• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[BBC] Doctor Who (12ª temporada)

dermeister

Ent cara-de-pau
Então, o primeiro episódio da temporada está saindo agora na BBC britânica.


Trailer da temporada:

Eu não acompanhei muito da produção dessa vez e não consigo nem acreditar que a BBC está realmente passando os episódios já no começo do ano, com o histórico de confusão (e um tanto de desleixo) que tiveram com a Doutora na temporada passada eu estava mais que desconfiado que a temporada ficaria lá pro meio do ano ou, pior, quebrada em duas partes. A Globo Play também vai passar os episódios por aqui mas não se como está a agenda e não tenho interesse em assinar *mais uma* plataforma de streaming.

Até agora não encontrei o título de todos os episódios da temporada, mas o dois primeiros formam um episódio duplo (Spyfall part 1 e 2) e o terceiro é Orphan 55. Ao menos não tem spoiler aí :) Os dois primeiros e os dois últimos são escritos pelo próprio Chris Chibnall e isso, dado o histórico dele, deixa minhas expectativas meio em baixa... mas os outros episódios devem ter mais sorte.

Espero poder comentar sobre o episódio de estreia dentro de algumas horas.
 
Primeiras impressões: o título faz todo sentido, episódio é cheio de piadas bobas (piadas bobas são as melhores piadas) com thrillers de espionagem. Tem uns monstros novos bem legais e uma ótima ponta com o Stephen Fry. O timing dos diálogos também está melhor, o que sempre foi um problema com três companions dividindo a cena o tempo todo (e ainda me pergunto se o Moffat arriscaria fazer uma coisa dessas).

O episódio superou bem as minhas expecativas, mas conversando com a @ohtori aqui e ela achou o episódio meio arrastado enquanto eu imagino que todos esses verdes que jogaram não são só puro filler e sim coisas que serão realmente usadas daqui pra frente (mas pode ser efeito da minha animação, afinal fazia um ano que eu estava esperando por um episódio novo!).



E agora aos spoilers!

river-song-spoilers.gif

Trazer o Mestre no primeiro episódio da temporada foi um movimento ousado e tanto! Não só porque parece o começo de um plano pra temporada (que a passada não teve) mas também porque mata a possibilidade de a BBC soltar a informação antes da hora, como aconteceu naquele episódio com o retorno do John Simm (coisa que eu não engoli até hoje).

A surpresa funcionou comigo e eu passei inocentemente pelo monte de pistas que eles soltaram (ele conhecer o passado da Doutora foi basicamente porque eu imaginava que seria alguém com contato com a UNIT e a TW, o "ridículo" na entrada da TARDIS pareceu subversão proposital... se bem que essas cenas andaram mais subvertidas que convencionais nos anos recentes mas, ei, é o Chibnall rs). O Sacha Dhawan tem muito do estilão do John Simm, o que é bom, mas também me dá uns mixed feelings porque significa que não veremos a Doutora encontrar a Missy... Não acho que repetirão um encontro de mestres num episódio tão cedo nem que conseguiriam esconder a contratação da Michelle Gomez.

E também: WORST. UBER. EVER.
 
Também me surpreendeu mostrarem a volta do Mestre logo no primeiro episódio. Primeiro porque a opção lógica seria fazer isso só final ou mesmo no meio da temporada, mas acredito que o Chibnall tenha feito isso porque a audiência da série não tem sido a esperada e ele está precisando "apelar" pra personagens clássicos (ele tinha dito que na primeira temporada da Jodie não teria nenhum e no episódio de ano novo trouxe os Daleks de volta). E segundo porque geralmente eles "dão um tempo" com o Mestre, alternando as voltas dele (ele apareceu na época do Tennant mas sumiu durante a do Matt, pra só retornar durante a do Capaldi). Eu suspeitava que eles fariam ele regenerar como homem novamente, porque se ele voltasse como mulher os fãs radicais e conservadores iriam vir com aquela choradeirar de "eles agora só viram mulher?", e a BBC provavelmente ficou com medo disso. Uma pena, eu adoraria ver a Jodie interagindo com um Mestre mulher.
 
Também me surpreendeu mostrarem a volta do Mestre logo no primeiro episódio. Primeiro porque a opção lógica seria fazer isso só final ou mesmo no meio da temporada, mas acredito que o Chibnall tenha feito isso porque a audiência da série não tem sido a esperada e ele está precisando "apelar" pra personagens clássicos (ele tinha dito que na primeira temporada da Jodie não teria nenhum e no episódio de ano novo trouxe os Daleks de volta). E segundo porque geralmente eles "dão um tempo" com o Mestre, alternando as voltas dele (ele apareceu na época do Tennant mas sumiu durante a do Matt, pra só retornar durante a do Capaldi). Eu suspeitava que eles fariam ele regenerar como homem novamente, porque se ele voltasse como mulher os fãs radicais e conservadores iriam vir com aquela choradeirar de "eles agora só viram mulher?", e a BBC provavelmente ficou com medo disso. Uma pena, eu adoraria ver a Jodie interagindo com um Mestre mulher.
No caso eu queria ver o encontro da Doutora com a Missy mesmo, só a reação dela valeria o episódio! Outro sonho meu é ver ela encontrando a Clara; imagina a careta que ela faria, supera fácil a de quando ela viu a Missy beijando o Capaldi no Dark Water. Mas enfim, águas passadas, não acho que nenhuma dessas personagens voltará para a série (sniff).

E falando de vilões clássicos, se a ideia era ter um sem abusar da presença do Mestre, podiam trazer a Rani de volta. Penso na possibilidade desde quando ainda havia um certo mistério sobre a identidade da Missy.
 
No caso eu queria ver o encontro da Doutora com a Missy mesmo, só a reação dela valeria o episódio! Outro sonho meu é ver ela encontrando a Clara; imagina a careta que ela faria, supera fácil a de quando ela viu a Missy beijando o Capaldi no Dark Water. Mas enfim, águas passadas, não acho que nenhuma dessas personagens voltará para a série (sniff).

E falando de vilões clássicos, se a ideia era ter um sem abusar da presença do Mestre, podiam trazer a Rani de volta. Penso na possibilidade desde quando ainda havia um certo mistério sobre a identidade da Missy.

Verdade, provavelmente a Missy teria uma reação e comentário hilários ao ver o Doutor como mulher também, hehe. Das companions mais recentes acho que a Bill também iria reagir de maneira engraçada e divertida, talves até rolando um elogio malicioso.
A Rani acho difícil de voltar, porque a atriz que fez ela morreu faz poucos anos, e acho que eles teriam medo da comparação e julgamento dos fãs se outra a interpretasse.
 
Acabei de assistir ao S12E02 aqui. Na verdade, vi duas vezes na sequência, uma normalmente e outra voltando a toda hora para pescar pescar detalhes e aproveitá-lo da forma merecida. Temos um belo desfecho para o episódio passado, a introdução de alguns personagens históricos incríveis, Doutora sendo sinistra e a criação de um plot para a temporada:

Frak yeah! Ada Lovelace, Charles Babbage e Noor-un Inayat Khan!! Vocês deixam eu fanboyzar aqui, né? rs

Além disso temos a volta da Doutora à Gallifrey, o que já era possível desde o final da S09 mas nunca aconteceu por escolha, tem a introduçãozinha clássica e a tal mentira dos timelords que é o arco da temporada junto com que diabos aconteceu lá para o planeta ser destruído de novo (e o que acontece com mais frequência que invasões dalek na Terra, pelo visto).

Uma coisinha curiosa é que o Master pegou o slow path entre 1943 e 2020 então temos pelo menos três encarnações dele ao mesmo tempo na Terra, se contar o Harold Saxon como Primeiro Ministro e a Missy no cofre. E tem a solução moffatiana quanto do paradoxo no avião e do vídeo estilo Blink. Pode soltar mais que moffatices são bem-vindas aqui.

Bônus: Graham dançando com os sapatos-laser e o roteiro descendo o sarrafo no Facebook.

Tem um erro histórico bem grande lá, verdade, mas é tão grande que eu entendo como uma decisão proposital para o drama e dane-se: esse episódio tá tão bom que eu vou chamá-lo de "A Redenção de Chibnall" porque agora eu passei a respeitar os roteiros desse cara.
 
Faz umas semanas que não posto nesse tópico e é hora de colocar algumas coisas em dia, começando por um comentário rápido sobre o terceiro episódio (Orphan 55): é ruim, presta um baita desserviço à todo o trabalho de conscientização sobre as mudanças climáticas e basicamente não tem salvação. Isso me deixou bem decepcionado porque ele foi escrito pelo Ed Hime, que acertou lindamente no episódio do Universo-sapo da temporada passada.

O quarto episódio foi divertido: tem Nikola Tesla, Edison, guerra das correntes, montes de referências ao trabalho dele e a Doutora sendo um tanto malvada. Não é nenhum Heaven Sent, mas é definitivamente bom.

E hoje tivemos um episódio que resgata uma raça de personagens antigos e algumas piadas, mas deixa de realmente puxar referências à mitologia da série por que
PEGADINHA DO MALLANDRO!
pegadinha do mallandro.jpg

O QUE FOI ISSO MEU ERU DO CÉU?! A BBC aprendeu a guardar segredos (agora de casting), o Chibnall aprendeu a nos surpreender, tem o andamento do arco do mestre, o arco de Gallifrey, Jack Harkness e uma frakking nova regeneração da Doutora! Sem falar naquela gallifreyniana (e possível time-lady) e eu ficava gritnado "Rani" em boa parte daqueles diálogos cruciais.

barrowman.gif

Minha teoria é que estamos com uma passagem entre universos, algo parecido com o que houve no Doctor's Wife, porém acidental. Faz *anos* que eu não fico tão ansioso pelo próximo episódio e estou certo que este será o melhor ou o pior arco de temporada da série nova, sem nenhum meio-termo.

Pena que está tão fácil esbarrar acidentalmente em spoilers ultimamente e muitos perderão, a contragosto, a surpresa que eu tive hoje. Mas não custa nada ao menos tentar manter um pouquinho dela pra quem não leu isso:
Enfim, veja sem expectativa e não leia nada antes para não estragar as piadas.
 
Vou esperar sair na Globoplay :ahhh:

Enquanto isso, sigo na maratona, to no meio da 8ª temporada
 
Episódio excelente, avança bastante o arco da temporada (até porque é o penúltimo) mas estou com medo que talvez não teremos tempo suficiente para o que está se propondo -- ao menos segundo minha teoria, aquela que dá medo que o Chibnall tenha mexido um pouco demais com a mitologia da série.

Basicamente temos a humanidade toda extinta exceto por meia-dúzia de gatos-pingados sobrevivendo nos ermos do norte em planetas aleatórios; junte isso àquele comentário do Mestre uns episódios atrás sobre um segredo sombrio na história dos timelords e à revelação de que a tal Boundary leva para Gallifrey (em um momento desconhecido no tempo, já que ela não precisa transportar só pelo espaço, né?) e isso fortalece aquela minha teoria doida de que humanos seriam os antepassados distantes dos timelords. Uma retcon que soa como choque gratuito e só me faz torcer o nariz. Eu realmente espero que essa teoria esteja errada.

Temos também que ver exatamente o que o Mestre andou fazendo por lá: no pedacinho de Gallifrey que aparece através do Limite, a destruição parece completa e humanos fugitivos não seriam capazes disso.

Nenhuma explicação sobre a outra Doutora também. Se isso ficar para o season finale, teremos um episódio definitivamente corrido. Ou vai que o Chibnall resolve inovar e deixar isso para o especial de Natal?

E o Capitão Jack também não aparece mais nessa temporada. Depois daquela história de que o Barrowman filmou às escondidas em casa, não acredito que ele aparecerá em qualquer outro set ou interagindo com a Doutora. Uma pena, mas espero estar errado aqui também.

Enfim, muito plot para o episódio restante.


Nos aspectos técnicos o episódio segue bem a tendência da temporada, aka "sério que a BBC tá soltando a grana pra DW agora?"
 
Essa temporada tinha me deixada um pouco cabisbaixa por focar mais na terra, mas teve excelentes episódios, porém os dois últimos episódios, foram de explodir cabeça e fazer contas, eu ja tinha me perdido na contagem e ordem de regenerações do Mestre, mas agora me perdi completamente nas regenerações do Doctor.
Na espera do especial do ano novo.

Com direito a Doctor no chilindró

So assim para tentar entender, mas mesmo assim, ainda falta uns doctors nessa contagem, como o Guerra e o do Rowan etckson.
s6u1ij0ek5k41.png
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu abandonei a série depois do 5º episódio, e por esse diagrama que você postou eu percebo que fiz a coisa certa. Imaginava que depois daquilo no último episódio que vi o Chibnall iria vir com mais invencionices nada a ver, praticamente empenhado em destruir toda a história da série nas últimas 5 décadas. Só volto a assistir depois que ele sair, e acrescento que depois que a Whittaker sair também. Tentei dar uma chance a ela, mas a atuação dela é muito ruim, o tempo todo tentando desesperadamente imitar o Tennant, e obviamente falhando miseravelmente. Enquanto essa fase ruim da série persistir pra mim a série parou depois da última temporada com o Capaldi, não considero nada disso que está acontecendo.
 
Última edição:
@Bilbo Bolseiro você devia continuar, a segunda temporada está amarrando tudo que ficou sem explicação desde o primeiro ano da serie clássica.
Acho que teu caso é a sofrida saudade do doutor passado (passei isso com o Smith, so gostei do Capaldi quando a Clara sumiu da serie :oops:), Jodie tem seu próprio estilo, não lembra em nada os trejeitos do Tennant, esse jeito de atuação é característico dela, quando faz comedias, é uma pena você não ter gostado.
Nessa temporada eles explicaram e deram um argumento plausível para muitos furos que existiam desde a serie clássica, os doutores da division ja aparecerem na serie clássica, e nunca ouve qualquer explicação para aqueles rostos do doutor, e aquela explicação que haviam dado para as regenerações para além dos 12 rostos (para as varias faces do meste) havia sido bem amarada na época do tennant, com a explicação que os doutores do tempo podiam conceder mais regenerações, mas com o Smith enlouqueceu tudo (com a adição do Doutor x, e o doutor aposentado :shock: ).
Porém só agora sabemos como surgiu, é concedida e onde se originou, sabemos quem é o primeiro Time Lord e como eles fizeram as regras das viagens no tempo, e como mostraram com a Clara que é possível mudar as lembranças do doutor de maneira permanente, além do que ele conectou algumas das histórias da Big Finish, (eu so ouvi a da time war 1, mas algumas pessoas relatam que a conexões com o que ocorre em Torchwood nos audiodramas também),
Toda aquela conexão entre Bredan ter sido apagado e se tornado novamente uma criança desmemoriada e sido criado próximo do Mestre e o fato dele ter fugido e roubado uma Tardis, e estar decepcionado com Galifrey ainda vai dar muito para escrever.

Não vejo como um estragamento, eles ampliaram o que era utilizado como uma explicação simples, e quem sabe deem continuidade para os multiversos, que em todas as temporadas aparecem apenas como uma escapada de enredo e se transforme em aventuras, porque aventura na terra já deu para mim.

Mas a pergunta que foi sem resposta, de que universo o doutor vem:think:?

Capitão Jack Harkness merecia ter conhecido a doutora, queria ver os foras novos que ele levaria.
O mestre foi uma cerejinha no começo e fim dessa temporada, nunca pensei que Sacha Dhawan poderia ser tão bom como mestre, com sua característica personalidade tresloucada e sarcástica.

Feliz de saber que dois dos companheiros sem graça vão sair, mas não a Yas ela continua:redcard: (ela so não é pior que a clara, porque não era a unica companheira).
https://www.omelete.com.br/doctor-who/doctor-who-rumor-saida-bradley-walsh-tosin-cole
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu ainda não terminei de ver a fase clássica da série (estou no começo da primeira temporada do 4º Doutor), por isso acho que ainda não vi aqueles personagens do começo do diagrama. Mas mesmo que eles tenham sido "explicados" nessas estórias do Chibnall ainda não me agrada ou desperta meu interesse. Como muitos fãs da série eu gosto daquela linha do tempo que nos acostumamos, com o William Hartnell sendo o primeiro Doutor de todos.
E eu também demorei pra aprovar o Capaldi, na minha opinião ele só achou o tom certo de fazer o personagem e ficou à vontade nele na sua última temporada, nas anteriores ele estava mesmo meio "duro", "verde".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo