• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2024

JANEIRO

1. Serenata (James M. Cain), 248 p.
2. O marinheiro que perdeu as graças do mar (Yukio Mishima), 176 p.
3. O sorriso de Angélica (Andrea Camilleri), 224 p.


Eu provavelmente não li o livro do Mishima como ele esperaria que fosse lido; me lembrou do filme A Fita Branca... (mas, no caso do Mishima, as crianças parecem ser vistas como os heróis)... É um bom livro, apesar de tudo.

O do Camilleri é divertido, como todos os livros dele.
 
Lidos
  1. Elementos de Direito Constitucional - Michel Temer - 232p

Abandonados
  1. Phantastes - George MacDonald
  2. Admirável Brasil Novo - Ruy Tapioca

Esse ano já bati meu recorde de livros abandonados
 
1. Getting Lost - Annie Ernaux
2. O Jovem - Annie Ernaux
3 - Vengeance Is Mine - Marie NDiaye
4 - A Tale for the Time Being - Ruth Ozeki
 
Não consegui finalizar o livro atual, embora curto, ainda em janeiro.
Assim, fecho o mês com 9 leituras em vez de 10... :flag: :dente:
 
Janeiro
01. Oresteia I: Agamêmnon (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±160p.
02. Oresteia II: Coéforas (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±105p.
03. Oresteia III: Eumênides (Ésquilo - trad. Jaa Torrano). Iluminuras, ±108p.
04. Tempestade e ímpeto (Friedrich Maximilian von Klinger - trad. Rafael D. de Souza). Literatura Clássica, ±150p.
05. Sol dos insones (Lord Byron - org. e trad. Bruno Palavro, Leonardo Antunes e Pedro Mohallem). Zouk, 169p.
06. Rubaiyat (Omar Khayyam - trad. Manuel Bandeira). Ediouro, 149p.
07. Bula para uma vida inadequada (Yuri Al'Hanati). Dublinense, 159p.
08. Vigílias noturnas (August Klingemann - trad. Felipe Vale da Silva). Ex Machina, 160p.
09. O horror de Dunwich (H. P. Lovecraft - trad. Guilherme da Silva Braga). Hedra, 104p.

Fevereiro
10. Marcovaldo, ou As estações na cidade (Italo Calvino - trad. Nilson Moulin). Companhia das Letras, 143p.


Esse livrinho é tão bom, mas tão bom, que nem o Finarfin, se o lesse, seria capaz de reclamar. :hihihi:


01. The hounds of Tindalos (Frank Belknap Long - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 36 min.
02. The black, dead thing (Frank Belknap Long - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 24 min.
03. A suspicious gift (Algernon Blackwood - narr. Jennifer Gill). HorrorBabble, 27 min.
04. The occupant of the room (Algernon Blackwood - narr. Jennifer Gill). HorrorBabble, 27 min.
05. The uncharted isle (Clark Ashton Smith - narr. Ian Gordon). HorrorBabble, 28 min.
 
Última edição:
Janeiro
01 - As Chamas do Paraíso (Volume 5 - A Roda do Tempo) - Robert Jordan (912 páginas)

Fevereiro
02 - O Senhor do Caos (Volume 6 - A Roda do Tempo) - Robert Jordan (1072 páginas)
 
  1. O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu (T)
  2. One Piece vol. 18 Edição 3 em 1 - Eiichiro Oda (M)
  3. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien (L)
  4. O cavaleiro inexistente - Italo Calvino (T)

Legenda:
Livros em negrito: lendo
Livros sem negrito: lidos
(L): Livros
(T): Arquivo de texto metido à besta que acha que é livro (ebook)
(M): Mangá
 
01. Madame Bovary - Gustave Flaubert.
02. A Tempestade - William Shakespeare.
03. Essa gente - Chico Buarque.
04. Como Gostais e Conto de Inverno - William Shakespeare.
05. Cimbelino - William Shakespeare.
06. Macbeth - William Shakespeare.
07. A Náusea - Jean-Paul Sartre.
08. Escrever ficção: Um manual de criação literária - Luiz Antonio de Assis Brasil.
09. Fim de verão - Paulo Henriques Britto.
10. História policial - Imre Kertész.
11. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis - Roberto Schwarz.

Sem palavras! Ao longo da graduação e do mestrado, eu já tinha lido algumas capítulos do livro do Schwarz, mas nunca tinha me debruçado sobre cada percurso desta análise espetacular e insuperável. Que trabalho bonito e irretocável fez o Roberto Schwarz aqui.​
 
JANEIRO
1. Serenata (James M. Cain), 248 p.
2. O marinheiro que perdeu as graças do mar (Yukio Mishima), 176 p.
3. O sorriso de Angélica (Andrea Camilleri), 224 p.

FEVEREIRO
4. Sala dos homicídios (P.D. James), 496 p.
5. O castelo (Franz Kafka), 488 p.


Os romances policias da P.D. James são quase todos iguais (um local específico em que ocorrem mortes sucessivas, com um conjunto fechado de suspeitos) e sempre têm alguma adorável senhorinha solitária e bem-intencionada. É divertido, dentro das suas limitações.

Demorei a embalar na leitura de O castelo, mas, depois que embalei, o livro foi crescendo bastante em mim, e acho que é o meu preferido do Kafka, depois de A metamorfose.
 
Lidos
  1. Elementos de Direito Constitucional - Michel Temer - 232p
  2. O Corpo Fala - Pierre Weil, Roland Tompakow - 287p

Abandonados
  1. Phantastes - George MacDonald
  2. Admirável Brasil Novo - Ruy Tapioca
  3. O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu
 
JANEIRO
1 - As crônicas de Spiderwick - Tony DiTerlizzi & Holly Black. 560 pp.
2 - O Império Final - Brandon Sanderson. 604 pp. (releitura)
3 - Bíblia de Navarra: Santos Evangelhos. 735 pp.
4 - Murtagh - Christopher Paolini. 766 pp.
5 - A Rosa Sanguinária - Nicholas Eames. 557 pp.
6 - O Poço da Ascensão - Brandon Sanderson. 704 pp. (releitura)

FEVEREIRO
7 - O Herói das Eras - Brandon Sanderson. 671 pp. (releitura)
8 - As Cartas de J.R.R. Tolkien - org. Humphrey Carpenter. 614 pp. (releitura)
 
Janeiro-Março
1. Eragon - Christopher Paolini
2. The Shadow Over Innsmouth - H.P. Lovecraft
3. Histórias Lindas de Morrer - Ana Cláudia Quintana Arantes
4. O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (releit.)

Que delícia, cara.
Eu adoraria saber que vez foi essa, em tantos anos. Chuto que foi a 10ª. Mas nunca tinha ficado tanto tempo sem reler (7 anos), e o gostinho foi muito especial. E o fato de eu ter "crescido" muito literariamente nesse período, com muitas leituras de gêneros e estilos variados, só fez engrandecer Tolkien no meu conceito: afinal, não era só o arrebatamento de um leitor pouco experimentado. Continua sendo a melhor obra que eu já li.

Bem, agora já consigo me voltar a Memórias Póstumas novamente hehe
 
Última edição:
Oxe, falam tão bem desse livro do Cixin Liu...
Por que você abandonou, Jhulha? Chatão?
O livro é bom para quem curte ouvir mil vezes sobre cálculos matemáticos e teorias, sobre teorias físicas.

Ao contrario dos outros livros que larguei, este eu estou lendo desde o ano passado, eu lia durante os intervalos do cafezinho no trabalho, e foi bem maçante lê-lo, eu gosto de livros que falam de teorias, mas esse em questão passa tanto tempo, mas tanto tempo teorizando cada etapa da vida do protagonista que meu lado de amor a ficção cientifica não vai além dele, gostaria muito de ter a paciência para esse tipo de leitura que eu tinha antes da pandemia, mas agora não curto mais perder meu tempo com leituras que perdem tempo explicando como o universo, do universo existe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo