1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Arqueiros e Tolkien...

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Saphyra Horyon, 29 Jul 2007.

  1. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Estive refletindo muito após ler alguns livros sobre os arqueiros ingleses da Idade Média, eles usavam arcos longos, como os elfos, porem não usavam aljavas para as flechas, eles usavam sacolas impermeaveis pois aljavas eram para caçadores e com a chuva as penas das flechas poderiam se molhar e interferir na precisão do alvo.... Mais Tolkien, e a maioria dos livros e filmes, colocaram que arqueiros usam aljavas. Será que eles não pesquisam nem um pouquinho, no caso dos filmes, ou será que eles colocam aljavas simplesmente porque acham mais bonito?
    Até agora nunca vi um filme em que o aqueiro não use uma aljava.... e na maioria dos livros também, nem Tolkien escapa... será que eles não pensam na interferencia numa batalha, se ela fosse real, se desse uma chuva?
    E também, a corda do arco nunca ficava amarrada nele, eles retiravam para ela não molhar, quebrar o arco devido a pressão e outras coisas, mais em todo livro e filme a corda do arco sempre esta bem amarrada...
    Gostaria que este tópico fosse usado para nós discutirmos esses assuntos referentes a combates e batalhas usando o arco, ou qualquer outra arma no mundo de Tolkien...
     
  2. Rique

    Rique SSJ

    Eu não entendo muito de arcos, sobre conserção e etc.
    Mas com certeza faz sentido tirar a corda do arco quando ele não estiver em uso. Credio que o Peter Jackson e mesmo Tolkien supuseram que uma vez que não foi falado que eles fizeram isso nem mostrado que nós teríamos que imaginar que isso acontecesse, embora o arco do Legolas sempre se encontrava pronto para batalha...Não sei dizer se faltou pesquisa, mas faz sentido o que vc disse.
     
  3. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Pois. E uma vez que o PJ estava mais ocupado em estragar o filme mudando várias cenas, ele não deve ter tido tempo para ver como eram os arqueiros, se eles estavam manejando o arco da forma correta e essas coisas básicas...
    No filme As Duas Torres, antes de começar a batalha do Abismo de Helm, os elfos estão na muralha, com seus arcos posicionados, e os homens, estão nas bordas da fortaleza, quando eles apontam, estão apontando para os elfos que estão lá embaixo, ao invés de apontarem para os orcs, eles nem tinham censo de direção e não olharam pra ver onde atiravam... e da tudo certo... afff....odeio esses erros!
     
  4. Nameless

    Nameless Senhor do Sonhar

    Bom, no caso das obras de Tolkien, tem que se levar em consideração a habilidade extrema dos elfos em fazerem as coisas. Talvez os arcos deles fossem tão bem feitos que não quebrassem ao ficarem presos às cordas o tempo inteiro e que talvez eles usassem algum produto que impermeabilizasse as cordas dos arcos e as penas das flechas. E as aljavas podia ter tampas tbm.
    Já na idade média real isso ficaria meio difícil de se fazer, afinal eram armas produzidas em larga escala e o uso de sacos facilita a medida em que dá menos trabalho do que fazer uma aljava.

    É preciso levar em conta também que na idade média as guerras não aconteciam de suspresa, as pessoas tinham tempo de se preparar para a luta, incluindo colocar as cordas em seus arcos. Já Legolas estava agindo mais para um caçador, ele não podia se dar ao luxo de ser pego com o arco sem corda. Fica meio difícil ser atacado de surpresa e ainda ter que colocar a corda no arco no meio de uma batalha, por isso ele ter sempre o arco pronto para o combate.
     
  5. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Não eram só os elfos que usavam aljavas.... todos os arqueiros nos filmes usam... principalmente nos filmes da Idade Média, bem que os diretores, roteiristas e o pessoal do figurino podia dar uma pesquisada... alguem aqui já viu Tróia? Pois eles também usam aljavas... será que é só eu que me preocupo com a real consequência que isso causaria em uma batalha?
     
  6. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    Não uma grande conseqüência. As sacolas impediam o contato entre as flechas (assim impediam também que essas as penas estragassem), impedia a umidade e tinha uma tampa, pra que as flechas não caíssem. Aljavas podem impedir o contato entre as flechas, podem ser impermeáveis e podem ter tampas. Só são mais trabalhosas de se fazer, logo, mais caras.
    Mas são mais 'românticas'. É bem mais bonito ver um elfo/troiano ou seja lá o que for tirando uma flecha da aljava pra atirar do que tirando uma flecha da sacola. Fica mais estético, mais bonito. Vai dizer que não? :lol:
     
  7. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Realmente faz sentido guardar os arcos sem cordas, mas quando um exército está em marcha ou um guerreiro está em uma missão perigosa, ele já deve deixar o arco de prontidão. E eu imagino que aljavas sejam mais fáceis para se retirar uma flecha rápido, e podem ser feitos da maneira como disse o Alpharaz, para impedir os danos às flechas. Quanto à chuva, as flechas vão se molhar de qualquer forma se chover durante uma batalha, assim como o arco. Se chover entre as batalhas, ele vai proteger as flechas como puder - em uma aljava impermeável, sacola, na cueca, onde der.
     
  8. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    A parte das cordas é realmente como o Elda King disse. Aliás, nem todo arqueiro tirava a corda do arco. Alguns a mantinham direto. Só os mais cuidadosos, ou informados, tiravam. É pra não empenar o arco, tipo, se o arco fica muito tempo curvado, com a corda, a madeira vai começar a ficar curva também, e isso diminui a potência dos disparos. Mas ninguém sabia disso. Pelo menos ninguém do povo, que era o que eram os arqueiros. Se o arco começava a perder potência, ela simplesmente porque estava ficando velho. Era só queimar e fazer outro (não necessáriamente nessa ordem :lol:). Ficaria estranho, mostrando, por exemplo, o Legolas por a corda no arco toda vez que fossem lutar - pelo menos ficaria estranho se o Tolkien narrasse isso, ou se isso fosse mostrado nos filmes.
     
  9. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Mais seria o certo a fazer!
     
  10. Então teriamos algumas paginas dedicada a ele por a corda no arco ... ^^
     
  11. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Pelo menos os elfos arqueiros teriam mais destaque e poderiamos saber mais sobre a arte deles...
     
  12. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    Ah sim...claro... a famosa arte de 'por a corda no arco'!, não é?
     
  13. Elmarien

    Elmarien Mighty Mane Thorin

    Nisso vocês têm razão: tirar a corda do arco é bom para não estragá-lo.

    Mas quem repara nota que o Legolas quase sempre está com o arco na mão, e não na aljava, logo, não estragaria com a corda.
     
  14. Eldenar

    Eldenar Usuário

    Mas um arco quando tá molhado a corda fica normal, pelo menos nos recentes.


    falo por experiencia própria, eu tenho um arco e já desparei á chuva e o arco fica normal.
     

Compartilhar