Ok... então eu posto aqui e não lá....
Exisnte um linha de pesquisa, no caso q eu descobri, q quase fundamentaliza a Capoeira como uma das artes marcias mais antigas do planeta em suas raizes.
Na epoca do Egito antigo, era desenvolvida um arte marcial, q ate hj eu não sei o nome... Ela era baseada em movimentos longos de pernas e as vezes parecia uma dança.
Isso foi an mesma epoca em q a China desconbria o Wu Shu, ea India o Vajramuhsti. ( para maiories informaçoes ver tópcio de artes marcias)
Então, agente supes q essa teria sido um époica chave para a criaçao de artes marcias nos continente medio orientais e orientais, nessa epoca os povos começara a descobrir e lutar bem era preciso para se conquistar mais territorios e proteger o seus proprio, e ai começaram a nascer a conehcidas hj como artes marcias.
Então voltando ao egito antigo, essa suposta arte de guerra do egipcios foi detectada depois como um ritual de luta e dança em algumas tribos da africa, provavlemente de herança, ja q os movimentos eram peculiramentes similares.
E essas raizes africanas de dança e luta, e muito, mas muito parecido coma Capeira Brasileira hj.... E claro com todas as evoluçoes normais, de acordo com a adaptaçao da socieadade e outro fatores mais, ate o geografico.
E complicado provar esse caminho da possivel evoluçao da capeira, pois num existem muitos historiadores q trablham nessa area, eles se concentram mais na artes orientais. Mas a teoria e valida ainda pela semelhança de movimentos,e ate de tradiçoes, como o toque do atabaque na hora do "jogo".
Getulio Vargas decretou a Capoeira a primeira e única arte marcial Brasileira. Eu, ao meu ver, concordo plenamente.
Pois ea única criada no Brasil a apresenta criterios culturais proprios, e tende a ser original, diferente de outras ai identicas a algumas artes orientais q se dizem brasileiras.
Para um formaçao de um arte marcial, e preciso um aglomerado cultural em volta da mesma, e isso num eh de uma hora para outra q nasce... temq ter um caminho da historia, eu imagino q pelo menos uns 100 anos. A Capoeira no Brasil e a unica q apresenta essa caracteristica Cultural totalmente integrada a Brasileira....
Ponto final...