Tipo, esse filme foi
FODA.
Eu posso não ser tão "doutô" em Batman (sobre HQs, entenda-se), mas ainda assim, o filme foi incrível. Ou melhor dizendo, crível. Tipo, o personagem lavou a alma. Faça de conta que Chris O Sei Lá O Que é apenas seu pesadelo, que Alícia Silverstone nunca existiu e que o nome Joel Schumacher é uma miragem.
Eu quase tive um acesso de choro naqueles flashbacks do começo do filme. Tipo, foi muito emocionante mostrar a morte dos pais de Bruce Wayne, não apenas o momento, mas o que veio antes, e o que veio depois. E bom que não foi "aquele tal do Jack Napier". Foi lindo aquele diálogo entre Bruce Jr. e Thomas, no trem, sobre a cidade, sobre o que os Wayne construíram. O carinho e a vida boa que o personagem perdeu ao ver seus pais serem levados. O momento em que Bruce se castiga "eles morreram por minha culpa" (já que Bruce tinha medo de morcegos e eles saíram da ópera justamente por causa que apareciam morcegos), foi, tipo cativante. A cena da morte e tudo o que a envolvia foram muito boas. O policial dizendo ao Bruce Jr. "nós o prendemos", mas nós vendo que o pequeno não estava tão confortável com a notícia.
A Rachel Dawes não seguiu aquele típico clichê de "Mulher Do Herói É Inútil E Só Serve Pra Gritar". Ela serviu para alguma coisa. Foi um momento BOM DEMAIS quando ela disse
Seu pai teria vergonha de você e
Não confunda justiça com vingança ao Bruce, depois da morte de Chill (o cara que matou Thomas e Martha). E a promotora foi uma das primeiras Bat-Mulheres a serem tridimensionais! (err... Vicky Vale? Julie Madison?
) E ela só grita sob o efeito do gás de Crane, o que acontece com o resto do mundo.
Falando no Espantalho, a caracterização de Crane foi ótima no filme. E, bem, aquela cena em que ele fala com o Falcone na prisão, ao soltar o gás, foi FODA:
Eles gritam e choram. Como você agora.
Sem falar que a fantasia dele é só o capuz. E ficou muito melhor do que se tivessem colocado nele toda aquela roupa.
Ah, é. Existe alguma chance dele reaparecer? Quer dizer, ele não morreu nem foi preso ao fim do filme.
O Ra's é foda e nem preciso acrescentar mais nada.
Ah, é. Aquela cena do cais foi muito boa. Tipo, teve o clima certo, uma tensão. Quando o Batimão diz
Here eu quase gritei de tão bom que o filme tava. O modo silencioso e certeiro de pegar os marginais, tudo, foi muito foda.
A parte final em que o Batman fica "soterrado" por um monte de gente sob o efeito do gás do Espantalho e pula, sei lá, foi linda. Quando ele passa voando pelas pessoas, e estas o veem cuspindo fogo, tudo. Foi algo que, sei lá. Foda, somente.
E a caracterização de Gotham ficou perfeita, uma cidade corrupta, prejudicada e suja que sempre quisemos ver na tela, com os problemas comuns de cidades como São Paulo, NY. Uma cidade real.
Bah, eu queria uma foto de um cadáver sorridente no final, ao invés da carta "Joker". Mas ainda assim, deixou um gancho bom. Mas tomara que o Coringa seja reservado para o terceiro filme. É status de último-e-mais-fodão vilão que ele merece.
E sim, o Glover seria perfeito no papel do Coringa.
TUMBLER! TUMBLER! TUMBLER!
Eu vou assistir de novo. Filmes como esse eu gasto a mesada no cinema só pra rever mil e quinhentas vezes.