• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beren: O Homem que não tinha uma mão

Opa, uma ótima pergunta, mas que tem uma resposta gigantesca! Vamos lá.
Conhece as histórias do Quenta Silmarillion??? Ou pelo menos o que foram as Silmarilli??? Vou tentar ser claro.
Feänor, um elfo noldo de Aman, confeccionou três jóias: as Silmarilli. Nelas a luz das árvores de valinor, Telperion e Laurelin, se mantinham, e eram as mais belas pedras que já haviam sido criadas por mãos de elfos, ou mesmo de Valar. Melkor rouba as três, e a partir daí é chamado de Morgoth, o Inimigo, sendo que angaria o ódio de Feänor - pois mesmo um gênio como ele só poderia criar uma vez coisas tão maravilhosas (e as árvores foram destruídas na mesma ocasião). Como rei dos Noldor (uma das três casas de Eldar que foram para as Terras Imortais), Feänor leva todo o seu povo na perseguição a Morgoth, que de volta à Terra-média, se encontrava nas profundezas de Angband, e aqueles noldor que não desejavam acompanhá-lo ficaram livres da profecia de Mandos (que previu que os Noldor exilados - pois foram até a Terra-média - iriam ser fadados ao fracasso, que o seu líder morreria sem conseguir triunfo, e também condenou-os ao eterno exílio, até o fim de Arda). Pois bem. Foram muitos e muitos anos de guerra contra Morgoth e muitos morreram, inclusive Feänor. Ninguém reaveu sequer uma Silmaril.
(tem mais)
 
Nisso os homens, os filhos mais novos de Eru, também despertaram. Três casas de homens vieram para Beleriand (antiga porção oeste da Terra-média antes da Guerra da Ira), e delas saiu um homem, Beren, líder da casa de Beór, o Velho (se não me engano estamos na terceira geração). Esse homem, perseguido por Morgoth por ser um grande líder de homens, pelo destino acabou entrando no reino oculto de Doriath (também em Beleriand) e se apaixonando por uma Elfa que encontrou assim que penetrou na florestas do reino. Esta Elfa era Lúthien, filha de Elu Thingol, rei de Doriath, senhor dos elfos Cinzentos, esposo de Melian,a Maia. Lúthien também se apaixona por Beren, só que são descobertos pelo pai dela. Depois de muita discussão, e também de ameaças, Beren faz uma promessa: que traria uma Silmaril da coroa de Morgoth até Doriath, para assim, conseguir a permissão de Thingol. O rei aceita essa negociata da filha pois acreditava que o que o humano lhe prometia era impossível.
Beren sai em busca de Angband, ele e Lúthien se encontram e desencontram (ele havia pedido para que ela ficasse, e Elu também não permitiu). Várias vezes ela fugiu ao seu encontro, inclusive salvando-o de um cativeiro - outra longa história.
Após a fuga do cativeiro, os dois finalmente conseguem ir até Angband. Morgoth criou um lobo, Carcaroth (se não me engano) o maior de todos, alimentado de sua própria mão, e era ele que guardava os portões da fortaleza. Lúthien e Beren conseguem enganá-lo, pois a Elfa canta e o lobo dorme (me deu branco se ela realmete canta, mas acho que é). Chegando ao trono de Morgoth, Lúthien novamente canta e o Senhor do Escuro se lembra de seus tempos de Vala, antes que caísse em ruína, sonha, divaga. Beren se aproveita e retira uma Silmaril da coroa. Porém, ao fazê-lo um estilhaço de sua espada cai no rosto do Inimigo, e este acorda de seus sonhos, tomando consciência de tudo.
O casal foge de Angband rapidamente, só que à porta está Carcaroth (a esta altura a fúria de Morgoth colocara toda a fortaleza em alerta), e dessa vez não é possível enganá-lo. Na luta da fuga, o lobo arranca a mão de Beren que segurava a Silmaril. Entretanto, sendo um ser maligno, o lobo sente a jóia queimar em suas entranhas e fica louco, começando a destruir tudo o que encontrava. Em sua fúria fugiu por toda Beleriand tentando saciar sua agonia.
(tem mais)
 
Daqui para frente não tenho absoluta certeza, se alguém mais sábio aparecer, corrijam-me.
Beren e Lúthien conseguem voltar para Doriath, mesmo com o homem ferido, pois Manwë sabia do que acontecia e enviou um de seus servos, uma águia, para resgatá-los (ou será que foi o Huan que os levou embora???). No reino de Elu, a história foi revelada pela própria Melian (que era uma maia de grande poder e sabedoria, com uma visão aguçada para as coisas ocultas, para a mente de Morgoth, para o futuro)(ixi, certo???). O rei e seus guardar vão atrás de Carcaroth, o encontram mas não conseguem matá-lo em sua loucura. Somente um ser poderia fazê-lo: Huan, o cão de Oromë, que já ajudara Lúthien e Beren (outra história também). Ele mata o lobo, mas morre.
Bom, taí um relato da perda da mão do Beren. Espero que tenha sido meio claro heheheh. Se errei algo, me desculpem os acadêmicos. Estou sem meu Silmarillion aqui.
Para mais informações, o capítulo: Balada de Lúthien e Beren (ou Beren e Lúthien), do Quenta Silmarillion.
Ass.: Turgon, filho de Fingolfin, Alto-rei dos Noldor em Beleriand
 
Fënnarfin disse:
Como Beren perdeu sua mão???quem cortou-a fora??? 8O Onde?? :roll:

resumindo...
ele pegou uma Silmaril da coroa de Morgoth mas este enviou um servo para ataca-lo... um lobo... esse lobo arranca sua mão (a que estava segurando a Silmaril)... ele e o lobo morrem... mas Beren volta a vida pq Lúthien, sua amada pede... :wink:
 
Bom, de uma maneira hiper-reduzida é bem isso. Eu havia esquecido do detalhe de ele voltar à vida. É uma história fascinante. Seria muito interessante que o dono do Tópico lesse todo o Quenta. Provavelmente será muito proveitoso.
Desculpem se me extendi demais na explicação!
Ass.: Turgon, filho de Fingolfin, Alto-rei dos Noldor em Beleriand
 
Turgon de Gondolin disse:
Bom, de uma maneira hiper-reduzida é bem isso. Eu havia esquecido do detalhe de ele voltar à vida. É uma história fascinante. Seria muito interessante que o dono do Tópico lesse todo o Quenta. Provavelmente será muito proveitoso.
Desculpem se me extendi demais na explicação!
Ass.: Turgon, filho de Fingolfin, Alto-rei dos Noldor em Beleriand

q nada... ta legal a explicaçaun... so o erro foi o eskecimento final... mas ta blz...
esse conto é um dos mais lindos mesmos... é uma briga feia cun a do Túrin... e akela q tem no Contos Inacabados sobre "Aldarion e Erendis"...

ele devia ler tudinhu!!! :lol:
 
Se o jogo é para ser jogado, por que não cair de cabeça??? Mas o meu objetivo maior foi esclarecer o amigo dono do Tópico. E se me alonguei, foi simplesmente por querer oferecer os detalhes. A história e grandiosa e bonita demais para poucas linhas, e mesmo nos meus três posts ela não se equipara a um décimo da magia tolkieniana.
Ass.: Turgon, filho de Fingolfin, Alto-rei dos Noldor em Beleriand
 
Quando me cadastrei nesse forum foi para que as minhas perguntas sobre a mithologia de Tolkien fossem respondidas. de modo que concordo com o ato do colega Turgon de Gondolin, mesmo que sendo com a finalidade de ganhar pontos ou simplismente explicar melhor a História para o criador do Tópico, dessa maneira ele tirou toltamente a dúvida do criador do tópico.
 
Só poderia ser considerada uma explicação para acumulação de pontos se tivessem dito apenas: "Um lobo à mordeu nas florestas de Doriath.", respondendo em uma linha apenas, mas ficaria esclarecido. Agora vc pode achar que esta minha mgs é para acumular Tolkiens, então darei uma explicação para enriquecer o tópico.
Alem de Beren, outro a peder a mão foi Maedhros, o Alto, filho mais velho de Fëanor, que foi preso pelo pulso por Morgoth, no alto das montanhas. Seu amigo, Fingon, teve de cortar sua mão pois não conseguia romper a corrente, mesmo com a ajuda de Manwë.
O cáp. que narra essa história é incrivel, e tambem trágico, pois narra a terrivel morte de Fingolfin, rei supremo dos Noldor, que em seus ultimos esforços, marcou Morgoth tão profundamente que este ficou manco para o resto de sua vida.
Faerum
 
Na verdade foi Huan que os ajudou... !! Só que pelo o ke eu me lembro, o Huan era um lobo dos Valar, mais ele morre., na biga cm o lobo!! algu assim!!
 
Sobre Huan: " Ora, o líder dos cães de caça que acompanhavam Celegorm era Huan. Ele não havia nascido na Terra-média, mas vinha do Reino Abençoado. Oromë o dera a Celegorm muito tempo antes, em Valinor; e lá ele seguia a trompa de seu dono, antes que o mal chegasse. Huan acompanhou Celegorm no exílio e lhe era fiel. Assim, ele também ficou sujeito à condenação de desgraças imposta aos noldor; e sua sina era encontrar a morte, mas só quando estivesse diante do lobo mais forte que já tivesse pisado no mundo." Tirei isso do capítulo De Beren e Lúthien.
 
Antes de mais nada, estou pasmo com essa "troca de elogios" de vocês aqui desse Tópico. O amigo Fërnaffin vem com todas as boas intenções para esclarecer um dúvida, ai o Tur tenta esclarecer uma dúvida tentando faze-lo entender e ai vocês falam que é apenas para a acumulação de Tolkiens!??! Se isso ainda fosse usado para o Ranking :| Quero que fique bem claro que não quero dar lição de moral, mas isso foi um completo desrespeito!

Bom, sobre como Beren perdeu a sua mão, até responderam já...como sempre eu tento pegar o bonde! He he he he he.... :lol:
 
Mithrandir disse:
Antes de mais nada, estou pasmo com essa "troca de elogios" de vocês aqui desse Tópico. O amigo Fërnaffin vem com todas as boas intenções para esclarecer um dúvida, ai o Tur tenta esclarecer uma dúvida tentando faze-lo entender e ai vocês falam que é apenas para a acumulação de Tolkiens!??! Se isso ainda fosse usado para o Ranking :| Quero que fique bem claro que não quero dar lição de moral, mas isso foi um completo desrespeito!

Bom, sobre como Beren perdeu a sua mão, até responderam já...como sempre eu tento pegar o bonde! He he he he he.... :lol:

3 posts pra explicação estão excelentes. :wink: Cada um explica de um jeito, com um certo número de palavras. :wink:

E acima de tudo, gente, respeito! Tomem muito cuidado com o jeito que vocês respondem aos outros aqui! Levem isso comoum conselho de uma amiga, enão como um sermão. :wink:

Quanto ao assunto original do tópico: já está tudo esclarecido, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo