• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2024

O livro é bom para quem curte ouvir mil vezes sobre cálculos matemáticos e teorias, sobre teorias físicas.

Ao contrario dos outros livros que larguei, este eu estou lendo desde o ano passado, eu lia durante os intervalos do cafezinho no trabalho, e foi bem maçante lê-lo, eu gosto de livros que falam de teorias, mas esse em questão passa tanto tempo, mas tanto tempo teorizando cada etapa da vida do protagonista que meu lado de amor a ficção cientifica não vai além dele, gostaria muito de ter a paciência para esse tipo de leitura que eu tinha antes da pandemia, mas agora não curto mais perder meu tempo com leituras que perdem tempo explicando como o universo, do universo existe.
Eu curti bastante, achei bem legal as partes sobre as teorias científicas. Mas entendo que pode ser maçante sim. Não sei até que ponto você leu. Mas vai fazer sentido bem lá na frente.
 
  1. O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu (T)
  2. One Piece vol. 18 Edição 3 em 1 - Eiichiro Oda (M)
  3. O cavaleiro inexistente - Italo Calvino (T)
  4. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien (L)
  5. One Piece vol. 19 Edição 3 em 1 - Eiichiro Oda (M)
  6. O Grande Deus Pã - Arthur Machen (L)

Legenda:
Livros em negrito: lendo
Livros sem negrito: lidos
(L): Livros
(T): Arquivo de texto metido à besta que acha que é livro (ebook)
(M): Mangá
 
Eu curti bastante, achei bem legal as partes sobre as teorias científicas. Mas entendo que pode ser maçante sim. Não sei até que ponto você leu. Mas vai fazer sentido bem lá na frente.
Foi exatamente esse tipo de comentários que não me fizeram larga o livro logo no inicio, e preferi pegar a estratégia de lê-lo vagarosamente, mas mesmo agora quando resolvi avançar mais na leitura com velocidade ele não me agradou de modo algum, e justamente é esse tipo de literatura que mais me agrada, mas talvez a escrita (ou a maneira como foi traduzida) de fato não me agradou.
 
Foi exatamente esse tipo de comentários que não me fizeram larga o livro logo no inicio, e preferi pegar a estratégia de lê-lo vagarosamente, mas mesmo agora quando resolvi avançar mais na leitura com velocidade ele não me agradou de modo algum, e justamente é esse tipo de literatura que mais me agrada, mas talvez a escrita (ou a maneira como foi traduzida) de fato não me agradou.
Eu vou acompanhar a série também, se for no mesmo ritmo vou estar satisfeito. Mas acho que seria o tipo de coisa que faria não renovar pra uma segunda temporada né?
 
JANEIRO
1 - As crônicas de Spiderwick - Tony DiTerlizzi & Holly Black. 560 pp.
2 - O Império Final - Brandon Sanderson. 604 pp. (releitura)
3 - Bíblia de Navarra: Santos Evangelhos. 735 pp.
4 - Murtagh - Christopher Paolini. 766 pp.
5 - A Rosa Sanguinária - Nicholas Eames. 557 pp.
6 - O Poço da Ascensão - Brandon Sanderson. 704 pp. (releitura)

FEVEREIRO
7 - O Herói das Eras - Brandon Sanderson. 671 pp. (releitura)
8 - As Cartas de J.R.R. Tolkien - org. Humphrey Carpenter. 614 pp. (releitura)
9 - Mestre Giles d'Aldeia. J.R.R. Tolkien. 129 pp. (releitura)
 
Eu vou acompanhar a série também, se for no mesmo ritmo vou estar satisfeito. Mas acho que seria o tipo de coisa que faria não renovar pra uma segunda temporada né?
Eu tambem tentei acompanhar o drama, mas a versão chinesa enrola tanto e não utiliza a ligação do protagonista com o jogo que perdi o interesse, espero que a da netflix seja um pouco mais ativa.
 
Janeiro
01 - O conde de Montecristo - Alexandre Dumas (pag. 606 de 1301)
02 - Dragões de Éter - Estandartes de Névoa(510 paginas)

Fevereiro
01 - O conde de Montecristo - Alexandre Dumas (1301 paginas)
03 - As coisas que você só ve quando desacelera - Haemin Sunim(pag. 32 de 253)
04 - Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez (pag. 7 de 446)

_____________________________________
Legenda:
Livros em negrito: lendo
Livros sem negrito: lidos
Cada livro aparece listado em todos os meses em que estive/estou lendo.
Numeração por ordem de inicio de leitura
 
01. Kull: Exílio da Atlântida (Robert E. Howard) ★★★★★
02. Vicentina (Joaquim Manuel de Macedo) ★★★★½
03. Star Trek: Episódios da Série Clássica Vol. 1 (James Blish) ★★★★★
 
  1. O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu (T)
  2. O cavaleiro inexistente - Italo Calvino (T)
  3. O Grande Deus Pã - Arthur Machen (T)
  4. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien (L)
  5. O Avesso da Pele - Jeferson Tenório (T)

Legenda:
Livros em negrito: lendo
Livros sem negrito: lidos
(L): Livros
(T): Arquivo de texto metido à besta que acha que é livro (ebook)

To tirei os mangás daqui, vou colocar no tópico certo.
 
01. Madame Bovary - Gustave Flaubert.
02. A Tempestade - William Shakespeare.
03. Essa gente - Chico Buarque.
04. Como Gostais e Conto de Inverno - William Shakespeare.
05. Cimbelino - William Shakespeare.
06. Macbeth - William Shakespeare.
07. A Náusea - Jean-Paul Sartre.
08. Escrever ficção: Um manual de criação literária - Luiz Antonio de Assis Brasil.
09. Fim de verão - Paulo Henriques Britto.
10. História policial - Imre Kertész.
11. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis - Roberto Schwarz.
12. O elogio da literatura - Zygmunt Bauman e Ricardo Mazzeo.
13. Amar, verbo intransitivo - Mário de Andrade.
 
Meu ritmo de leitura caiu vertiginosamente.
Primeiro porque inventei de jogar PS4.
Agora porque, quando tencionava retomar as leituras, me surgem dois concursos pra fazer. Vou ter de focar o tempo livre nos estudos. :hihihi:
 
Miga, já tentei te convencer a fazer Bíblio?
Pois faça. :hihihi:
Já tentou, sim, migo. hahahaha

P.S.: Pode ser que eu precise dos seus serviços de revisor/formatador de trabalho nas normas da ABNT, em algum momento num futuro não muito distante. Eu ia pedir para você fazer um preço razoável pra amiga, mas como você — e quase todos os outros deste fórum, só o Abílio que não! — se esqueceu do meu aniversário... :cry:
 
Aaaain nãããooo.... quando foi, mesmo?
Happy Birthday Yes GIF


Dia 08 de fevereiro!
 
JANEIRO
1 - As crônicas de Spiderwick - Tony DiTerlizzi & Holly Black. 560 pp.
2 - O Império Final - Brandon Sanderson. 604 pp. (releitura)
3 - Bíblia de Navarra: Santos Evangelhos. 735 pp.
4 - Murtagh - Christopher Paolini. 766 pp.
5 - A Rosa Sanguinária - Nicholas Eames. 557 pp.
6 - O Poço da Ascensão - Brandon Sanderson. 704 pp. (releitura)

FEVEREIRO
7 - O Herói das Eras - Brandon Sanderson. 671 pp. (releitura)
8 - As Cartas de J.R.R. Tolkien - org. Humphrey Carpenter. 614 pp. (releitura)
9 - Mestre Giles d'Aldeia. J.R.R. Tolkien. 129 pp. (releitura)
10 - Eragon - Christopher Paolini. 460 pp. (releitura)
 
Meu Censo:

1) Dom Casmurro, de Machado de Assis (p. 400).
2) Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago (p. 432).


Meu segundo contato com o autor foi mais fecundo.

Gostei bastante da leitura. No fim das contas, achei que o romance é bastante hobbesiano, no sentido da visão negativa do ser humano no estado de natureza, que está no cerne do individualismo moderno. No livro, a epidemia da cegueira branca faz ruir o grande Leviathan. O Estado, a ordem política, a ordem econômica e social... tudo colapsa. E renasce no mundo a guerra de todos contra todos.

E é muito interessante como o livro é montado. Primeiro é dada ao leitor a oportunidade de observar um microcosmo social, afetado pela doença. O manicômio é, para o leitor, um laboratório de observação do comportamento humano. No instante seguinte, o campo de observação é a sociedade mais ampla.

Adorei o recurso que o Saramago utiliza de não nomear os personagens. Porra... não é fácil manter essa escolha narrativa com consistência, como ele mantém. E é interessante os efeitos que isso gera na narrativa: ora um impacto cômico; ora a dúvida que se instala: será que essa cega que botou fogo ali foi a mesma cega que lá atrás disse tal coisa?

Na minha leitura anterior de Saramago, com o Memorial do Convento, minha experiência foi de frustração. O romance não entregou tudo que eu esperava. Ok, talvez eu esperasse demais. Com o Ensaio Sobre a Cegueira, eu sabia um pouco o que esperar dos desdobramentos narrativos, por ter assistido ao filme uns bons anos antes. Acho que isso fez com que eu tivesse expectativas mais ou menos sóbrias.

Acho que consegui experienciar o incômodo que o livro se propõe a fazer sentir. E fico feliz que esse segundo contato com a obra do Saramago tenha terminado em bons termos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo