• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arqueiros e Tolkien...

Saphyra Horyon

Usuário
Estive refletindo muito após ler alguns livros sobre os arqueiros ingleses da Idade Média, eles usavam arcos longos, como os elfos, porem não usavam aljavas para as flechas, eles usavam sacolas impermeaveis pois aljavas eram para caçadores e com a chuva as penas das flechas poderiam se molhar e interferir na precisão do alvo.... Mais Tolkien, e a maioria dos livros e filmes, colocaram que arqueiros usam aljavas. Será que eles não pesquisam nem um pouquinho, no caso dos filmes, ou será que eles colocam aljavas simplesmente porque acham mais bonito?
Até agora nunca vi um filme em que o aqueiro não use uma aljava.... e na maioria dos livros também, nem Tolkien escapa... será que eles não pensam na interferencia numa batalha, se ela fosse real, se desse uma chuva?
E também, a corda do arco nunca ficava amarrada nele, eles retiravam para ela não molhar, quebrar o arco devido a pressão e outras coisas, mais em todo livro e filme a corda do arco sempre esta bem amarrada...
Gostaria que este tópico fosse usado para nós discutirmos esses assuntos referentes a combates e batalhas usando o arco, ou qualquer outra arma no mundo de Tolkien...
 
Eu não entendo muito de arcos, sobre conserção e etc.
Mas com certeza faz sentido tirar a corda do arco quando ele não estiver em uso. Credio que o Peter Jackson e mesmo Tolkien supuseram que uma vez que não foi falado que eles fizeram isso nem mostrado que nós teríamos que imaginar que isso acontecesse, embora o arco do Legolas sempre se encontrava pronto para batalha...Não sei dizer se faltou pesquisa, mas faz sentido o que vc disse.
 
Bom, no caso das obras de Tolkien, tem que se levar em consideração a habilidade extrema dos elfos em fazerem as coisas. Talvez os arcos deles fossem tão bem feitos que não quebrassem ao ficarem presos às cordas o tempo inteiro e que talvez eles usassem algum produto que impermeabilizasse as cordas dos arcos e as penas das flechas. E as aljavas podia ter tampas tbm.
Já na idade média real isso ficaria meio difícil de se fazer, afinal eram armas produzidas em larga escala e o uso de sacos facilita a medida em que dá menos trabalho do que fazer uma aljava.

É preciso levar em conta também que na idade média as guerras não aconteciam de suspresa, as pessoas tinham tempo de se preparar para a luta, incluindo colocar as cordas em seus arcos. Já Legolas estava agindo mais para um caçador, ele não podia se dar ao luxo de ser pego com o arco sem corda. Fica meio difícil ser atacado de surpresa e ainda ter que colocar a corda no arco no meio de uma batalha, por isso ele ter sempre o arco pronto para o combate.
 
Não eram só os elfos que usavam aljavas.... todos os arqueiros nos filmes usam... principalmente nos filmes da Idade Média, bem que os diretores, roteiristas e o pessoal do figurino podia dar uma pesquisada... alguem aqui já viu Tróia? Pois eles também usam aljavas... será que é só eu que me preocupo com a real consequência que isso causaria em uma batalha?
 
Não uma grande conseqüência. As sacolas impediam o contato entre as flechas (assim impediam também que essas as penas estragassem), impedia a umidade e tinha uma tampa, pra que as flechas não caíssem. Aljavas podem impedir o contato entre as flechas, podem ser impermeáveis e podem ter tampas. Só são mais trabalhosas de se fazer, logo, mais caras.
Mas são mais 'românticas'. É bem mais bonito ver um elfo/troiano ou seja lá o que for tirando uma flecha da aljava pra atirar do que tirando uma flecha da sacola. Fica mais estético, mais bonito. Vai dizer que não? :lol:
 
Realmente faz sentido guardar os arcos sem cordas, mas quando um exército está em marcha ou um guerreiro está em uma missão perigosa, ele já deve deixar o arco de prontidão. E eu imagino que aljavas sejam mais fáceis para se retirar uma flecha rápido, e podem ser feitos da maneira como disse o Alpharaz, para impedir os danos às flechas. Quanto à chuva, as flechas vão se molhar de qualquer forma se chover durante uma batalha, assim como o arco. Se chover entre as batalhas, ele vai proteger as flechas como puder - em uma aljava impermeável, sacola, na cueca, onde der.
 
A parte das cordas é realmente como o Elda King disse. Aliás, nem todo arqueiro tirava a corda do arco. Alguns a mantinham direto. Só os mais cuidadosos, ou informados, tiravam. É pra não empenar o arco, tipo, se o arco fica muito tempo curvado, com a corda, a madeira vai começar a ficar curva também, e isso diminui a potência dos disparos. Mas ninguém sabia disso. Pelo menos ninguém do povo, que era o que eram os arqueiros. Se o arco começava a perder potência, ela simplesmente porque estava ficando velho. Era só queimar e fazer outro (não necessáriamente nessa ordem :lol:). Ficaria estranho, mostrando, por exemplo, o Legolas por a corda no arco toda vez que fossem lutar - pelo menos ficaria estranho se o Tolkien narrasse isso, ou se isso fosse mostrado nos filmes.
 
Nisso vocês têm razão: tirar a corda do arco é bom para não estragá-lo.

Mas quem repara nota que o Legolas quase sempre está com o arco na mão, e não na aljava, logo, não estragaria com a corda.
 
Mas um arco quando tá molhado a corda fica normal, pelo menos nos recentes.


falo por experiencia própria, eu tenho um arco e já desparei á chuva e o arco fica normal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo