1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Áudiolivros

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por -Jorge-, 5 Mai 2010.

  1. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    O que vocês acham de áudiolivros? Gostam? Nunca usaram? São fãs?

    Eu nunca comprei áudiolivros. Sempre baixo eles. Até porque aqui no Brasil a gente só encontra mais áudiolivros de auto-ajuda... ¬¬ ou uns best-sellers.

    Não acho que a leitura-audição de áudiolivros substitua a leitura dos originais, então, geralmente só uso eles para rever a leitura um pouco enquanto estou dirigindo (embora seja bem difícil prestar atenção ao texto enquanto dirijo... XD) ou com o MP3 enquanto estou fazendo outra coisa.

    Não conheço nenhum projeto para livros em português (alguém?). Para quem se interessar por livros em outras línguas, conheço os seguintes sites:


    Para ser sincero nunca baixei áudio de nenhum dos dois primeiros, então não sei da qualidade.
     
  2. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Eu tenho três audiolivros.
    Dois em português e um em inglês.
    Tu tem razão, não é a mesma coisa que ler, mas eu gostei da experiência. Um deles eu já ouvi inteiro, mas fiz isso em casa, então consegui prestar bastante atenção ao que ouvia. Foi As Memórias do Livro, da Geraldine Brooks. Ele foi um best seller sim, mas é um livro muito interessante e legal. Eu achei que não se enquadra muito no estilo best seller de pouco conteúdo. E é a atriz Cristiana de Oliveira quem lê o livro. Sabe que ficou bom? Ela se saiu muito bem.
    Achei a história muito interessante. Na época que comprei estava bem mais barato que o livro em papel.
    Os outros dois eu só comecei a ouvir. Um é Crepúsculo em inglês. Tá, eu sou fã da saga e tinha que ouvir. XD
    E o outro é do Orlando Paes Filho: Angus, o Primeiro Guerreiro.
     
  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Como eu nunca gostei de que lessem para mim (aprendi a ler cedo porque não gostava de ficar ouvindo meu pai ler os gibis da Mônica para mim, eu queria ler sozinha!) nunca tive interesse nesse tipo de leitura. Mas é importante que eles sejam mais disponibilizados porque existem muitas pessoas que não enxergam e por causa disso não tem acesso aos livros!
     
  4. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu compraria audiobooks de poesia, e fiquei tentada a comprar um do Luis Fernando Veríssimo com a voz do Bruno MAzzeo (só pq eu ADORO o MAzzeo), mas, como a Rafaela, não sou muito fã de pessoas lendo para mim. Eu me distraio muito facilmente com a palavra falada, ao contrário da concentração total que dedico a um texto.
     
  5. Gigio

    Gigio Usuário

    Já baixei no Project Gutemberg o "Songs of Innocence", do William Blake. Os poemas são gravados por voluntários, então algumas vozes acabam sendo mais agradáveis que outras. Mas é uma experiência legal poder ouví-los... He is meek, and He is mild; He became a little child...
     
  6. Diva

    Diva Usuário

    Na verdade, não é nem uma questão de substituir. Considero o audiobook outro livro. Então, nunca me interessei por eles. Já me basta ser obrigada a ler traduções.
     
  7. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    Acho que é mais para deficiente visual, quem consegue ler não tem o porquê para isso. :sim:
     
  8. Tayana

    Tayana Usuário

    Já vi uma vez, mas não gostei, não prestei atenção no que eu estava ouvindo...
     
  9. Diva

    Diva Usuário

    Ah, mas até quem é deficiente visual pode ler em braille. Eu acho bem mais proveitoso.
     
  10. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Isso porque tu deve ter empregada ou uma mãe que limpe a casa e lave a louça pra ti! :rofl:

    Melhor coisa pra se distrair enquanto se faz esses serviços domésticos maçantes é ouvir um livrinho! XD
     
  11. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Boa idéia Lana. Apesar de que ouvir música enquanto faz serviços domésticos ainda é uma boa pedida.

    Mas eu nunca me interessei. Deve ser uma experiência bem diferente de você mesma ler o livro. E é ótimo também pra quem não gosta de ler.
     
  12. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Nunca ouvi, mas acho que me distrairia fácil fácil...
    Vou testar qualquer dia para ver qual é...
     
  13. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Eu gosto de ouvir poesia, mas prosa não gosto de ouvir, a menos que seja em um sarau ou coisa que o valha, não me adaptei!
     
  14. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Nunca tinha pensando por esse ângulo, do leitor como um autor/tradutor... Dependendo da interpretação que se dê para o que se está lendo, dá para mudar mesmo o sentido das coisas.

    Nunca ouvi poesia, deve ser mais interessante que ouvir prosa.

    Enfim, acho que áudiolivros são bons também para estudar línguas estrangeiras. Eu uso eles mais para isso, acho mais fácil "pegar" uma palavra ouvindo do que lendo.
     
  15. VihVs_

    VihVs_ Eu não sou um

    O bom do audiolivro, acho, é a facilidade de ouvi-lo em qualquer lugar. Livro também dá para levar para os lugares, lógico, mas não dá para ler e dirigir (e tem gente que fica enjoada lendo no ônibus, vai entender).

    A Plugme Audiolivros lançou um site pensando nisso. No
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , a ideia é passar que o tempo no trânsito das grandes cidades não precisa ser "perdido".
    E é isso mesmo, essas horas do dia podem ser mais bem aproveitadas ouvindo um livro.

    Essa editora lança uns títulos ótimo e é bem cuidadosa na escolha dos narradores. Alias, é dela o audiolivro do Veríssimo narrado pelo Bruno Mazzeo citado pela kika_FIL. Vale a pena dar uma olhada no site e até ouvir uns trechos.

    A parte BOA é que toda semana eles dão um audiolivro numa promoção. É só contar um perrengue em algum engarrafamento da cidade
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  16. Anica

    Anica Usuário

    alguém já está participando da promoção? eu achei bacana a ideia de divulgação ^^
     
  17. Bruno Masei

    Bruno Masei Usuário

    Eu tenho me interessado por audio-books, mas nunca ouvi um ainda. Estou à procura.

    Na realidade, eu acho que iria achar interessante ler o livro e ouvir ao mesmo tempo, como geralmente gosto de ler em voz alta, isso seria uma experiência interessante.

    Mesclar audio e o livro na mão. Pretendo experimentar.
     
  18. Anica

    Anica Usuário

    Legal que vc tenha comentado isso. Lembrei que os readerzinhos da Oxford agora estão vindo com cd, justamente para fazer esse tipo de exercício: ler e ouvir. Para quem está praticando o inglês, é algo bem bacana :sim:
     
  19. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Agora que estou me dedicando mais intensamente ao estudo da língua inglesa pensei nisso também: ouvir e ler o livro. Ajuda a compreender como se pronuncia a palavra e também já é possível ver a palavra escrita... Vou testar muito em breve essa técnica...
     

Compartilhar