• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[BBC] Doctor Who (13ª temporada)

dermeister

Ent cara-de-pau
Daqui a pouco sai o especial de Ano Novo de Doctor Who chamado "Revolution of the Daleks" -- ao que parece esses episódios agora substituíram definitivamente os antigos especiais de Natal.

Trailer do episódio:




Este também é o primeiro episódio da temporada desse ano que ainda não tem agenda de lançamento. As filmagens foram adiadas por conta do Coronga e só começaram em novembro do ano passado, com previsão para durarem 10 meses. Não acho que essa previsão será mantida com o estado atual da pandemia. :/
 
Se ainda restava alguma dúvida sobre o quão ruim Doctor Who está atualmente: até atores que participaram da série no passado e geralmente são diplomáticos ao comentar o presente momento, elogiam o elenco e produção, não aguentaram mais. Matt Smith e Billie Piper postaram vídeos de entrevistas onde eles lamentam a despencada na qualidade da série nas duas últimas temporadas.
 
Iep, o problema das temporadas recentes tem nome e sobrenome: Chris Chibnall. O que me irrita mais ainda é que um monte de gente bota a culpa na Jodie, quando ela faz o impossível para dar tirar alguma coisa boa dos roteiros que esse cara joga no colo dela.

Esse especial dá um bom exemplo das coisas que ele quase acerta quando segue a fórmula conhecida e erra feio quando resolve tentar ideias próprias. Historinha seguindo o modelo clássico dos episódios de dalek corre muito bem, mas tudo desanda quando ele tenta criar os dramalhões dele (os do Moffat funcionavam bem, diga-se de passagem). Eu tinha quase certeza que ele ia abandonar essa coisa de a Doutora não ser gallifreyniana nata sem cerimônia alguma -- a temporada passada deixou beeem claro que esse fio não vai a lugar nenhum e, enquanto ele não teve como consertar o estrago durante a temporada em si, simplesmente ignorar qualquer consequência e seguir a vida (coisa que ele fez com elementos menores do plot) daria uma saída. Não uma saída digna, mas ao menos permitiria seguir em frente e nós aceitaríamos só para não ter que regurgitar nada isso.

Tio Moffs sabia muito bem que dividir atenção com três companions é um problema, é só ver como ele foi moderado com os episódios com Vastra, Jenny e Strax: funcionam muito bem quando usados uma ou duas vezes por temporada, mas simplesmente não dá para colocar diálogos para todos eles em todos os episódios. Antes de a primeira temporada do Chibnall estrear eu imaginava que teríamos uma divisão bem cuidadosas entre o trio até pelo perfil de cada um (Graham: tiozinhho experiente, para piadas, apoio moral, refletindo o lado humano da Doutora; Yas: uma policial, perfeita para o lado inteligente e detetivesco e racional dela; Ryan: nunca imaginei para que ele serviria). Duas temporadas para e dois especiais depois, a Yas não ganhou o lado detetive que ee queria e o Ryan continuou não servindo para nada.

Ele tentou corrigir isso e
sei lá se vai dar certo. Bom, ao menos temos chance de desenvolver um pouco mais dos plots da Yasmin oh... wait ... que vão fazer com o John Bishop lá agora?!

Fora isso, foi bom ter o John Barrowman atuando no episódio e com um monte de gags para a mitologia da série desde os tempos do RTD e uns outros de Torchwood .. a arma quadrada, piada infame com o lugar onde o Jack esconde coisas :eek:, a Gwen etc. Mas ao mesmo tempo eu desanimo sabendo que ele não vai conseguir levar nada disso pra frente como deveria.
 
Eu até entendo a posição do Chibnall, afinal inovar e reinventar uma série com tanto tempo de história é uma tarefa hercúlea. Mas é aí que a gente vê se a pessoa tem talento, pra fazer isso sem descaracterizar o universo da série ou mesmo destruir seu passado, e definitivamente esse não é o caso dele, infelizmente. Eu só volto a assistir depois dele sair e eu ver comentários de que a série voltou aos bons tempos. Pra mim ela está em um hiato desde a "morte" do Doutor do Capaldi.
 
Temporada nova estreia dia 31 desse mês!

Teaser:


Dessa vez adotaram um título para a temporada que será um mega-arco de seis episódios interconectados (coisa que o Chris Chibnall não fazia antes, dando preferência para episódios independentes). Sei lá o que esperar, mas espero que funcione bem.

A BBC fez um anúncio rápido (mirror) no Passareco Maligno, mas os detalhes vem dessa matéria da Radio Times (mirror):
Doctor Who reveals special title for series 13
Doctor Who: Flux will begin airing on Sunday 31st October.


Series 13 of Doctor Who finally has an airdate, with Jodie Whittaker’s new collection of adventures confirmed to be kicking off on Sunday 31st October after weeks (if not months) of fan confusion about when the sci-fi drama would return.

However, the announcement (and teaser trail on BBC One) about series 13’s release date also revealed some other surprising information. Unusually, this series of Doctor Who has a subtitle, nodding to the fact that for the first time since the 2005 revival this will be one interconnected story playing out over six weeks.

That new designation? Doctor Who: Flux, which like the title of 2009’s Torchwood: Children of Earth (a miniseries of the popular Who spin-off) marks this shorter series out as something different from the norm.

Currently, it’s unknown whether each episode will have their own titles alongside the “Flux” subtitles, or whether fans should expect them to be designated Part One, Part Two and so on, closer to the style of the serials in Doctor Who’s original “classic” period. But either way it’s an intriguing change for the series, which raises some questions about its mysterious storyline.

Namely, what does “Flux” refer to? Based on the teaser it seems like it could be some sort of entity facing off with the Doctor and her friends, an organisation, or some kind of natural catastrophe they have to prevent.

“The Flux is coming,” Whittaker says in the footage. “It’s bringing with it The Sontarans, Weeping Angels, creatures known as The Ravagers and enemies from across the universe. This is the fight of our lives.”

And in another way Flux could be more abstract, merely referring to the fact that the action of this series will be “in flux” – unstable and changeable as the TARDIS team have to zip around preventing some sort of terrible crisis?

Whatever the full meaning, Whovians won’t have too long to wait before they discover it, with just over three weeks until the first instalment of series 13 is released, and we all finally get a look at the state of Flux.
 
Trailer da temporada agora:


A experiência com o Chibnal força o meu lado racional a manter um ceticismo saudável quanto ao que virá, mas o meu lado fanboy tá gritando por dentro aqui.
 
Eu basicamente esqueci de comentar sobre os episódios normais da temporada enquanto ela estava no ar ou logo depois, mas para não deixar em branco, vai uma observação rápida: No conjunto da obra, é melhor entre as temporadas do Chibnal mas mesmo assim pior que as do RTD ou do Moffat. O orçamento até que foi bem usado, mas a escrita pecou de novo. Apesar do overkill a premissa do arco era boa e tinha ótimas ideias, , mas sabe quando algo não dá liga? É a diferença que um bom showrunner faz.

O passo e a fluência dos diálogos melhorou, mas não o bastante, e esse é um ponto onde o escritor do episódio tem bem mais influência que o showrunner (a menos que esse revise tudo). Tanto que o melhor episódio nesse quesito foi o dos anjos, não coincidentemente o único que não foi escrito pelo Chibnal.

Quanto ao especial de ano novo: Surpreendentemente bom. Sério. Um episódio de daleks que não tenta na bizarro, é divertido, com um bom passo, piadas clássicas com os grandes inimigos de todo mundo sendo zoados por humanos atrapalhados -- tem até uma hora que um dalek é confundido com um robô de serviço.

Um ponto que não ficou explicado é
como se determinou que o time loop encerraria à meia-noite. O tempo sempre reseta quando todos morrem e a próxima iteração começa um minuto depois (logo, um minuto a menos para a meia-noite). Mas não falaram, ou eu não peguei, porque a meia-noite seria o limite e porque um eventual loop extra não poderia começar à 00:01.
Mas deixa pra lá, foi um episódio divertido como não vejo há tempos.

Uma coisa quanto à continuidade que o final da temporada deixou em aberto (ou largou mesmo) e que esse levantou:
Os efeitos do Fluxo são persistentes e nada foi aparentemente desfeito ... então o que aconteceu com quase todo o Universo que acabou destruído nele? Sumiu mesmo?
 
Não só ele como a maioria dos fãs também espera isso.

Eu me incluo aí. Cruel mas verídico =)

Aquela coisa: eu considero a série como que numa pseudo-pausa agora. Curto os episódios mas não espero muita coisa e *definitivamente* não paro mais para analisar nada com profundidade -- nos tempos do Moffat, "desmontar" um episódio fazia a gente perceber alguma genialidade escondida ou detalhezinho de bônus, já com Chibnall o resultado é frustração. Vendo por cima a gente se diverte.

Foi bem o caso do especial de ontem. Vejam sem compromisso, tentem esquecer a edição irregular (eu tentei não reparar, juro) e divirtam-se. Trailerzinho para quem não viu ainda:


E um ponto sobre o qual muita gente anda falando:
Foi um shipwreck (dsclp). Um relacionamento entre elas ficaria tão legal nas mãos de um escritor vagamente mais habilidoso, mas com o Chibnall é isso mesmo... Lembram quando muitos achavam que trazer a River de volta para o Husbands of River Song seria uma má ideia mas o Moffs tirou de letra, fechando lindamente a história do 12th com a River? É o tipo de sensibilidade que a gente precisava entre a 13th e a Yas.

Tem uns meses até o episódio de despedida da Jodie, o especial de 100 anos da BBC, e ele vai deixar aquele gosto amargo de que a Doutora podia ter sido tão melhor que isso se não tivesse sido sabotada por um monte de episódios meh. E já que eu não posso sonhar com uma temporada RTD+13th, fico só esperando por um futuro especial multi-doctor à altura dela.
 
Última edição:
O arco da River na série foi uma prova do talento do Moffat, muito bem conduzido, criativo, digno de uma série sobre viagem no tempo.
Eu admiro pessoas como você que ainda tem paciência pra continuar assistindo a série, hehe. Eu simplesmente não consigo ver o que estão fazendo/fizeram com um personagem tão rico e com uma história maravilhosa como o Doutor.
 
Concordo com vocês, na era Moffat, ele jogava alguns elementos nos episódios que lá no futuro fariam conexões, eu ficava maravilhada quando via que algo dito no oitavo Doutor, e surgia no decimo primeiro, mas agora chibnall tenta explicar tudo sem deixar brechas para o mistério, e isso é o que faz a geração milênio do doutro ser tão interessante, ele conseguiu fazer isso com o Mestre do Sacha, mas dispensaram o personagem rapidamente, para dar espaço para os três companheiros, que são muito mal escritos.
 
Eu sabia que não teria outra mulher, a Judie e Jo com certeza serão as únicas.
 
Dafuq ... Quero ver como diabos vão encaixar isso no plot e se o episódio não vai ficar carregado de explicações acessórias. É um episódio com o Doutor novo (que é assunto para um episódio inteiro por si só) e a participação do Tennant e da Catherine Tate (yeah!!) e agora com essa de a Rose ter virado outra pessoa?! Uma Billie Piper que não é a Rose funcionou no especial de 50 anos, mas uma Rose que não é a Billie nem uma atriz pra ser uma versão idosa dela?! (que também não justifica a troca, mesmo com o orçamento minguado de DW a maquiagem deu certo com o 11th no Time of the Doctor e com a Clara no Last Christmas).


Edit 20/05 00:28: Não criemos pânico! Parece que teve bastante ruído na notícia e a fala do RTD acabou distorcida... ainda não tem confirmação de que ela é a Rose. Tem uma hipótese chutando que ela pode ser a filha da Donna com o esqueci-o-nome-do-marido-dela. Melhor ainda se ela justificar o nome com alguma coisa no estilo "sempre me pareceu alguém importante, só não lembro porque".
 
Última edição:
Menos mal se for isso da Donna. Mesmo assim, parece que ultimamente essas séries (Doctor Who, Star Trek) estão apelando pra aquela desculpa de que como é ficção científica "pode tudo", e aí a lógica e coerência que vão pro espaço (sem intenção de trocadilho).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo