• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Através do Espelho, de Jostein Gaarder

JLM

mata o branquelo detta walker
atravesespelho.jpg


Se alguns assuntos deixaram de ser tabus, ao menos continuam sendo incômodos para os pais falarem com crianças: sexo, morte, separação, drogas etc. Uma alternativa, se você perceber que não tem jeito pra coisa, seria apelar para material de apoio elaborado especificamente pelos que tem mais tato, seja em filmes, livros ou outras formas didáticas e por que não, lúdicas. Jostein Gaarder é um escritor norueguês que escreve livros infanto-juvenis mesclando filosofia com linguagem de fácil entendimento aos jovens. Dele é o famoso O Mundo de Sofia, cultuado também por adultos. Em Através do Espelho, ele conta a história de Cecília Skotbu, uma menina com câncer terminal, que passa a receber visitas do anjo Ariel, enquanto sua família faz de tudo para animá-la em seu último Natal. As conversas e reflexões de Cecília sobre a vida e a morte são permeadas de pensamentos filosóficos, científicos e religiosos. Dois pontos negativos são: se uma criança doente terminal ler o livro e não ver nenhum anjinho ao seu lado pode pensar que há algo de errado com ela; e a mistura de evolução com criação pode confundir as crianças que já tenham conceitos familiares formados. Uma menção especial para a excelente introdução da lenda dos dois corvos de Odin, Huguin e Munin.

ficha técnica
obra: Através do Espelho (I et speil, i en gate), de Jostein Gaarder
tradução: Isa Mara Lando
edição: 1ª, 9ª reimpressão, Cia das Letras (1998), 141 pgs
compare os preços: Buscapé

Fonte: Libru Lumen
 
Ah, então. Já li O Mundo de Sofia e só. Tentei O Dia do Curinga mas não gostei muito... alguém já leu esse?
 
já li. tirando a parte do mito de édipo, e das aplicações filosóficas de quem seria o curinga, é bem fraquinho, até pra adolescentes.
 
Mas esse é o estilo do Gaarder, né? Sempre com aplicações filosóficas...
 
pra mim foi até um pouco útil pq me fez querer ler mais sobre a história da família de édipo, oq acabei fazendo lendo tudo oq o sófocles e eurípedes escreveram. mas depois q vc lê os originais, vê como aquilo q te despertou orginalmente era uma sopinha rala. mas acho q cumpriu o seu papel, gaarder provavelmente quer q os seus leitores fiquem curiosos e vão atrás das suas fontes, como eu fiz. e isso, pra um professor de filosofia, já é um ganho enorme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo