1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá (Lewis Carroll)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por JLM, 22 Jan 2011.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  2. Rachel

    Rachel Usuário

    Este livro está em promoção na livraria que fica no andar do estacionamento do shopping Ponteio(para quem mora em BH, claro). Se não me engano está custando R$22,00.
     
  3. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . basta esperar alguma promo de frétis grátis ou comprar + alguns livros juntos até q o frete fique por conta do vendedor.
     
  4. Rachel

    Rachel Usuário

    Mesmo com o frete sai mais barato do q na livraria, pagaria R$ 18,70, mas vou fazer o q disse aguardar um pouco. Vou perguntar alguns amigos se eles tbm se interessariam.
     
  5. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Gostei muito de Alice Através do Espelho, mas não sei ainda de qual dos dois livros gostei mais.

    Tive a impressão de ter rido mais com o Através do Espelho, mas pode ser que a diminuição da graça de No país das maravilhas tenha vindo de já conhecer bem as piadas, sendo que o livro continua bastante engraçado após outras leituras.

    Acho que há mais ênfase na linguagem em Através do espelho e também nas piadas e trocadilhos com a linguagem, o que deve tornar a tradução um pouco mais difícil. Só ver a importância do poema Jabberwocky. Aliás, o poema fica na cabeça do jeito que Northrop Frye ou Verlaine diziam que poesia deveria ficar.

    Não pude deixar de notar também as proximidades entre Através do espelho (ou talvez toda a obra de Carroll) e a obra de James Joyce. A importância da linguagem, os neologismos, a importância da música (e de canções do período em que viveram, o que torna a leitura um pouco mais difícil hoje) e da musicalidade e o humor, com as palavras ou não e nonsense. Talvez em Joyce haja um pouco mais de política, mas essa parece existir também em Através do espelho, no episódio do Unicórnio e do Leão e do homem vestido com papel no trem (capítulo 3).

    Em uma pesquisa rápida, descobri que existe até um Humpty Dumpty no Finnegans Wake.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Tirando a coisa toda da Irlanda, é quase como se Carroll fosse o Joyce do século XIX ou vice-versa. Paralelos interessantes.
     
    Última edição: 10 Jan 2016

Compartilhar