• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Câmara Federal

Porém, acho que o voto já devia deixar de ser obrigatório faz tempo (afinal, ele atualmente é um dever, e não um direito), isso iria afastar as pessoas que não levam a sério a política e ia concentrar os votos no eleitos consciente.
Exato.
 
Não, é a democracia mesmo - porque lida com a idéia de uma nação delegando a posição de "representante" ou ainda "tomador de decisões" para uma minoria, isso só pode dar errado - o homem é extremamente corruptível, e o poder é parte principal nessa equação.

Mas se o problema fosse só a parte do "Poder corrompe" e blebleble, até vá. Porém, tem algo na democracia que me incomoda: é decisão de uma "maioria", não de todos. E veja bem, falando em Brasil - que tem um número absurdo de eleitores - isso é coisa pra caramba.

Quer dizer, vamos supor que acaba o 2º turno com uma diferença mínima de votos elegendo o Lula. Mas perái: uma boa parte da nação não queria aquele cara ali, e terá que engolir o fato de que ELE o representará por mais quatro anos.

Enfim, acho um sistema meio idiota, por 'n' motivos, até mesmo, como você disse, pelo modo como as pessoas fazem uso dela. Mas, uma vez que não consigo achar nenhum outro sistema tão "bom" quanto a democracia, é por isso que concordo com o que disse o (acho que) Chuchill sobre a democracia ser "o menos pior dos sistemas".

O que não quer dizer que não seja falho.
 
Eu vejo o Clodovil na Câmara como uma certeza de alguém que não vai roubar nem participar de trambiques, mesmo que não produza muito. E como haverá acessores pra explicar tudo pra ele, espera-se que seja mais um voto em favor de leis e cassações pelo interesse coletivo (coisa que está em falta).
 
Não, é a democracia mesmo - porque lida com a idéia de uma nação delegando a posição de "representante" ou ainda "tomador de decisões" para uma minoria, isso só pode dar errado - o homem é extremamente corruptível, e o poder é parte principal nessa equação.
Mas a própria democracia tem seus mecanismos para esses casos. Eu por exemplo sou contra reeleição. Acho que o fim dela já ajudaria bastante nessa questão.

Mas se o problema fosse só a parte do "Poder corrompe" e blebleble, até vá. Porém, tem algo na democracia que me incomoda: é decisão de uma "maioria", não de todos. E veja bem, falando em Brasil - que tem um número absurdo de eleitores - isso é coisa pra caramba.
Hum, eu entendo seu ponto. Mas eu acho justo a maioria decidir.

Quer dizer, vamos supor que acaba o 2º turno com uma diferença mínima de votos elegendo o Lula. Mas perái: uma boa parte da nação não queria aquele cara ali, e terá que engolir o fato de que ELE o representará por mais quatro anos.
Qualquer coisa vamos pro tapetão :lol:
Se o Lula se reeleger, eu vou torcer pra que ele faça um bom governo. Não foi meu candidato, mas eu quero o bem de todos. Claro, se ficar evidente sua corrupção, lutarei contra sua permanência. Gostaria que todos pensassem assim.

Enfim, acho um sistema meio idiota, por 'n' motivos, até mesmo, como você disse, pelo modo como as pessoas fazem uso dela. Mas, uma vez que não consigo achar nenhum outro sistema tão "bom" quanto a democracia, é por isso que concordo com o que disse o (acho que) Chuchill sobre a democracia ser "o menos pior dos sistemas".
Eu não acho um sistema perfeito. Mas acho bom e me apete.
 
Eu vou na linha do Balbo. Sabe, o Clodovil é o primeiro mandato. Pode ser bizarro, mas como pode nos surpreender daqui algum tempo também. Por isso, nem tenho como criticar ele nesse momento. Agora, o MALUF sim. Todo mundo aqui sabe da dívida que ele deixou na gestão dele, da roubalheira, e vários eteceteras. Isso me desanimou muito. :tsc:
 
Em um país onde você ouve : "Ele rouba, mas faz". Não é de se esperar muita coisa,etc.
 
Eu vou na linha do Balbo. Sabe, o Clodovil é o primeiro mandato. Pode ser bizarro, mas como pode nos surpreender daqui algum tempo também. Por isso, nem tenho como criticar ele nesse momento. Agora, o MALUF sim. Todo mundo aqui sabe da dívida que ele deixou na gestão dele, da roubalheira, e vários eteceteras. Isso me desanimou muito. :tsc:
AH sim, deve ter uns 150 milhões de brasileiros que teriam seu primeiro mandato também. Vamos elegê-los também, quem sabem não surpreendem.

O Brasil é uma empresa extremamente complexa. Temos que eleger gerentes, diretores e CEO's com projetos visando a melhoria, e não qualquer um.
 
Ué Jendan, no sistema democrático, qualquer um pode pleitear a vaga. Assim como você pode votar em quem você quiser. Essas são as regras do jogo. Se o povo quis direcionar sua indignação elegendo ele ou quem quer que seja, isso foi a vontade que prevaleceu.
 
Ué Jendan, no sistema democrático, qualquer um pode pleitear a vaga. Assim como você pode votar em quem você quiser. Essas são as regras do jogo. Se o povo quis direcionar sua indignação elegendo ele ou quem quer que seja, isso foi a vontade que prevaleceu.
Eu sei disso Tisfo, só acho um absurdo elegermos alguém para um cargo assim que não tenha sequer um projeto.
 
Ao mesmo tempo que Clodovil pode desanimar, outros números animam, como Severino que não foi eleito.

A democracia no Brasil é muito jovem, as pessoas ainda não se acostumaram a votar e fatos recentes fortalecem o fato de descrédito e "alalauê" das pessoas, ou seja, é pirraça até certo ponto com tudo.

Quanto a Maluf's, isso sempre vai acontecer... o cara ajudou muitas pessoas, que mesmo sabendo que foram roubadas pelo outro lado se sentem com a obrigação de votar nele. Isso é mais culpa de quem não conseguiu fazer melhor por elas do que do próprio Maluf. Se um Maluf é o melhor para elas dentro do universo de candidatos que haviam, algo está errado nas demonstrações do restante. Tirando a cara de pau dele de "sou rico, tenho muitos bens, não preciso roubar, nunca roubei, etc", lábia é tudo de bom e engana muito trouxa.
 
Por isso que sou mais o Cururu. Ele não é ladrão, muito menos mentiroso!
E o Clodovil também.

Ele se elegeu com o discurso de que se faz de tudo no congresso, menos política. Ou seja, criticando o sistema atual.

O denuncismo colhe seus frutos, bem como a luta política vaidosa entre PT e PSDB/PFL. Ambos os lados pagam, por mais que o PT tenha elegido mais deputados que 2002, ele tem nomes de descrédito na bancada (mensaleiros, como os chamam) e o PFL reduziu seu número de cadeiras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo