• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Britânicos elegem OSenhor dos Anéis melhor livro da história

Shaman

Usuário
A trilogia épica O Senhor dos Anéis foi escolhida como o livro favorito dos britânicos em uma votação promovida pela BBC para incentivar a leitura.

O livro de J.R.R. Tolkien, que foi recentemente adaptado para o cinema em três partes cheias de efeitos especiais e com orçamentos multimilionários, recebeu 174 mil votos dos britânicos, cerca de 23% do total.

O segundo lugar ficou com Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Harry Potter e sua criadora, J.K. Rowling, tiveram que se contentar com o quinto lugar, para Harry Potter e o Cálice de Fogo.

O único brasileiro na lista dos 100 livros preferidos dos britânicos é Paulo Coelho, com o 94º lugar para O Alquimista.

Vendas

Mais de meio milhão de pessoas se inscreveram para participar da votação.

As livrarias registraram um aumento nas vendas dos livros que foram anunciados como finalistas da competição.

O Senhor dos Anéis, por exemplo, registrou aumento de vendas da ordem de 400% na versão britânica da loja virtual Amazon.

O anúncio final dos vencedores foi feito ao vivo direto da Royal Opera House, em Londres.

"É uma honra incrível que eu esteja aqui hoje e que meu avô seja adorado de tal forma", afirmou Simon Tolkien, neto do autor da trilogia.

O livro conta a história de vários povos imaginários e da luta de uns para obter e de outros para destruir um anel mágico.

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2003/12/031214_senhoron.shtml
 
Nossa, que ótima noticia, não pensava que SdA ainda tava com tanta moral.
Pensei que depois desse ultimo livro do Harry Potter que teve tantos recordes de vendas o povo tinha esquecido um pouco de SdA.
 
Uau! Que legal. :D

Isso me lembra uma coisa que eu li na revista Super Interessante de dezembro de 2001, na reportagem que foi feita sobre o SdA. O autor começou a reportagem falando que, em 1999, a Amazon havia pedido a seus leitoures que escolhessem o livro do milênio. O ganhador foi a Bíblia, so que a Bíblia não foi escrita no último milênio. Assim, o título acabou ficando com o segundo lugar. Adivinha quem? A trilogia O Senhor dos Anéis.
 
Bueno...

Não levo muito a sério esta lista. Não pelo fato de Senhor dos Anéis estar em primeiro lugar. Neste ponto, eu até concordo.

Mas em nenhuma lista realmente séria um livro da série Harry Potter figuraria em quinto lugar... :disgusti:
 
Láthspell disse:
Bueno...

Não levo muito a sério esta lista. Não pelo fato de Senhor dos Anéis estar em primeiro lugar. Neste ponto, eu até concordo.

Mas em nenhuma lista realmente séria um livro da série Harry Potter figuraria em quinto lugar... :disgusti:

Q preconceito! :disgusti:

Mas bom.. essa lista tbm.. eh uma "estimativa" tbm.. naum eh nenhum senso e nem nda parecido.. portanto, não merece a mesma seriedade..
 
Bem, nada mais justo dar a SdA o primeiro lugar, é bem merecido.

Mas acho que não é para se levar tão a sério assim, uma vez que essa votação foi feita apenas na Bretanha, se envolvesse pelo menos mais países, aí tudo bem. Mesmo assim, estou feliz com a vitória da obra do Professor.
 
Adoro Tolkien, mas naum acho q SdA seja o melhor livro. Tem problemas de ritmo e eh um tnato rebuscado em certos trechos.

Acho essa votação levou muito em consideração todo o hype em torno da obra, o lance mercadológico e tal.

SdA eh muito bom, mas o melhor eh exagero. 8O
 
Eldarwen disse:
Mas acho que não é para se levar tão a sério assim, uma vez que essa votação foi feita apenas na Bretanha, se envolvesse pelo menos mais países, aí tudo bem.

Também acho. Não é apenas pelo fato de ter sido apenas neste lugar. Mesmo as pessoas que votam podem não estar certas se aquele era realmente o melhor livro.

Penso que o que se pode ver mesmo pela colocação é o quanto as pessoas gostam da obra. Assim, o livro pode talvez não ser o melhor, mas, pelo menos, é um livro que as pessoas gostam bastante, muito admirado.
 
Já que é uma votação pra incentivar a leitura, SdA é um ótimo livro.

E Harry Potter também, porque não? É um livro fácil e divertido.

Se todos começassem por Shakespeare pra cima, aí ninguém lia nada, eu inclusive. :P
 
Fox disse:
Já que é uma votação pra incentivar a leitura, SdA é um ótimo livro.

E Harry Potter também, porque não? É um livro fácil e divertido.

Se todos começassem por Shakespeare pra cima, aí ninguém lia nada, eu inclusive. :P

E isso aí, eu inclusive.
 
Nossa que perfeito!!
Mas eu acho tb que deveriam dar um jeito de fazer uma dessas pesquisas com leitores de diversos países, o máximo possível...
pensa que loko?? e ver Tolkien ganhar?! (oq naum eh dificil)

Se bem queee, com toda essa onda de Harry Potter, e a criançada que só conhece o fenômeno HP, e num vivenciou o auge de SDA (tah bom, o auge nem eu, mas... :mrgreen: ), seria bem capaz de harry pot...... oh céus, vo nem falah.... :silenced:
 
Bem,os Britânicos possuem bastante cultura e bom senso!Claro que "Senhor dos Anéis" não é 100% perfeito;tem irregularidades na narrativa,detalhismo exagerado...mas que é um grande livro,isso é de fato!E Harry Potter nem deveria estar entre os 5...

Shakespeare TB não era perfeito....
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Bem,os Britânicos possuem bastante cultura e bom senso!Claro que "Senhor dos Anéis" não é 100% perfeito;tem irregularidades na narrativa,detalhismo exagerado...mas que é um grande livro,isso é de fato!E Harry Potter nem deveria estar entre os 5...

Shakespeare TB não era perfeito....

Eles devem ter votado se baseando nos populares mesmo.

Nenhum escritor é perfeito, por serem humanos. Mas existem aquelas obras totalmente consistentes dentro de si mesmas e de um modo geral. Shakespeare é um dos escritores que produziam obras assim.
 
Láthspell disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Shakespeare TB não era perfeito....

Não, não era.

Mas era melhor que Rowling. Considero que uma disputa entre ele e Tolkien daria empate técnico.

Na verdade Shakespeare ia ganhar com uma boa vantagem.

Eu tava pensando e mudei de idéia. SdA num é um bom livro pra incentivar a leitura não. :think:

Além de ser imenso pra quem tá começando, tem uma oscilação de ritmo que pode confundir ou entediar leitores de primeira viagem.
 
Mesmo eu não achando essa pesquisa muito séria, gostei de SDA ter ficado em primeiro lugar. Sua colocação foi merecida!

Alguém sabe onde eu posso encontrar essa lista completa? Fiquei curiosa!
 
Gigi disse:
Mesmo eu não achando essa pesquisa muito séria, gostei de SDA ter ficado em primeiro lugar. Sua colocação foi merecida!

Alguém sabe onde eu posso encontrar essa lista completa? Fiquei curiosa!

Eu também estou querendo... procurei no site da BBC, mas não achei...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo