1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Cain, 15 Jan 2003.

1. Cain

Cain Usuário

primeiro, se já tiver um tópico sobre o filme, podem apagar ~~

bom vi esse filme a pouco tempo, cara é mto bom
    é um filme de vanguarda, inovou o cinema na epoca, e mesmo hj em dia ele continua sendo mais inovador que muitos filmes lançados posteriormente

fora isso, o suspense "mascarado" e o roteiro na base de flashbacks são simplesmente impecaveis

so it be
    nota 10

2. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Bem, eu achei um filme bom. Nada demais. Superestimado. Nota 7.

3. Tisf

Tisf Delivery Boy

Por incrível q pareça não tem tópico pra ele :lol:

Bom, eu gostei do filme! É um filme que inovou, que mudou algumas maneiras de se fazer cinema. Por isso sempre terá um lugar garantido nas listas de melhores...

Pra mim é um filme bom e com um roteiro bastante interessante... seria um filme que precisaria ser visto pra quem curte a sétima arte, mas que eu não daria 10 :mrgreen:

4. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Na minha? Acredito que não. :twisted:

5. Tisf

Tisf Delivery Boy

... dos críticos especializados :twisted:

6. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Eu assisti na primeira vez com toda aquela badalação de "melhor filme já feito" e bla bla bla.

ODIEI. MAs achi chato meeeeeeeeeeeeeeeeeesmo.

Tempos depois resolvi dar uma segunda chance e assisti sem expectativa nem nada..... e gostei muito do filme sim. Inovador, interessante e bem feito. Não dou nota máxima...... talvez 4.0/5.0....... e não colocaria numa lista de melhores para mim.

Talvez se eu assistir mais uma vez eu possa vir a amar o filme...... por enquanto ele é um excelente filme. Só isso.

7. Legolas o Elfo

Legolas o Elfo Usuário

Esse filme não foi proibido no Brasil? :o?: Num rolo com a rede Globo e tals?

8. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Que eu saiba não.

Talvez quando tenha sido lançado tenha sofrido com a censura (Laranja Mecânica sofreu, levou anos para chegar numa cópia decente no Brasil).

E se foi proibido foi por causa do governo. Mas atualmente já tá ok.

9. Enigma

Enigma Usuário

CHATO???? A última coisa que o filme tem de ruim é ser chato! Bom, eu adoro Cidadão Kane e o meu 20º filme favorito...por causa de tudo o que vcs jah falaram acima... nOTA: ****

10. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Eu gosto bastante.. realmente achei superestimado, mas isso não impediu que o filme fosse da minha lista d emelçhores por muito tempo(acho que saiu, mas nãoi tenho certewza).. gosto muito..

Nota 9,5

11. Sir Galaaz

Sir Galaaz Usuário

Curiosidade retirada do site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

"William Randolph Hearst, o maior magnata da imprensa americana, se sentiu ofendido pelo filme, que foi obviamente baseado em sua vida. De acordo com um ensaio escrito por Gore Vidal para o New York Review of Books, 'Rosebud' era o nome com o qual Hearst apelidara o clitóris de sua amante Marion Davies."

No filme era uma coisa tão inocente... :oops: :oops:

12. Togo Bolseiro

Togo Bolseiro Usuário

O filme realmente superestimado, mas isso não quer dizer que ele seje ruim....mto pelo contrário, gostei basntante por ser um filme inovador e interessante, principalmente pela época que foi lançado. Eu recomendo

nota, 8.5

13. Waters

Waters Usuário

Pessoal, o caso de Cidaão Kane envolve mais a história e o pionerismo por trás do filme do que o filme en si.

A dificuldade de Welles em fazer o filme, a coragem em ricularizar e enfrentar um podroso magnata americano etc.

Foi o primeiro filme considerado "de autor" por ter um estilo todo próprio e por usar técnicas cinematográficas inéditas para a época, mas que atualmente não possuem tanto impacto por serem comums. ex o ambiente todo em foco, a camerta filmando os personagens de baixo para cima entrando dentro de janelas girando por cima de protas etc.

Quanto ao filme achei realmente um pouco massante e tedioso, mas ele melhora muito no final quando Kane sofre a sua derrocada emocional. e é muito interessante a relação entre rosebund e sua felicidade na infância. E o roteiro ainda permanece atual.

E um marco pela técnica utilizada mas como filme tb acho um pouco superestimado ao dizertem que é "o melhor americano de todos os tempos".

14. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Muitos diretores antes dele faziam isso. Bunuel começou em 1930. Dreyer começou em 1910, Renoir em 30 também. Todos esses faziam filmes "de autor" e tinham estilo próprio.

Renoir, uns 10 anos antes do Welles.

Na verdade, eu achei ele melhor no começo e a medida que o tempo foi passando ele foi perdendo o rítimo.

15. Waters

Waters Usuário

relamente não sabia que o renoir fazia isso antes do Welles, coloquei por que vi isso em várias matérias sobre o filme não dá pra acreditar mesmo em tudo que se lê por aí

16. Tisf

Tisf Delivery Boy

Eu também li que o estudo da profundidade tinha sido feito nesse filme...
    A Grande Ilusão é dele não?

17. Sister Jack

Sister Jack Usuário

A Grande Ilusão, As Regras do Jogo. Foi nesses filmes que o Renoir começou a usar o "deep focus".

18. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Hmmm...

..... se não é pelos motivos que o Waters apontou, então por que Cidadão Kane é considerado inovador? Todo mundo fala isso, mas ninguém diz o motivo. Eu queria saber :|

19. Sister Jack

Sister Jack Usuário

A maior parte das coisas que ele falou estão certas.

As técnicas (tirando o deep focus) de filmagem usadas no filme, o estilo de filmagem, o estilo malucão do Orson Welles, as técnicas de edição e iluminação, expressionismo, etc etc.

No DVD edição especial de Cidadão Kane tem um comentário do Roger Ebert que explica bastante sobre o filme.

20. Tisf

Tisf Delivery Boy

O Flash Back usado pra contar a história eu tinha visto que é inovador também...

Assim como mostrar imagem futura, no caso do Sem Destino...

Essas coisas vistas hoje parecem redundantes, mas foram pioneiras :grinlove:

Compartilhar