1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bolívar vive

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Lordpas, 20 Dez 2005.

  1. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Uau.


    Morales:"Chegou a hora de libertação de Bolívia e América Latina"



    O virtual presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse hoje à televisão estatal cubana que "chegou a hora não só para a libertação" de seu país "mas para a América Latina".

    Morales, que ganhou no domingo as eleições presidenciais na Bolívia, fez essas declarações ao programa político da televisão estatal cubana, "mesa-redonda", que reflete a posição oficial do Governo de Havana.

    O líder do Movimiento Al Socialismo (MAS) disse que tinha "muita confiança no voto digno, são, do povo boliviano", e como em 2000 sua formação política deu "uma grande surpresa, por isso me sinto muito contente e feliz" "O povo conhece quem sou e essas campanhas sujas não deram resultado. Antes nos matavam a tiros e agora queriam nos matar com mentiras, com palavras. Fracassaram, porque o povo praticamente sabe quem faz essas coisas e sabem bem como é Evo Morales", apontou.

    O político boliviano se referiu também à política nacional e internacional que assumirá seu Governo a partir de 22 de janeiro.

    "Em todo caso o Estado boliviano vai exercer o direito da propriedade de seus recursos naturais. Não só de cooperar para recuperá-lo mas industrializar esses recursos", indicou.

    Assegurou que a política internacional de seu Governo "estará aberta", e acrescentou que é "partidário do diálogo" e do "convencimento" por meio dele.

    Morales se pronunciou, além disso, partidário de o Governo dos Estados Unidos suspender o embargo econômico unilateral contra a ilha caribenha, a cujo povo e Governo enviou "uma revolucionária saudação". "Há anos acompanho a luta anti-imperialista de Fidel (Castro) e do povo cubano. Agora tenho a oportunidade de estar junto a ele nesta luta em busca de paz com justiça social", afirmou. O moderador da "mesa-redonda", Randy Alonso, leu um documento no final do programa, no qual expressa que o povo boliviano "começou a escrever um novo momento de sua história" Acrescentou que o "contundente triunfo" de Morales "significa a chegada ao Governo, pela primera vez nessa nação, de um representante dos povos indígenas, majoritário mas excluído durante séculos".


    Fonte: EFE


    Será que temos lugar nessa América aí também? :obiggraz:
     
  2. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    :reza: :reza:
     
  3. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Não, ano que vem é eleição e tudo indica que o PSDBFL vá ganhar...
     
  4. Fosco

    Fosco Usuário


    A questão é: será que esta América irá acontecer? Afinal, não só Bolívar vive, como o populismo também...
     
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Lula não é um Vargas, um Cardenas, um Brizola, etc.


    Assim como Morales não precisa, necessariamente, se tornar algum Péron, saca?

    Eu *acho* que a moda agora é: chama-se de populista todos aqueles que buscam alternativa a qualquer cânone neoliberal. Chavez é o exemplo vivo e ativo disso, agora vai virar moda pegar no pé do Sr. Morales. Enfim... uma mera questão de mídia e também questão conceitual.
     
  6. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Nem sempre, o pessoal do PSTU também chama o Chavez de populista...

    Eu sempre odiei esse termo, tem que fazer muito malabarismo pra colocar Vargas, Perón, Chavez, JK, Brizola, Lula e Garotinho no mesmo saco...

    Mas eu acho que o Morales é diferente do Chavez num ponto, ele não parece gostar de teatrinhos, ele é socialista de verdade e pretende nacionalizar os recursos de verdade, o Chavez, apesar de eu gostar dele, adora fazer pose, mandando a Alca ao caralho e xingando os Eua ao mesmo tempo que continua vendendo petroleo pra eles e tendo vários bens em territorio americano.
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Disparou o alarme de esquerdismo :obiggraz::obiggraz::obiggraz:
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Aposto 10 reais como esse Evo Morales não chega no final do mandato.

    Esse cara tá com ideias radicais demais. Logo logo nego dá um fim nele :obiggraz:
     
  9. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    É. Ué.

    Aluguma coisa contra a esquerda? Ou alguém ainda pode se colocar em um lugar completamente antagônico a esquerda? Mesmo depois de anos frajutos de conservadores no poder? huh?

    Já colocaram fermento demais nesse bolo. Tanto que ele solou, etc.
     
  10. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Bush vai dizer que o Osama tá lá... :gotinha:

    Falando sério, esse cara é muito radical. Mas o Lula também tinha umas idéias meio radicais e, quando assumiu, viu que tinha que fazer as coisas devagar...

    E a Petrobrás sifu nessa... E o Bonner no JN falando que ela "está disposta a negociar"... Também, né! Ou negocia ou perde tudo! :-P
     
  11. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Nossa de onde você tirou essa?

    Ou você viu o Morales falando em "desapropriação"? Ele falou em "estatização" o que pode render, inclusive, parceria público privada.

    E a Bolívia é um terreno bem mais fértil para se implantar medidas mais drásticas a curto prazo, vide o tamanho da "máquina" estatal, etc.
     
  12. Eö Calmcacil

    Eö Calmcacil Tirem as crianças da sala!

    Eu nunca falei em expropriação e/ou similares.

    E depois, é tudo parte daquela linguagem diplomática... É a mesma que, quando houve os protestos em La Paz, disse que "as coisas estão melhores que ontem e piores do que amanhã". Maravilha, Alberto!
     
  13. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Ah ok. :eh:

    Mas eu continuo não entendendo o "sifu" então. Muito menos o "negocia ou perde tudo". :eek:
     
  14. Coiote

    Coiote Fallin´

    É preciso dar o benefício da dúvida a Morales.Ele,parece,sim ser da onda neo-populista de Chavez,mas talvez ele não o seja.Talvez ele seja um esquerdista q deixou de falar em revolução e pensa q se modernizou(alguém disse Lula?),o q já seria bem melhor. Uma coisa é certa:de todos os países latino-americanos,a Bolívia é a única q precisa até mesmo de um governo pessimamente esquerdista para se livrar da podre elite q consome o país desde a independência.
     
  15. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    É que o Morales deu um aviso dizendo que irá reaver as refinarias de gás natural.

    Serio, eu dou graças a Deus que essas coisas acontecem aqui na America do Sul. Tomara que seja o inicio de um movimento maior, em busca de uma alternativa que nao seja a mera sujeiçao à EUA e UE.
     
  16. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Ele era plantador de coca né? :roll:
     
  17. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Isso é uma coisa importante. Ele jamais falou, nessas eleições, em tomar algo "expulsando os vilões imperialistas". Não me lembro de ter visto o Morales caindo no discurso simplista da esquerda exagerada. Ele fala em diálogo mesmo. E um dos grandes "imperialistas" na Bolívia é o Brasil; nem esse governo do PT e nem nenhum outro iria se recusar a dialogar, minimamente, sobre algo nesse sentido. Espero não ser ingênuo demais.
     
  18. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Nao entendi o smile..
     
  19. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Apenas pq citaram o Chavez como bom exemplo aqui. Olha, eu conheço pessoas, não uma ou duas, mas mais de 10 que simplesmente por não votarem no Chavez perderam a carteira de identidade, de motorista e o titulo de eleitor na venezuela. Elas simplesmente não existem mais.

    Não sou contra o Chavez, pelo contrário, no final eu até acho que deviam deixar ele mais em paz mas usar ele como exemplo de algo aí é demais.

    o problema da revolução esquerdista, seja ela qual for, é que ela é no final tão ou mais autoritária doq qq direitista. E isso inclui Castro. A velha desculpa de q os fins justificam os meios.

    De qq forma não acho q a Bolívia é uma Venezuela e por isso o Morales dura mais e melhor simplesmente pq lá ele tem apoio de 60% da população. Na venezuela o problema exista pq lá exitem 50% de chavistas e 50% de anti-chavistas.
     
  20. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Meu medo é que os Eua usem essa desculpa pra fazer uma "visita" a Bolivia, é improvavel, mas não impossivel, eles tavam querendo criar bases no Paraguai, ali do lado...
     

Compartilhar