• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Britânicos elegem OSenhor dos Anéis melhor livro da história

Fox disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Bem,os Britânicos possuem bastante cultura e bom senso!Claro que "Senhor dos Anéis" não é 100% perfeito;tem irregularidades na narrativa,detalhismo exagerado...mas que é um grande livro,isso é de fato!E Harry Potter nem deveria estar entre os 5...

Shakespeare TB não era perfeito....

Eles devem ter votado se baseando nos populares mesmo.

Nenhum escritor é perfeito, por serem humanos. Mas existem aquelas obras totalmente consistentes dentro de si mesmas e de um modo geral. Shakespeare é um dos escritores que produziam obras assim.
Sim,sem dúvida Shakespeare é mais consistente.Mas eu tenho uma visão diferente ao analisar determinada obra.Eu tenho um gosto muito maior por fantasia e coisas épicas e místicas.

Certas pessoas tendem por coisas grandiosas e ao mesmo tempo buscam um refugio num outro tipo de "realidade",a realidade mágica das aventuras,como as nórdicas,ou aquelas de Homero(Ilíada,Odisséia) e tb de Tolkien.

Shakespeare é muito "teatral" e poético...e isso faz perder o brilho na minha opinião...

Como coloquei na mensagem anterior,"Macbeth" é o meu favorito e o mais bem desenvolvido das obras de Shakespeare.

As obras de Tolkien são mais simplistas em se tratando da estrutura da narrativa,mas são os mais épicos e emocionantes...é o tipo de escritor que tem o espírito de um aventureiro.
 
Láthspell disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Shakespeare TB não era perfeito....

Não, não era.

Mas era melhor que Rowling. Considero que uma disputa entre ele e Tolkien daria empate técnico.
Empate tecnico eu não diria...mas eu sou mais o nosso querido gênio JRR Tolkien.

Shakespeare é mais elaborado,mas Tolkien sabe trabalhar com a emoção e com a imaginação do leitor como poucos escritores sabem...
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Mas eu tenho uma visão diferente ao analisar determinada obra.Eu tenho um gosto muito maior por fantasia e coisas épicas e místicas.

Então você num tá analisando nada, só acha melhor o que gosta.

Shakespeare é muito "teatral" e poético...e isso faz perder o brilho na minha opinião...

Perderia o brilho se fosse secamente realista.

Poesia é o estilo do Shakespeare e é teatral sem aspas, porque ele era um dramaturgo ora.

Então a idéia era mesmo ser teatral e poético e nisso ele manda muito bem.

As obras de Tolkien são mais simplistas em se tratando da estrutura da narrativa,mas são os mais épicos e emocionantes...é o tipo de escritor que tem o espírito de um aventureiro.

É mais épico porque é um épico, pura e simplesmente.

Não por ter a capacidade de ser mais assim.

As comparações que você fez fizeram pouco sentido, até porque Tolkien também era bastante poético.

Entendo perfeitamente que prefira o estilo do Tolkien, isso é puro gosto. Só num dá pra levar só isso em conta pra analisar obras artísticas, senão fica parcial demais.
 
Fox,eu expressei mal quando falei que prefiro fantasia,coisas místicas,etc.Mas eu não deixei claro a forma como eu analiso as obras.
Eu analiso determinada obra pela capacidade que o escritor tem ao imaginar situações,de elaborar personagens e a história na qual fazem parte.Não sou de analisar ritmos,a estrutura ou se o livro é perfeito no que diz respeito à elaboração do texto.

E coloquei aspas na palavra teatral porque estava me referindo a pessoa de Shakespeare e não as obras...ou vc acha que o homem Shakespeare é um cara teatral?...
 
Continuando:Dou mais valor ao tipo de história que o autor cria,a individualidade de cada personagem,mas o ritmo e a elaboração do texto,quer dizer,as tecnicas usadas em cada livro pouco me importa.Se a história me agrada,se é capaz de marcar a minha vida,já é suficiente.

Poesia é a manifestação daquilo que o escritor sente do mundo ou como gostaria que as coisas existissem,a revelação da experiência que o poeta tem do mundo traduzida através do eu-lírico ou eu-poético,a maneira como todas as coisas são vistas sentimentalmente e tb filosóficamente,coisas do tipo...
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Eu analiso determinada obra pela capacidade que o escritor tem ao imaginar situações,de elaborar personagens e a história na qual fazem parte.

Mesmo dentro desse contexto Shakespeare é mais feliz, porque o tolkien se arrasta pacas em situações não lá muto originaise as vezes despropositadas.

Só no geral tolkien é feliz com sua construção mitológica. Ou melhor, compilação mitológica.

Não sou de analisar ritmos,a estrutura ou se o livro é perfeito no que diz respeito à elaboração do texto.

Bom, tudo bem então.

Mas realmente não dá pra fazer comparações válidas sem esses fatores. Então uma análise real não existe, você apenas vê o que gosta mais, simples.

E coloquei aspas na palavra teatral porque estava me referindo a pessoa de Shakespeare e não as obras...ou vc acha que o homem Shakespeare é um cara teatral?...

Como é que eu vou saber?

Você tem certeza de que quis ter algum sentido nessa frase? :?

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Continuando:Dou mais valor ao tipo de história que o autor cria,a individualidade de cada personagem,mas o ritmo e a elaboração do texto,quer dizer,as tecnicas usadas em cada livro pouco me importa.Se a história me agrada,se é capaz de marcar a minha vida,já é suficiente.

Então é como eu disse, só lhe importa o subjetivo. Tudo bem, não tenho porque criticar isso.

Poesia é a manifestação daquilo que o escritor sente do mundo ou como gostaria que as coisas existissem,a revelação da experiência que o poeta tem do mundo traduzida através do eu-lírico ou eu-poético,a maneira como todas as coisas são vistas sentimentalmente e tb filosóficamente,coisas do tipo...

Sim, e Skahespeare fez isso construindo histórias que se referiam tanto ao âmago do ser humano como também idéias e realidades da sociedade da época e futuras.

Ele aplicou ideais do iluminismo das suas obras por exemplo, mas sem fazer propagandismo barato.

A validade dele está no tocante a não ser só uma diversão com pretensões de lirismo, mas criticas sociais profundas e pouquissimo convencionais pra época... e até pra hoje em dia.
 
Fox,concordo que a crítica social que ele fazia era realmente pouco normal em sua época,mas ele realmente soube transformar o incorformismo em poesia da mais alta qualidade,e isso fez de Shakespeare ser o que é hoje,não porque ele era perfeito tecnicamente e liricamente(embora tb conte muito).

As idéias do Iluminismo propagadas através da poesia não era exclusividade de Shakespeare.Ele levou mais a sério que outros poetas de seu tempo,mas houve poetas com a mesma intenção e preocupação em divulgar idéias correntes e não correntes e fazer um análise profunda sobre a qualidade de vida das pessoas e os problemas diversos do país em que viviam principalmente.

Analisar subjetivamente uma obra é válido pra mim,pois a pessoa revela o que importa pra ela,o que a satisfaz.

Vc não pode chegar e dizer que determinado escritor é superior ao outro porque é mais consistente,trabalha melhor a elaboração e o ritmo,etc...Tolkien se perde em algumas passagens por causa do detalhismo exagerado,ou pela mania de inventar situações sem nenhum sentido num momento especíifico;mas nem por isso Shakespeare é melhor escritor,tudo é relativo:pra vc pode ser mais justo e sensato analisar determinda coisa ao dar mais importância no que diz respeito apenas a parte tecnica,a perfeição formal,etc;,mas para outro pode valer bem mais a imaginação,se a história é rica e se a obra emociona o leitor.

A verdade não está do lado de ninguém,seja aqueles que analisam parcialmente ou imparcialmente.A qualidade de uma obra depende do ponto de vista de cada um.

Uma coisa é certa:Shakespeare não foi 100% original,pois ele "bebia" na fonte de certos poetas anteriores à ele;ele às vezes "reciclava" e dava uma nova visão,era comum na sua época,embora ele influenciou bem mais do que foi influenciado.Assim aconteceu com Tolkien:Beo Wolf,por exemplo,influênciou as obras de Tolkein,tb certas aventuras nórdicas,o que não desmerece a sua obra,já que ele influenciou toda a uma geração e continua influenciando...
 
Odeio análises subjetivas de qualquer obra literária. Odeio. E votações desse tipo mais ainda. É o tipo de pesquisa que coloca Maradona como melhor do que o Pelé :gotinha:

O problema de análises subjetivas é que elas são normalmente um reflexo do tempo de quando foram feitas. São colocados em jogo valores estéticos que valem para esse tempo, e não os valores que permancem.

Eu falei de valores estéticos? Esqueçam. Isso quase nunca entra em uma análise subjetiva. O que conta é normalmente o enredo e apenas ele. Uma história agrada (é divertida, etc.) e aí é uma grande obra, como se a técnica do autor ou o caráter inovador de uma obra não valesse coisa nenhuma. :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo