• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)

Folco Gamgee disse:
Portador disse:
O diretor Orson Welles inovou ao explorar a profundidade de campo de maneira nunca vista.

Quem inovou com isso na verdade foi o Jean Renoir.

O filme é cheio mensagens subentendidas.

Nada incomum.

A fotografia é belíssima.

Nada incomum.

O roteiro é genial e instigante.

Nada incomum.

Na verdade o Cidadão Kane ganha bastante crédito por ter juntado todos esses aspectos (já utilizados) em um filme só, mas ele não "inventou" ou "inovou" tanta coisa assim.

Nada incomum? :disgusti:

Depende do seu ponto de vista.

É preciso entender o filme na época em q foi lançado.

Entender o contexto cinematográfico de Hollywood e o "underground" da época.

É claro q foi inovador.

O pior erro de uma pessoa é querer comparar filmes antigos com o agora no quesito recursos tecnológicos e coisas do tipo. Aquele clichê tipo: "nossa, q coisa malfeita. hj em dia os filmes são muito melhores".

Não são. O q está diferente é q as produções de hj estaum em sintonia com a concepção visual da cultura atual, só isso.

Naum existe história original. É sempre a mesma história contada de um jeito um pouquinho diferente, e olhe lá.
 
Não, eu estava falando que não era nada incomum justamente para a época. Já tinham feito a maioria das coisas em Cidadão Kane bem antes dele.
 
Olhem, Cidadão Kane inovou para a época sim, não é o melhor filme americano já feito como muitos dizem, mas ele tem uma puta qualidade isso é indiscutível. O filme tem um roteiro classudo, moderno e muito inventivo, que fala muito bem sobre poder, corporativismo, egocentrismo e decadência emocional; e tudo isso com uma roupagem técnica, que apesar de ter sido usada em outros filmes anteriores, se mostrou aqui mais direta, bem utilizada e combinada a serviço da trama, dando ao filme ao mesmo tempo um caráter acessível ao grande público e artístico.

Por isso acho que Cidadão kane mereçe muitos créditos pelas técnicas que utilizou e pelo avanço que representou para os filmes em sua época, com certeza.
 
Portador do Anel disse:
Folco Gamgee disse:
Não, eu estava falando que não era nada incomum justamente para a época. Já tinham feito a maioria das coisas em Cidadão Kane bem antes dele.

Tipo o q?

Como eu já disse, o Renoir inventou e utilizou o Deep Focus, e como essa foi a ÚNICA inovação real que você citou, eu não acredito que tenha que explicar mais nada.

Simbolismo, roteiro genial e fotografia bela não são inovações, são praticamente requisito para qualquer filme bom, de qualquer época.

Eu acho que é você que devia fazer a pesquisa e procurar descobrir em o que o Cidadão Kane REALMENTE inovou.
 
Na verdade, Cidadão Kane inovou sim, mas no cinema AMERICANO. Eu não vi nenhum desses filmes aí que tu disse Folco, mas no cinema americano ele inovou e inspirou.
Ainda assim, eu acho que Cidadão Kane é o melhor filme já feito porque ele em tudo eh melhor, desde as categorias técnicas às atuações. Eu amo esse filme
Se tiverem dúvidas, olhem meu avatar.
 
Não foi uma questão de inovar, mas sim de popularizar. Cidadão Kane pegou aspectos como o Deep Focus, o Expressionismo, etc, e mostrou para o mundo. Sim, ele influenciou muito, e até inovou em alguns detalhes, mas não é o filme mais original de todos os tempos.

Agora, questão de gosto não discute, e eu respeito totalmente quem o acha o filme favorito.
 
Revi o filme ontem por conta do Festival do Rio, com direito a película pegando fogo no meio da sessão e tudo. :lol:

Bom, o que eu achava da primeira vez que vi só se confirmou. É um filme realmente incrível para a época em que foi feito, tanto que a história poderia ser filmada hoje que se manteria atual. Além disso, toda a edição e fotografia são fantásticas. Só achei o roteiro um pouco confuso em alguns momentos, tanto que saí do filme com certas dúvidas pairando.
Mas, com todas as qualidades, acho superestimado. Faço fácil uma lista de filmes melhores que ele, muito melhores. Entretanto, não perde seus méritos por não ser perfeito como a maioria da crítica gosta de anunciar.
 
Peregrin disse:
Entretanto, não perde seus méritos por não ser perfeito como a maioria da crítica gosta de anunciar.

Na verdade, ele é perfeito no sentido de não haver nenhum erro, ou problema, ter um lado técnico perfeito, uma história bem montada, estruturada, etc. Isso é óbvio. O que varia é o quanto o filme afeta cada pessoa. Mas a sua importância desde 1941 até 3697 vai continuar a mesma.
 
Revi o filme ontem por conta do Festival do Rio, com direito a película pegando fogo no meio da sessão e tudo

Foi no final!

Só achei o roteiro um pouco confuso em alguns momentos, tanto que saí do filme com certas dúvidas pairando

Não sei se foi isso que prejudicou seu entendimento, mas a tradução nas legendas estava escrota pacas! Pareceu que usaram um desses tradutores on-line que traduzem tudo errado!
 
Foi no final!

Na minha sessão foi no meio... na hora que o Kane consegue todos os jornalistas do concorrente e está dando uma festa...

Não sei se foi isso que prejudicou seu entendimento, mas a tradução nas legendas estava escrota pacas! Pareceu que usaram um desses tradutores on-line que traduzem tudo errado!

Nah, eu já desisti de tentar acompanhar a legenda eletrônica do Festival (que, curiosidade, é feita no Power Point), estou indo pelo ouvido mesmo. Mas achei o roteiro confuso, de qualquer jeito.

Aliás, ontem eu me submeti à tortura de ver 3 filmes do Welles seguidos: "A Marca da Maldade", "Otelo" e "Macbeth". Eu digo tortura porque, dos que eu vi até agora, o único filme "limpinho" do Orson é "Cidadão Kane". O resto é sacal.
 
Peregrin disse:
Aliás, ontem eu me submeti à tortura de ver 3 filmes do Welles seguidos: "A Marca da Maldade", "Otelo" e "Macbeth". Eu digo tortura porque, dos que eu vi até agora, o único filme "limpinho" do Orson é "Cidadão Kane". O resto é sacal.

O que você quer dizer com limpinho? Qualidade do vídeo e som?

Se sim, o que você achou dos outros 3?
 
O que você quer dizer com limpinho? Qualidade do vídeo e som?

Qualidade do filme. Eu nunca vi ninguém transpor Shakespeare pra tela de maneira tão chata como ele fez. "Macbeth" ainda tem alguns momentos interessantes, mas "Otelo" é insuportavelmente chato. Eu dormia, acordava e o filme não se desenvolvia. Nunca paguei tanto (na verdade foram 2 reais por filme) pra dormir tão mal... :eek:

E "A Marca da Maldade" é bem interessante, tem aquela seqüência de abertura genial, trilha sonora do Henry Mancini, Marlene Dietrich fazendo uma pequena mas marcante participação e a Janet Leigh, que eu gosto bastante.
 
Hmmm. Muita gente tende a não gostar do estilo do Welles.

É melhor você evitar "Mr. Arkadin" e "O Processo" então.
 
Eu diria que ele teve sorte... começou com um bom filme e teve todas as portas abertas. A partir daí, nada muito bom veio dele.

Mas é claro, isso diante do que eu já assisti.
 
Peregrin disse:
Eu diria que ele teve sorte... começou com um bom filme e teve todas as portas abertas. A partir daí, nada muito bom veio dele.

Mas é claro, isso diante do que eu já assisti.

Todas as portas abertas? :eek:

Ele foi o diretor que mais sofreu para conseguir fazer filmes na história do cinema.

E quando ele conseguia fazer um filme, que não era muitas vezes, o estudo CORTAVA tudo, editava sem a autorização do Welles, as vezes até fechavam as produções antes de acabarem.

Lembrando que na época, "Cidadão Kane" não era tão famoso e popular quanto é hoje. Não começou a ser considerado o melhor filme de todos os tempos até os anos 60, se eu não me engano. E mesmo nos 60 o Welles ainda não conseguia fazer os seus projetos.
 
Eu sabia das dificuldades, mas não por ser intromissão dos estúdios... estão inclusive passando um documentário no Festival sobre a trajetória dele.
 
Tópico velho, velho.. =D

Vi o filme ontem, e gostei pacas! Já conhecia praticamente a história toda (a história, não a construção/montagem exata do filme), e tbm essa história de "melhor filme de todos os tempo", e tal, enfim: sabia o que esperar. Mas mesmo assim é um filme interessantíssimo. Ver que técnicas (inovadoras ou não - no meu caso, que não conheço Renoir, não importa muito) empregadas largamente hoje, muitas vezes de maneira mal feita, foram naquela época magistralmente usadas por Welles é o máximo. É realmente meio chato, não se pode negar, mas fazer o que, quando se gosta de filmes chatos? (Adorei o Paciente Inglês e Sangue Negro.. chatérrimos, pra mim :lol:)



Esse filme não foi proibido no Brasil? :o?: Num rolo com a rede Globo e tals?

Isso é "Muito Além do Cidadão Kane", um documentário da década de 90, meio anti-Globo. Nunca vi =P


Eu diria que ele teve sorte... começou com um bom filme e teve todas as portas abertas. A partir daí, nada muito bom veio dele.
Cara, já vi dizerem essa mesmíssima frase pra um outro diretor, atual: Shyamalan (não que eu concorde!). Mas foi a mesmíssima frase meeeesmo :D
 
De todos os grandes clássicos que aparecem em quase todas as listas (Cidadão Kane, Casablanca, Regra do Jogo, Poderoso Chefão, Lawrence, Rashomon, etc). O deste tópico foi o único que eu desgostei.
Provavelmente por não ser um amante de cinema e entendedor das questões técnicas.
Mas o enredo e personagens não me cativaram.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo