1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Caminhada Literária

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 2 Ago 2008.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Enquanto estava lá fora, em todas as cidades que visitei sempre tinha essa "atração" para turistas: um passeio envolvendo lugares relacionados com literatura. A de Paris era a mais idiotinha, que era uma caminhada "O Código da Vinci". A mais batuta era a de Dublin, que consistia em ir de pub em pub ouvindo histórias sobre os escritores locais.

    Aí eu pensei: poutz, não temos nada assim lá em Curitiba (sobre as outras cidades do Brasil, eu não sei). E poxa, seria tão legal ter um passeio desse jeito - não necessariamente envolvendo botecos, mas sim, envolvendo escritores.

    Uma livraria frequentada pelo Dalton, um boteco frequentado pelo Leminski, a escola onde Kolody trabalhou, uma rua com nome de poeta... sei lá. Mas valorizar a produção local.

    Então estou abrindo esse tópico aqui para especularmos sobre possíveis roteiros literários, não só em Curitiba, mas em outras cidades do Brasil também. Vai que de repente a idéia vinga, né? Se souber de algum lugar da sua cidade que tenha relação com algum escritor, diz aí =D
     
  2. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Aqui exploramos o Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Rota romântica, Missões, etc... Tudo relacionado a imigração alemã, italiana, açoriana, polonesa, indígina e as tradições. Ligada a literatura desconheço. A idéia é muito boa.
     
  3. Poxa, só aqui no Rio dava pra juntar as duas coisas, e ainda fazer o programa preferido de carioca, lá em Ipanema: a esquina da Tom Jobim com a Vinicius de Moraes.
    Isso sem nem ter que pensar muito pra achar lugares bacanas...
     
  4. Poxa, acho tão legal.
    Aqui em são Paulo tem o clássico Museu da Língua Portuguesa, agora estão tentando colocar um café livraria ali, vai ficar lindo.
    Eu pesquisarei mais coisa, mas já que nossa amiga Pepper citou a Tom Jobim com a Vinícius de Morais, eu mesma já bebi cerveja no mesmo lugar que o Caetano, na Ipiranga com a São João.Tanto que tenho foto desta esquina imortalizada na música SAMPA!So olha ai abaixo!
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. Liv

    Liv Visitante

    Aqui em SC o mais batuta são as famosas histórias de pescador, cheias de mistérios e coisas assombrosas como bruxas, lobos e essas coisas. Só chegar numa praia e puxar um papo com alguém... :)
     
  6. A Casa do Poeta fechou... (alguém lembra?)

    Andrade Muricy, Dazio Vellozo - alguém lembra dos simbolistas curitibanos?

    O bar do Leminski é o Bife Sujo - tem até uma bebida com o nome dele lá (Saldanha Marinho, 479 Centro)... Tem a pedreira tbm...

    Dizem que o Dalton Trevisan frequenta o Chain... Eu não faço muita questão... Prefiro ir na Praça Osório hauhauhauhauhaauhauhauhauha

    Agora tem o café Quintana, daquele caderno Rascunho...

    Helena Kolody... pelo que eu sei ela dava aulas em Jacarezinho...

    Tem a Academia Paranaense de Letras tbm... E o Clube do Livro lá no portão hauhauhauhauahuahuahuahuahauhauh

    E
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    Ela não chegou a dar aulas aqui? Foi só inspetora pública??
     
  8. Pior que não sei...
     
  9. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Aqui em São Paulo existem mais caminhadas focadas em determinados lugares ou sobre algum escritor. Um exemplo disso foi que em setembro do ano passado houve uma caminhada literária chamada "Mario Quintana" que percorria desde o Bosque da Leitura até o Parque da Luz no centro, onde se localiza o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O legal dessas caminhadas é que elas passam por tantos pontos, e sempre acabam no centro mesmo. Todas elas são divulgadas pelo site da prefeitura algum tempo antes de começar.
     
  10. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Aqui no Rio a idéia ia ser mais válida com os músico do que com o escritores.
    Eu adoria andar pela lapa, sabendo quais foram os sambitas que estiveram por lá, se bem que isso é fácil, porque todos em algum momento estiveram lá XD...
     

  11. Ai que lindo! eu quero!
     
  12. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    Aqui não tem nada do tipo, embora a idéia seja boa. O máximo
    que temos são plaquinhas com trechos dos poemas de Manoel
    de Barros, no caminho para o teatro mais conhecido daqui. Vou
    ver se encontro algumas fotos para vocês (:
     
  13. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Vou procurar saber quais são as próximas Carlinha! A única dificuldade é que todos esses projetos de caminhadas não são unidos, eles meio que se separam por zona, distrito, fica mais complicado de saber...
     
  14. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    http://flickr.com/photos/varope/2185254120/
    Achei a foto de uma delas no Flickr. Vou ver se saio fotografando
    as outras qualquer dia (:
     
  15. Aqui em Blumenau quando tem evento de literatura - o que acho que é muito raro - não é bem explorado. Vou dar uma procurada pra saber se tem alguma coisa no estilo, por que até onde sei, nunca houve muita coisa sobre literatura aqui.
     

Compartilhar