1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As referências de Elrond a Gondolin em "O Hobbit"

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tywin Lannister, 27 Jun 2009.

  1. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Bem, lendo o capítulo "Um Breve Descanso" d'O Hobbit (sempre bom lembrar que na versão portuguesa :mrgreen:) fiquei pensando na questão de O Hobbit ter sido criado sem pensar em Arda. Tudo por causa desse excerto:

    [QUOTE="O Hobbit" - Um Breve Descanso, página 54, edição Europa-América]- Não foram feitas por trolls. São espadas antigas, espadas muito antigas dos Elfos Superiores do Ocidente, meus parentes. Foram feitas em Gondolin, para as guerras dos Gnomos. Devem ter vindo do tesouro de um dragão ou de um saque de gnomos, pois dragões e gnomos destruíram essa cidade há muitos séculos. A esta, Thorin, as runas chamam Orcrist, a Rachadora de Gnomos, na antiga língua de Gondolin; foi uma lâmina famosa. Esta, Gandalf, era Glamdring, Martelo dos Inimigos, que o rei de Gondolin outrora usou. Cuidai bem delas![/QUOTE]

    Bem, estas referências a Gondolin, ainda para mais tendo em conta o excerto "Devem ter vindo do tesouro de um dragão ou de um saque de gnomos, pois dragões e gnomos destruíram essa cidade há muitos séculos" (Gondolin da história de Arda foi destruída assim), provam que o professor nao escreveu O Hobbit sem pensar no seu mundo. Chego até a pensar que a sua intenção fosse, desde estes capítulos (pois sabe-se que a história começou a ser escrita para seu filho), dar á história um jeito bem mais leve, mas nao para desconectar do mundo dele, só para caracterizar a maneira como os hobbits (neste caso, Bilbo), viam o mundo.

    Enfim, o que acham?
     
  2. Ondon Rincewind

    Ondon Rincewind Usuário

    Pelo contrário! A Queda de Gondolin foi o primeiro escrito de Tolkien sobre a Terra-Média, enquanto O Hobbit foi o primeiro publicado.

    Creio, então, que Tolkien somente quis inserir a Queda, um de seus textos preferidos, no seu primeiro livro publicado; abrir portas, talvez, para este outro conto!
     
  3. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Tolkien, por mais estranho que o que vou dizer possa vir a parecer, em todas as suas Obras faz algo parecido... Ele fala de um ponto que enlaça uma outra parte da trama, anterior ou posterior ao que está acontecendo.
    Ao ler outros Livros, podem ter certeza que perceberão isso com maior facilidade. Se já não o fizeram! Um Livro fácil de perceber isso é "O Silmarillion"!!
     
  4. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Eu não disse que nao tinha sido o primeiro escrito, sei que foi. Estou dizendo que ele o inseriu n'O Hobbit, mesmo depois de ter dito que o livro era para seu filho. Em muitos outros pontos, diverge por completo do resto de Arda.
     
  5. Ondon Rincewind

    Ondon Rincewind Usuário

    Talvez pelo fato de seu filho estar ou poder ser posteriormente familiarizado com o conto, e para demonstrar que O Hobbit e A Queda de Gondolin pertenciam ao mesmo universo. Para integrar as histórias.
     
  6. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Não podemos nos esquecer do processo de edição de um livro e de suas inúmeras revisões. Provavelmente a história que Tolkien escreveu para seus filhos não é a mesma que nós temos acesso e lemos atualmente.

    Além disso o Professor rascunhava muitas histórias entre uma publicação e outra. O Silmarillion é uma compilação de diversos textos escritos por Tolkien ao longo de vários anos.

    Portanto eu acho que a história como um todo, desde Eä até a Quarta Era já estavam "prontas" na cabeça ou em rascunhos do Professor. Dessa forma não é muito difícil manter as conexões entre os diversos textos.
     

Compartilhar