• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anatomia e organismo élfico

Gil-Galad disse:
Os elfos podem escolher abdicar da vida eterna, mas não vão simplesmente se tornar homens.

Então pq Arwen teve que abdicar da vida eterna pra casar com Aragorn? Eu achava que ela tinha virado humana, por que casamentos entre elfos e homens eram impossiveis.
 
Ela escolheu ficar na Terra-Média, onde a vida dos elfos não dura tanto se eles não estiverem sob a proteção dos anéis. E como eles perderam o poder quando O Um foi destruído...
 
Gil-Galad disse:
Mas não é , assim, do nada.

Somente a Eärendil, Elwing e seus filhos tiveram direito a essa escolha. E porque Eru foi legal. Os elfos podem escolher abdicar da vida eterna, mas não vão simplesmente se tornar homens.
Disse que a hipótese cai por terra porque a hipótese que eu desenvolvi no post anterior era de que a longa vida dos elfos tinha um sinal fisiológico.

O "do nada" significa o quê? Significa que já depois de adultos e formados eles teriam feito uma escolha que afetou sua constituição/corpo/características fundamentais.

Se eu estou levando em consideração uma característica que determina a "imortalidade" que só os elfos tem [que seria um reflexo físico e "palpável" da dádiva de Eru], se eles simplesmente a perdem com uma escolha, então esse reflexo não existe.

A menos que Eru tenha intervido e simplesmente feito com que o corpo de cada meio-elfo fosse modificado depois de sua decisão. No caso, que o corpo parasse de produzir a substância que faz as células viverem mais. Só que pelo que a história conta, isso não me parece provável.

Se isso não for mesmo provável, então a hipótese de ter um reflexo físico da 'dádiva' de Eru cai por terra sim.

---
[Edit] Ah! Mudança fisiológica que eu digo seria simplesmente deixar de ter o diferencial que provoca vida mais longa, e não, virar humano.

(Leia-se: "Imortais" ou não, os elfos continuam a ter orelhas pontudas =)
 
Elfos não abdicam da vida eternar. Se eles "decidem" morrer, ou caem numa grande trsiteza e/ou desgosto que acabam morrendo, eles vão para Mandos, e ficam por lá.

Arwen morreu, pois ela era meio-elfo nesse sentido. Pois tinha sangue mortal, assim como seu pai e seus irmãos. Ela escolheu uma vida mortal para casar com Aragorn.
Por isso que Elrond não queria os dois juntos, qualquer das decisões de Arwen, um deles (Aragorn ou Elrond) sofreria uma separação maior que o fim do Mundo.
 
Bom Fëaruin, Abdicar da vida eterna e decidir morrer dá no mesmo (ou não?) :mrgreen:

Altáriel disse:
O "do nada" significa o quê? Significa que já depois de adultos e formados eles teriam feito uma escolha que afetou sua constituição/corpo/características fundamentais.

Olha, como essa escolha os afetou fisicamente eu não sei, mas ela tinha relação com sua permanência na Terra-Média.
Lórien, assim como Valfenda eram como terras separadas dentro da Terra-Média que simulavam o continente de Aman. Quando O Um foi destruído, Os Três perderam seus poderes e conseqüentemente, esses locais deixaram de ser as "estufas" que eles eram. Por isso os elfos partiram para Aman.
Se permanecessem na Terra-Média morreriam cedo ou tarde.
A propósito. Considero uma dádiva de Eru a Morte dos homens, e não a imortalidade dos elfos.
 
Pelo menos Elrond teria Celebrian de volta quando ele voltasse para Aman, e tanto a mãe quanto o pai de Aragorn estavam mortos....
Venhamos e convenhamos, Arwen foi justa....
E mesmo que permanecessem em Arda, os elfos iriam definhar e morrer, pois nada mais os prendia a aquela terra depois da destruição dos três...
E a morte é uma dadíva sim.
Mesmo após a morte, o fëa dos elfos fica preso em Mandos, e só lhes resta ficar ou voltar para o mundo, se o Valar quiserem. Os homenes tem o prêmio de passar para outro mundo, onde as coisas podem ser bem diferentes.
---
Uma perguntinha...se os elfos ficam presos a Arda, alterações imensas causam grandes disturbios na mente e no espírito dos elfos...talvez as alterações no mundo acabassem por "envelhcer os elfos", de certo modo...estou certo? ou estou viajando novamente? :roll:
 
Nemesis disse:
Os homenes tem o prêmio de passar para outro mundo, onde as coisas podem ser bem diferentes.

Isso ninguém sabe. :D

Nemesis disse:
se os elfos ficam presos a Arda, alterações imensas causam grandes disturbios na mente e no espírito dos elfos...talvez as alterações no mundo acabassem por "envelhcer os elfos", de certo modo

Prefiro acreditar que eles apenas enjoavam do mundo. Mesmo porque as grandes mudanças (eu digo grandes mesmo) ocorreram poucas vezes, e os que sobreviveram cedo ou tarde voltaram para Aman. E sabe-se lá o que eles ficaram fazendo até a segunda profecia de Mandos.
 
Na verdade, nos humanos, as células regeneradoras ficam se reproduzindo e reproduzindo até que um tempo elas param e seus estoques acabam, por isso que, na velhice, é muito difícil regenerar-se uma ferida e o ser humano é sujeito à ataques cardíacos, derrames, etc...
Já essas células nos elfos devem nunca parar de reproduzir-se por isso eles ficam com a juventude eterna.
 
The Dark Elf disse:
Os elfos de Aman naum envelheceram....alguem explica isso

Eles estavam em Aman oras... Sob proteção dos Valar em uma terra praticamente imutada. Em toda Arda deveria ser assim se Melkor não tivesse feito o que fez.

Os Três criavam redomas que simulavam Aman, a "terra perfeita".

Desde a criação eles eram imortais. Mas acho que foi depois da guerra da ira que eles passavam a morrer na Terra-Média, um lugar que já estava, digamos, se "humanizando" :mrgreen:
 
Os elfos da Terra-média começaram a definhar pois a Terra-média em si era uma terra mortal, pouco acostumada com o poder nos elfos. Lá não era o local dos elfos. Em Valfenda e Lothlórien, os anéis "anulavam" a passagem do tempo. Assim, tudo nesses locias parecia imutável.

Em Aman algo semelhante acontece. Em Aman, as coisas não mudam, não envelhecem, pois lá só habitam imortais. É o envelhecimento do mundo que faz os elfos definharem, e não o envelhecimento deles em si, já que eles estão presos a Arda. Em Aman nada definha, por isso lá os elfos não definham, e por isso, lá é o verdadeiro lugar deles.

E tenho dito!! :roll: :wink: :mrgreen:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Elfos não abdicam da vida eternar. Se eles "(...) acabam morrendo, eles vão para Mandos, e ficam por lá.
Estou falando de reflexo no corpo. Eles vão com o corpo para Mandos?
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Elfos não abdicam da vida eternar. Se eles "decidem" morrer, ou caem numa grande trsiteza e/ou desgosto que acabam morrendo, eles vão para Mandos, e ficam por lá.

Arwen morreu, pois ela era meio-elfo nesse sentido.

Arwen então morreu pq quis? Ela basicamente se matou?

Outra coisa: se Elrond quisesse muito reencontar Arwen ele podia se matar e ir encontrar ela lá nos Salões de Mandos, não podia?
 
Não Sam, veja bem:

Arwen tinha sangue mortal, e os descendentes de Eärendil podiam escolher entre ser da raça mortal ou da raça élfica. Assim como seu pai antes dela, Arwen podia escolher.
Arwen então, devia escolher, entre ser uma donzela élfica e partir para o Oeste ou tornar-se mortal e viver com Aragorn na Terra-média, até que ela morresse.
Assim, quando ela escolheu uma vida mortal, por amor a Aragorn, tornou-se uma mortal para os efeitos de morte e pós-morte. Então, quando ela feneceu, seu espírito deixou os círculos do mundo.
Por isso a escolha de Arwen é, muitas vezes, comparada a escolha de Lúthien.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Não Sam, veja bem:

Arwen tinha sangue mortal, e os descendentes de Eärendil podiam escolher entre ser da raça mortal ou da raça élfica. Assim como seu pai antes dela, Arwen podia escolher.
Arwen então, devia escolher, entre ser uma donzela élfica e partir para o Oeste ou tornar-se mortal e viver com Aragorn na Terra-média, até que ela morresse.
Assim, quando ela escolheu uma vida mortal, por amor a Aragorn, tornou-se uma mortal para os efeitos de morte e pós-morte. Então, quando ela feneceu, seu espírito deixou os círculos do mundo.
Por isso a escolha de Arwen é, muitas vezes, comparada a escolha de Lúthien.

Agora eu entendi.

Mas vou ser chato e fazer mais uma pergunta: como os meio-elfos faziam pra escolhar? Eles olhavam pra cima e diziam: "Tio Ilúvatar, eu quero ser isso ou aquilo", ou o que?
 
Chatice nada, a gente tá aqui pra discutir mesmo :wink:

Temo que isso o Tio Tolkien não deixou muito claro. :?

Mas creio que eles teriam que querer do fundo do coração e da alma, de acordo com seus verdadeiros desejos, e assim, dessa forma, eles escolhiam à qual raça teriam seu destino ligado. A que estariam fadados.
Emoções como amor influenciavam muito nessa decisão. Veja o próprio Eärendil: desejava ser mortal, como o pai, mas por amor a Elwing, escolheu ser um dos Primogênitos.
Arwen, por amor a Aragorn, escolheu a mortalidade, assim como Lúthien fez por amor a Beren.

O curioso é vermos como a angústia da vida mortal é evidente nessa escolha. Depois de Eärendil, quando a escolha foi imposta a seus descendentes, apenas Elros e Arwen escolheram vidas mortais. E ainda, Arwen reconhecia o amargor da Dádiva dos Homens, enquanto Elros entregou sua vida, e morreu em paz, tendo uma vida gloriosa.

Ou seja, a maioria dos que tiveram direito de escolha (Eärendil, Elwing, Elros, Elrond, Elladan, Elrohir e Arwen), escolheram tornar-se imortais (Eärendil, Elwing, Elrond, Elladan e Elrohir), e serem contados entre os elfos.
 
Mas tem uma coisinha mal-explicada.... a Arwen viveu num sei qtos mil anos e depois escolheu ser mortal. Ou seja, os meio-elfos "nasciam elfos"???
Eles podiam aproveitar o mundo, e depois, qdo cansar, se mandar...
 
Legolas disse:
Mas tem uma coisinha mal-explicada.... a Arwen viveu num sei qtos mil anos e depois escolheu ser mortal. Ou seja, os meio-elfos "nasciam elfos"???
Eles podiam aproveitar o mundo, e depois, qdo cansar, se mandar...

Pergunta interessante Thranduilon.

Bom, eu não vou te dar certeza nenhuma pois, francamente, eu não tenho nenhuma certeza. Então eu vou especular.

Antes de tudo, lembre-se que apenas os meio-elfos descendentes de Eärendil podiam escolher.

Mas temos que nos lembrar do seguinte: Eärendil, quando foi a Valinor, era um homem mortal, mesmo com sangue élfico, era mortal. Lembre-se das palavras de Mandos: "Pisará um homem mortal em terras imortais, e continuará vivo?"

Assim sendo, teoricamente, seguindo essa linha do ocorrido com Eärendil, podería-se dizer que os meio-elfos são, antes de tudo, mortais (veja o Príncipes de Dol Amroth); mas é estranho. Elrond e Elros fizeram a escolha ainda jovens, mas os filhos de Elrond não é dito nada. Talvez por eles serem praticamente elfos por completo, filhos de um meio-elfo que escolheu ser elfo e uma elfa propriamente dita, eles fossem, antes de tudo, elfos, mas eles (e somente eles) tinham a possibilidade de deixar os Círculos do Mundo, através da Morte, por terem sangue mortal. Primeiramente eles não fariam isso (e podem ter escolhido ser elfos quando jovens) mas o amor de Arwen fez com ela "voltasse atrás", ou finalmente escolher seu destino.

Talvez ela não tivesse escolhido ainda, e nesse caso ela não morreria tão cedo, mas também não poderia partir para Aman (pois ela não tinha escolhido ser da raça élfica). O que eu acho é que ela não tinha escolhido até então, mas como ela era praticamente uma elfa, ela tinha uma vida de elfo na Terra-média, mas então, antes do fim da Terceira Era, ela devia escolher. Pois se ela não escolhesse nem um nem outro, ela não morreria e abandonaria o Mundo como um mortal, nem poderia ir para Valinor, já que ela não tinha feito sua escolha. Sem escolher ela ficaria na Terra-média e definharia, até tornar-se um espectro melancólico, ou então partir pra Mandos, onde lá ela seria a obrigada a escolher como Lúthien havia sido obrigada.

Divaguei pra caramba, mas espero ter ajudado. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo