessante. Hobbits brasileiros??? Demais!

    E no futuro... pegando o gancho da Sindar... como será o mundo? E se descobrirem o gene x?? Já pensou ser amigo de escola do Wolverine? Colar do Professor Xavier (ou será que ele que estaria colando de você?)?

    Essas são viagens de possibilidade real mestre Imrahil. Muito bacana.
     
  5. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Oi Sindar,

    A próxima deve ser sobre as bestas aladas dos Nazgûl ;-)

    Abração,
     
  6. Mairon

    Mairon Alquimista Andarilho

    Muito legal o texto Imrahil estou curioso sobre as bestas dos Nazgûl e se tem alguma chance de terem existido deve ficar bom
     
  7. Veänis

    Veänis Lempe ou Sleestak?

    Tudo o que é relacionado com a evolução também prende minha atenção.
    Adorei a comparação com os antigos habitantes da Terra e os habitantes da TM.
     
  8. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Ótimo artigo, Cisne!
    É bem interessante essa idéia de que quando o "homem moderno" surgiu, ele possa ter convivido com outras espécies de homininos, como acontece no Legendarium. Faz todo o sentido a convivência entre homens, elfos, anões e por aí afora em Arda!! Apesar de não ser um dos meus tópicos favoritos em Biológicas, acho a evolução em si um fenômeno muito interessante e curioso!
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Cisne matando a pau mais uma vez. Esta série de textos é fabulosa, afinal temos um autor que entende de Tolkien e de Evolução, e sabe o que escreve! :clap:

    Quanto às bestas dos Nazgûl, acho que já sei ao menos um cadinho sobre o que o Cisne escreverá. Afinal, o próprio Tolkien escreveu nas Cartas com o que elas se pareciam. ^^
     
  10. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Bem, eu já li quando saiu e comento agora! Mais uma vez, está de parabéns! :clap:

    É impressionante realmente como tantos assuntos diferentes podem ser "inseridos" e utilizados para explicar a mitologia de Tolkien! A biologia e a evolução, mais propriamente inseridas neste contexto ficam muito bem! :lol:

    Gostei muito de realmente ter a noção que não fomos os únicos "falantes" nestes milénios! ;)

    ;D
     
  11. Silmenel

    Silmenel O Brilho dos Céus!

    Imrahil como sempre trazendo temas da ciência moderna para explicar as teorias de nosso Tolkien.
    Também acredito que nossos ancestrais conviveram com seres homininos e também com outras espécies que nossa ciência ainda não tenha conseguido relacionar. Em genesis ´6.4 "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama". Acredito que esse versículo tem tudo haver com o texto.
    E como disse meu querido William Shakespeare ""Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."
    Imarhil mais uma vez sensacional
    ___________________________________
    Nolyë de Èomer
     
  12. Pedro Freire

    Pedro Freire Usuário

    Bom... Gostei muito do Post e acho um ponto de vista muito válido. É interessante observar que, a meu ver, Tolkien não quis de fato trabalhar essas questões, o que não as deixa menos interessantes, e nem tampouco sua análise menos válida.

    Vlw. Muito legal mesmo!
     
  13. clandestini

    clandestini Cylon ou

    Achei o artigo muito pertinente.

    Interessante também a necessidade de nos fazermos seres unicos e superiores na Terra. O que a ciência vem descobrindo prova justamente o contrário.

    A idéia de que fomos criados por um deus único, onipotente, onipresente e oniciente nos torna especiais. A chamada teoria do criacionismo (no meu ponto de vista) nos deixou com prerrogativas para fazermos o que queremos com outros seres e com a própria terra, afinal somos filhos de deus, criados a sua imagem e semelhança.

    Eu sou totalmente contra essa teoria, mas o mundo ocidental está tão preso a ela a ponto de ser obrigatório o ensino dela em algumas escolas dos EUA.

    Fugi um pouco o tópico, mas acho que essa contribuição pode auziliar a discussão.

    Parabéns pelo texto.
     
  14. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Esse texto é um belo soco na teoria de que somos os únicos animais "racionais" que já existiram, se é que podemos chamar nossa situação atual de racional. Muitíssimo interessante, assunto maravilhoso, enfim, perfeito. Parabéns.
     

Compartilhar